☼ Êxodo 3.7 E disse o SENHOR:
Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho
ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
► Deus NUNCA chamou nenhum povo de outras nações de MEU POVO e sim o
povo Hebreu – Filhos de Israel.
► Não era nenhum filho de outras nações que estavam em opressão no Egito
e sim o POVO de Deus, os FILHOS DE ISRAEL.
► Logo FOI os FILHOS DE ISRAEL que recebeu o mandamento de Guarda de
Sábado, e nenhum dos FILHOS DE OUTRAS NAÇÕES.
☼ Êxodo 3.8 Portanto, desci para
livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa
e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e
do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.
► Deus, por sua soberania, preparou as terras dos POVOS das outras
nações que NÃO O SERVIA para que as terras desses estrangeiros fossem HABITADAS
pelos FILHOS DE ISRAEL.
☼ Êxodo 3.9 E agora, eis que o
clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com
que os egípcios os oprimem.
► Não era clamor de povos de nações estrangeiras, visto que não eram
eles que estavam em opressão e SM os FILHOS DE ISRAEL.
► Logo, o mandamento de Guarda de sábado foi ordenança para OS FILHOS DE
ISRAEL.
☼ Êxodo 3.10 Vem agora, pois, e
eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do
Egito.
► Moisés foi o Mediador enviado por Deus para livrar o povo de Israel da
escravidão terrena, que sofria na Terra do Egito para os mesmos habitar em
terras que mana Leite e Mel, as que os outros povos habitavam (vers. 8) para
continuarem habitando ,a Vida Natural
► Houve o mandamento de guarda do sétimo dia da séria de 7 chamado de
sábado em Exodo 16.23-29.
► Jesus É o Mediador enviado por Deus para livrar a todos os povos de
todas as nações, inclusive os filhos de Israel da escravidão do pecado e da
morte com a promessa aos fiéis de habitarem nos Novos Céus e Nova Terra que
Deus preparou para os seus para viverem na Vida Eterna – João 14; Isaías
65.17,22; 2 Pedro 21.5; Apocalípse 21.5.
► NÃO há mandamento de Guarda de Sábado.
☼ Êxodo 3.11 Então, Moisés disse
a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
► Moisés reconheceu sua incapacidade e inferioridade com referência à
Faraó.
☼ Êxodo 3.12 E Deus disse:
Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei:
quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
► Mas Deus mostrou que o capacitava para essa chamada de ser o
libertador de Israel da Escravidão Terrena, assim como o Mediador entre o povo
de Israel e Deus.
►Deus mostra que Moisés sempre ia perceber a SUA presença e atuação como
SINAL de que Deus ia estar com ele em
todo o tempo.
☼ Êxodo 3.13 Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando
vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós;
e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
► Deus orienta Moisés de como se identificar com os filhos de Israel que
estava sendo escravizado na Terra do
Egito.
► Moisés então pede orientação
caso o povo de Israel peça que ele se identifique e o que responderia.
☼ Êxodo 3.14 E disse Deus a
Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU
me enviou a vós.
► Deus orienta Moises a senha, o sinal de como deva se identificar ao
povo de Israel lá no Egito, mostrando Sua Autoridade e Soberania.
☼ Êxodo 3.15 E Deus disse mais a
Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o
Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu
nome eternamente, e este é meu MEMORIAL de geração em geração.
► Deus dá todas as instruções de como Moisés deveria se apresentar
diante do Povo de Israel que estava escravizado no Egito.
► Aqui Deus mostra o MEMORIAL Dele a Moisés em todas as gerações dos FILHOS DE ISRAEL
NATURAL.
► Já começamos a perceber que o Memorial de Deus não foi o Sétimo dia da
Criação e sim o PROCESSO de Sua atuação na Vida de Moisés para libertação dos
filhos de Israel da escravidão que sofria na Terra do Egito.
► A Bíblia NÃO registra o mandamento de Guarda de Sábado como MEMORIAL
da Criação.
► Consta que o MEMORIAL de Deus envolve todo o PROCESSO da LIBERTAÇÃO do
Povo Hebreu que sofria na Terra do Egito, até que esse MEMORIAL ficou inserido
no SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO, como o DIA do processo da Libertação do Povo
Hebreu, desde o DIA que Deus começou essa LIBERTAÇÃO até chegar o dia da
LIBERTAÇÃO efetivada quando o povo Hebreu JÁ ESTAVA no Deserto após travessia do
Mar Vermelho e foi neste dia, cerca de 1450 AC que o povo hebreu recebeu a
instrução de guardar um dia em sete, chamando o Dia desse mandamento de Sábado,
que envolve todo o processo ocorrido para a Libertação do povo Hebreu. daquela escravidão,
mandamento esse que tinha suas regras rigorosas que o Adventismo faz questão de
considerar nos dias de hoje, SÓ QUE NÃO SEGUEM AS REGRAS do Mandamento, mas
desonestamente, maquiando as regras para os tempos contemporâneos, para iludir
a muitos de que não estariam infringindo as regras, que NUNCA MUDARAM.
► Em Êxodo 16, antes da promulgação da Lei, no vers. 22
(fala no sexto dia e não na sexta feira. colhiam em dobro).
☼ Êxodo 16.21 Eles, pois, o
colhiam cada manhã; cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o
sol, derretia-se.
► A regra da Instrução de Guarda de Sábado FOI E NÃO MUDOU, de colher o
sustento para o dia específico E ISSO valia do primeiro ao quinto dia da
semana.
☼ Êxodo 16.22 E aconteceu que, ao sexto dia, colheram pão
em dobro, dois gômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram
e contaram-no a Moisés.
► Somente no SEXTO DIA que havia a permissão de colher em DOBRO por causa
da PROIBIÇÃO de sair para colher alimentos no SÉTIMO DIA. Essa regra NÃO MUDOU e, evidentemente que os
defensores da validade desse mandamento para os dias de HOJE, tem que CUMPRIR,
já que não querem aceitar a cessação desse mandamento.
☼Êxodo 16.23 - Dia de repouso, o santo sábado do Senhor (que NÃO se
refere conclusão da obra da criação, ou seja esse dia foi o conjunto dos dias
anteriores (1º = 2º = 3º = 4º = 5º = 6º = (= 7º), portanto não é um dia solto,
mas o resultado de um conjunto de providências divinas, tal como o sábado
no sentido de mandamento,
agora entre os hebreus porém ainda SEM CONCLUSÃO.
► No Sétimo dia da Criação, HOUVE CONCLUSÃO, CESSAÇÃO do que FOI CONCLUIDO e isso englobando o DIA
no singular de todos os dias da criação.
► Esse DIA começou no DIA que Deus se revela a Moisés (Exodo 3.15) é o
dia pelo que foi ordenado a guarda do sábado, conforme fica claro em Deuteronômio 5.12-15.
► O Sétimo dia do Mandamento, NÃO HOUVE CONCLUSÃO e nem CESSAÇÃO e sim,
tinha que haver continuidade, porque nem Moisés e nem Josué puderam dar o repouso real - ☼ . Hebreus 4.8
Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de
outro dia (► Moisés com o povo ja tinha
atravessado o Rio Jordão e mesmo assim não conseguiu dá repouso).
☼ Hebreus.4.9 Portanto, resta
ainda um repouso para o povo de Deus ► (aqui
se refere aos dias do povo de Israel que não havia e nem ainda conquistou a
Terra Prometida embora houvessem atravessado o Rio Jordão). ☼ Hebreus .4.10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio
repousou de suas obras, como Deus das suas. (► O adventismo inventa em sua
interpretação desse versículo, para ensinar que Jesus estaria guardando o
sábado. ► A contextualização do
Ministério de Jesus mostra que esse REPOUSO se refere Á CONCLUSÃO DA OBRA DA
EXPIAÇÃO, ou seja, não teria que repetir. ► Ou seja, Jesus CONCLUIU com Deus na
Criação, a OBRA DA EXPIAÇÃO).
☼ Êxodo 16.24 E guardaram-no até
pela manhã, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem nele houve algum
bicho.
► Ou seja, PORQUE o povo hebreu tinha PERMISSÃO de Deus para colher em
DOBRO no SEXTO DIA, porque no SÉTIMO DIA FOI PROIBIDO sair para colher
alimentos e nem mesmo poderia cozinhar no SÉTIMO DIA.
☼ Êxodo 16.25 - Moisés se referiu dizendo que era Sábado do Senhor, (► portanto não sábado da semana depois da
sexta feira). Após a implantação da Lei Mosaica, exclusivamente do povo Judeu,
era considerado após sexta-feira, logo, compará-lo ao 7º dia da criação é um
equívoco, que o adventismo não consegue se desvencilhar
☼ Êxodo 16.26 - Seis dias o colhereis,
(► não está dizendo em que dia começa), mas o sétimo dia é o Sábado (► portanto
o 7º dia é o Sábado. Não está se referindo ao dia da semana).
☼ Êxodo 16.27 E aconteceu, ao
sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
► A instrução de Deus era que NÃO SAISSEM no sétimo dia para colheita de
alimentos.
☼ Êxodo 16.28 Então, disse o
SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas
leis?
► Aqui o Senhor cita o sentido de mandamentos e leis.
☼ Êxodo 16.29 Vede, visto que o
SENHOR vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias;
cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
► Aqui mostra a PRIMEIRA VEZ que é citado o vocábulo sábado para dar
nome ao SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO e não ao sétimo dia da Criação.
☼ Êxodo 16.30 Assim, repousou o
povo no sétimo dia.
► O sentido aqui de REPOUSAR do
sétimo dia do mandamento deixa claro da necessidade de que o povo hebreu realmente precisava REPOUSAR, ADORAR A
DEUS e RECONTINUAR A JORNADA)
► ENQUANTO que o sentido de REPOUSAR do sétimo dia da Criação deixa
claro que não é no sentido de fadiga, nem de adoração a Deus e nem havia
necessidade de RECONTINUAR A OBRA DA CRIAÇÃO, porque a mesma já estava CONCLUSA.
Refletindo sobre Êxodo 20.8-11: Os dez
mandamentos
► Não temos DÚVIDAS que os demais 9 mandamentos
escritos nas duas pedras, assim como outros escritos no Torah e que não estão
escritos nessas pedras e mais ainda, outros que Jesus citou e mais outros
escritos nos ensinos de Paulo, Pedro, Tiago , João, e demais apóstolos, estão
VIGENTES na NOVA ALIANÇA e, nesse caso PASSAM BEM MAIS DO QUE NOVE.
► Logo a questão da falsidade dogmática do
adventismo está em teimar que o mandamento de Guarda de sábado teria sido
ordenança a todos os povos da terra e que teria sido desde o sétimo dia da
Criação, o que NÃO É VERDADE.
► Analisemos imparcialmente, independentemente de
dogma religioso:
☼ Exodo 20.1
Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:
► Não é plausível e nem honesto IGNORAR que as
seguintes EXPRESSÕES: LEIS ou
MANDAMENTOS ou PRECEITOS ou ORDENANÇAS CESSADAS não sejam da LEI DE DEUS no seu
todo, como: CIRCUNCISÃO, HOLOCAUSTO,
EXPIAÇÃO, NAZIREADO, GUARDA DE SÁBADO, FESTAS DE ISRAEL, LUA NOVA, OFERTAS
QUEIMADAS e semelhantes, as quais foram ORDENADAS em transitoriedade por Deus -, NÃO FAÇAM PARTE
DA LEI DE DEUS.
► Assim é DESONESTO afirmar que as citações por
João, Paulo, Tiago e até mesmo Davi, quanto citam os vocábulos mandamentos,
ordenanças, preceitos, lei, Lei de Deus, etc estejam incluindo a Guarda de
Sábado, porque, se assim fosse, os adventistas teriam que cumprir as demais que
foram ordenadas com exigências de cerimonialismos nas solenidades das regras
dos rituais simbólicos.:
2 Coríntios.3.6 o qual nos fez também capazes de
ser ministros dum Novo Testamento, não da
letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.
2 Coríntios.3.7
E, se o ministério da morte, gravado
com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel
não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto,
a qual era transitória,
2Co.3.8 como não
será de maior glória o ministério do Espírito?
2Co.3.9 Porque, se
o ministério da condenação foi glorioso, muito
mais excederá em glória o ministério da justiça.
2Co.3.10 Porque também o que foi glorificado,
nesta parte, não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
2Co.3.11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.
Êx.20.2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei
da terra do Egito, da casa da servidão.
► Mostra Deus destinando esses mandamentos ao
povo Hebreu, PRINCIPALMENTE o de Guarda de Sábado, o que é confirmado em Êxodo
16.23-29; Êxodo 31.12-18; Deuteronômio 5.12-15; etc.
Êx.20.8
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
► Lembra do dia de SÁBADO para o santificar e
esse nome SÁBADO foi dado ao SÉTIMO DIA DA instrução, que ainda não era
mandamento em Ex 16, onde consta PELA PRIMEIRA VEZ o nome SÁBADO e foi nessa
data de cerca de 1450 AC que foi feita a ordenança do mandamento de guarda de um
dia em sete e que esse sétimo dia do mandamento ficou sendo chamado de SÁBADO,
e não o SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO.
Êx.20.9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua
obra,
► Aqui mostra que NAQUELA semana de SETE dias, o
povo HEBREU tinha que trabalhar SEIS dias e assim SUCESSIVAMENTE, porque tinha
que sempre RECONTINUAR no PRIMEIRO dia da semana seguinte.
► O SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, não significou
necessidade de RECOMEÇO e sim CONCLUSÃO.
► O SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO não significou que
deveria haver adoração a Deus e nem santificação desse dia por parte de Deus,
porém no SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO NÃO significou CONCLUSÃO DEFINITIVA NENHUMA e
o povo tinha que SANTIFICAR O DIA, assim como ADORAR A DEUS; que NÃO era o caso
do SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO.
Êx.20.10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR,
teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem
o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está
dentro das tuas portas.
► Como se tratava de UMA NAÇÃO NATURAL chamada de
ISRAEL, ou CASA DE ISRAEL, qualquer cidadão que não fosse FILHO DE ISRAEL, ou
seja, nascidos em outras nações, NÃO tinha que guardar o sábado porque esse
mandamento foi exclusivo para o povo hebreu que foi tirado da terra do Egito.
► Assim, todos os ESTRANGEIROS, moradores ou não
em ISRAEL, NÃO estavam sob esse mandamento de guarda de sábado, A NÃO SER o
estrangeiro que se convertia ao Deus de Israel (os JUDAIZANTES), e como o Velho
Concerto ainda estava vigente, tinham que abandonar a cultura religiosa de seus
países de origem, e passaram a cumprir as LEIS QUE DEUS ordenara ao povo
Hebreu, como se HEBREUS FOSSEM TAMBÉM (*a) e, por isso, a PRIMEIRA lei de
tinham que cumprir foi a da CIRCUNCUSÃO e depois as demais como Guarda de
Sábado, Expiações, Holocaustos, Festas de Israel, Lua Nova e demais LEIS com
exigências de cerimonialismos em suas solenidades com as regras dos
ritualismos.
(*a)Tipo NATURALIZAÇÃO – CIDADANIA JUDAICA.
► Nenhum próprio Judeu, seus filhos, servas,
servos, animais e estrangeiros não podiam trabalhar para esses judeus
desfrutarem porque a Lei da Guarda de Sábado assim Proibia
► Sem precisar falar dos filhos, servas,
empregados e animais da casa de Israel, meditem sobre os ESTRANGEIROS.
► COMO o Adventismo INCORPOROU em seu dogma a
validade desse mandamento, trazendo o SENTIDO LITERAL e DA NAÇÃO NATURAL DE
ISRAEL para seu DOGMA, então, como assim resolveu, TEM QUE ARCAR com a
obediência à Lei e, nesse caso, quem NÃO É ADVENTISTA, (e MUITO MENOS,
ADVENTISTA (*b)), seria o ESTRANGEIRO
trabalhando para os sabatistas, visto que quem não fosse adventista sabatista,
seria ENTÃO o estrangeiro E NO CASO, esses estrangeiros trabalham para os
sabatistas SE UTILIZAEM da Luz, Água, Internet, Condução e mesmo condução
própria existe estrangeiro mantendo condições da fluir o trafego nas estragas,
assim como o aspecto segurança como Polícias, Bombeiros, Agentes de Tráfegos,
Manutenção dos sinais e das estradas. Quanto a esses aspectos apelam para as
circunstâncias contemporâneas como se pudessem trazer uma Lei Cessada do Velho
Concerto e a APLICAR ao bel prazer da seita, COMO SE pudessem ditar NOVAS
regras do mandamento de Guarda de Sábado, quando Deus NÃO MUDA e nesse caso,
terão que cumprir as regras da guarda de sábado, que não o fazem por falsidade
ideológica, religiosa, política, social e filosófica.
(*b) Ora, se os “ESTRANGEIROS” os que não fazem
parte da CASA do Adventismo não poderiam servir de servidores dos Adventistas
Sabatistas, muito menos os que já incorporaram sua fé no Mandamento Cessado de
Guarda de Sábado.
(*b) Não estamos dizendo que não se faça o bem em
dia de sábado; que fechem o Hospital Silvestre; ou cessem o Plano de Saúde Gold
Cross ou outros trabalhos afins realizados e sim que RECONHEÇAM que NÃO É
LÍCITO incorporar um Mandamento Cessado em que uns se dizem cumpridores,
enquanto que desfrutam dos trabalhos daqueles que tem que trabalhar no dia de
sábado caindo sempre no ciclo vicioso de achar que cumprem o mandamento, ao
mesmo tempo em que não cumprem em explorar os serviços dos que tem que
trabalhar no sétimo dia da semana.
(*b) Evidentemente que todos devemos fazer o BEM
EM TODOS OS DIAS, porém sem nunca está explorando os serviços alheios em proveito
próprio e egoísta no sentido de apontar
o alheio como transgressor e nem os levar à transgressão; se achado o “bom
moço” que se gaba em afirmar, contraditoriamente, que seria cumpridor da Lei
Divina.
(*b) Quem incorpora a si uma LEI CESSADA, está assumindo
compromisso de estar sob as regras dessa Lei tal como foi ordenada com suas
regras originais, e não inventar atalhos com a desculpa de que estão em tempos
contemporâneos.
(*b) Os que querem viver sob a Lei da Guarda de
Sábado, devem se submeter a ela como foi ordenada com suas respectivas regras.
– Romanos 9.30-32; 10.4-6; Gálatas 2.15-20; 3.2-25; 5.2-5; Filipenses 3.8-10
Hebreus 7.7-10; 10.27.29; Tiago 2.8-13;
Êx.20.11
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há,
e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o
santificou.
► Outro ponto a MEDITAR com a Bíblia é que DEUS
afirma que em SEIS dias fez os céus e a terra, e ao mesmo tempo (Gênesis 2.1-4)
mostra que o texto diz no singular "NO DIA que Deus fez os céus e a
terra", mostrando que esses seis dias foram informações mostradas da
organização divina para o ser humano desfrutar de todos os dias de toda a
Criação do Senhor; AO MESMO TEMPO em que, DEUS, jamais dependeria de SEIS dias para
realizar a Criação e nesse aspecto O DIA consta no SINGULAR e esse DIA Deus
chamou DE SÉTIMO DA CRIAÇÃO, ENGLOBANDO todos os dias e toda a criação E NÃO
SEPARANDO o sétimo dia dos demais dias, como se os demais dias não existissem.
► Observem também que o termo
"PORTANTO" está depois de PONTO E VÍRGULA, mostrando que esse,
PORTANTO está se referindo AO SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO e não ao SÉTIMO DIA DA
CRIAÇÃO.
► O DIA do MANDAMENTO foi o DIA que Deus mandou
que o POVO HEBREU TRABALHSSE 6 DIAS e no SÉITMO PARASSE de todas as suas obras
para ADORAR AO SENHOR e LEMBRAR-SE do DIA QUE FOI LIBERTO DA ESCRAVIDÃO QUE
SOFRIA NA TERRA DO EGITO.
► Outro ponto que deve ser meditado com
responsabilidade é a FIGURA de LINGUAGEM do ANTROFOMORFISMO de que Deus teria
escrito com SEU DEDO nas duas tábuas de pedra.
► No entanto, mostra ÊXODO 34.27, 28 que Deus
MANDOU que Moisés escrevesse, MOSTRANDO que a expressão Dedo de Deus SUA,
significa a AUTORIDADE que Deus outorgou PARA MOISÉS ESCREVER, assim como
quando DEUS FALAVA A MOISÉS era para MOISES FALAR AO POVO DE ISRAEL.
► De bom alvitre que meditemos:
a)
Se Deus escrevesse com Seu Dedo literalmente nas
literais pedras, JAMAIS abriria mão de escrever NOVAMENTE com Seu Dedo nas
Novas Pedras.
b)
Exodo 34.27,28 mostra que NÃO SE SUSTENTA o
sentido metafórico de que Deus teria escrito literalmente nas duas primeiras
pedras o decálogo,
►Uma semelhança dessa magnífica autoridade que
Deus deu a Moisés encontrou também em: Êxodo .4.15 E tu lhe falarás e porás as
palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca e com a sua boca, ensinando-vos
o que haveis de fazer.
► Aqui mostra Deus dando GRANDE autoridade a
Moisés o usando para INSPIRAR Arão quando estivessem frente a frente com Faraó.
Êx.4.16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e
tu lhe serás por Deus.
► Aqui mostra a GRANDIOSA AUTORIDADE que Deus dá
a MOISÉS a ponto de Arão ser por BOCA de Moisés e Moisés SER DIANTE DE FARAÓ
como DEUS. Êx.4.17 Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
► Deus colocou Moisés POR DEUS para derrotar os
deuses da Faraó que realizavam milagres, porém foram derrotados pela AUTORIDADE
DE MOISÉS que agiu como Deus por autorização do próprio Deus. E, no entanto,
Moisés sempre se colocou absolutamente como dependente de Deus em todas as suas
fragilidades.
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