quarta-feira, 29 de maio de 2013

☻ NOVO CONCERTO = NOVA LEI - ESCLARECIDO.

☻, ► ESTES SINAIS IDENFICAM MINHAS POSTAGEM ANALISANDO AS EXPOSIÇÕES DO ADVENISTA Azenilto



EIS A PERGUNTA 'TIRA-TEIMA' NOVAMENTE


Esta pergunta realmente coloca as coisas na devida perspectiva quanto à questão fundamental do entendimento do Velho X Novo Concerto.

☻ Assunto já esclarecido, mas estou, NOVAMENTE, analisando.



Aliás, nada menos do que o grande pregador batista Charles Spurgeon, declarou o seguinte em seu sermão, "A Perpetuidade da Lei de Deus":


☻ 1. Esse Adventista, iludido pelo seu dogma, que se utiliza de estudos alheios e contra o princípio dogmático de guarda de sábado da seita Adventista do Sétimo Dia, o faz de forma deturpada, separando pontos de nossos estudos para iludir os que leem. 

☻ 2. Ele cita o termo PERPETUALIDADE da Lei de Deus, mas, por usaram os vocábulos de forma GENERALIZADA; esclarecemos que a LEI DE DEUS foi revelada em pontos TRANSITÓRIOS, como A Lei da Circuncisão, da Guarda de Sábado e semelhantes, que foram ORDENADAS com STATUS DE PERPETUALIDADE, mas que, JÁ CESSARAM com o Advento do Messias, na CONCLUSÃO da OBRA DA EXPIAÇÃO do PLANO DA REDENÇÃO planejado pelo Próprio Deus.

"Tem sido dito que aquele que entende os dois concertos é um teólogo, e isto é, sem dúvida, verdadeiro".

Eis a pergunta para a qual Dutra está nos devendo resposta, ficando com mais de uma semana para dar-nos resposta objetiva, específica, clara, concisa, ao ponto SE ELE TEM MESMO A VERDADE SOBRE O ASSUNTO:




Tendo em conta que a passagem mais importante da Bíblia a tratar da transferência do velho para o novo pacto é Heb. 8:6-10 (ver também 10:16), onde é dito nessa passagem que ao escrever o que é tratado como Minhas leis [de Deus], nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Pacto [Novo Testamento], como é a promessa dos referidos textos, nesse processo Deus:


☻  Hebreus 8.6.  Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

► Ora, como Paulo afirmou corretissimamente que a Lei é Boa, Pura e Santa, e assim, nós Cristãos a recebemos, sabemos que estamos sob a
 NOVA REVELAÇÃO da LEI DE CRISTO, 
em que muitos dos pontos da LEI DE DEUS, que eram exigidos, como
 LEIS, MANDAMENTOS, ORDENANÇAS, PRECEITOS e semelhantes, por terem sido CESSADOS por causa da Autoridade do
 Ministério da Justiça em Redenção por Jesus Cristo;
 NÃO SENDO ratificados esses pontos, como o de Guarda de Sábados, da Expiação,da Circuncisão é semelhantes, evidentemente,
 NÃO CONSTAM na NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO, 
que é a REVELAÇÃO É CUMPRIMENTOS das exigências da LEI DE DEUS, 
 - QUE É MORAL EM SI MESMA 

, nesses pontos, daí Jesus as afirmações de Jesus em Mateus 5.17,18; Lucas 24.25.ss.


► Mostra aqui que os Cristãos NÃO estão sob os sentidosda VELHA ALIANÇA, cujo Mediador foi Moisés.

► Mostra que os Cristãos ESTÃO sob os sentidos da NOVA ALIANÇA, cujo Mediador É Jesus Cristo.

► NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO e, nesta Aliança Nova, Perfeita e Eterna em Cristo, além de RATIFICAR Leis contidas, não só no Decálogo, mas do Torah, que haviam sido RATIFICADAS no Decálogo, com exceção do 4º mandamento, que NÃO EXISTIA ANTES e que fora ACRESCENTADO; esses mandamentos, leis, preceitos, que existiam ANTES do Decálogo, foram CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

►  Em Mateus 5, Jesus cita alguns mandamentos do Decálogo
 é acrescenta outros novos na NOVA ALIANÇA 


- TEM NESTE BLOGGER REFLEXÃO TAMBÉM SOBRE  MATEUS, CAPÍTULO 5.




☻ Hebreus 8.7.Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.

► Aqui o escritor aos Hebreus mostra que SE, o primeiro (se referindo ao Conserto  da Velha Aliança com Moisés) FOSSE irrepreensível, NÃO teia precisado Jesus vir para implantar o IRREPREENSÍVEL, PERFEITO  E ETERNO NOVO CONSERTO, A NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

► Enquanto o Adventismo do Sétimo Dia, e o sabatismo em geral, se colocam sob o Velho Conserto,, inclusive citando Ex 20.8-11 e não obedecendo devidamente o RIGOR da  Lei do Velho Conserto; NÓS, OS CRISTÃOS, estamos sob o NOVO CONSERTO, a LEI DE CRISTO, no qual Descansamos a seu convite - Mt 11.28.




☻ Hebreus 8.8.Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

► Aqui o Escritor aos Hebreus, que talvez seja o Apóstolo  Paulo, 
o mesmo  se reporta  aos tempos dos Hebreus, desde a saída do Egito desse povo; e, esclarecendo sobre a
 NOVA ALIANÇA, A  LEI DE CRISTO, que foi concluída na Casa  de Israel, tirando a separação que havia entre os povos.

► Primeiro, porque a Lei de Deus, que é Moral em Si mesma, foi estabelecida, especificamente, 
para o povo Hebreu, da Israel, que, muitos anos  depois, já nos tempos do Rei Salomão, foi dividido em 2 reinos, o do Norte e o do Sul.


► Mas a Nova Aliança, a Lei de Cristo, abrange TODAS AS NAÇÕES DA TERRA, pois TODOS precisam reconhecer a Lei de Cristo por causa da Obra Expiatória consumada por Jesus Cristo.



☻ Hebreus 8.9 -  Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

► "Não segundo a aliança que fiz com seus pais ..." mostrando que a Aliança já ultrapassada foi a do Velho Conserto com Moisés, inclusive se referindo ao  acontecimento da saída do povo  da terá do Egito.

► Mostra também que o povo hebreu  NÃO obedeceu  aos rigores da Velha Aliança de forma adequada; e isto se explica:

→ 1)  Era transitória.

→ 2) Foi consagrada por sangue de animais.

→ 3) Era imperfeita.

→ 4) Era executada por pessoas pecadoras.

→ 5) O Mediador da mesma era um homem igualmente imperfeito e mortal.

→ 6. Era de FORA para DENTRO.


► ANALISEMOS a Nova Aliança, a Lei de Cristo:

→ 1) É eterna.

→ 2) Consagrada pelo Sangue de Jesus.

→ 3) É perfeita.

→ 4) Foi executada por Jesus, o Perfeito e Puro.

→ 5) O Mediador da mesma é Jesus Cristo, Perfeito. Eterno.

→  6) É de DENTRO para FORA.




☻ Hebreus 8.10. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

► Aqui mostra que, realmente, o fim da Aliança feita com Moisés, como Mediador, especificamente COM a casa de Israel, ou seja, não com  outra casa ou nação.

► A Lei dada por intermédio de Moisés, fora dada em Pedras, e, no entendimento das pessoas, operava de FORA para DENTRO.

► A Nova Aliança, a Lei de Cristo, foi a DÁDIVA de Deus pelo CORPO DE JESUS, custando seu sangue e sua vida, daí Paulo esclarecer isso em Co 2.16,17. Hb 10.10.

► A NOVA E ETERNA NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO, de DENTRO para FORA, nos concede a PROFUNDIDADE do Entendimento da Obra da Expiação outorgada por Cristo pela atuação do Espírito Santo em nossos corações.

► Pela Palavra de Deus, sabemos, também que o Ministério do Espírito Santo em atuar nos corações, SÓ COMEÇOU DEPOIS DA SUBIDA DE JESUS, o qual prometeu mandá-lo, após Sua Ascensão, o qual veio no dia da Festa de Pentecostes, 10 dias depois - At 1.1-11.

▬► No AT o Espirito Santo atuava sobre outra forma, ou seja, entre entre Deus e Jesus.

▬► Agora o Espirito Santo, ATUA entre nós e JESUS.

▬► No Salmo 51.11, a atuação do Espírito Santo tem sentido profético, pois Davi não tinha descendência levítica, mas da sua genealogia, veio Jesus; e, aponta para a Oração de Jesus em Mt 24.46; pois assim como Davi orava por causa do pecado dele, Jesus LEVOU SOBRE SI as nossas iniquidades, fazendo-se culpado em nosso lugar, expiando  nossos pecados.

▬► Certamente o Espírito Santo atuou no Ministério de Jesus.

▬► Hoje,, na Nova Aliança, a Dispensação da Graça, a Lei  de Cristo, o Espírito Santo atua diretamente em nossos  corações para nos convencer do  pecado (ajuda-nos a nos converter dos nossos maus  caminhos de pecadores); da Justiça (para que entendamos que a Justiça de Deus foi efetuada em Jesus Cristo);  e,  do juízo, para  entendermos  que, por aceitarmos  o Ministério da Justiça, efetuado por Cristo e o seguir, ficamos livres do Juízo). João 16.1-15

▬► Assim sendo, o Espírito Santo, HOJE, atua para nós guiar, revelar, consolar, 
e muito  mais.acerca  do da Obra  Expiatória consumada por Jesus Cristo, como o Próprio Jesus afirmou  ESTÁ CONSUMADO. - Hb 7.27;  9.7,12,26-28;  10.10; 1 Pe  18;


► Hebreus 8, veja mais ANÁLISES nesse LINK:

http://jpchaves.blogspot.com.br/2013/06/hebreus-8-analise-por-jorge-p-chaves.html?q=hebreus




a) deixa de fora o mandamento do sábado;


► Não existe 'MANDAMENTO DO SÁBADO", mas, sim; MANDAMENTO DE GUARDA DE UM DIA EM 7, cujo sétimo foi chamado de sábado - Ex 16.23-29.

► Realmente o mandamento de guarda de sábado, NÃO CONSTA NA NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO.

Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.

Gálatas 4:
9mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?
10Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco.
→ Paulo mostra que nunca ensinou guarda de sábados.



b) mantém o preceito do sábado, mas trocando a santidade do 7o. para o 1o. dia da semana;


► O preceito de guarda de sábado houve, exclusivamente no período de cerca de 1450 a.C (com o povo Judeu já no Sinai, já tendo atravessado o Mar Vermelho), até em cerca de 30 a.D com a Ressurreição de Jesus.

► Na Nova Aliança, a Lei de Cristo, NÃO HÁ nenhum preceito que MANDE guardar sábado, domingo e nem de outro dia qualquer.



c) estabelece que este suposto novo "dia do Senhor" dominical é como um "domingão do crentão", para ser observado de modo mais 'light', nele podendo-se comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV;


► Na verdade, ao lermos Ap 1.10,(1) cuja pessoa principal da revelação foi Jesus Cristo, e que a Sua Ressurreição ocorreu no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, não houve aparição de Jesus em dia de sábado, após Sua Ressurreição; mesmo porque há uma promessa de Jesus a João, que O veria na SUA VINDA (2), e essa promessa se concretizou na revelação em Apocalipse (1):


☻ (1) - Apocalipse 1.9 - Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do TESTEMUNHO DE JESUS.

☻ (1)  Apocalipse 1.10 - Achei-me em espírito, NO DIA DO SENHOR, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

☻ (2) João 21.22 - Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.

☻ (2) João 21.23 - - Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?



OU

d) deixa o princípio do dia de repouso como algo vago, voluntário e variável, que se ajusta aos interesses ou conveniências do crente (ou do seu empregador)?

Textos básicos: Heb. 8:6-10, 10:16; 2ª. Cor. 3:6-8; cf. Jer. 31:31-33 e Eze. 36:26, 27.




☻  Hebreus 8.6.Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

► Ora, como Paulo afirmou corretissimamente que a Lei é Boa, Pura e Santa, e assim, nós Cristãos a recebemos, sabemos que estamos sob a
 NOVA REVELAÇÃO da LEI DE CRISTO, 
em que muitos dos pontos da LEI DE DEUS, que eram exigidos, como
 LEIS, MANDAMENTOS, ORDENANÇAS, PRECEITOS e semelhantes, por terem sido CESSADOS por causa da Autoridade do
 Ministério da Justiça em Redenção por Jesus Cristo;
 NÃO SENDO ratificados esses pontos, como o de Guarda de Sábados, da Expiação,da Circuncisão é semelhantes, evidentemente,
 NÃO CONSTAM na NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO, 
que é a REVELAÇÃO É CUMPRIMENTOS das exigências da LEI DE DEUS, 
 - QUE É MORAL EM SI MESMA 

, nesses pontos, daí Jesus as afirmações de Jesus em Mateus 5.17,18; Lucas 24.25.ss.


► Mostra aqui que os Cristãos NÃO estão sob os sentidosda VELHA ALIANÇA, cujo Mediador foi Moisés.

► Mostra que os Cristãos ESTÃO sob os sentidos da NOVA ALIANÇA, cujo Mediador É Jesus Cristo.

► NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO e, nesta Aliança Nova, Perfeita e Eterna em Cristo, além de RATIFICAR Leis contidas, não só no Decálogo, mas do Torah, que haviam sido RATIFICADAS no Decálogo, com exceção do 4º mandamento, que NÃO EXISTIA ANTES e que fora ACRESCENTADO; esses mandamentos, leis, preceitos, que existiam ANTES do Decálogo, foram CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

►  Em Mateus 5, Jesus cita alguns mandamentos do Decálogo
 é acrescenta outros novos na NOVA ALIANÇA 



- TEM NESTE BLOGGER REFLEXÃO TAMBÉM SOBRE  MATEUS, CAPÍTULO 5.




☻ Hebreus 8.7  Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.

► Aqui o escritor aos Hebreus mostra que SE, o primeiro (se referindo ao Conserto  da Velha Aliança com Moisés) FOSSE irrepreensível, NÃO teia precisado Jesus vir para implantar o IRREPREENSÍVEL, PERFEITO  E ETERNO NOVO CONSERTO, A NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

► Enquanto o Adventismo do Sétimo Dia, e o sabatismo em geral, se colocam sob o Velho Conserto,, inclusive citando Ex 20.8-11 e não obedecendo devidamente o RIGOR da  Lei do Velho Conserto; NÓS, OS CRISTÃOS, estamos sob o NOVO CONSERTO, a LEI DE CRISTO, no qual Descansamos a seu convite - Mt 11.28.



☻ Hebreus 8.8.Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

► Aqui o Escritor aos Hebreus, que talvez seja o Apóstolo  Paulo, 
o mesmo  se reporta  aos tempos dos Hebreus, desde a saída do Egito desse povo; e, esclarecendo sobre a
 NOVA ALIANÇA, A  LEI DE CRISTO, que foi concluída na Casa  de Israel, tirando a separação que havia entre os povos.

► Primeiro, porque a Lei de Deus, que é Moral em Si mesma, foi estabelecida, especificamente, 
para o povo Hebreu, da Israel, que, muitos anos  depois, já nos tempos do Rei Salomão, foi dividido em 2 reinos, o do Norte e o do Sul.


► Mas a Nova Aliança, a Lei de Cristo, abrange TODAS AS NAÇÕES DA TERRA, pois TODOS precisam reconhecer a Lei de Cristo por causa da Obra Expiatória consumada por Jesus Cristo.




☻ Hebreus 8.9. Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

► "Não segundo a aliança que fiz com seus pais ..." mostrando que a Aliança já ultrapassada foi a do Velho Conserto com Moisés, inclusive se referindo ao  acontecimento da saída do povo  da terá do Egito.

► Mostra também que o povo hebreu  NÃO obedeceu  aos rigores da Velha Aliança de forma adequada; e isto se explica:

→ 1)  Era transitória.

→ 2) Foi consagrada por sangue de animais.

→ 3) Era imperfeita.

→ 4) Era executada por pessoas pecadoras.

→ 5) O Mediador da mesma era um homem igualmente imperfeito e mortal.

→ 6. Era de FORA para DENTRO.


► ANALISEMOS a Nova Aliança, a Lei de Cristo:

→ 1) É eterna.

→ 2) Consagrada pelo Sangue de Jesus.

→ 3) É perfeita.

→ 4) Foi executada por Jesus, o Perfeito e Puro.

→ 5) O Mediador da mesma é Jesus Cristo, Perfeito. Eterno.

→  6) É de DENTRO para FORA.



☻ Hebreus 8.10. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

► Aqui mostra que, realmente, o fim da Aliança feita com Moisés, como Mediador, especificamente COM a casa de Israel, ou seja, não com  outra casa ou nação.

► A Lei dada por intermédio de Moisés, fora dada em Pedras, e, no entendimento das pessoas, operava de FORA para DENTRO.

► A Nova Aliança, a Lei de Cristo, foi a DÁDIVA de Deus pelo CORPO DE JESUS, custando seu sangue e sua vida, daí Paulo esclarecer isso em Co 2.16,17. Hb 10.10.

► A NOVA E ETERNA NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO, de DENTRO para FORA, nos concede a PROFUNDIDADE do Entendimento da Obra da Expiação outorgada por Cristo pela atuação do Espírito Santo em nossos corações.

► Pela Palavra de Deus, sabemos, também que o Ministério do Espírito Santo em atuar nos corações, SÓ COMEÇOU DEPOIS DA SUBIDA DE JESUS, o qual prometeu mandá-lo, após Sua Ascensão,
 o qual veio no dia da Festa de Pentecostes, 10 dias depois - At 1.1-11.

▬► No AT o Espirito Santo atuava sobre outra forma, ou seja, entre entre Deus e Jesus.

▬► Agora o Espirito Santo, ATUA entre nós e JESUS.                                                                                                                                                  
 ▬► No Salmo 51.11, a atuação do Espírito Santo tem sentido profético, pois Davi não tinha descendência levítica, mas da sua genealogia, veio Jesus; e, aponta para a Oração de Jesus em Mt 24.46; pois assim como Davi orava por causa do pecado dele, Jesus LEVOU SOBRE SI as nossas iniquidades, fazendo-se culpado em nosso lugar, expiando  nossos pecados.

▬► Certamente o Espírito Santo atuou no Ministério de Jesus.

▬► Hoje,, na Nova Aliança, a Dispensação da Graça, a Lei  de Cristo, o Espírito Santo atua diretamente em nossos  corações para nos convencer do  pecado (ajuda-nos a nos converter dos nossos maus  caminhos de pecadores); da Justiça (para que entendamos que a Justiça de Deus foi efetuada em Jesus Cristo);  e,  do juízo, para  entendermos  que, por aceitarmos  o Ministério da Justiça, efetuado por Cristo e o seguir, ficamos livres do Juízo). 
João 16.1-15

▬► Assim sendo, o Espírito Santo, HOJE, atua para nós guiar, revelar, consolar,
 e muito  mais.acerca  do da Obra  Expiatória consumada por Jesus Cristo, como o Próprio Jesus afirmou  ESTÁ CONSUMADO. - Hb 7.27;  9.7,12,26-28;  10.10; 1 Pe  18;


► Hebreus 8, veja ANÁLISES nesse LINK:

http://jpchaves.blogspot.com.br/2013/06/hebreus-8-analise-por-jorge-p-chaves.html?q=hebreus



☻ Hebreus 10 

   16 Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias,    diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as    escreverei em seus entendimentos, acrescenta:

→ Notem que o Velho Conserto, no qual se encontra a guarda de sábado, estava VIGENTE;

→ Logo, entende-se que estava por acabar para ser substituído pelo NOVO CONSERTO em referência à parte B de Hebreus 10.16.


☻ Zacarias 8 

   8 e trazê-los-ei, e habitarão no meio de Jerusalém; e serão o meu    povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.

→ Aqui mostra que, como o Velho Conserto por intermédio da Moisés, foi EXCLUSIVAMENTE para um povo, o povo Judeu, agora consta a profecia de que o Novo Conserto, em Cristo é abrangente a TODA A HUMANIDADE, com convite aberto para todos que crerem e atenderem ao convite de Jesus em Mateus 11.28-30.


☻ Jeremias 31.31 - Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá

→ Como o Velho Conserto por intermédio de Moisés estava vigente, evidentemente está se referindo ao Novo Conserto, no qual não consta o mandamento da Guarda de sábados.


☻ Jeremias 31.32 - Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.

→ Aqui não deixa dúvida que está falando do Velho Conserto, em que o povo judeu prevaricou não segundo os preceitos divinos no Velho Conserto.


☻ Jeremias 31.33 - Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

→ Aqui fala na ALIANÇA, que firmará (futuro) se tratando da NOVA ALIANÇA, visto que a Velha Aliança (presente e vigente na época de Jeremias) estava por acabar.


►  A Palavra profética previa a chegada do NOVO CONCERTO (Jr.31:31-

33) e o fim do Mandamento de guarda de Sábado (Oséas.2:11) que se 

cumpriu em JESUS (colossenses 2:14-17).Por essa razão, o Sábado não

 aparece nos (4) quatro preceitos de (Atos.15:20,29).



►  O texto de (Colossenses.2:16,17) deita por terra todas as teses dos 

Adventistas do Sétimo Dia.


☻ Hebreus 8.13 Dizendo NOVA ALIANÇA, ENVELHECEU A PRIMEIRA. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

▬ Com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, acabou o VELHO 


CONSERTO, A VELHA ALIANÇA (Mediador Moisés), ENTROU a perfeita e

 Eterna NOVA ALIANÇA, cujo Mediador é Jesus Cristo.




☻ Ezequiel 36.25 - Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.

→ No Velho Conserto, o Livro da Lei, incluindo logicamente o Decálogo, foi oferecido no Sacerdócio Levítico por meio de sangue de animais, que NÃO purificava, MAS apenas cobria o pecado, por tolerância de Deus até que viesse Jesus Cristo.

→ No Novo Conserto, a Lei de Cristo, foi oferecido pelo Sacerdócio Eterno de Cristo, pelo Seu próprio Sangue o sacrifício expiatório, que nos PURIFICA de todo pecado, onde não consta os mandamentos de guarda de sábado, nem de circuncisão, nem de expiação de animais e semelhantes, porque CESSARAM pela NOVA ALIANÇA.


☻ Ezequiel 36.26 - Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

→ Enquanto que o Velho Conserto foi escrito em PEDRAS, o Novo Conserto é escrito em nossos corações, nos proporcionando o NOVO NASCIMENTO NO SENHOR JESUS.


☻ Ezequiel 36.27 - Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.

→ O adventismo do Sétimo Dia e sabatismo em geral no ocidente, citam apenas o Decálogo, omitindo os Juízos e Estatutos divinos revelado no Pentateuco.

→ Sabemos que no Velho Testamento o Espírito Santo NÃO havia ainda sido enviado.

→ Com o advento de Jesus, Ele, pelo Seu Próprio Sangue, outorgou ao que crerem em seu nome, a Nova Aliança, e antes de voltar para sua morada em cerca de 30 a.D (Atos 1.1-11), prometeu que IA ENVIAR O ESPÍRITO SANTO para em nós operar a Graça e nos guiar em nossa caminhada cristã.


☻ João 14.23 - Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

→ Não fala em guardar sábados, mas as Palavras de Jesus, mesmo porque Jesus NUNCA ensinou e nem guardou sábados.


☻ João 14.24 - Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

→ Aqui Jesus confirma acerca de SUAS PALAVRAS, e, quando ele afirma "mas do Pai, que me enviou" fala sobre A AUTORIDADE do SEU MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, que fez CESSAR os mandamentos que foram dados como SINAL SIMBÓLICO, como Guarda de Sábados.


☻ João 14.25 - Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;

→ Jesus fala sobre Sua Doutrina, na qual NUNCA constou o mandamento de Guarda de Sábados.


☻ João 14.26 - mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

→ Aqui ESCLARECE que o Espírito de Deus atuou no Velho Conserto, não nos corações das pessoas, mas nas providências até que viesse o Grande Dia do Nascimento de Jesus com o INÍCIO DO SEU MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.

→ FICA CLARO que o Espírito Santo passou a atuar NOS CORAÇÕES das pessoas DEPOIS que Jesus voltou para Sua morada e ENVIOU o Espírito Santo, o qual está ENTRE NÓS NOS DIAS DE HOJE, especificamente na NOVA ALIANÇA.





É a velha equação que prossegue indemonstrada:

▬► Aqui, NOVAMENTE demonstro, o que o Azenilto Brito, fanatizado pelo dogma adventista, reluta em reconhecer as DEMONSTRAÇÕES nossas abalizadas na Verdade das Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus.



NOVO CONCERTO = NOVA LEI

☻ NOVO CONCERTO = NOVA LEI


☻ 1. NOVO CONSERTO: 

 Veio trazido por Jesus porque o VELHO  CONSERTO foi CESSADO.




☻ 2. NOVO CONSERTO: Eterno, porque o VELHO CONSERTO era  PROVISÓRIO.




☻ 3. NOVO CONSERTO: 

Perfeito, porque o VELHO CONSERTO era  imperfeito, transitório e incapaz, pois era o AIO até que o NOVO

 CONSERTO FOSSE INAUGURADO.




☻ 4. NOVO CONSERTO: 

Consagrado por Jesus por meio do Seu  PRÓPRIO SANGUE  e pelo SEU PRÓPRIO SACERDÓCIO, o SEU

 PRÓPRIO CORPO, dai JESUS ser o SANTUÁRIO NO CÉU - Isaias 8.14, e o TABERNÁCULO DE DEUS, no meio do Seu 

povo - Ap 21.3.




  Enquanto  VELHO CONSERTO, era consagrado por oferta de sangue de animais  por meio do sacerdócio levítico,

 que dependia de um santuário e  tabernáculo terreno.



☻ 5. NOVO CONSERTO: 

Santuário Celestial, o Corpo de Cristo pelo  Seu Sangue, cumpriu TODA A LEI, do que profetizou  acerca do

 Seu  Ministério da Justiça, para nos trazer a Redenção e a LEI DA  LIBERDADE.  



Enquanto que o VELHO CONSERTO, onde o Adventismo  se encontra, dependia de um Santuário Terreno, cujo corpo

 era  formado de homens pecadores e de morte de animais.



☻ Poderia citar mais, porque tem mais diferenças e, por enquanto,  deixo para os verdadeiros seguidores de Cristo, refletirem.



☻ QUANTO à LEI DE CRISTO, é exatamente a NOVA ALIANÇA (NOVO  CONSERTO), a NOVA LEI, A LEI DE

 CRISTO, porque a VELHA LEI  envelheceu e acabou.  





Nenhum comentário: