quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

GUARDA DE SÁBADO. ANALISO AS BOBAGENS DO ADVENTISTA LEANDRO QUADROS

REFUTANDO AS 10 PERGUNTAS DO ASD LEANDRO QUADROS

Atendendo a esse irmão:
  https://www.facebook.com/sergio. baeta.3

► Resposta por Jorge Pereira Chaves


I-              Um texto que diga que a Pascoa foi mudada para a Santa Ceia do Senhor?  Resposta: Na Bíblia não existe.

► Claro que existe.  Não existe para quem não sabe ou não quer contextualizar a verdade.

► Como no NT NÃO existe mandamento para Guardar Sábado.

► Como na Bíblia NÃO existe o termo INVESTIGATIVO acrescentado ao termo JUIZO.

► Como no NT NÃO existe proibição para comer carne de porco da simbologia do VT.

► Como na Bíblia e nem no Velho Testamento NÃO existe PROIBIÇÃO de comer carne fora da simbologia de Carne Imunda.

► etc.


► Agora Vamos à resposta:

► As festas anuais de Israel, não para os demais povos, foram instituídas com exigências de cerimonialismos simbólicos, os quis eram, principalmente, realizados aos sábados ou no sétimo dia.

► Não existe, nem no Velho Concerto, que essas Festas ordenadas para o povo de Israel que seria para as demais nações, assim como o mandamento de guarda de sábado foi instituído especificamente para o povo hebreu – Êxodo 31.12-18; Deuteronômio 5.12-15.

Este é o site que proclama a voz do Espírito Santo

Nos tempos do A.T., guardava-se a Páscoa separada da Festa dos Pães Asmos, apesar de terem íntima conexão.

► A Páscoa era celebrada na tarde do dia 14 do mês de Abibe ou Nisã (a Ceia Pascal era comida no início do dia 15, ou seja, na noite deste dia, pois o dia judaico começa às 18 horas, à tarde do dia 14, era dedicado ao sacrifício dos cordeiros pascais, bem como de outros preparativos, o qual falaremos mais adiante), enquanto que a Festa dos Pães Asmos começava no dia 15 de Abibe, e continuava durante «sete dias» (Êxodo 12.6; Levíticos 23.5,6).

► Juntas formavam uma Festa dupla.

► Nos tempos de Jesus, as Festas da Páscoa e dos Pães Asmos já eram tratadas como sendo uma somente (Lucas 22.1). Isto se devia, sem dúvida alguma, ao fato de não haver intervalo entre as duas Festas, e também porque ambas celebravam a mesma libertação do Egito (Êxodo 12.1-28).

► Na verdade a Festa dos Pães Asmos era a continuação da Festa Páscoa.

► Durante estas acontecia o dia das primícias da cevada.

 ► De modo geral, o «Sábado semanal» era mais restritivo; não se podia fazer nenhum trabalho pesado, ou outros serviços (exceto no santuário). Até mesmo ajuntar lenha ou acender fogo era proibido (Êxodo 35.2; Números 15.32-36). Também se restringia às viagens; por exemplo; o maná tinha que ser apanhado em porção dupla no sexto dia da semana, para o dia seguinte, isto é, para o Sábado (Êxodo 16.22-30). Todavia, nos dias de «santas convocações», não podia haver trabalho laborioso, negócios ou atividades comerciais, mas, permitia-se cozinhar, fazer preparativos para as festas (Êxodo 12.16; Levíticos 23.7,8, 21, 35,36).

As «Santas Convocações» eram feitas para cada sábado semanal (sétimo dia da semana), ver Levíticos 23.1-3; para o «primeiro» e «sétimo» dia da Festa dos Pães Asmos (Êxodo 12.16; Levíticos 23.6,7; Números 28.18-25); para o dia da Festa das Semanas (Pentecostes – Levíticos 23.15-21); para o «primeiro» e «décimo» dia do sétimo mês (Etanim ou Tisri); o «primeiro dia» era a Festa das Trombetas (Números 29.1); o «décimo dia», o grande Dia da Expiação (Número 29.7; Levíticos 23.24-28,35); e para o «primeiro» e «oitavo» dia da Festa dos Tabernáculos, sendo também esta, chamada a Festa das Colheitas, uma vez que vinha no fim da sega do ano (Lv 23.34-36; Número 29.36; Deuteronômio 16.13-17).

► Logo, como NÃO HÁ no NT nenhuma orientação para essas festas cessarem, os textos, como da Festa da Páscoa, mostra que essas FESTAS NÃO TÊM MAIS RAZÃO DE SER NO NOVO TESTAMENTO QUE NÃO É POR SANGUE DE ANIMAIS, E SIM, PELO SANGUE DE JESUS, visto que na Festa da Páscoa um cordeiro tinha que ser sacrificado e, assim não é heresia comemorar a Festa da Páscoa nos dias de hoje porque essa nessa festa havia os cerimonialismos de oferta sacrifical de animal, ou seja, por sangue de animal; enquanto que a Santa Ceia é em Memória de Jesus Cristo, o qual deixou esse mandamento para que fizesse em Memória DELE quanto ao Seu sacrifício em Morte Vicária na Cruz do Calvário, O qual tinha sido simbolizado pelo cordeiro da Páscoa.

► Jesus NUNCA comemorou a Festa da Páscoa.

► Jesus sempre realizava a Santa Ceia com seus discípulos:

☼ LUCAS 14.17 E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado.

► Jesus manda convidar a todos para a CEIA.


☼ LUCAS 14.24 Pois eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

► Aqui Jesus já deixa claro sobre a Instituição da Santa Ceia, porque quem participa é que tem COMUNHÃO com Ele.


☼ LUCAS 17.8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás?

► Jesus aqui já fala do Seu Sacrifício como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mostrando que o Cordeiro da Festa da Páscoa era apenas um simbolismo.


☼ LUCAS 22.20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.

► Aqui Jesus já deixa claro o FIM da Comemoração da Páscoa, cujo cordeiro sacrificado pelo seu sangue era apenas simbolismo, e Ele, Jesus, que é o Cordeiro real que veio nos trazer o NOVO PACTO em SEU SANGUE, que foi derramado pelos pecadores.



☼ JOÃO 12.2 Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

► Aqui mostra Jesus REALIZANDO A SANTA CEIA com a família de Lázaro e seus convidados.



☼ JOÃO 13.4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha, cingiu-se.

► Aqui mostra Jesus se revelando como o Cordeiro da Santa Ceia e não da Festa da Páscoa, porque a Festa da Páscoa já sacrificava um animal como cordeiro.



☼ JOÃO 21.20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai?

► Aqui Jesus no dia da Santa Ceia junto a todos os seus discípulos.



II-           O Domingo (primeiro dia da semana) do latim “Dies Dominicus” que significa o "Dia do Senhor" (Ap. 1:10) que está associado e aponta para o Memorial da Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Sl 118:24 e Mc 16:9).

► Apocalípse 1.10 deixa claro que o DIA DO SENHOR no Novo Pacto do Sangue de Jesus, COMEÇOU no dia que Jesus RESSUSCITOU.

► Assim, João Evangelista na Ilha de Patmos exclamou: NO DIA DO SENHOR, ou seja, nesse Dia o Senhor Jesus se revelou a Ele já ressuscitado, ou seja, no mesmo dia da Sua Ressurreição, no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

► Jesus não poderia está dizendo que o DIA DO SENHOR seria no sábado, ou no Sétimo Dia, PORQUE nesse sétimo dia ou sábado, o corpo de Jesus ainda estava no sepulcro e corpo morto não pode está sob ordenança dada aos hebreus vivos.

☼ Salmos 118.20 Esta é a porta do Senhor; por ela os justos entrarão.

► Jesus disse que Ele é a Porta e quem entrar por meio DELE se salvará.


☼ Salmos 118.21 Graças te dou porque me ouviste, e te tornaste a minha salvação.

► Aqui Davi reconhece que Jesus é o Seu Salvador visto que ele morreu na espanca, assim como Abraão e muitos outros heróis da fé.


☼ Salmos 118.22 A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular.

► Pedro também deixa claro que a Pedra Angular que os edificadores de heresias rejeitaram, se trata de Jesus e por isso Jesus ESTÁ por SANTUÁRIO no Céu intercedendo por todos – Isaias 8.14.


☼ Salmos 118.23 Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos.

► Ou seja, só o Senhor para realizar a maravilhosa Obra da Expiação, CONCLUINDO-A quando exclamou: ESTÁ CONSUMADO.



☼ Salmos 118.24 Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.

► Ou seja, Davi já estava sendo revelado, pois Davi era segundo o coração de Deus, quanto ao glorioso Dia do Senhor, Dia esse da Ressurreição de Jesus após realização do Seu Ministério Messiânico, cumprido a Obra da Expiação, ressuscitado no PRIMEIRO DIA DA SEMANA em cerca de 30 AD, começando assim o VERDADEIRO SÁBADO CRISTÃO, que é permanente sem depender dos movimentos lunares ou solares.






☼ Marcos 16.9 deixa claro que Jesus ressuscitou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA e NÃO no sétimo; sendo assim, o DIA DO SENHOR COMEÇOU NO DIA QUE JESUS RESUSCITOU.

► Confirmei em algumas línguas e a tradução aponta para o PRIMEIRO DIA DA SEMANA e não O SÉTIMO DIA.


III-Não existe nenhum texto nos evangelhos ou nas epístolas onde haja ordenança ou recomendação da guarda de dias no NT nem para o sábado judaico; o domingo cristão e nem para a sexta - feira dos muçulmanos (Rm 14:5; Gl 4:10; e Cl 2:16).

► Exatamente, NÃO existe na Nova Aliança, Novo Pacto, Novo Testamento, Lei de Cristo NENHUM outro dia que seja para guardar.  Nem sábado, nem domingo, nem segunda, nem terça, nem quarta, nem quinta, nem sexta.

► Mas existe para os cristãos se guardarem do pecado em todos os dias e não somente em um só dia: Lucas 1.74-76, etc. Ou seja, não nos mandou nos santificar em um só dia específico e sim EM TODOS OS DIAS DA NOVA VIDA.



III-        1. Jesus ressuscitou dos mortos no primeiro dia (Mc 16:9).

► No PRIMEIRO DIA DA SEMANA, começou o DIA DO SENHOR DO NOVO TESTAMENTO.


2. Jesus apareceu aos seus discípulos no primeiro dia (Mc 16:9).

► No PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Jesus ressuscita, mas no SÉTIMO seu corpo estava morto, porque o SÁBADO foi chamado de Dia do Senhor apenas como SINAL, visto que Jesus veio nos trazer no SEU PACTO O REAL DIA DO SENHOR, que começou no dia da Sua Ressurreição – Apocalípse 1.10.



3. Jesus várias vezes se encontrou com os discípulos após a ressurreição, em locais diferentes, no primeiro dia (Mc 16:9-11; Mt 28:8-10; Lc 24:34; Mar. 16:12-13; Jo. 20,19-23).



4. Jesus abençoou os discípulos no primeiro dia (João 20:19).

► Jesus abençoou a todos em TODOS os dias E NÃO somente no sétimo e nem somente no primeiro, daí afirmar que Jesus NÃO GUARDOU O MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO pelo fato de fazer o bem.


5. Jesus deu aos discípulos o dom do Espírito Santo no primeiro dia (João 20:22).

► Se o sétimo dia fosse tão importante assim, o Senhor não esperaria o dia da Festa de Pentecostes que ocorria no 50º dia, o PRIMEIRO DIA DA SEMANA no dia da Sua Ascensão à sua Morada em 30 AD e não em 22.10.1844.



6. No primeiro dia, Jesus comissionou os discípulos a pregarem o evangelho a todo o mundo (João 20:21; com Mc16: 9-15).

► Mostra que Jesus não estava dando muita importância ao Sétimo Dia como o começo do DIA DO SENHOR, o começo da Instauração da Sua Igreja na Terra, que foi organizada no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, no Dia de Pentecostes.



7. No primeiro dia, Jesus subiu ao Céu, sentou-se à destra do Pai e foi feito a Cabeça de todos (João 20:17; Efésios 1:20).

► Quando Maria foi tocar em Jesus, Ele respondeu:  ☼ João 20.17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

► Antes de Jesus, logo depois de ressuscitado, de se apresentar aos seus, apresentou-se a Si Mesmo à Destra do Pai porque (Efésios 1.20) e foi assim que Deus se revelou aos homens, como Pai, Filho e Espírito Santo.

► Naquele mesmo dia, ou seja, NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, ou no PRIMEIRO DIA DE RESSUSCITADO, Jesus se apresenta a João na Ilha da Patmos, mostrando que naquele dia estava começando o DIA DO SENHOR – Apocalípse 1.10 que foi chamado de SINAL no SÉTIMO DIA DA SÉRIE DE 7, só que nesse SINAL o corpo de Jesus ainda estava no Sepulcro, mostrando que havia a CESSAÇÃO desse SINAL, ou seja, o fim do Mandamento de Guarda de um dia em 7.



8. No primeiro dia, muitos dos santos mortos ressuscitaram e saíram dos túmulos (Mateus 27:52-53).

► Neste texto alguns afirmam que teria sido Abraão e outros que ressuscitaram para nunca mais morrer, mesmo que ficasse no sepulcro aguardando a Ressurreição de Jesus e nesse caso Jesus NÃO seria as primícias dos que dormem. 


► Vejamos:


☼ Mateus 27.52 os sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados;

► No texto consta: MUITOS e NÃO TODOS.

► Reflito que tenha sido pessoas fiéis que morreram, quiçá, na última semana de vida do Senhor Jesus, só que apenas reviveram como Lázaro antes, mas que voltaram a falecer.

► Outra linha para pensar, pode ter ocorrido com esses ressuscitados, penso eu à semelhança do que teria ocorrido com Moisés, que foi ressuscitado e imediatamente transladado ao céu a semelhança de Elias e, assim, não tendo ocorrido essa ressurreição em corpos imortais, gloriosos e incorruptíveis

► Desses “muitos” certamente o ladrão arrependido não está, porque Jesus disse que naquele dia ele ia para o Paraíso, onde aguarda o dia da Ressurreição em corpo imortal, incorruptível e glorioso, assim como Abraão, Noé, Moisés, Isaías, Jacó, Isaque, Raabe, Josué e muitos outros.

► Se fosse a Ressurreição em corpos IMORTAIS desses fiéis, então Jesus não SERIA as PRIMÍCIAS DOS DO DORMEM.



☼ Mateus 27.53 e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.


► Esse fato ocorreu no momento que Jesus bradou em Grande Voz entregando o Espírito (Mateus 27.50).

► Não acho que a Cidade Santa esteja se referindo ao céu, e sim, ali mesmo em Jerusalém, porque apareceram a muitos e assim seria possível uma das duas hipóteses expostas quanto ao versículo 52.

I CORINTIOS 15.23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.





9. O primeiro dia se tornou o dia de alegria e de regozijo para os discípulos (Jo 20:20; Lc 24:41).

► O Dia que fundamenta a Fé do Cristianismo na seqüência que começou com o Nascimento de Jesus, foi o DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS e nesse PRIMEIRO DIA DA SEMANA FOI O COMEÇO DO DIA DO SENHOR para todos os Cristãos de todas as épocas porque ESTE DIA DO SENHOR começou em cerca do ano 30 AD e estamos vivendo esse SÁBADO PARA OS CRISTÃOS, este DIA DO SENHOR ininterrupto. Apocalípse 1.10.

► No DIA DO SENHOR do Velho Conserto, o SÉTIMO DIA, chamado de sábado, foi apenas como SINAL e esse SINAL não mais existe, mesmo porque no SÉTIMO DIA O CORPO DE JESUS AINDA ESTAVA MORTO NO SEPULCRO e corpo morto NÃO ESTÁ SOB ORENANÇA DE GUARDA DE SÁBADO exigido aos HEBREUS VIVOS.




10. No primeiro dia, o evangelho de Cristo ressuscitado, foi primeiramente pregado (Lc 24:34).

► Antes de conhecer o Evangelho de Jesus Cristo, Paulo era defensor fanático da Lei e perseguia os que eles chamavam de Cristãos; SÓ QUE Paulo é convertido ao Evangelho de Jesus Cristo e agora não mais ia à sinagoga aos sábados para defender a Lei de Guarda de Sábado, e sim para testemunhar de sua conversão ao Evangelho e pregava acerca da Ressurreição de Jesus Cristo.




11. No primeiro dia, Jesus explicava as Escrituras para os discípulos (Lc 24:27, 45).

► Antes de Jesus Ressuscitar, o Evangelho ainda não era pregado e passou a ser após Sua Ressurreição.

► Não há textos e nem transliterações que comprovem que Jesus teria ressuscitado em um dia de sábado, mesmo porque os que defendem essa tese confundem os dois sábados da última semana de vida de Jesus, pois um era o da Festa da Páscoa com a Festa dos Paes Asmos e ou outro era o da semana. (Lucas 23.54-56; Levíticos 23.4-8).

☼ Levíticos 23.5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à tardinha, é a páscoa do Senhor.

► Cordeiro é oferecido.  Jesus se ofereceu para morrer pelos pecadores.  Jesus foi representado pelo cordeiro pascal.


☼ Levíticos 23.6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.

► No dia da Páscoa um cordeiro é sacrificado e no dia seguinte o descanso do Velho Conserto dentro da Festa dos Asmos do Velho Concerto

► No dia da Páscoa Jesus se oferece como o Cordeiro que tira o pecado do mundo para, após seu sacrifício, nos trazer o descanso permanente às nossas almas já mostrando o Novo Concerto, A Nova Aliança do Pacto de Jesus que instituiu a Santa Ceia pelo Seu corpo.

► Na Festa da Páscoa um CORDEIRO animal era sacrificado nessa comemoração.

► Na Morte de Cristo, Jesus se ofereceu para ser O CORDEIRO PASCAL que tira o pecado do mundo já comemorando a Santa Ceia pelo Seu Sangue e não por sangue de animal.



☼ Levíticos 23.7 No primeiro dia tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

► Aqui mostra que no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, ligado à Festa da Páscoa foi o sábado da Festa.

► Jesus, NO DIA da Páscoa é sacrificado nos trazendo a Libertação do dia seguinte, porque o sacrifício do cordeiro era à tarde de 14 de abib. (Êxodo 12).

► Israel, no DIA da Libertação recebeu ordem de Deus para instituir o DIA da Páscoa à tarde. (Êxodo 12).

► Jesus é sacrificado na hora nona, à tarde e na hora duodécima, começava o sábado do primeiro dia dos Pães Asmos.


☼ Levíticos 23.8 Mas por sete dias oferecereis oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.

► A festa da Páscoa era no dia 14 à tarde e no dia seguinte a santa convocação dos Pães Asmos (PRIMEIRO DIA) e no último dia também havia outra santa convocação, ou dia, a ordenança de descanso.


☼ Lucas 23.54 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado primeiro dia dos Pães Asmos.

► Três horas após o sacrifício do cordeiro da Páscoa, era o sábado dos Pães Asmos que começava na hora duodécima, dia de descanso do Velho Concerto. 

► Três horas após o sacrifício de Jesus, já estava nos garantido o Descanso permanente do Novo Concerto.

► Aqui NÃO se refere ao sábado do mandamento semanal, e sim ao sábado, primeiro dia da Festa da Páscoa que continuou com a dos Paes Asmos, que mesmo assim era igual ao do mandamento em suas exigências cerimoniais.


☼ Lucas 23.55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado.

► Isto um dia antes da Festa da Páscoa.


☼ Lucas 23.56 Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento.

► Esse preparo não era para o sacrifício da Páscoa, porque tal sacrifício já tinha ocorrido, como ocorreu a morte de Jesus na hora nona. Refere-se ao Primeiro dia dos Pães Asmos, dia efetivo da LIBERTAÇÃO do povo Hebreu da Escravidão. ☼ Êxodo 12. 17 Guardareis, pois, a festa dos pães ázimos, porque nesse mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia através das vossas gerações por estatuto perpétuo.

► Vejam a Verdade Bíblica Contextualizada:

► Êxodo 20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17, que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.

► Ou seja, O DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.

►E NENHUM DOS TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.3.





12. No primeiro dia o pagamento da nossa redenção foi completado (Rom. 4:25).

☼ Romanos 4.25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

☼ GÁLATAS 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

► Mostra que o Adventismo MENTE com a invenção do acréscimo do vocábulo “investigativo” ao Juízo, assim como a invenção do “santuário celestial” em afirmar que a obra da Expiação teria sido inacabada e que Jesus teria que ir ao Santuário Celestial para realizar o Juízo Investigativo, como se o Preço da Obra da Expiação não tivesse CONCLUIDO na Cruz, e assim desprezam a frase de Jesus, quando bradou: “Está Consumado”.

► Alega a seita mentirosa do adventismo do sétimo dia no fato de que Jesus está intercedendo pelos pecadores e que teria que esperar o tempo para ver quais pecadores o rejeitarão e assim por esses não seria a Obra da Expiação, como se o Senhor não fosse PRESCIENTE.

► Biblicamente Jesus NÃO voltou ao suposto “santuário Celestial” em 22.10.1844 e sim em cerca de 30 AD quando foi assunto à Sua Morada, conforme Atos 1.1-11 e lá está POR SANTUÁRIO – Isaías 8.14.






13. No primeiro dia o Espírito Santo desceu (Atos 2:1). Assim, o Pentecostes era sempre realizado em um domingo.


► Entendo que a pedra fundamental da Igreja e a sua construção é Jesus Cristo com a realização do Seu Ministério Messiânico, passando pela crucificação e, com Sua Ressurreição deu a Garantia da Vitória de Sua Igreja.

► A Inauguração da Igreja do Senhor teve como Selo a Descida do Espírito Santo dentro do Calendário da Festa de Pentecostes que ocorria no         PRIMEIRO DIA DA SEMANA, assim como a Ressurreição de Jesus também foi ao PRIMEIRO DIA DA SEMANA, começando nessa data de 30 Ad o DIA DO SENHOR, o Sábado do Cristão que é ininterrupto, sem depender da Lua e nem do Sol.

► Não significa que o DIA DO SENHOR tenha passado de sábado para Domingo e sim, que o DIA DO SENHOR COMEÇOU no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, e continua permanentemente na Vida do Cristão em todos os dias de sua vida em Cristo – Mateus 11.28.ss.




O Pentecostes acontecia no 50º dia após o sábado seguinte a oferta de jubileu (Lev. 23:15-16).

► Exatamente, após o sábado começa o PRIMEIRO DIA DA SEMANA e era realizada a Festa de Pentecostes, a qual ocorria após as 7 semanas.

► Essa festa da Israel chegou ao fim, porém a Festa dos Pentecostes em Cristo não tem fim.

► O Espírito Santo é o SELO da promessa de Jesus para instituir Sua Igreja e isso ocorreu 10 dias após Jesus ter ido assunto aos Céus – Atos 1.1-11.



14. Os cristãos reuniam-se para adorar no primeiro dia (Atos 20:6-7, 1 Coríntios. 16:02)

► O fato de Os cristãos se reunirem no PRIMEIRO DIA e os judeus no SÉTIMO DIA, não significa que estejamos sob nenhum mandamento de guarda desse ou daquele dia.

► O DIA DO SENHOR no NOVO PACTO com CRISTO não significa um ou outros dias simplesmente como dias em si, porém que o NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA que COMEÇOU o DIA DO SENHOR, que é A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA ou ECLESIÁSTICA.

► Os ímpios NÃO estão vivendo no DIA DO SENHOR, porém os Cristãos Fiéis, nós sim, ESTAMOS VIVENDO NO DIA DO SENHOR, que é SOB SUA GRAÇA.




O sábado significa o último dia da velha criação (Gn 2:2).
O Domingo é o primeiro dia da nova criação.

► O vocábulo SÁBADO, por questão ETMOLÓGICA passou a ser considerado o SÉTIMO DIA na seqüência de SETE; no entanto, o PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO não recebeu esse nome, embora hoje, MUITOS, porque questões etimológicas do vocábulo sábado atribuem esse nome ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO.

► Na verdade bíblica em Êxodo 16 o nome SÁBADO foi pela primeira vez mencionado, deixando claro que esse sétimo dia na série de sete, já no deserto do Sinai passou a identificar o mandamento de guarda de um dia em sete, daí o nome sábado em referência ao mandamento ter aparecido em Ezequiel 20.12, 20, porem não se referindo ai DIA EM SI e sim azo MANDAMENTO DE GUARDA DESSE DIA.


► Vejam a Verdade Bíblica Contextualizada:

► Êxodo 20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17, que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.

► Ou seja, O DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.

►E NENHUM DOS TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.3, que se refere ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO que não recebeu nome de sábado.

► Aliás, NENHUM dos DIAS da Criação recebeu nome algum, embora ETIMOLÓGICAMENTE possam atribuir nomes ao PRIMEIRO DIA CRIADO como DOMINGO e assim sucessivamente.




V – IDEM AO II - O Domingo (primeiro dia da semana) do latim “Dies Dominicus” que significa o "Dia do Senhor" (Ap. 1:10) que está associado e aponta para o Memorial da Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Sl 118:24 e Mc 16:9).

► As expressões “DIA DO SENHOR”, dependendo do texto no seu contexto que esteja escrito, tem vários significados: Como Guarda de sábado Sinal ou sombra apenas, como Dia do Juízo, como Dia da Vinda de Cristo e em Apocalípse 1.10, mostra como o INÍCIO do DIA DO SENHOR no DIA da Ressurreição de Jesus Cristo, não mais como SINAL ou SOMBRA como foi o sábado chamado de DIA DO SENHOR no Velho Concerto, E SIM a REALIDADE DO DIA DO SENHOR que COMEÇOU no PRIMEIRO DIA DA SEMANA do NOVO CONCERTO

► Não há dúvida que o PRIMEIRO DIA DA SEMANA, com nome de DOMINGO já na época do Ministério de Jesus aqui na Terra foi o MARCO da instituição da Igreja do Senhor, visto que Jesus ressuscitou e enviou o SELO da Promessa, O Espírito Santo também no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, instituindo a chancela à Sua Igreja, que PERMANECE no DESCANSO do Senhor Jesus permanentemente, EM TODOS OS DIAS e não somente em um DIA EM SETE.

► No dia da Festa da Páscoa à tarde, um CORDEIRO animal era sacrificado, permanecendo morto (não ressuscitou) e nesse mesmo dia, no por do sol, começava o sábado da Festa no primeiro dia dos Pães Asmos; deixando claro que, tanto o animal (cordeiro) e o sábado as solenidade, tanto quanto os demais (Levíticos 23.1-3,4. ss) eram apenas sinal, sombra, simbologia.

► No dia da Festa da Páscoa à tarde, Jesus, o CORDEIRO de Deus é sacrificado, MAS RESSUSCITA ao terceiro ia, ou seja, após tanto ao sábado da Páscoa com o Paes Asmos, quanto ao sábado da semana, mostrando o fim do mandamento de guarda de sábado, que foi apenas sinal do DIA DO SENHOR e assim, após a vitória do Senhor Jesus, vivemos o descanso no SENHOR, o Sábado do Novo Pacto, Novo Concerto.



VI – IDEM A III – Não existe nenhum texto nos evangelhos ou nas epístolas onde haja ordenança ou recomendação da guarda de dias no NT nem para o sábado judaico; o domingo cristão e nem para a sexta - feira dos muçulmanos (Rm 14:5; Gl 4:10; e Cl 2:16).


Romanos 14.5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente.

► A cada dia cabe o seu mau Mateus 6.34, ou seja, não existe dia especificamente santo, mas a pessoa pode dedicar um dia com mais ênfase de consagração, porém sem se negligenciar que em todos os dias deva haver responsabilidade diante de Deus para viver cada dia em adoração ao Senhor.

► Não há amparo bíblico, a não ser em livros heréticos, que se deva especificar um dia como mandamento de lei como se não houvesse momentos em qualquer dia ou mais dias de se procurar ao Senhor, principalmente nos momentos de angústias e aflições.



☼ Romanos 14.6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

► Aqui não está afirmando que se deve por meio de lei fazer caso do dia como se fosse para o Senhor, que na verdade está sendo para a lei de guarda, mas que seja sem discriminação, julgamento, soberba e carnalidade da lei em TODOS OS DIAS desde que seja para o Senhor.

► Afirma que a pessoa que come ou deixe de comer por motivo de necessidade ou jejum, que o faça de forma a agradar ao Senhor, ou seja, sem discriminação, glutonaria, inconformismo ou conformismo com o egoísmo.

Gálatas 4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

☼ Gálatas 4.5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

► A Vinda de Jesus foi profetizada desde Gênesis 3.15 e, com a Vinda de Jesus como Messias, é cumprida essa profecia.


► Aqui fala quanto aos aspectos das Leis de exigências cerimoniais, como de guarda de sábado, sacrifícios de animais e semelhantes, porque enquanto Jesus não tinha vindo os judeus estavam sob a vigência dessas leis, mas que com a Vinda de Cristo, nos Libertou do poder do pecado, que essas leis simbólicas não tinham capacidade.

► A Lei era a TUTORA das nossas almas até que Jesus viesse agora esse AIO da TUTORA, a Lei, não tem mais essa atribuição porque agora somos filhos de Deus por adoção por meio de Jesus Cristo.



☼ Gálatas 4.9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?

► Antes se conhecia a Deus por meio de simbolismos, figuras, sinais, tipos e semelhantes, mas agora, conhecemos a Deus por meio de Jesus Cristo que envio o Espírito Santo para nos fazer herdar a condição de filhos de Deus e não mais sob a AIO e TUTOA, a Lei.




☼ Gálatas 4.10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.


► Paulo reprime aqui a volta daquele povo à servidão da Lei morta como Guarda dos sábados semanal, mensal e até mesmo os anuais, ou seja, os do calendário das festas.





☼ Colossenses 2.16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,

► Contextualizando com Romanos 14.5.6; Gálatas 4.4, 5, 9,10, Paulo reprova os julgadores que se dizem cumpridores da Lei de Deus por causa do cessado mandamento de guarda de sábado, - que no Velho Concerto foi apenas sombra, sinal figura -, mostrando que esses mandamentos como o da Lua nova e Festas de Israel já cessaram.

► Paulo começa a ensinar contra o julgamento contra o próximo quanto ao que ele bebe ou come -, em se basearem nesses julgamentos quanto aos simbolismos do sentido de imundo e impuro do Velho Concerto -, Paulo continua alertando quanto ao FIM do mandamento das Festas da Lua Nova, dos sábados dos calendários anuais das festas de Israel com a cessação dessas festas que eram anuais e por fim PAULO ESCLARECE quanto à cessação da guarda do dia de sábado, o semanal, quando afirma: E DOS SÁBADOS e deixa claro que esses mandamentos da LEI DE DEUS eram apenas SOMBRAS e FIGURAS, esclarecendo em Colossenses 2.17 a seguir.



☼ Colossenses 2.17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.

► No Velho Conserto eram SOMBRAS que apontavam para o cumprimento futuro em Cristo em Seu Próprio Corpo, daí Jesus está na Sua Glória POR SANTUÁRIO – Isaias 8.14, que para lá foi em cerca de 30 aD e NÃO em 22.10.1844 como mente a SEITA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA.






X - O shabath (sétimo dia) significa o último dia da velha criação (Gn 2:2).

► Não significa o último dia da Criação, mesmo porque o SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO de Gênesis 2.2, 3 em nada tem a ver com o Concerto Mosaico da guarda de um dia em 7, Êxodo 16.

► O Sétimo dia do Velho Concerto Mosaico tem a ver com a LIBERTAÇÃO do povo hebreu da escravidão que sofria na Terra do Egito.

Vejam a Verdade Bíblica Contextualizada:

► Êxodo 20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17, que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.

► Ou seja, O DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.

►E NENHUM DOS TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.2, 3.



- O Domingo (primeiro dia) da nova criação é memorial da nossa redenção! A ressurreição do nosso Salvador.

► Em nada o domingo pode ser considerado como o dia da nova criação, embora possa ser lembrado, porém não como memorial.

► Foi no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO que COMEÇOU o DIA DO SENHOR como o SÁBADO, - sem sentido de mandamento e sem conotação com dia da semana -, E SIM com o COMEÇO do DIA DO SENHOR em cerda de 30 AD e que já está com quase 2000 anos, MESMO PORQUE no Sábado (sétimo dia) o corpo de Jesus estava morto no sepulcro, por isso o mandamento de guarda de SÁBADO foi apenas como SINAL e SOMBRA do DIA DO SENHOR no Velho Concerto já cessado; mas REALIDADE no Novo Concerto começou no DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.




Aut. Paulo de Tarso.




►Resposta à pergunta I: “UM TEXTO QUE DIGA QUE O SÁBADO FOI MUDADO PARA O DOMINGO?”

 ► Não existem textos no NT que mande separar como mandamento um dia específico para descansar no Senhor e nem para Adorá-lo, visto que o SABADO PARA O CRISTÃO começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA de 30 AD e esse DIA continua ininterrupto até os dias de hoje, assim como o Descanso em Jesus é em TODOS OS DIAS E MOMENTOS – Mateus 11.28.ss.
► No Sétimo dia, o DIA DO SENHOR do Velho Concerto já cessou porque foi dado apenas como SINAL, assim como Sinal era o Cordeiro da Páscoa apontando para Jesus que É O Descanso e o Cordeiro real.



► Resposta à pergunta II – “UM TEXTO QUE CHAME O DOMINGO DIA SANTO?

► Não existe texto no Novo Testamento que chame o domingo como dia santo, assim como não existe no NT que chame o sábado como dia santo.

► Não são os dias que devem ser santos, e sim, os cristãos que devem ser santos em todos os dias de sua vida.

► Assim como a serpente elevada no deserto e os leprosos que olhassem para ela era curado, também o mandamento de Guarda de sábado foi chamado como DIA DO SENHOR no Velho Concerto.  Ou seja, eram APENAS SINAIS e não a realidade do Novo Pacto



► Resposta à pergunta III – “UM TEXTOS QUE NOS SEJA DITO QUE DEVAMOS OBSERVAR O DOMINGO COMO DIA SANTO?”

► Pergunta repetitiva, cuja resposta foi dada nas perguntas I e II.



► Resposta à pergunta IV – “UM TEXTO QUE DIGA QUE JESUS GUARDOU O PRIMEIRO DIA DA SEMANA, PORTANTO, O DOMINGO?”

► Claro que Não existe NENHUM texto na Bíblia que informe que Jesus teria guardado o PRIMEIRO DIA DA SEMANA, assim como NÃO existe NENHUM textos onde informe que Jesus teria guardado o SÉTIMO DIA DA SEMANA, o SÁBADO.

► A citarem Lucas 4 erram porque as sinagogas abriam aos sábados para os judeus guardarem esse dia e lerem a Lei e, por causa disso, que Jesus tinha o costume de ir aos sábados na Sinagoga, só que não era para guardar sábado, e sim para pregar e ensinar acerca do Seu Ministério Messiânico.

► Observe minhas considerações quanto às perguntas I e II.



► Minha resposta quanto à pergunta V: “UM TEXTO QUE DÊ AO DOMINGO QUALQUER TÍTULO SAGRADO?”

► O Sétimo dia recebeu o título como DIA DO SENHOR apenas como SINAL esse sábado, que era o sentido do quarto mandamento que foi ordenado pela primeira vez em Êxodo 16.23-29.  Mas Jesus já veio, o esse SINAL cessou; logo, O DIA DO SENHOR COMEÇOU NO DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, QUE FOI NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, porque NO SÉTIMO O SEU CORPO ESTAVA NA SEPULTURA AINDA MORTO E CORPO MORTO NÃO ESTÁ SOB ORDENANÇA DE GUARDA DE SÁBADO QUE ERA PARA OS HEBREUS VIVOS.

► Observe minhas respostas às perguntas I, II e IV.

► Minha resposta à pergunta V - “UM TEXTO QUE DÊ AO DOMINGO QUALQUER ESPÉCIE TITULO SAGRADO”

► Não existe.  Mesmo porque o TÍTULO SAGRADO que foi dado ao sábado, não foi por força da Criação e sim por que a Instituição do Mandamento de Guarda de um dia em 7, foi apenas COMO SINAL da realidade que havia de ser revelada em Cristo de que o DIA DO SENHOR começou com a Ressurreição de Jesus no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

► Se o Senhor instituísse o DOMINGO como ia sagrado estaria dizendo que os outros dias não seriam sagrados e estaria apenas mudando mandamento de um dia para o outro, e assim, permaneceria o sentido de sombra, sinal e simbolismo MESMO após a realização do Ministério de Jesus.

► Como os simbolismos, sombras, sinais, figuras, tipos e semelhantes já cessaram o Senhor Jesus, por Sua Ressurreição fez João na Ilha de Patmos entender que o DIA DO SENHOR realmente começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA e não no SÉTIMO, mesmo porque o mandamento de Guarda de sábado ficou sepultado com o corpo de Jesus e, tendo Jesus RESSUSCITADO no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, NESSE DIA no NOVO PACTO COMEÇOU O DIA DO SENHOR, que todos os cristãos vivem em todos os dias.

► Não temos que reservar um dia para nos santificar e adorar a Deus, E SIM, EM TODOS OS DIAS viver em santidade, adoração e temor ao Senhor, mesmo que em determinados momentos, dias, horas, ou semanas possamos separar de forma mais acentuada nossa consagração ao Senhor, porém não se prender a um determinado dia, como se somente naquele Dia estabelecido estaria se santificando a Deus.

► Contextualize com as demais observações, inclusive quanto aos itens I e II.



► Minha resposta à pergunta VI: ‘UM TEXTO QUE NOS MANDE GUARDAR O DIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR”
► Não existe nenhum texto no NOVO CONCERTO nenhum mandamento de guarda de sábado, ou domingo ou outro dia qualquer.

► Assim como EXISTE no Velho Concerto a ordenança de guardar um dia em sete (chamado de sábado em Êxodo 16), também EXISTE no Velho Concerto mandamento da realização de Circuncisão, Holocaustos, Expiações e outros, que também NÃO EXISTE NO NOVO CONCERTO.

► No Velho Concerto, O DIA DO SENHOR foi revelado APENAS como Sinal, Sombra que recebeu o nome de sábado. (Ezequiel 20.12, 20).

► No Novo Concerto, O DIA DO SENHOR foi revelado REAL, como cumprimento do Ministério da Expiação por Jesus Cristo sendo coroado no dia da RESSURREIÇÃO DE JESUS e que NÃO recebeu nome nenhum.

► O Sábado (mandamento de guarda) TERMINOU sepultado com o corpo de Jesus e como corpo não está sob mandamento ordenados aos hebreus vivos, mostra a CESSAÇÃO desse mandamento de Guarda de Sábado; ENQUANTO que o DIA DO SENHOR do NOVO CONCERTO, COMEÇOU no dia da Ressurreição de Jesus.



► Respondo à indagação do Adventista Leandro Quadros VII: “UM TEXTO QUE DIA QUE ALGUM DOS APÓSTOLOS GUARDOU O DOMINGO.”

► Não existe nenhum texto que indique que os apóstolos guardassem o dia de domingo, assim como NÃO EXISTE nenhum texto bíblico que indique que eles guardassem o sábado.

► Os fatos de eles se reunirem no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, assim como no SÉTIMO e demais dias, nada indicam que eles estivessem cumprindo algum tipo de ordenança de guarda de dia algum.

► O fato de alguns escritos pelos apóstolos onde apareçam os termos: mandamentos, preceitos, Leis de Deus, Lei de Deus, ordenanças, TAMBÉM NADA INDICA que eles estivessem inserindo nessas citações o mandamento de guarda de sábado.

► O fato de Paulo ter tido, - APÓS CONVERTIDO AO EVANGLEHO DE CRISTO -, o COSTUME de ir às sinagogas em dias de sábados, mesmo que em certos lugares não existissem sinagogas, não estava sob esse mandamento de guarda de sábado basta ter mais atenção quanto ao que ele ia fazer nesses lugares em dias de sábado, que era para TESTEMUNHAR da Sua Conversão a Cristo e PREGAR acerca da Graça do Evangelho do Senhor Jesus, inclusive sobre a Ressurreição do Senhor. VEJAM:
☼ Atos 17.1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.

► As sinagogas abriam somente aos sábados para os judeus guardarem esse dia.


☼ Atos 17.2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,

► Para discutir as Escrituras quando à obra de Jesus Cristo, Sua Ressurreição e a Graça do Evangelho, havendo conversão ao Cristianismo de alguns judeus (Prosélitos) e de outros que havia se convertido ao judaísmo (Judaizantes) e agora são convertidos ao Evangelho de Cristo (Prosélitos).


☼ Atos 17.3 expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

► Aqui fica CLARO que Paulo IA à sinagoga e onde não havia sinagoga, NÃO para guardar sábado e sim para anunciar as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.

► Paulo sempre desejou primeiramente pregar o Evangelho aos Judeus e sabia que costume doa judeus de se reunirem aos sábados nas sinagogas e mesmo onde não havia sinagogas.



☼ Atos 17.4 E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição.

► O fato de muitos pedirem que Paulo voltasse em outros sábado foi justamente porque foram tocados pelo Espírito Santo ao ouvirem a Mensagem da Paulo, porque nas pregações do Evangelho de Jesus Cristo por Paulo, muitos eram convertidos a Cristo.



► Minhas respostas à indagação do Adventista Leandro Quadros - VIII: “UM TEXTO DOS APÓSTOS QUE ORDENA A OBSERVÂNCIA DO DOMINGO COMO SÁBADO.“

► NÃO EXISTE nenhum texto que ordene guarda qualquer dia, quer seja dia de sábado, domingo ou outro dia no Novo Testamento como ordenança de guarda.

► Ou seja, na Nova Aliança, o Novo Testamento pelo Sangue de Jesus NÃO estipula nenhum dia para guarda.

► A apelação adventista sabatista está no fato de, através de falsas interpretações, iludir os seus seguidores de que onde houver os vocábulos: LEI, LEI DE DEUS, PRECEITO, MANDAMENTO, ORDENANÇA nos textos do NT como em João e Tiago, por exemplo, estariam esses escritores sacros afirmando de que estaria se referindo ao mandamento de Guarda de Sábado.

► Alegam, hipocritamente, que pelo fato de está escrito de João, Tiago e outros: LEI ou LEIS DE DEUS teria forçosamente de que esses escritores estivessem incluindo a Lei do Mandamento de Guarda de Sábado no engano de que a Lei da Circuncisão, a Lei dos Holocaustos, A Lei do Levirato, a Lei do Sábado Setenal, a Lei Expição, a Lei das Festas, etc., NÃO SERIAM DA LEI DE DEUS, como se Deus não as estivesse ordenado a Abraão e a Moisés que ordenasse que os povo as cumprisse.

☼ MARCOS 10·19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe.

► Em nenhum momento é citado o mandamento de Guarda de Sábado.

► Jesus não citou o mandamento de Guarda de sábado, PORQUE o próprio Jesus que dá o real descanso e o moço estava diante do Senhor que lhe podia oferecer esse descanso.

► Jesus não citou o mandamento de não ter outros deuses diante de Si, PORQUE o moço estava diante do Deus verdadeiro por meio de Jesus Cristo.

► Jesus não citou o mandamento de não confeccionar e nem adorar imagens porque o moço estava diante DELE, o adorando.



☼ II JOÃO 1.6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.

► João Evangelista NUNCA ensinou guarda de nenhum dia.

► Se refere aos mandamentos que foram ordenados sem exigências de cerimonialismos para serem cumpridos, como: não matar, não roubar, honrar os pais, não mentir, não explorar, não adulterar, não furtar e semelhantes, e esses mandamentos permanecem, além de outros que Jesus deu constante em Mateus 5.



ROMANOS 7.22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

► Paulo em nenhum de seus escritos instruiu para alguém guardar sábados e nem outro ia qualquer, até pelo contrário, conforme Romanos 14; Colossenses 2.16,17, Gálatas inteiro.

► Logo LEI DE DEUS aqui a referência de Paulo NÃO É sobre Guarda de sábado, Circuncisão, Expiação, etc. porque essas leis, mesmo sendo da LEI DE DEUS, foram ordenanças com exigências de cerimonialismos (Levíticos 23; Ezequiel 45, 46; Mateus 12.5; João 7.22; Deuteronômio 5.12; etc..




► Respondo às inúteis indagações do Leandro Quadros: “IX - UM TEXTO QUE DIGA QUE ERA COSTUME A IGREJA PRIMITIVA REUNIR AO DOMINGO.”

► NÃO EXISTE, porque NÃO ERA COSTUME dos apóstolos se reunirem somente aos domingos ou primeiro dia da semana, mesmo porque em outros dias também se reuniam além do domingo para realizar a Obra do Evangelho onde passavam, até mesmo em dia de sábado para pregar o Evangelho como fez na casa de Áquila e Priscila e aproveitava, sempre que possível, ir pregar aos judeus aos sábados em suas reuniões:

☼ATOS 20.7 No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.

☼ I CORINTIOS 16; 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

► Em Atos 13 Paulo e seus companheiros em viagem entraram na SINAGOGA no dia de SÁBADO e ficaram ali quietinhos, até que o chamaram para dar uma Palavra e Paulo NÃO PERDEU TEMPO, apregoou a Mensagem de Cristo, dando ardoroso testemunho da obra do Evangelho através de Jesus Cristo, ou seja, quando ia à Sinagoga, mesmo aonde não tinha, em dia de sábado, sempre aproveitava para Testemunhar da Sua Conversão ao Evangelho da Graça, anunciando a Obra do Senhor Jesus Cristo.



► Respondo à indagação infantil, porém maquiavélica do Adventista Leandro Quadros: “(X – UM TEXTO QUE DIGA QUE O SÁBADO DO SÉTIMO) DIA ESTÁ ABOLIDO”.
► NÃO EXISTE como NÃO EXISTE texto mostrando que foram abolidas as leis: da Lei da Expiação, da Lei dos Holocaustos, das Festas de Israel, proibição de comer carne (a não ser as sacrificadas a ídolos e com sangue) etc. e, no entanto, CESSARAM tanto quanto o mandamento de Guarda de sábado.

► Se Jesus viesse abolir a Lei e isso em referência às Leis de exigências cerimoniais que tinham o sentido figurado do Ministério de Jesus, claro que ELE NÃO TERIA CUMPRIDO O SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO, só que NÃO ABOLIU e SIM, CUMPRIU e sendo assim, CESSARAM – Mateus 5.17,18 todas as leis que foram ordenadas por Deus com exigências de Cerimonialismos, tais como: Guarda de Sábado tanto semanal quanto os do calendário das festas; das festas, dos Holocaustos, da Expiação e semelhantes, que embora da LEI DE DEUS, foram dadas até que Jesus viesse para cumpri-las em Seu próprio corpo, com Paulo deixou claro em Colossenses 2.16,17 – “mas o CORPO É DE CRISTO” daí Jesus está na Sua Morada de Glória desde o dia da Sua Ascensão em cerca de 30 AD (e não em 22.10.1844, como MENTE o sabatismo adventista) e está na Sua Glória, não em um SANTUÁRIO e sim POR SANTUÁRIO (Isaias 8.14).

► O mandamento de Guarda de Sábado foi o SINAL do DIA DO SENHOR ordenado SOMENTE entre Deus e o Povo Hebreu, que orientava Moisés a Liderar o povo Hebreu.

▬► VEJAMOS:

► Êxodo 16, Deuteronômio 5.12-15, Êxodo 31.12-18; Êxodo 12.14-17; Levíticos 25.2; Ezequiel 46.1-6 (se trata do sábado semanal e nos versículos e do vers. 10 em diante fala das festas fixas e que em seus sábados também haviam as mesmas solenidades dos sábados semanais.


► Nos dias da Nova Aliança, hoje, esse mandamento foi sepultado com o corpo de Jesus, assim como as Leis da Expiação, Holocaustos, Circuncisão. etc..

► Hoje, o SÁBADO para o Cristão não significa um dia em 7 e muitos menos sob mandamento mosaico de solenidades, e sim o SÁBADO que COMEÇOU no dia DO SENHOR em cerca de 30 aD, DIA da Ressurreição de Jesus e quem deixou isso claro de que ESTAMOS na REALIDADE DO DIA DO SENHOR, não mais como sinal ou sombra, foi o próprio João Evangelista na Ilha de Patmos, mostrando que o DIA DO SENHOR NA NOVA ALIANÇA COMEÇOU NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, quando Jesus LHE APARECE:


APOCALIPSE 1.10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

► Aqui deixa claro que Jesus, NO DIA DA SUA RESSURREIÇÃO se revelou a João Evangelista na Ilha de Patmos e João Batista, EM ESPÍRITO exclamou: NO DIA DO SENHOR.

► No SETIMO DIA, o SINAL no Velho do Concerto como DIA DO SENHOR, foi sepultado com o corpo de Jesus, assim como as Leis da Circuncisão,m dos Holocaustos, da Expiação e outras.

► E como corpo morto não está sob LEI NENHUMA DE GUARDA DE SÁBADO, que foi ordenança dos Hebreus vivos, deixa claro que ESSE MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO JÁ CESSOU, porque, como já explicado, esse mandamento no seu sétimo dia recebeu o nome de sábado E NADA tem a ver com o sétimo dia da semana nos dias que vivemos.


Análise por Jorge P. Chaves – 11 de dezembro de 2016.





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