REFUTANDO AS 10
PERGUNTAS DO ASD LEANDRO QUADROS
Atendendo a esse irmão:
https://www.facebook.com/sergio. baeta.3
► Resposta por Jorge Pereira
Chaves
I-
Um texto que diga que a Pascoa foi
mudada para a Santa Ceia do Senhor? Resposta:
Na Bíblia não existe.
► Claro que
existe. Não existe para quem não sabe ou
não quer contextualizar a verdade.
► Como no NT NÃO existe
mandamento para Guardar Sábado.
► Como na Bíblia NÃO
existe o termo INVESTIGATIVO acrescentado ao termo JUIZO.
► Como no NT NÃO existe
proibição para comer carne de porco da simbologia do VT.
► Como na Bíblia e nem
no Velho Testamento NÃO existe PROIBIÇÃO de comer carne fora da simbologia de
Carne Imunda.
► etc.
► Agora Vamos à
resposta:
► As festas anuais de
Israel, não para os demais povos, foram instituídas com exigências de
cerimonialismos simbólicos, os quis eram, principalmente, realizados aos
sábados ou no sétimo dia.
► Não existe, nem no
Velho Concerto, que essas Festas ordenadas para o povo de Israel que seria para
as demais nações, assim como o mandamento de guarda de sábado foi instituído
especificamente para o povo hebreu – Êxodo 31.12-18; Deuteronômio 5.12-15.
►


► Nos tempos do A.T., guardava-se a Páscoa separada da Festa
dos Pães Asmos, apesar de terem íntima conexão.
► A Páscoa era
celebrada na tarde do dia 14 do mês de Abibe ou Nisã (a Ceia Pascal era comida
no início do dia 15, ou seja, na noite deste dia, pois o dia judaico começa às
18 horas, à tarde do dia 14, era dedicado ao sacrifício dos cordeiros pascais,
bem como de outros preparativos, o qual falaremos mais adiante), enquanto que a
Festa dos Pães Asmos começava no dia 15 de Abibe, e continuava durante «sete
dias» (Êxodo 12.6; Levíticos 23.5,6).
► Juntas
formavam uma Festa dupla.
► Nos tempos de Jesus, as Festas da
Páscoa e dos Pães Asmos já eram tratadas como sendo uma somente (Lucas 22.1). Isto se devia, sem dúvida alguma, ao fato de não haver
intervalo entre as duas Festas, e também porque ambas celebravam a mesma
libertação do Egito (Êxodo 12.1-28).
► Na verdade a
Festa dos Pães Asmos era a continuação da Festa Páscoa.
► Durante
estas acontecia o dia das
primícias da cevada.
► De modo geral, o «Sábado semanal» era mais restritivo; não se podia fazer nenhum
trabalho pesado, ou outros serviços (exceto no santuário). Até mesmo ajuntar
lenha ou acender fogo era proibido (Êxodo 35.2; Números 15.32-36). Também se
restringia às viagens; por exemplo; o maná tinha que ser apanhado em porção
dupla no sexto dia da semana, para o dia seguinte, isto é, para o Sábado (Êxodo
16.22-30). Todavia, nos dias de «santas convocações», não podia haver trabalho
laborioso, negócios ou atividades comerciais, mas, permitia-se cozinhar, fazer
preparativos para as festas (Êxodo 12.16; Levíticos 23.7,8, 21, 35,36).
As «Santas
Convocações» eram feitas para cada sábado semanal (sétimo dia da semana), ver Levíticos 23.1-3; para o «primeiro» e
«sétimo» dia da Festa dos Pães Asmos (Êxodo 12.16; Levíticos 23.6,7; Números
28.18-25); para o dia da Festa das Semanas (Pentecostes –
Levíticos 23.15-21); para o «primeiro» e «décimo» dia do sétimo mês (Etanim ou Tisri); o «primeiro dia»
era a Festa das Trombetas (Números 29.1); o «décimo dia», o grande Dia da
Expiação (Número 29.7; Levíticos 23.24-28,35); e para o «primeiro» e «oitavo»
dia da Festa dos Tabernáculos, sendo também esta, chamada a Festa das
Colheitas, uma vez que vinha no fim da sega do ano (Lv 23.34-36; Número 29.36;
Deuteronômio 16.13-17).
► Logo, como NÃO HÁ no NT nenhuma orientação para essas festas cessarem,
os textos, como da Festa da Páscoa, mostra que essas FESTAS NÃO TÊM MAIS RAZÃO
DE SER NO NOVO TESTAMENTO QUE NÃO É POR SANGUE DE ANIMAIS, E SIM, PELO SANGUE
DE JESUS, visto que na Festa da Páscoa um cordeiro tinha que ser sacrificado e,
assim não é heresia comemorar a Festa da Páscoa nos dias de hoje porque essa
nessa festa havia os cerimonialismos de oferta sacrifical de animal, ou seja,
por sangue de animal; enquanto que a Santa Ceia é em Memória de Jesus Cristo, o
qual deixou esse mandamento para que fizesse em Memória DELE quanto ao Seu
sacrifício em Morte Vicária na Cruz do Calvário, O qual tinha sido simbolizado
pelo cordeiro da Páscoa.
► Jesus NUNCA comemorou
a Festa da Páscoa.
► Jesus sempre
realizava a Santa Ceia com seus discípulos:
☼ LUCAS 14.17 E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados:
vinde, porque tudo já está preparado.
►
Jesus manda convidar a todos para a CEIA.
☼ LUCAS 14.24 Pois eu vos digo que
nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.
►
Aqui Jesus já deixa claro sobre a Instituição da Santa Ceia, porque quem
participa é que tem COMUNHÃO com Ele.
☼ LUCAS 17.8 Não lhe dirá antes:
Prepara-me a ceia, e cinge-te, e
serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás?
►
Jesus aqui já fala do Seu Sacrifício como o Cordeiro de Deus que tira o pecado
do mundo, mostrando que o Cordeiro da Festa da Páscoa era apenas um simbolismo.
☼ LUCAS 22.20 Semelhantemente,
depois da ceia, tomou o cálice,
dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
►
Aqui Jesus já deixa claro o FIM da Comemoração da Páscoa, cujo cordeiro
sacrificado pelo seu sangue era apenas simbolismo, e Ele, Jesus, que é o
Cordeiro real que veio nos trazer o NOVO PACTO em SEU SANGUE, que foi derramado
pelos pecadores.
☼ JOÃO 12.2 Deram-lhe ali uma ceia; Marta servia, e Lázaro era um dos que
estavam à mesa com ele.
►
Aqui mostra Jesus REALIZANDO A SANTA CEIA com a família de Lázaro e seus
convidados.
☼ JOÃO 13.4 levantou-se da ceia, tirou o manto e, tomando uma toalha,
cingiu-se.
►
Aqui mostra Jesus se revelando como o Cordeiro da Santa Ceia e não da Festa da
Páscoa, porque a Festa da Páscoa já sacrificava um animal como cordeiro.
☼ JOÃO 21.20 E Pedro, virando-se,
viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e
perguntara: Senhor, quem é o que te trai?
►
Aqui Jesus no dia da Santa Ceia junto a todos os seus discípulos.
II-
O Domingo (primeiro dia da semana) do
latim “Dies Dominicus” que significa o "Dia do Senhor" (Ap. 1:10) que
está associado e aponta para o Memorial da Ressurreição de Nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo (Sl 118:24 e Mc 16:9).
► Apocalípse 1.10 deixa
claro que o DIA DO SENHOR no Novo Pacto do Sangue de Jesus, COMEÇOU no dia que
Jesus RESSUSCITOU.
► Assim, João
Evangelista na Ilha de Patmos exclamou: NO DIA DO SENHOR, ou seja, nesse Dia o
Senhor Jesus se revelou a Ele já ressuscitado, ou seja, no mesmo dia da Sua
Ressurreição, no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
► Jesus não poderia
está dizendo que o DIA DO SENHOR seria no sábado, ou no Sétimo Dia, PORQUE
nesse sétimo dia ou sábado, o corpo de Jesus ainda estava no sepulcro e corpo
morto não pode está sob ordenança dada aos hebreus vivos.
☼
Salmos 118.20 Esta é a porta do Senhor; por ela os
justos entrarão.
►
Jesus disse que Ele é a Porta e quem entrar por meio DELE se salvará.
☼
Salmos 118.21 Graças te dou porque me ouviste, e te
tornaste a minha salvação.
► Aqui
Davi reconhece que Jesus é o Seu Salvador visto que ele morreu na espanca,
assim como Abraão e muitos outros heróis da fé.
☼
Salmos 118.22 A pedra que os edificadores rejeitaram,
essa foi posta como pedra angular.
►
Pedro também deixa claro que a Pedra Angular que os edificadores de heresias
rejeitaram, se trata de Jesus e por isso Jesus ESTÁ por SANTUÁRIO no Céu
intercedendo por todos – Isaias 8.14.
☼
Salmos 118.23 Foi o Senhor que fez isto e é
maravilhoso aos nossos olhos.
► Ou
seja, só o Senhor para realizar a maravilhosa Obra da Expiação, CONCLUINDO-A
quando exclamou: ESTÁ CONSUMADO.
☼
Salmos 118.24 Este é o dia que o Senhor fez;
regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
► Ou seja,
Davi já estava sendo revelado, pois Davi era segundo o coração de Deus, quanto
ao glorioso Dia do Senhor, Dia esse da Ressurreição de Jesus após realização do
Seu Ministério Messiânico, cumprido a Obra da Expiação, ressuscitado no
PRIMEIRO DIA DA SEMANA em cerca de 30 AD, começando assim o VERDADEIRO SÁBADO
CRISTÃO, que é permanente sem depender dos movimentos lunares ou solares.
☼ Marcos 16.9 deixa
claro que Jesus ressuscitou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA e NÃO no sétimo; sendo
assim, o DIA DO SENHOR COMEÇOU NO DIA QUE JESUS RESUSCITOU.
► Confirmei em algumas
línguas e a tradução aponta para o PRIMEIRO DIA DA SEMANA e não O SÉTIMO DIA.
III-Não existe nenhum texto nos evangelhos ou nas
epístolas onde haja ordenança ou recomendação da guarda de dias no NT nem para
o sábado judaico; o domingo cristão e nem para a sexta - feira dos muçulmanos
(Rm 14:5; Gl 4:10; e Cl 2:16).
► Exatamente, NÃO existe na Nova Aliança, Novo
Pacto, Novo Testamento, Lei de Cristo NENHUM outro dia que seja para
guardar. Nem sábado, nem domingo, nem
segunda, nem terça, nem quarta, nem quinta, nem sexta.
► Mas existe para os cristãos se guardarem do
pecado em todos os dias e não somente em um só dia: Lucas 1.74-76, etc. Ou
seja, não nos mandou nos santificar em um só dia específico e sim EM TODOS OS
DIAS DA NOVA VIDA.
III-
1. Jesus
ressuscitou dos mortos no primeiro dia (Mc 16:9).
► No PRIMEIRO DIA DA SEMANA, começou o DIA DO
SENHOR DO NOVO TESTAMENTO.
2. Jesus apareceu aos seus discípulos no primeiro
dia (Mc 16:9).
► No PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Jesus ressuscita, mas
no SÉTIMO seu corpo estava morto, porque o SÁBADO foi chamado de Dia do Senhor
apenas como SINAL, visto que Jesus veio nos trazer no SEU PACTO O REAL DIA DO
SENHOR, que começou no dia da Sua Ressurreição – Apocalípse 1.10.
3. Jesus várias vezes se encontrou com os discípulos após a ressurreição, em locais diferentes, no primeiro dia (Mc 16:9-11; Mt 28:8-10; Lc 24:34; Mar. 16:12-13; Jo. 20,19-23).
4. Jesus abençoou os discípulos no primeiro dia (João 20:19).
► Jesus abençoou a todos em TODOS os dias E NÃO
somente no sétimo e nem somente no primeiro, daí afirmar que Jesus NÃO GUARDOU
O MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO pelo fato de fazer o bem.
5. Jesus deu aos discípulos o dom do Espírito Santo no primeiro dia (João 20:22).
► Se o sétimo dia fosse tão importante assim, o
Senhor não esperaria o dia da Festa de Pentecostes que ocorria no 50º dia, o
PRIMEIRO DIA DA SEMANA no dia da Sua Ascensão à sua Morada em 30 AD e não em
22.10.1844.
6. No primeiro dia, Jesus comissionou os discípulos
a pregarem o evangelho a todo o mundo (João 20:21; com Mc16: 9-15).
► Mostra que Jesus não estava dando muita
importância ao Sétimo Dia como o começo do DIA DO SENHOR, o começo da
Instauração da Sua Igreja na Terra, que foi organizada no PRIMEIRO DIA DA
SEMANA, no Dia de Pentecostes.
7. No primeiro dia, Jesus subiu ao Céu, sentou-se à
destra do Pai e foi feito a Cabeça de todos (João 20:17; Efésios 1:20).
► Quando Maria foi tocar em Jesus, Ele
respondeu: ☼ João
20.17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao
Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai,
meu Deus e vosso Deus.
► Antes de Jesus, logo depois de
ressuscitado, de se apresentar aos seus, apresentou-se a Si Mesmo à Destra do
Pai porque (Efésios 1.20) e foi assim que Deus se revelou aos homens, como Pai,
Filho e Espírito Santo.
► Naquele mesmo dia, ou seja, NO PRIMEIRO
DIA DA SEMANA, ou no PRIMEIRO DIA DE RESSUSCITADO, Jesus se apresenta a João na
Ilha da Patmos, mostrando que naquele dia estava começando o DIA DO SENHOR –
Apocalípse 1.10 que foi chamado de SINAL no SÉTIMO DIA DA SÉRIE DE 7, só que
nesse SINAL o corpo de Jesus ainda estava no Sepulcro, mostrando que havia a
CESSAÇÃO desse SINAL, ou seja, o fim do Mandamento de Guarda de um dia em 7.
8. No primeiro dia, muitos dos santos mortos
ressuscitaram e saíram dos túmulos (Mateus 27:52-53).
► Neste texto alguns afirmam que teria sido Abraão
e outros que ressuscitaram para nunca mais morrer, mesmo que ficasse no
sepulcro aguardando a Ressurreição de Jesus e nesse caso Jesus NÃO seria as
primícias dos que dormem.
► Vejamos:
☼ Mateus 27.52 os
sepulcros se abriram, e muitos corpos de santos que tinham dormido foram
ressuscitados;
► No texto consta: MUITOS e NÃO TODOS.
► Reflito que tenha sido pessoas fiéis que morreram, quiçá, na
última semana de vida do Senhor Jesus, só que apenas reviveram como Lázaro
antes, mas que voltaram a falecer.
► Outra linha para pensar, pode ter ocorrido com esses
ressuscitados, penso
eu à semelhança do que teria ocorrido com Moisés, que foi
ressuscitado e imediatamente transladado ao céu a semelhança de Elias e, assim,
não tendo ocorrido essa ressurreição em corpos imortais, gloriosos e
incorruptíveis
► Desses “muitos” certamente o ladrão arrependido não está,
porque Jesus disse que naquele dia ele ia para o Paraíso, onde aguarda o dia da
Ressurreição em corpo imortal, incorruptível e glorioso, assim como Abraão,
Noé, Moisés, Isaías, Jacó, Isaque, Raabe, Josué e muitos outros.
► Se fosse a Ressurreição em corpos IMORTAIS desses fiéis,
então Jesus não SERIA as PRIMÍCIAS DOS DO DORMEM.
☼ Mateus 27.53 e,
saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e
apareceram a muitos.
► Esse fato ocorreu no momento que Jesus bradou em Grande Voz
entregando o Espírito (Mateus 27.50).
► Não acho que a Cidade Santa esteja se referindo ao céu, e
sim, ali mesmo em Jerusalém, porque apareceram a muitos e assim seria possível
uma das duas hipóteses expostas quanto ao versículo 52.
☼I CORINTIOS 15.23 Cada um, porém, na sua
ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
9. O primeiro dia se tornou o dia de alegria e de
regozijo para os discípulos (Jo 20:20; Lc 24:41).
► O Dia que fundamenta a Fé do Cristianismo na seqüência
que começou com o Nascimento de Jesus, foi o DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS e
nesse PRIMEIRO DIA DA SEMANA FOI O COMEÇO DO DIA DO SENHOR para todos os
Cristãos de todas as épocas porque ESTE DIA DO SENHOR começou em cerca do ano
30 AD e estamos vivendo esse SÁBADO PARA OS CRISTÃOS, este DIA DO SENHOR
ininterrupto. Apocalípse 1.10.
► No DIA DO SENHOR do Velho Conserto, o SÉTIMO DIA,
chamado de sábado, foi apenas como SINAL e esse SINAL não mais existe, mesmo
porque no SÉTIMO DIA O CORPO DE JESUS AINDA ESTAVA MORTO NO SEPULCRO e corpo
morto NÃO ESTÁ SOB ORENANÇA DE GUARDA DE SÁBADO exigido aos HEBREUS VIVOS.
10. No primeiro dia, o evangelho de Cristo
ressuscitado, foi primeiramente pregado (Lc 24:34).
► Antes de conhecer o Evangelho de Jesus Cristo,
Paulo era defensor fanático da Lei e perseguia os que eles chamavam de
Cristãos; SÓ QUE Paulo é convertido ao Evangelho de Jesus Cristo e agora não
mais ia à sinagoga aos sábados para defender a Lei de Guarda de Sábado, e sim
para testemunhar de sua conversão ao Evangelho e pregava acerca da Ressurreição
de Jesus Cristo.
11. No primeiro dia, Jesus explicava as Escrituras para os discípulos (Lc 24:27, 45).
► Antes de Jesus Ressuscitar, o Evangelho ainda não
era pregado e passou a ser após Sua Ressurreição.
► Não há textos e nem transliterações que comprovem
que Jesus teria ressuscitado em um dia de sábado, mesmo porque os que defendem
essa tese confundem os dois sábados da última semana de vida de Jesus, pois um
era o da Festa da Páscoa com a Festa dos Paes Asmos e ou outro era o da semana.
(Lucas 23.54-56; Levíticos 23.4-8).
☼ Levíticos
23.5 No mês primeiro, aos catorze do mês, à
tardinha, é a páscoa do Senhor.
► Cordeiro é
oferecido. Jesus se ofereceu para morrer
pelos pecadores. Jesus foi representado
pelo cordeiro pascal.
☼ Levíticos
23.6 E aos quinze dias desse mês é a festa dos pães ázimos do Senhor;
sete dias comereis pães ázimos.
► No dia da
Páscoa um cordeiro é sacrificado e no dia seguinte o descanso do Velho Conserto
dentro da Festa dos Asmos do Velho Concerto
► No dia da Páscoa
Jesus se oferece como o Cordeiro que tira o pecado do mundo para, após seu
sacrifício, nos trazer o descanso permanente às nossas almas já mostrando o
Novo Concerto, A Nova Aliança do Pacto de Jesus que instituiu a Santa Ceia pelo
Seu corpo.
► Na Festa da
Páscoa um CORDEIRO animal era sacrificado nessa comemoração.
► Na Morte de
Cristo, Jesus se ofereceu para ser O CORDEIRO PASCAL que tira o pecado do mundo
já comemorando a Santa Ceia pelo Seu Sangue e não por sangue de animal.
☼ Levíticos
23.7 No primeiro dia tereis santa convocação;
nenhum trabalho servil fareis.
► Aqui mostra
que no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, ligado à Festa da Páscoa foi o
sábado da Festa.
► Jesus, NO
DIA da Páscoa é sacrificado nos trazendo a Libertação do dia seguinte, porque o
sacrifício do cordeiro era à tarde de 14 de abib. (Êxodo 12).
► Israel, no
DIA da Libertação recebeu ordem de Deus para instituir o DIA da Páscoa à tarde.
(Êxodo 12).
► Jesus é
sacrificado na hora nona, à tarde e na hora duodécima, começava o sábado do
primeiro dia dos Pães Asmos.
☼ Levíticos
23.8 Mas por sete dias oferecereis oferta
queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum trabalho
servil fareis.
► A festa da
Páscoa era no dia 14 à tarde e no dia seguinte a santa convocação dos Pães
Asmos (PRIMEIRO DIA) e no último dia também havia outra santa convocação, ou
dia, a ordenança de descanso.
☼ Lucas 23.54
Era o dia da preparação, e ia começar o sábado primeiro dia dos Pães Asmos.
► Três horas após
o sacrifício do cordeiro da Páscoa, era o sábado dos Pães Asmos que começava na
hora duodécima, dia de descanso do Velho Concerto.
► Três horas
após o sacrifício de Jesus, já estava nos garantido o Descanso permanente do
Novo Concerto.
► Aqui NÃO se
refere ao sábado do mandamento semanal, e sim ao sábado, primeiro dia da Festa
da Páscoa que continuou com a dos Paes Asmos, que mesmo assim era igual ao do
mandamento em suas exigências cerimoniais.
☼ Lucas 23.55
E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o
sepulcro, e como o corpo foi ali depositado.
► Isto um dia
antes da Festa da Páscoa.
☼ Lucas 23.56
Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram,
conforme o mandamento.
► Esse
preparo não era para o sacrifício da Páscoa, porque tal sacrifício já tinha
ocorrido, como ocorreu a morte de Jesus na hora nona. Refere-se ao Primeiro dia
dos Pães Asmos, dia efetivo da LIBERTAÇÃO do povo Hebreu da Escravidão. ☼ Êxodo
12. 17 Guardareis, pois, a festa dos pães ázimos, porque nesse mesmo dia
tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia através
das vossas gerações por estatuto perpétuo.
► Vejam a
Verdade Bíblica Contextualizada:
► Êxodo
20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17,
que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.
► Ou seja, O
DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA
ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.
►E NENHUM DOS
TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.3.
12. No primeiro dia o pagamento da nossa redenção foi completado (Rom. 4:25).
☼ Romanos 4.25 o
qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a
nossa justificação.
☼ GÁLATAS 3.13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se
maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no
madeiro;
►
Mostra que o Adventismo MENTE com a invenção do acréscimo do vocábulo
“investigativo” ao Juízo, assim como a invenção do “santuário celestial” em
afirmar que a obra da Expiação teria sido inacabada e que Jesus teria que ir ao
Santuário Celestial para realizar o Juízo Investigativo, como se o Preço da
Obra da Expiação não tivesse CONCLUIDO na Cruz, e assim desprezam a frase de
Jesus, quando bradou: “Está Consumado”.
►
Alega a seita mentirosa do adventismo do sétimo dia no fato de que Jesus está
intercedendo pelos pecadores e que teria que esperar o tempo para ver quais
pecadores o rejeitarão e assim por esses não seria a Obra da Expiação, como se
o Senhor não fosse PRESCIENTE.
►
Biblicamente Jesus NÃO voltou ao suposto “santuário Celestial” em 22.10.1844 e
sim em cerca de 30 AD quando foi assunto à Sua Morada, conforme Atos 1.1-11 e
lá está POR SANTUÁRIO – Isaías 8.14.
13. No primeiro dia o Espírito Santo desceu (Atos
2:1). Assim, o Pentecostes era sempre realizado em um domingo.
► Entendo que a pedra fundamental da Igreja e a sua
construção é Jesus Cristo com a realização do Seu Ministério Messiânico, passando
pela crucificação e, com Sua Ressurreição deu a Garantia da Vitória de Sua
Igreja.
► A Inauguração da Igreja do Senhor teve como Selo
a Descida do Espírito Santo dentro do Calendário da Festa de Pentecostes que
ocorria no PRIMEIRO DIA DA SEMANA,
assim como a Ressurreição de Jesus também foi ao PRIMEIRO DIA DA SEMANA,
começando nessa data de 30 Ad o DIA DO SENHOR, o Sábado do Cristão que é
ininterrupto, sem depender da Lua e nem do Sol.
► Não significa que o DIA DO SENHOR tenha passado
de sábado para Domingo e sim, que o DIA DO SENHOR COMEÇOU no PRIMEIRO DIA DA
SEMANA, e continua permanentemente na Vida do Cristão em todos os dias de sua
vida em Cristo – Mateus 11.28.ss.
O Pentecostes acontecia no 50º dia após o sábado seguinte a oferta de jubileu (Lev. 23:15-16).
► Exatamente, após o sábado começa o PRIMEIRO DIA
DA SEMANA e era realizada a Festa de Pentecostes, a qual ocorria após as 7
semanas.
► Essa festa da Israel chegou ao fim, porém a Festa
dos Pentecostes em Cristo não tem fim.
► O Espírito Santo é o SELO da promessa de Jesus
para instituir Sua Igreja e isso ocorreu 10 dias após Jesus ter ido assunto aos
Céus – Atos 1.1-11.
14. Os cristãos reuniam-se para adorar no primeiro
dia (Atos 20:6-7, 1 Coríntios. 16:02)
► O fato de Os cristãos se reunirem no PRIMEIRO DIA
e os judeus no SÉTIMO DIA, não significa que estejamos sob nenhum mandamento de
guarda desse ou daquele dia.
► O DIA DO SENHOR no NOVO PACTO com CRISTO não
significa um ou outros dias simplesmente como dias em si, porém que o NO
PRIMEIRO DIA DA SEMANA que COMEÇOU o DIA DO SENHOR, que é A DISPENSAÇÃO DA
GRAÇA ou ECLESIÁSTICA.
► Os ímpios NÃO estão vivendo no DIA DO SENHOR,
porém os Cristãos Fiéis, nós sim, ESTAMOS VIVENDO NO DIA DO SENHOR, que é SOB
SUA GRAÇA.
O sábado significa o último dia da velha criação
(Gn 2:2).
O Domingo é o primeiro dia da nova criação.
► O vocábulo SÁBADO, por questão ETMOLÓGICA passou a
ser considerado o SÉTIMO DIA na seqüência de SETE; no entanto, o PRIMEIRO DIA
DA CRIAÇÃO não recebeu esse nome, embora hoje, MUITOS, porque questões
etimológicas do vocábulo sábado atribuem esse nome ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO.
► Na verdade bíblica em Êxodo 16 o nome SÁBADO foi
pela primeira vez mencionado, deixando claro que esse sétimo dia na série de
sete, já no deserto do Sinai passou a identificar o mandamento de guarda de um
dia em sete, daí o nome sábado em referência ao mandamento ter aparecido em
Ezequiel 20.12, 20, porem não se referindo ai DIA EM SI e sim azo MANDAMENTO DE
GUARDA DESSE DIA.
► Vejam a
Verdade Bíblica Contextualizada:
► Êxodo
20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17,
que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.
► Ou seja, O
DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA
ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.
►E NENHUM DOS
TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.3, que se refere ao SÉTIMO DIA DA
CRIAÇÃO que não recebeu nome de sábado.
► Aliás,
NENHUM dos DIAS da Criação recebeu nome algum, embora ETIMOLÓGICAMENTE possam
atribuir nomes ao PRIMEIRO DIA CRIADO como DOMINGO e assim sucessivamente.
V – IDEM AO II - O Domingo (primeiro dia da
semana) do latim “Dies Dominicus” que significa o "Dia do Senhor"
(Ap. 1:10) que está associado e aponta para o Memorial da Ressurreição de Nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo (Sl 118:24 e Mc 16:9).
► As expressões “DIA DO SENHOR”,
dependendo do texto no seu contexto que esteja escrito, tem vários
significados: Como Guarda de sábado Sinal ou sombra apenas, como Dia do Juízo,
como Dia da Vinda de Cristo e em Apocalípse 1.10, mostra como o INÍCIO do DIA
DO SENHOR no DIA da Ressurreição de Jesus Cristo, não mais como SINAL ou SOMBRA
como foi o sábado chamado de DIA DO SENHOR no Velho Concerto, E SIM a REALIDADE
DO DIA DO SENHOR que COMEÇOU no PRIMEIRO DIA DA SEMANA do NOVO CONCERTO
► Não há dúvida que o PRIMEIRO DIA DA
SEMANA, com nome de DOMINGO já na época do Ministério de Jesus aqui na Terra
foi o MARCO da instituição da Igreja do Senhor, visto que Jesus ressuscitou e
enviou o SELO da Promessa, O Espírito Santo também no PRIMEIRO DIA DA SEMANA,
instituindo a chancela à Sua Igreja, que PERMANECE no DESCANSO do Senhor Jesus
permanentemente, EM TODOS OS DIAS e não somente em um DIA EM SETE.
► No dia da Festa da Páscoa à tarde, um CORDEIRO
animal era sacrificado, permanecendo morto (não ressuscitou) e nesse mesmo dia,
no por do sol, começava o sábado da Festa no primeiro dia dos Pães Asmos;
deixando claro que, tanto o animal (cordeiro) e o sábado as solenidade, tanto
quanto os demais (Levíticos 23.1-3,4. ss) eram apenas sinal, sombra,
simbologia.
► No dia da Festa da Páscoa à tarde, Jesus, o
CORDEIRO de Deus é sacrificado, MAS RESSUSCITA ao terceiro ia, ou seja, após
tanto ao sábado da Páscoa com o Paes Asmos, quanto ao sábado da semana,
mostrando o fim do mandamento de guarda de sábado, que foi apenas sinal do DIA
DO SENHOR e assim, após a vitória do Senhor Jesus, vivemos o descanso no SENHOR,
o Sábado do Novo Pacto, Novo Concerto.
VI – IDEM A III – Não existe nenhum texto nos evangelhos ou nas
epístolas onde haja ordenança ou recomendação da guarda de dias no NT nem para
o sábado judaico; o domingo cristão e nem para a sexta - feira dos muçulmanos
(Rm 14:5; Gl 4:10; e Cl 2:16).
☼ Romanos 14.5
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um
esteja inteiramente convicto em sua própria mente.
► A cada dia
cabe o seu mau Mateus 6.34, ou seja, não existe dia especificamente santo, mas
a pessoa pode dedicar um dia com mais ênfase de consagração, porém sem se
negligenciar que em todos os dias deva haver responsabilidade diante de Deus
para viver cada dia em adoração ao Senhor.
► Não há
amparo bíblico, a não ser em livros heréticos, que se deva especificar um dia
como mandamento de lei como se não houvesse momentos em qualquer dia ou mais
dias de se procurar ao Senhor, principalmente nos momentos de angústias e
aflições.
☼ Romanos
14.6 Aquele que faz caso do dia, para o
Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem
não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
► Aqui não
está afirmando que se deve por meio de lei fazer caso do dia como se fosse para
o Senhor, que na verdade está sendo para a lei de guarda, mas que seja sem
discriminação, julgamento, soberba e carnalidade da lei em TODOS OS DIAS desde
que seja para o Senhor.
► Afirma que
a pessoa que come ou deixe de comer por motivo de necessidade ou jejum, que o
faça de forma a agradar ao Senhor, ou seja, sem discriminação, glutonaria,
inconformismo ou conformismo com o egoísmo.
☼ Gálatas
4.4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus
enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
☼ Gálatas 4.5
para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de
filhos.
► A Vinda de
Jesus foi profetizada desde Gênesis 3.15 e, com a Vinda de Jesus como Messias,
é cumprida essa profecia.
► Aqui fala
quanto aos aspectos das Leis de exigências cerimoniais, como de guarda de
sábado, sacrifícios de animais e semelhantes, porque enquanto Jesus não tinha vindo
os judeus estavam sob a vigência dessas leis, mas que com a Vinda de Cristo,
nos Libertou do poder do pecado, que essas leis simbólicas não tinham
capacidade.
► A Lei era a
TUTORA das nossas almas até que Jesus viesse agora esse AIO da TUTORA, a Lei,
não tem mais essa atribuição porque agora somos filhos de Deus por adoção por
meio de Jesus Cristo.
☼ Gálatas 4.9
agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus,
como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo
quereis servir?
► Antes se
conhecia a Deus por meio de simbolismos, figuras, sinais, tipos e semelhantes,
mas agora, conhecemos a Deus por meio de Jesus Cristo que envio o Espírito
Santo para nos fazer herdar a condição de filhos de Deus e não mais sob a AIO e
TUTOA, a Lei.
☼ Gálatas 4.10
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
► Paulo
reprime aqui a volta daquele povo à servidão da Lei morta como Guarda dos
sábados semanal, mensal e até mesmo os anuais, ou seja, os do calendário das festas.
☼ Colossenses
2.16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou
pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
►
Contextualizando com Romanos 14.5.6; Gálatas 4.4, 5, 9,10, Paulo reprova os
julgadores que se dizem cumpridores da Lei de Deus por causa do cessado
mandamento de guarda de sábado, - que no Velho Concerto foi apenas sombra,
sinal figura -, mostrando que esses mandamentos como o da Lua nova e Festas de
Israel já cessaram.
► Paulo
começa a ensinar contra o julgamento contra o próximo quanto ao que ele bebe ou
come -, em se basearem nesses julgamentos quanto aos simbolismos do sentido de
imundo e impuro do Velho Concerto -, Paulo continua alertando quanto ao FIM do
mandamento das Festas da Lua Nova, dos sábados dos calendários anuais das
festas de Israel com a cessação dessas festas que eram anuais e por fim PAULO
ESCLARECE quanto à cessação da guarda do dia de sábado, o semanal, quando
afirma: E DOS SÁBADOS e deixa claro que esses mandamentos da LEI DE DEUS eram
apenas SOMBRAS e FIGURAS, esclarecendo em Colossenses 2.17 a seguir.
☼ Colossenses
2.17 que são sombras das coisas vindouras;
mas o corpo é de Cristo.
► No Velho
Conserto eram SOMBRAS que apontavam para o cumprimento futuro em Cristo em Seu
Próprio Corpo, daí Jesus está na Sua Glória POR SANTUÁRIO – Isaias 8.14, que
para lá foi em cerca de 30 aD e NÃO em 22.10.1844 como mente a SEITA ADVENTISTA
DO SÉTIMO DIA.
X - O shabath (sétimo dia) significa o último dia
da velha criação (Gn 2:2).
► Não significa o último dia da Criação, mesmo
porque o SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO de Gênesis 2.2, 3 em nada tem a ver com o
Concerto Mosaico da guarda de um dia em 7, Êxodo 16.
► O Sétimo dia do Velho Concerto Mosaico tem a ver
com a LIBERTAÇÃO do povo hebreu da escravidão que sofria na Terra do Egito.
► Vejam a Verdade Bíblica
Contextualizada:
► Êxodo
20.8-11 contextualiza com Êxodo 16.23-29, que contextualiza com Êxodo 12.14-17,
que contextualiza com Deuteronômio 5.12-15.
► Ou seja, O
DIA que o povo hebreu tinha que está se LEMBRANDO é do dia QUE FOI LIBERTO DA
ESDRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO.
►E NENHUM DOS
TEXTOS ACIMA CONTEXTUALZA COM GENESIS 2.2, 3.
- O Domingo (primeiro dia) da nova criação é memorial da nossa redenção! A ressurreição do nosso Salvador.
► Em nada o domingo pode ser considerado como o dia
da nova criação, embora possa ser lembrado, porém não como memorial.
► Foi no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, DIA DA
RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO que COMEÇOU o DIA DO SENHOR como o SÁBADO, - sem
sentido de mandamento e sem conotação com dia da semana -, E SIM com o COMEÇO
do DIA DO SENHOR em cerda de 30 AD e que já está com quase 2000 anos, MESMO
PORQUE no Sábado (sétimo dia) o corpo de Jesus estava morto no sepulcro, por
isso o mandamento de guarda de SÁBADO foi apenas como SINAL e SOMBRA do DIA DO
SENHOR no Velho Concerto já cessado; mas REALIDADE no Novo Concerto começou no
DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS.
Aut. Paulo de Tarso.
►Resposta à pergunta I:
“UM TEXTO QUE DIGA QUE O SÁBADO FOI MUDADO PARA O DOMINGO?”
► Não existem textos no NT que mande separar
como mandamento um dia específico para descansar no Senhor e nem para Adorá-lo,
visto que o SABADO PARA O CRISTÃO começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA de 30 AD e
esse DIA continua ininterrupto até os dias de hoje, assim como o Descanso em Jesus
é em TODOS OS DIAS E MOMENTOS – Mateus 11.28.ss.
► No Sétimo dia, o DIA
DO SENHOR do Velho Concerto já cessou porque foi dado apenas como SINAL, assim
como Sinal era o Cordeiro da Páscoa apontando para Jesus que É O Descanso e o
Cordeiro real.
► Resposta à pergunta
II – “UM TEXTO QUE CHAME O DOMINGO DIA SANTO?
► Não existe texto no
Novo Testamento que chame o domingo como dia santo, assim como não existe no NT
que chame o sábado como dia santo.
► Não são os dias que
devem ser santos, e sim, os cristãos que devem ser santos em todos os dias de
sua vida.
► Assim como a serpente
elevada no deserto e os leprosos que olhassem para ela era curado, também o
mandamento de Guarda de sábado foi chamado como DIA DO SENHOR no Velho
Concerto. Ou seja, eram APENAS SINAIS e
não a realidade do Novo Pacto
► Resposta à pergunta
III – “UM TEXTOS QUE NOS SEJA DITO QUE DEVAMOS OBSERVAR O DOMINGO COMO DIA
SANTO?”
► Pergunta repetitiva,
cuja resposta foi dada nas perguntas I e II.
► Resposta à pergunta
IV – “UM TEXTO QUE DIGA QUE JESUS GUARDOU O PRIMEIRO DIA DA SEMANA, PORTANTO, O
DOMINGO?”
► Claro que Não existe
NENHUM texto na Bíblia que informe que Jesus teria guardado o PRIMEIRO DIA DA
SEMANA, assim como NÃO existe NENHUM textos onde informe que Jesus teria
guardado o SÉTIMO DIA DA SEMANA, o SÁBADO.
► A citarem Lucas 4
erram porque as sinagogas abriam aos sábados para os judeus guardarem esse dia
e lerem a Lei e, por causa disso, que Jesus tinha o costume de ir aos sábados
na Sinagoga, só que não era para guardar sábado, e sim para pregar e ensinar
acerca do Seu Ministério Messiânico.
► Observe minhas
considerações quanto às perguntas I e II.
► Minha resposta quanto
à pergunta V: “UM TEXTO QUE DÊ AO DOMINGO QUALQUER TÍTULO SAGRADO?”
► O Sétimo dia recebeu
o título como DIA DO SENHOR apenas como SINAL esse sábado, que era o sentido do
quarto mandamento que foi ordenado pela primeira vez em Êxodo 16.23-29. Mas Jesus já veio, o esse SINAL cessou; logo,
O DIA DO SENHOR COMEÇOU NO DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, QUE FOI NO PRIMEIRO
DIA DA SEMANA, porque NO SÉTIMO O SEU CORPO ESTAVA NA SEPULTURA AINDA MORTO E
CORPO MORTO NÃO ESTÁ SOB ORDENANÇA DE GUARDA DE SÁBADO QUE ERA PARA OS HEBREUS
VIVOS.
► Observe minhas
respostas às perguntas I, II e IV.
► Minha resposta à
pergunta V - “UM TEXTO QUE DÊ AO DOMINGO QUALQUER ESPÉCIE TITULO SAGRADO”
► Não existe. Mesmo porque o TÍTULO SAGRADO que foi dado ao
sábado, não foi por força da Criação e sim por que a Instituição do Mandamento
de Guarda de um dia em 7, foi apenas COMO SINAL da realidade que havia de ser
revelada em Cristo de que o DIA DO SENHOR começou com a Ressurreição de Jesus
no PRIMEIRO DIA DA SEMANA.
► Se o Senhor
instituísse o DOMINGO como ia sagrado estaria dizendo que os outros dias não seriam
sagrados e estaria apenas mudando mandamento de um dia para o outro, e assim,
permaneceria o sentido de sombra, sinal e simbolismo MESMO após a realização do
Ministério de Jesus.
► Como os simbolismos,
sombras, sinais, figuras, tipos e semelhantes já cessaram o Senhor Jesus, por
Sua Ressurreição fez João na Ilha de Patmos entender que o DIA DO SENHOR
realmente começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA e não no SÉTIMO, mesmo porque o
mandamento de Guarda de sábado ficou sepultado com o corpo de Jesus e, tendo
Jesus RESSUSCITADO no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, NESSE DIA no NOVO PACTO COMEÇOU O
DIA DO SENHOR, que todos os cristãos vivem em todos os dias.
► Não temos que
reservar um dia para nos santificar e adorar a Deus, E SIM, EM TODOS OS DIAS
viver em santidade, adoração e temor ao Senhor, mesmo que em determinados
momentos, dias, horas, ou semanas possamos separar de forma mais acentuada
nossa consagração ao Senhor, porém não se prender a um determinado dia, como se
somente naquele Dia estabelecido estaria se santificando a Deus.
► Contextualize com as
demais observações, inclusive quanto aos itens I e II.
► Minha resposta à
pergunta VI: ‘UM TEXTO QUE NOS MANDE GUARDAR O DIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR”
► Não existe nenhum
texto no NOVO CONCERTO nenhum mandamento de guarda de sábado, ou domingo ou
outro dia qualquer.
► Assim como EXISTE no
Velho Concerto a ordenança de guardar um dia em sete (chamado de sábado em Êxodo
16), também EXISTE no Velho Concerto mandamento da realização de Circuncisão,
Holocaustos, Expiações e outros, que também NÃO EXISTE NO NOVO CONCERTO.
► No Velho Concerto, O
DIA DO SENHOR foi revelado APENAS como Sinal, Sombra que recebeu o nome de
sábado. (Ezequiel 20.12, 20).
► No Novo Concerto, O
DIA DO SENHOR foi revelado REAL, como cumprimento do Ministério da Expiação por
Jesus Cristo sendo coroado no dia da RESSURREIÇÃO DE JESUS e que NÃO recebeu
nome nenhum.
► O Sábado (mandamento
de guarda) TERMINOU sepultado com o corpo de Jesus e como corpo não está sob
mandamento ordenados aos hebreus vivos, mostra a CESSAÇÃO desse mandamento de
Guarda de Sábado; ENQUANTO que o DIA DO SENHOR do NOVO CONCERTO, COMEÇOU no dia
da Ressurreição de Jesus.
► Respondo à indagação
do Adventista Leandro Quadros VII: “UM TEXTO QUE DIA QUE ALGUM DOS APÓSTOLOS
GUARDOU O DOMINGO.”
► Não existe nenhum
texto que indique que os apóstolos guardassem o dia de domingo, assim como NÃO
EXISTE nenhum texto bíblico que indique que eles guardassem o sábado.
► Os fatos de eles se
reunirem no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, assim como no SÉTIMO e demais dias, nada
indicam que eles estivessem cumprindo algum tipo de ordenança de guarda de dia
algum.
► O fato de alguns
escritos pelos apóstolos onde apareçam os termos: mandamentos, preceitos, Leis
de Deus, Lei de Deus, ordenanças, TAMBÉM NADA INDICA que eles estivessem
inserindo nessas citações o mandamento de guarda de sábado.
► O fato de Paulo ter
tido, - APÓS CONVERTIDO AO EVANGLEHO DE CRISTO -, o COSTUME de ir às sinagogas
em dias de sábados, mesmo que em certos lugares não existissem sinagogas, não
estava sob esse mandamento de guarda de sábado basta ter mais atenção quanto ao
que ele ia fazer nesses lugares em dias de sábado, que era para TESTEMUNHAR da
Sua Conversão a Cristo e PREGAR acerca da Graça do Evangelho do Senhor Jesus,
inclusive sobre a Ressurreição do Senhor. VEJAM:
☼ Atos 17.1
Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma
sinagoga dos judeus.
► As
sinagogas abriam somente aos sábados para os judeus guardarem esse dia.
☼ Atos 17.2
Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados
discutiu com eles as Escrituras,
► Para
discutir as Escrituras quando à obra de Jesus Cristo, Sua Ressurreição e a
Graça do Evangelho, havendo conversão ao Cristianismo de alguns judeus
(Prosélitos) e de outros que havia se convertido ao judaísmo (Judaizantes) e
agora são convertidos ao Evangelho de Cristo (Prosélitos).
☼ Atos 17.3
expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e
ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o
Cristo.
► Aqui fica
CLARO que Paulo IA à sinagoga e onde não havia sinagoga, NÃO para guardar
sábado e sim para anunciar as BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS
CRISTO.
► Paulo
sempre desejou primeiramente pregar o Evangelho aos Judeus e sabia que costume
doa judeus de se reunirem aos sábados nas sinagogas e mesmo onde não havia
sinagogas.
☼ Atos 17.4
E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande
multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição.
► O fato de
muitos pedirem que Paulo voltasse em outros sábado foi justamente porque foram
tocados pelo Espírito Santo ao ouvirem a Mensagem da Paulo, porque nas
pregações do Evangelho de Jesus Cristo por Paulo, muitos eram convertidos a
Cristo.
► Minhas respostas à
indagação do Adventista Leandro Quadros - VIII: “UM TEXTO DOS APÓSTOS QUE
ORDENA A OBSERVÂNCIA DO DOMINGO COMO SÁBADO.“
► NÃO EXISTE nenhum
texto que ordene guarda qualquer dia, quer seja dia de sábado, domingo ou outro
dia no Novo Testamento como ordenança de guarda.
► Ou seja, na Nova Aliança,
o Novo Testamento pelo Sangue de Jesus NÃO estipula nenhum dia para guarda.
► A apelação adventista
sabatista está no fato de, através de falsas interpretações, iludir os seus
seguidores de que onde houver os vocábulos: LEI, LEI DE DEUS, PRECEITO,
MANDAMENTO, ORDENANÇA nos textos do NT como em João e Tiago, por exemplo,
estariam esses escritores sacros afirmando de que estaria se referindo ao
mandamento de Guarda de Sábado.
► Alegam,
hipocritamente, que pelo fato de está escrito de João, Tiago e outros: LEI ou LEIS
DE DEUS teria forçosamente de que esses escritores estivessem incluindo a Lei
do Mandamento de Guarda de Sábado no engano de que a Lei da Circuncisão, a Lei
dos Holocaustos, A Lei do Levirato, a Lei do Sábado Setenal, a Lei Expição, a
Lei das Festas, etc., NÃO SERIAM DA LEI DE DEUS, como se Deus não as estivesse
ordenado a Abraão e a Moisés que ordenasse que os povo as cumprisse.
☼ MARCOS 10·19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não
furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e
a tua mãe.
►
Em nenhum momento é citado o mandamento de Guarda de Sábado.
►
Jesus não citou o mandamento de Guarda de sábado, PORQUE o próprio Jesus que dá
o real descanso e o moço estava diante do Senhor que lhe podia oferecer esse
descanso.
►
Jesus não citou o mandamento de não ter outros deuses diante de Si, PORQUE o
moço estava diante do Deus verdadeiro por meio de Jesus Cristo.
►
Jesus não citou o mandamento de não confeccionar e nem adorar imagens porque o
moço estava diante DELE, o adorando.
☼ II JOÃO 1.6 E o amor é este: que
andemos segundo os seus mandamentos.
Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.
►
João Evangelista NUNCA ensinou guarda de nenhum dia.
►
Se refere aos mandamentos que foram ordenados sem exigências de cerimonialismos
para serem cumpridos, como: não matar, não roubar, honrar os pais, não mentir,
não explorar, não adulterar, não furtar e semelhantes, e esses mandamentos
permanecem, além de outros que Jesus deu constante em Mateus 5.
☼
ROMANOS 7.22 Porque, segundo o homem
interior, tenho prazer na lei de Deus;
►
Paulo em nenhum de seus escritos instruiu para alguém guardar sábados e nem
outro ia qualquer, até pelo contrário, conforme Romanos 14; Colossenses
2.16,17, Gálatas inteiro.
►
Logo LEI DE DEUS aqui a referência de Paulo NÃO É sobre Guarda de sábado, Circuncisão,
Expiação, etc. porque essas leis, mesmo sendo da LEI DE DEUS, foram ordenanças
com exigências de cerimonialismos (Levíticos 23; Ezequiel 45, 46; Mateus 12.5;
João 7.22; Deuteronômio 5.12; etc..
►
Respondo às inúteis indagações do Leandro Quadros: “IX - UM TEXTO QUE DIGA QUE
ERA COSTUME A IGREJA PRIMITIVA REUNIR AO DOMINGO.”
►
NÃO EXISTE, porque NÃO ERA COSTUME dos apóstolos se reunirem somente aos
domingos ou primeiro dia da semana, mesmo porque em outros dias também se
reuniam além do domingo para realizar a Obra do Evangelho onde passavam, até mesmo
em dia de sábado para pregar o Evangelho como fez na casa de Áquila e Priscila
e aproveitava, sempre que possível, ir pregar aos judeus aos sábados em suas
reuniões:
☼ATOS 20.7 No
primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão,
Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu
discurso até a meia-noite.
☼ I CORINTIOS 16; 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha
de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não
façam coletas quando eu chegar.
►
Em Atos 13 Paulo e seus companheiros em viagem entraram na SINAGOGA no dia de
SÁBADO e ficaram ali quietinhos, até que o chamaram para dar uma Palavra e
Paulo NÃO PERDEU TEMPO, apregoou a Mensagem de Cristo, dando ardoroso
testemunho da obra do Evangelho através de Jesus Cristo, ou seja, quando ia à
Sinagoga, mesmo aonde não tinha, em dia de sábado, sempre aproveitava para
Testemunhar da Sua Conversão ao Evangelho da Graça, anunciando a Obra do Senhor
Jesus Cristo.
►
Respondo à indagação infantil, porém maquiavélica do Adventista Leandro Quadros:
“(X – UM TEXTO QUE DIGA QUE O SÁBADO DO SÉTIMO) DIA ESTÁ ABOLIDO”.
►
NÃO EXISTE como NÃO EXISTE texto mostrando que foram abolidas as leis: da Lei
da Expiação, da Lei dos Holocaustos, das Festas de Israel, proibição de comer
carne (a não ser as sacrificadas a ídolos e com sangue) etc. e, no entanto,
CESSARAM tanto quanto o mandamento de Guarda de sábado.
►
Se Jesus viesse abolir a Lei e isso em referência às Leis de exigências
cerimoniais que tinham o sentido figurado do Ministério de Jesus, claro que ELE
NÃO TERIA CUMPRIDO O SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO, só que NÃO ABOLIU e SIM,
CUMPRIU e sendo assim, CESSARAM – Mateus 5.17,18 todas as leis que foram
ordenadas por Deus com exigências de Cerimonialismos, tais como: Guarda de
Sábado tanto semanal quanto os do calendário das festas; das festas, dos
Holocaustos, da Expiação e semelhantes, que embora da LEI DE DEUS, foram dadas
até que Jesus viesse para cumpri-las em Seu próprio corpo, com Paulo deixou
claro em Colossenses 2.16,17 – “mas o CORPO É DE CRISTO” daí Jesus está na Sua
Morada de Glória desde o dia da Sua Ascensão em cerca de 30 AD (e não em
22.10.1844, como MENTE o sabatismo adventista) e está na Sua Glória, não em um
SANTUÁRIO e sim POR SANTUÁRIO (Isaias 8.14).
►
O mandamento de Guarda de Sábado foi o SINAL do DIA DO SENHOR ordenado SOMENTE
entre Deus e o Povo Hebreu, que orientava Moisés a Liderar o povo Hebreu.
▬►
VEJAMOS:
►
Êxodo 16, Deuteronômio 5.12-15, Êxodo 31.12-18; Êxodo 12.14-17; Levíticos 25.2;
Ezequiel 46.1-6 (se trata do sábado semanal e nos versículos e do vers. 10 em
diante fala das festas fixas e que em seus sábados também haviam as mesmas
solenidades dos sábados semanais.
►
Nos dias da Nova Aliança, hoje, esse mandamento foi sepultado com o corpo de
Jesus, assim como as Leis da Expiação, Holocaustos, Circuncisão. etc..
►
Hoje, o SÁBADO para o Cristão não significa um dia em 7 e muitos menos sob
mandamento mosaico de solenidades, e sim o SÁBADO que COMEÇOU no dia DO SENHOR
em cerca de 30 aD, DIA da Ressurreição de Jesus e quem deixou isso claro de que
ESTAMOS na REALIDADE DO DIA DO SENHOR, não mais como sinal ou sombra, foi o
próprio João Evangelista na Ilha de Patmos, mostrando que o DIA DO SENHOR NA
NOVA ALIANÇA COMEÇOU NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS,
quando Jesus LHE APARECE:
☼
APOCALIPSE 1.10 Eu fui arrebatado em
espírito no dia do Senhor, e ouvi por
detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
►
Aqui deixa claro que Jesus, NO DIA DA SUA RESSURREIÇÃO se revelou a João Evangelista
na Ilha de Patmos e João Batista, EM ESPÍRITO exclamou: NO DIA DO SENHOR.
►
No SETIMO DIA, o SINAL no Velho do Concerto como DIA DO SENHOR, foi sepultado
com o corpo de Jesus, assim como as Leis da Circuncisão,m dos Holocaustos, da
Expiação e outras.
►
E como corpo morto não está sob LEI NENHUMA DE GUARDA DE SÁBADO, que foi
ordenança dos Hebreus vivos, deixa claro que ESSE MANDAMENTO DE GUARDA DE
SÁBADO JÁ CESSOU, porque, como já explicado, esse mandamento no seu sétimo dia
recebeu o nome de sábado E NADA tem a ver com o sétimo dia da semana nos dias
que vivemos.
Análise
por Jorge P. Chaves – 11 de dezembro de 2016.
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