domingo, 5 de março de 2017

ÊXODO 34 COM CONTEXTUALIZAÇÃO, INCLUSIVE COM 2 CORÍNTIOS 3.


Êxodo 34.1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Lavra-te duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.



As duas tábuas de pedra deste texto eram iguais às duas primeiras e nelas foram ESCRITAS AS MESMAS PALAVRAS que estavam nas anteriores que Moisés havia quebrado.

Observem que, na contextualização do texto consta que FOI MOISÉS QUEM ESCREVEU por orientação de Deus e não Deus como as anteriores que de que Deus teria escrito com Seu Dedo, que na realidade se trata da figura de linguagem ANTROPOMORFISMO.

 “Antropomorfismo - É a atribuição de características corporais e atividades físicas a Deus”

Claro que Moisés escreveu SOB a AUTORIZAÇÃO de Deus que lhe Deus mui grande autoridade, nos fazendo lembrar: E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, E TU LHE SERÁS POR DEUS.  Êxodo 4:16, daí considerarmos que o ANTROPOMORFISMO é cumprido no sentido de que FOI O DEDO de Moisés quem escreveu sob forte atuação de Deus sobre ele..



Êxodo 34.2 E prepara-te (Lei) para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai (Lei), e ali põe-te diante de mim no cume do monte (Lei).

Como anteriormente Moisés por orientação e Deus sobe ao monte Horebe ou Sinai

Deus poderia dá a Lei para o Povo de Israel de qualquer lugar e sem precisar de pedra lapidada por Moisés.  Isso nos leva a meditar que Deus, estabelece critérios, não que Ele precise, e sim que o ser humano precisa passar pelos critérios Divinos para amadurecer; e que Deus no Seu critério, molda o ser humano ao amadurecimento para seguir os critério estabelecidos  pela Sua vontade - Sua Lei no sentido do Seu Caráter, Vontade , Tempo, Propósito, ...



Êxodo 34.3  E ninguém suba contigo e também ninguém apareça em todo o monte; nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Deus ordena (Lei) que Moisés suba ao monte sozinho porque Deus o chamara para ser o MEDIADOR do Velho Concerto entre Ele (Deus ) e o povo Hebreu.

Deixou ordem ao povo para que ninguém se aproximasse da frente do monte, nem que fosse para apascentar ovelhas ou bois e essa LEI o povo hebreu tinha que obedecer.



Êxodo 34.4 Então, ele lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e levantou-se Moisés pela manhã de madrugada e subiu ao monte Sinai, como o SENHOR lhe tinha ordenado; e tomou as duas tábuas de pedra na sua mão.

Moisés obedeceu as ordenanças de Deus até receber pela segunda vez as duas pedras onde Deus escreveu as Leis para guiar  o povo hebreu.

Na Lei do Velho Concerto, desde antes da Lei ser dada, havia a atuação do SER HUMANO, no caso Moisés e o povo hebreu e a ATUAÇÃO DIVINA para que fosse revelado no Conceito Mosaico em todos os mandamentos que vão além dos 10 mandamentos do Decálogo.

 Na Lei do Novo Concerto, desde antes da fundação do Mundo houve SOMENTE A ATUAÇÃO DIVINA para que fosse revelado o Conceito Divino em todos os seus Mandamentos que vão além de todas as Leis ordenadas até os dias de Moisés com o povo Hebreu.



Êxodo 34.5 - E o SENHOR desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele apregoou o nome do SENHOR.

O fato de o SENHOR “descer” numa NUVEM é um simbolismo onde mostra que O Senhor está sobre as nuvens.

Pode essa figura de linguagem (nuvem) significar multidões de anjos, que podem ser QUERUBINS que vem acompanhando o Senhor nas suas revelações

Tendo como base: Salmos 97.2 Nuvens e obscuridade estão ao redor dele; justiça e juízo são A BASE DO SEU TRONO; 2 Samuel 22.10  E abaixou os céus, e desceu, e uma escuridão havia debaixo de seus pés. 2 Samuel 22.11 E subiu um QUERUBIM, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.; Salmo 18.9 Abaixou os céus e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. Salmo 18.10 E montou num QUERUBIM e voou; sim, voou sobre as asas do vento; PODEMOS entender que se trata de QUERUBINS sob as ordens de Deus



Êxodo 34.6 Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;

Aqui Moisés contempla o Senhor diante dele e clamou em reconhecimento da misericórdia do Senhor, que lhe concedeu a oportunidade e escreveu nas novas pedras o decálogo.



Êxodo 34.7 que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

Moisés continua reconhecendo e exaltando o nome do Senhor por Suas benevolências que se estende até a terceira e quarta geração.

Entendo aqui que no caso da PRIMEIRA GERAÇÃO servir ao Senhor em fidelidade passará ensinos da Graça e da Verdade de Deus e que caso essa SEGUNDA GERAÇÃO manter a mesma fidelidade, Deus sempre renova sua benevolência e assim sucessivamente.

Porém se a SEGUNDA GERAÇÃO não se mantiver fiel quanto à PRIMEIRA, mesmo assim, Deus será benevolente pelos ensinos que ficaram nessa segunda geração.

No caso da SEGUNDA GERAÇÃO se afastar do Senhor, mesmo assim, por causa da herança de fidelidade deixada pela PRIMEIRA GERAÇÃO, Deus usará de benevolência

A SEGUNDA GERAÇÃO não passando adequada herança de fidelidade ao Senhor, a TERCEIRA GERAÇÃO se não reconhecer a fidelidade do Senhor, nenhuma herança de fidelidade passará para a QUARTA GERAÇÃO totalmente afastada de Deus.

Porém mesmo a QUARTA, QUINTA, ... por si mesma buscar ao Senhor para viver em fidelidade ao Senhor, apesar de nenhum exemplo de fé não ter recebido da(as) GERAÇÃO(ÕES) ANTERIOR(ES), poderá, por causa da benevolência do Senhor, renovar a verdadeira fidelidade ao Senhor, com as mesmas responsabilidades de passar a herança dessa fidelidade em temor e santidade ao Senhor.



Êxodo 34.8 E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, e encurvou-se,


Moisés não resistiu à ação de Deus diante dele e começou a orar ao Senhor intercedendo por ele mesmo e pelo povo de Israel.



Êxodo 34.9 e disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo obstinado; porém perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado e toma-nos pela tua herança.


Deus faz um pacto

Moisés aproveitando sabiamente da Benevolência do Senhor, suplica por ele mesmo e pelo povo hebreu, pedindo perdão para esse povo obstinado; e pede a Deus a herança da Sua Misericórdia e Deus o houve fazendo o pacto.



Êxodo 34.10 Então, disse: Eis que eu faço um concerto; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem entre gente alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do SENHOR; porque coisa terrível é o que faço contigo.

Aqui Deus confirma o CONCERTO com o Povo Hebreu através de Moisés.

O sentido de TERRÍVEL no versículo significa coisa maravilhosa, inefável, grandiosíssima.



Êxodo 34.11 Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei de diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus.

Aqui Deus confirma com Moisés a sua promessa desde os Dias de Abraão, de levar o Povo Hebreu para uma Terra Maravilhosa, mas antes de lá, tirará os povos ímpios.



Êxodo 34.12 Guarda-te que não faças concerto com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.



Aqui Deus no Concerto com Moisés para o povo Hebreu, alerta para que Moisés não faça nenhum acordo ou concerto com os outros povos, principalmente daqueles que Deus ia lançar fora para habitar aquelas nações com Seu povo.



Êxodo 34.13 Mas os seus altares, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis


Deus ordena para que, quando o povo Hebreu entrar para conquistar as Terras prometidas, que, lá, quebrem (destruam) os altares e as estátuas.

Também ordena que sejam cortados os bosques porque nesse lugar que os ímpios idólatras ofereciam seus sacrifícios de adoração e veneração.

Esse MANDAMENTO o Adventismo NÃO OBEDECE porque na Sede Internacional tem as estátuas, até em tamanho normal, onde veneram a mulher e isso se comprova de que sempre optam pelas conclusões dela e negam as verdades claras e incontestáveis constantes na Bíblia.

Bosque:  Espécie de floresta.



Êxodo 34.14 Porque te não inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; Deus zeloso é ele;




(?) Aqui podemos entender a figura de linguagem: “Antropopatia- É a atribuição de emoções, paixões e desejos humanos a Deus”, para melhor entender a atitude e revelação de Deus para conosco.

ANTROPOPATIA: Deus zeloso, Deus descansa, Deus se arrepende, etc..



Êxodo 34.15 para que não faças concerto com os moradores da terra, e não se prostituiam após os seus deuses, nem sacrifiquem aos seus deuses, e tu, convidado deles, comas dos seus sacrifícios,

Aqui o pacto é ENTRE Deus e o povo hebreu por intermédio da Moisés e a ordenança era NÃO fazer pactos com os povos das outras nações e muito menos sacrificarem a seus deuses e nem comer dos sacrifícios.



Êxodo 34.16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se após os seus

Deus proíbe tomar mulheres de outros povos que não sejam do próprio povo hebreu e essa ordenança foi especificamente para o povo hebreu e por tempo determinado.

a) A Terra Prometida ao povo Hebreu era habitava com idólatras sob pena de se tratar de prostituição.

b) Embora Israel ainda nos dias de hoje ainda estejam sob essa Lei, só que na verdade essa Lei não tem valor algum, muito mais pelo fato de Jesus já ter vindo e de 2 povos (um Israel e outro (gentios) não há mais o sentido de não se casar com mulher estrangeira e nem é proibido fazer transações, inclusive comerciais, com os demais povos.

Até hoje, independente de nações, não se pode é misturar-se com prostituições, quer sejam seculares que sejam espirituais e nem comer alimentos como (carne, legumes, frutas, etc.) que sejam sacrificadas a ídolos.


Êxodo 34.17 Não farás para ti deuses de fundição.

Não fazer deuses de fundição e mais ainda, nada que possa representar criatura como objetiva de veneração nos aspectos da escolha de fé, ou seja, se alguém não aceitar devidamente verdades claras e absolutas da Palavra de Deus e se desviar em aceitar as conclusões de pessoas com suas interpretações e essas conclusões afrontar a verdade bíblica, e mesmo assim a pessoa ficar com o que essa pessoa concluiu, na verdade está cometendo IDOLATRIA.

Isso ocorre com o Adventismo (Ellen); Catolicismo (Papa), Jeovismo (Russell/Torre de Vigia), Islamismo e maometismo (Maomé); Espiritismo (Allan Kardec). Silismo (Silas), Iurdismo (Edi Macedo), Miguelismo (Miguel Angelo), Budismo (Buda),  Mormon (Joseph Smith),  Universo em desencanto (Manoel J. Coelho); Ciência Cristã (Mary B Eddy), Rosa Cruz (Chistian Roswenkreuz), Moderno Espiritualismo (Muito similar ao Espiritismo), e muitos outros



Êxodo 34.18 A Festa dos Pães Asmos guardarás; sete dias comerás pães Asmos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do mês de abib; porque no mês de abib saíste do Egito.

Aqui a ordenança foi para os hebreus GUARDAREM SETE DIAS que foi para comemorar o DIA que o povo Hebreu saiu do Egito e até aqui NÃO existia o mandamento de Guarda de Sábado.

A guarda do Sétimo Dia foi ordenança em Êxodo 16 que foi UM DIA EM SETE, que não era para COMEMORAR, como foi com referência aos SETE DIAS dos Pães Asmos e sim LEMBRAR em cerimonialismos do DIA que esse povo Hebreu foi LIBERTO da escravidão que sofria na terra do Egito. – Deuteronômio 5.12-15.

Na verdade, para Guardar o SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO DE GUARDA, o povo tinha que trabalhar OS SEIS DIAS e não menos para realizar as providências nos seis dias para que no sábado, não fazer NENHUM TRABALHO, Não sair de casa; Não cozinhar no dia de sábado; Não carregar cargas etc.

A Páscoa

“O dia natural judaico (12 horas), isto é, o intervalo entre a aurora e o crepúsculo (06:00 às 18:00 h.), era dividido em três partes: manhã, meio-dia e tarde (Sl.55:17).”
“ Os judeus distinguiam duas tardes no dia: a primeira ia das 15:00 às 18:00 h., e a segunda se iniciava ao pôr do sol (18:00 h.), indo até a escuridão da noite, aproximadamente às 19:00 h. (Mt.14:15 e 23).
“O sacrifício da páscoa era oferecido "no crepúsculo da tarde" (Lv.23:5; Nm.28:4,8). .).” "Então sacrificarás como oferta de páscoa ao Senhor teu Deus, do rebanho e do gado, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer habitar o seu nome. Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas cidades que te dá o Senhor teu Deus. Senão no lugar que o Senhor teu Deus escolher para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo em que saíste do Egito. Então a cozerás, e comerás no lugar que o Senhor teu Deus escolher..." (Dt.16:2,5-7).  Logo, a Páscoa marcada para o dia 14 começava no Por do Sol, ou seja no fim do dia 14 (quarta-feira), logo sendo iniciada o dia 15 (quinta-feira).
“A passagem faz referência à primeira tarde (15:00 às 18:00 h
“A segunda tarde, que se iniciava às 18:00 horas, e a manhã, que tinha início às 06:00 horas, juntos formavam um dia (Gn.1:5)”

Levíticos 23.5 no mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do SENHOR;  Deuteronômio 16,1 Guarda o mês de abibe e celebra a Páscoa ao SENHOR, teu Deus; porque, no mês de abibe, o SENHOR, teu Deus, te tirou do Egito, de noite. Deuteronômio 16.6 senão no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para  fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a Páscoa à tarde, ao pôr-do-sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito.

A tarde significa que no dia 14 começava a páscoa a partir do pôr do sol e entrava até o dia 15 (quarta/quinta) ao pôr do sol seguinte, quando começava o sábado da festa dos Pães Asmos e ia até o dia 16 ao pôr do sol. (quinta/sexta) e logo em seguida começava o sábado da semana, ou seja (sexta/sábado)

Jesus foi crucificado no dia   14(quarta)  foi sepultado no dia 15 (quinta) dia seguinte ao horário do pôr do sol, porque a páscoa começava no por do sol do dia 14 e terminava no por do sol do dia 15..

Assim como A Festa da Páscoa ilustrava a Morte de Jesus; assim também a observância da Festa dos Pães Asmos ilustrava o sepultamento de Jesus, que foi no Primeiro dia da Festas dos Pães Asmos, o chamado sábado especial que NÃO ERA O SÁBADO que antecede o domingo. Mateus 12.40, ou seja, o aspecto profético das Festas dos Pães Asmos retrata o sepultamento de Jesus que foi nesse sábado do Primeiro dia da Festa dos Pães Asmos (15/16 de abib, quinta-feira para sexta feira)

► O corpo de Jesus foi colocado no sepulcro momentos DEPOIS do anoitecer (por do sol) de QUINTA FEIRA.

► Contando o dia a partir da 0 hora ou meia noite como era já contado nos dias de Jesus, pode ser entendido que a Páscoa começara à 0 hora, ou seja, fim do dia 13 com início do dia 14 e que ia 14 à 0 hora terminaria o dia da Páscoa e começava o primeiro dia (sábado) dos Pães Asmos. ENTÃO na hora Nona, 3 horas da tarde do dia 14 Jesus é morto e à 0 hora para o dia 15 o corpo de Jesus é colocado no sepulcro.

► Contando, agora, o dia a partir do pôr-do-sol com o começo da Páscoa no entardecer (fim do dia 14), logo, a Páscoa não começava no fim do dia 13 (terça) para 14 e sim, de 14(quarta) para 15 (quinta) , porque conta que a Páscoa era no entardecer do dia 14.  No fim do dia 14 começava a Festa dos Pães Asmos, cujo primeiro dia era o SÁBADO ESPECIAL e nesse dia que o corpo de Jesus foi sepultado para ressuscitar no dia das Primícias que ocorria dentro do Período da Festa dos Pães Asmos  no terceiro dia (18) domingo  e a Festa dos Pães Asmos terminava dia 22, que era também o sábado que não era o que antecede o domingo, porque esse ocorreu no dia 24 de abib.

► Adendo de Observação:

► Dia começando Meia noite ou 0 hora:
► O dia 13 termina à meia noite e o dia 14 começa à 0 hora e assim sucessivamente.

► Dia começando no Pôr-do-Sol:
► O dia 13 terminava no por do sol para dar início o dia 14 (que começava no por do sol do dia 13.

► Assim, o dia 14 terminava no entardecer (horário do início da Páscoa) e ia até o por do sol do dia 15 para começar o dia 16 e assim sucessivamente.


30 AD
Sunday
Monday
Tuesday
Wednesday
Thursday
Friday
Shabbat
1

12 Nisan
2

13 Nisan
3
Ta'anit Bechorot
Erev Pesach
14 Nisan
4
Pesach I
15 Nisan
5
Pesach II
Omer: 1
16 Nisan
6
Pesach III (CH''M)
Omer: 2
17 Nisan
7
Pesach IV (CH''M)
Omer: 3
18 Nisan
8
Pesach V (CH''M)
Omer: 4
19 Nisan
9
Pesach VI (CH''M)
Omer: 5
20 Nisan
10
Pesach VII
Omer: 6
21 Nisan
11
Pesach VIII
Omer: 7
22 Nisan
12
Omer: 8
23 Nisan
13 Shmini
Omer: 9
24 Nisan
14
Omer: 10
25 Nisan
15
Omer: 11
26 Nisan
16
Omer: 12
27 Nisan
17
Omer: 13
28 Nisan
18
Omer: 14
29 Nisan
19
Rosh Chodesh
Omer: 15
30 Nisan
20 Tazria-Metzora
Rosh Chodesh
Omer: 16
1 Iyyar
21
Omer: 17
2 Iyyar
22
Omer: 18
3 Iyyar
23
Omer: 19
4 Iyyar
24
Omer: 20
5 Iyyar
25
Omer: 21
6 Iyyar
26
Omer: 22
7 Iyyar
27 Achrei Mot-Kedoshim
Omer: 23
8 Iyyar
28
Omer: 24
9 Iyyar
29
Omer: 25
10 Iyyar
30
Omer: 26
11 Iyyar

Alguns pontos que o Adventismo não consegue explicar ou omite explicações:

A) No dia da Páscoa, 14/15 (QUARTA/QUINTA-FEIRA) de nisan ou abib do ano 30 AD, Jesus é crucificado na hora nona (3(15) horas da tarde) e seu corpo é retirado da cruz. (A hora nona começava às 14h e terminava as 15hs. Considerando que a hora primeira começava à 0h e terminava 1 hora), considerando o horário não judaico.

B) No mesmo dia 14/15,  (quarta para quinta) de (*) madrugada o corpo de Jesus é sepultado, ou seja, esse sepultamento ocorreu exatamente no chamado SÁBADO ESPECIAL que foi o PRIMEIRO DIA (QUINTA-FEIRA) da Festa dos Paes Asmos..

O Sábado da Festas dos Pães Asmos começava dia 15 a partir do pôr do sol, ou seja, de 15 para 16 de abib.


B.1) (*)  Considerando que Jesus ressuscitou de madrugada do primeiro dia da semana e seu corpo ia ficar 3 dias – Lucas 18;33; Lucas 24.7, 21, 46; conclui-se que o corpo de Jesus foi sepultado de madrugada de quinta, chegando a UM DIA na madrugada de sexta a DOIS DIAS na madrugada de sábado e a 3 DIAS na madrugada de domingo (72 HORAS).  Bases bíblicas: Mateus 20.1; Lucas (23.56) 24.1, 22; João 20.1.

B.2) Considerando a lógica da contagem da hora nona a partir do pôr do sol no horário que o corpo de Jesus teria sido sepultado às 3 horas da manhã, CONFIRMA, ainda mais a observação acima no B.1)

B.3) Como o dia do calendário dos dias de Jesus era contado à meia noite, então o dia 14 conta ter começado 6 horas antes, porque a comemoração da Páscoa foi no entardecer do dia 14 e entendemos que esse entardecer seja o momento do Pôr do Sol que dá início  imediato ao dia 15.


C) No dia 14/15 (quarta/quinta),  hora nona, 15 horas) o corpo de Jesus é retirado da  cruz naquele dia, ao pôr do sol, COMEÇAVA o sábado da festa e não o sábado da semana.

No horário do pôr do sol seria 14/15, a hora nona seria 3 horas da madrugada e isso estaria totalmente DENTRO DO SÁBADO em plena movimentação e sem nenhuma observância do mandamento.


D) As mulheres prepararam as especiarias em observância, para elas; não do sábado da semana, e sim do sábado do primeiro dia dos Pães Asmos, que foi no dia 15/16 de nisan, QUINTA/SEXTA FEIRA.

D.1) Mesmo o corpo de Jesus sendo sepultado de madrugada do dia 14/15 (quarta/quinta), elas não tiveram oportunidade de tempo para ungir o corpo de Jesus, enquanto ainda não estava sepultado porque o horário do mandamento começava no por do sol entre 15 e 16 de nisan ou abib.

D.2) Logo o Adventismo, ERRA POR IGNORÂNCIA ou MALANDRAMENTE, se utiliza de Lucas 23.56) como se elas estivessem guardando o mandamento do sábado semanal do decálogo, segundo o adventismo, que na verdade ia começar no por do sol de 16/17 de nisan. QUANDO, na verdade estavam observando o sábado da Festa dos Pães Asmos. (15/16)

D.3) Se esse mandamento fosse importante para Deus, elas teriam tempo de ungir seu corpo, só que na verdade, ao chegar lá, Jesus tinha já ressuscitado.


E) Ora, Jesus foi crucificado na nona hora (que começava às 14hs) do dia 15 (quinta-feira) dia da Páscoa; SEU corpo foi sepultado somente de madrugada desse dia 15 (quinta-feira); AÍ FICAM AS INDAGAÇÕES:   1) Por quê então elas NÃO UNGIRAM o corpo de Jesus na quinta?  RESPOSTA:  Porque no horário judaico do mandamento o sábado da Festa dos Pães Asmos já havia começado no por do sol o sábado da festa dos Pães Asmos.  2) Por quê foram ao sepulcro somente no PRIMEIRO DIA DA SEMANA de Madrugada? RESPOSTA:  Os DOIS sábados daquela semana foram EM SEQUÊNCIA:  Pães Asmos no por do sol (15/16) e pôr-do-sol (16/17)
UM dia da Páscoa MAIS SETE dias da Festa dos Pães Asmos = 8 DIAS.


Páscoa (14/15 de abib ou nisan – quarta para quinta). Já no dia da Festa dos Pães Asmos o copo de Jesus é sepultado – 0 dia

Início como o SÁBADO da Festa dos Pães Asmos (15/16 de abib ou nisan – quinta para sexta)  - O corpo de Jesus é sepultado. 1 dia.

Segundo dia da Festa dos Pães Asmos e dia do sábado que antecede o domingo (16/17 de abib ou nisan – sexta para sábado). O corpo de Jesus está sepultado – 2 dias

Terceiro dia da Festa dos Pães Asmos sábado para domingo (17/18 de abib ou nisan –  Jesus ressuscita nesse terceiro dia

O sétimo dia, 22/23 quinta para sexta,  dos Pães Asmos também é chamado de sábado.

PÁSCOA: 14/15  PÃES ASMOS:  15/16; 16/17; 17/18, 18/19, 19/20. 20/21 e 22/23 = 8 dias.

NÃO CONSEGUIRAM UNGIR O CORPO DE JESUS E AI SEUS TRABALHOS FORAM EM VÃO.

Como o dia terminava no pôr-do-sol do mandamento, elas pensavam que ainda iam encontrar o corpo de Jesus no sepulcro no início do primeiro dia da semana, que para elas seria o fim do pôr do sol de 17/18.

Fica claro nos fatos bíblicos dos dias de Jesus que esse princípio do início do dia no por do sol e término no por do sol não era contado nesse critério e sim que o início do dia recomeçava à 0 hora com o término do anterior.

Dia 14/15 de nisan ou abib – quarta/quinta-feira: Páscoa.  15/16 - quinta-feira/sexta-feira: Pães Asmos; 16/17 - sexta-feira/sábado; 17/18 – sábado/domingo de madrugada:  Jesus Ressuscita.

Não tem como considerar que o corpo de Jesus teria sido sepultado na quarta, dia 14 por marcar o DIA DA PÁSCOA, e isto PORQUE a PÁSCOA não começava à 0 hora de terça para quarta E SIM à tarde, que pelo horário de contagem judaico, a PÁSCOA na verdade COMEÇAVA ao pôr do SOL do dia 14 (quarta) e ia ao pôr do sol seguinte, ou seja, dia 15 (quinta-feira) ao pôr do sol.

Analiso que o corpo de Jesus não foi SEPULTADO antes do Por do sol do dia 15, ou seja, na HORA NONA porque foi a hora que faleceu; contando a partir do pôr do sol, chega-se à conclusão que o corpo de Jesus foi sepultado 3 horas da manhã do dia 15 (quinta-feira).



▬► AGORA VOU UTILIZAR A CONTAGEM DO TEMPO CONFORME A CONTAGEM DO  POR DO SOL AO PÔR DO SOL e o ADVENTISMO CONTINUA ERRADO EM SUA TESE:

Alguns pontos que o Adventismo não consegue explicar ou omite explicações:

A) No dia da Páscoa – pôr do sol 14/15 (QUARTA/QUINTA-FEIRA) de nisan ou abib do ano 30 AD, Jesus é crucificado na (*)hora nona (3(15) horas da tarde) e seu corpo é retirado da cruz.

(*) No caso a hora nona, hora da crucificação de Jesus, se contarmos a partir do por do sol, seria 3 horas da madrugada a hora da crucificação de Jesus..


B) No mesmo dia 14/15 (quarta/quinta), de (*) madrugada o corpo de Jesus é sepultado.

(*) Logo, ao contarmos a hora nona a partir do por do sol do dia 14/15 (quarta/quinta), Jesus teria sido crucificado, seu corpo teria sido tirado da cruz e sepultado às 3 horas da manhã e, no entanto, os fatos estariam exatamente no período do sábado dos Pães Asmos que começava no por do sol do dia 15 e ia até o pôr do sol do dia 16., quando estava já havendo todo esse trabalho no dia de sábado.

Enquanto que no horário com o dia começando 6 horas, a hora nona ficou sendo 15 horas da tarde do dia 14 (quarta).

B.1) (*)  Considerando que Jesus ressuscitou de madrugada do primeiro dia da semana e seu corpo ia ficar 3 dias – Lucas 18;33; Lucas 24.7, 21, 46; conclui-se que o corpo de Jesus foi sepultado de madrugada de quinta, chegando a UM DIA na madrugada de sexta a DOIS DIAS na madrugada de sábado e a 3 DIAS na madrugada de domingo (72 HORAS).  Bases bíblicas: Mateus 20.1; Lucas (23.56) 24.1, 22; João 20.1.

B.2) Considerando a lógica da contagem da hora nona a partir do pôr do sol no horário que o corpo de Jesus teria sido sepultado às 3 horas da manhã, CONFIRMA, ainda mais a observação acima no B.1)


C) No dia 14/15 (quarta/quinta),  hora nona, 15 horas) o corpo de Jesus é retirado da  cruz naquele dia, ao pôr do sol, COMEÇAVA o sábado, primeiro dia d da festa dos Pães Asmos  e não o sábado que antecede o domingo ou primeiro dia da semana.

No horário do pôr do sol seria 14/15, a hora nona seria 3 horas da madrugada e isso estaria totalmente DENTRO DO SÁBADO em plena movimentação e sem nenhuma observância do mandamento.


D) As mulheres prepararam as especiarias em observância, para elas; não do sábado que antecede o domingo, e sim do sábado do primeiro dia dos Pães Asmos, que começou no dia 15/16 de nisan, QUINTA PARA SEXTA FEIRA.

Se a contagem fosse a partir do pôr do sol elas já estariam totalmente fora do mandamento de guarda de sábado da quinta/sexta-feira (primeiro dia dos Pães Asmos), porque a hora nona a partir do pôr do sol ocorreria às 3 horas da madrugada.

D.1) Mesmo o corpo de Jesus sendo sepultado de madrugada do dia 15 (quinta), elas não tiveram oportunidade de tempo para ungir o corpo de Jesus, enquanto ainda não estava sepultado porque o horário do mandamento começava no por do sol entre 15/16 de nisan ou abib.

Quando o corpo de Jesus FOI SEPULTADO já estava ocorrendo o PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS, o SÁBADO ESPECIAL, e não era o sábado que antecede o domingo.

Se a contagem fosse a partir do pôr do sol, a hora nona ocorria às 3 horas da madrugada o sepultamento do corpo de Jesus, e já estava em PLENO SÁBADO (15/16 dos Pães Asmos e ao término desse, logo a seguir começava o SÁBADO (16/17) da SEMANA para começar o primeiro dia da semana (17/18) e elas NÃO TINHAM nenhuma hipótese de guardar sábado nenhum;
]
D.2) Logo o Adventismo, ERRA POR INCOMPETÊNCIA ou POR MALANDRAGEM TEOLÓGICA ao se utiliza de Lucas 23.56) como se elas estivessem guardando o mandamento do sábado antes do domingo, segundo o adventismo; que na verdade ia começar no por do sol de 16/17 de nisan. QUANDO, na verdade estavam observando o sábado da Festa dos Pães Asmos.

Se levar em consideração o início do dia no pôr do sol, mostra erro maior do Adventismo, visto que, se a hora nona ocorria nessa contagem às 3 horas da manhã, entende-se que NÃO ESTAVA HAVENDO NENHUMA OBSERVAÇÃO DE GUARDA DE SÁBADO, nem do da festa (15/16) abib e nem do que antecede o domingo (16/17), logo não havendo lógica a contagem da hora nona ser a partir do pôr do sol o que enfatiza mais ainda o erro do adventismo em se utiliza de Lucas 23.56 para mentir em afirmar que elas estariam observando o sábado que antecede o domingo..

Se o adventismo quiser defender a tese da contagem do dia ser a partir  do pôr do sol, estará se afastando muito mais do princípio da realidade dos fatos, inclusive na contagem do horário levar à total INOBSERVÃNCIA do SÁBADO, quer seja o da festa dos Pães Asmos (quinta/sexta feira) ou do sábado da semana (sexta-feira/sábado).

D.3) Se esse mandamento fosse importante para Deus, elas teriam tempo de ungir seu corpo, só que na verdade, ao chegar lá, Jesus tinha já ressuscitado.

Se Deus estivesse fazendo prevalecer o mandamento de guarda de sábado, o que nem Jesus fez, as mulheres teriam conseguido ungir o corpo de Jesus depois de ter “observado” o “conforme o mandamento”.


E) Ora, Jesus foi crucificado na nona hora do dia 15(quinta-feira) dia da Páscoa; SEU corpo foi sepultado somente de madrugada desse dia 15 (quinta-feira); AÍ FICAM AS INDAGAÇÕES:   1) Por quê então elas NÃO UNGIRAM o corpo de Jesus na quinta?  RESPOSTA:  Porque no horário judaico do mandamento o sábado da Festa dos Pães Asmos já havia começado no por do sol, o sábado da festa dos Pães Asmos.  2) Por quê foram ao sepulcro somente no PRIMEIRO DIA DA SEMANA de Madrugada? RESPOSTA:  Os DOIS sábados daquela semana foram EM SEQUÊNCIA:  Pães Asmos no por do sol (15/16) e pôr-do-sol (16/17)

Ora, Jesus foi crucificado na hora nona do dia (*)14/15 (quarta/quinta), dia da Páscoa e, ao ser contada a nona hora a partir do pôr do sol, o corpo de Jesus teria sido sepultado às 3 horas da manhã, ou seja em PLENO DIA DE SÁBADO (o do Dia dos Pães Asmos 15/16 (quinta/sexta), e assim, logo a seguir foi o sábado da semana - 16/17 (sexta/sábado)

Os textos apresentam que o cordeiro tinha que se sacrificado no por do sol.

“O sacrifício da páscoa era oferecido "no crepúsculo da tarde" (Lv.23:5; Nm.28:4,8). .).” "Então sacrificarás como oferta de páscoa ao Senhor teu Deus, do rebanho e do gado, no lugar que o Senhor escolher para ali fazer habitar o seu nome. Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas cidades que te dá o Senhor teu Deus. Senão no lugar que o Senhor teu Deus escolher para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo em que saíste do Egito. Então a cozerás, e comerás no lugar que o Senhor teu Deus escolher..." (Dt.16:2,5-7).  Logo, a Páscoa marcada para o dia 14 começava no Por do Sol, ou seja no fim do dia 14 (quarta-feira), logo sendo iniciada o dia 15 (quinta-feira).

Optando pela contagem a partir do pôr do sol aumenta muito mais o erro de interpretação do adventismo de que as mulheres estariam guardando sábado porque a hora nona cairia às 3 horas da manhã do pleno sábado do dia dos Pães Asmos)  e mesmo assim, se estivessem guardando, estariam, no máximo guardando o sábado referente ao primeiro dia da Festa dos Pães Asmos,  mesmo porque o corpo de Jesus, na madrugada do sábado da semana, já estava no sepulcro há 2 DIAS e na madrugada, a partir das 3 horas do primeiro dia da semana já não estava mais no sepulcro..

O sábado da semana no horário contado do por do sol terminava no início do primeiro dia da semana que, no caso, era no por do sol.

Como o dia de sábado terminava no pôr-do-sol do mandamento, elas pensavam que ainda iam encontrar o corpo de Jesus no sepulcro no início do primeiro dia da semana, que para elas seria o fim do pôr do sol de 17/18.

Essas equivocadas mulheres só conseguiram ir ao sepulcro no terceiro dia após o sepultamento de Jesus e isto porque havia   DOIS sábados seguidos naquela semana, conforme já exposto acima e o corpo de Jesus tinha sido sepultado na madrugada de quinta feira, já em pleno sábado da Festa dos Pães Asmos e no término desse emendava com o sábado da semana.

NÃO CONSEGUIRAM UNGIR O CORPO DE JESUS, seus trabalhos foram em VÃO.

Fica claro nos fatos bíblicos dos dias de Jesus que esse princípio do início do dia no pôr do sol e término no por do sol não era contado nesse critério e sim que o início do dia recomeçava à 0 hora com o término do anterior.

► Mas se o adventismo teimar em forçar para o horário de começo ser no por do sol, então terá que assumir que Jesus foi crucificado e que seu corpo foi sepultado na hora nona a partir do pôr do sol, ou seja, 3 horas da manhã, JÁ EM PLENO SÁBADO DO PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS.

► Dia 15 de nisan ou abib - quinta-feira a Páscoa.  16 - sexta-feira: Pães Asmos; 17 - sábado: sábado; 18 - domingo de madrugada:  Jesus Ressuscita.

► Contando a partir do pôr do sol, contagem essa que nem é bom que o adventismo se apóie nisso porque seu erro ainda fica sendo maior:

▬► Dia 14/15 (quarta/quinta) de nisan ou abib, a Páscoa. 3 horas da madrugada, o corpo de Jesus é sepultado.

▬► Dia 15/16 (quinta/sexta), TRES horas da manhã faz UM DIA que o corpo de Jesus está sepultado -  Primeiro dia, o sábado da Festa dos Pães Asmos.

▬► Dia 16/17 (sexta/sábado), o corpo de Jesus está sepultado faz DOIS DIAS,  o sábado do mandamento semanal.

▬► Dia 17/18 (sábado/domingo) Jesus ressuscita NO TERCEIRO DIA  às 3 horas da madrugada.

► Considerando a contagem a partir do pôr do sol, concluímos:

▬► De quarta para quinta corpo de Jesus foi sepultado às 3 horas da manhã (hora nova a contar do por do sol),  e considerando a hora, consta que foi em PLENO DIA DO SÁBADO, PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS.

▬► Pelo horário judaico o corpo de Jesus foi sepultado entre 2 e 3 horas da manhã, se contar a partir de 18hs

▬► De quinta para sexta-feira completa UM DIA que o corpo de Jesus está sepultado, término do dia do sábado do primeiro dia da Festa dos Pães Asmos.

▬► De sexta para sábado 3 horas da madrugada, completam DOIS DIAS que o corpo de Jesus está sepultado.  Em pleno dia do sábado do mandamento semanal

▬► De sábado para domingo, 3 horas da madrugada, completam TRES DIAS que o corpo de Jesus foi sepultado, mas já ressuscitou.
☼ Levíticos 23.7 no primeiro dia, tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis;

► Essa convocação, foi em referência ao sábado do primeiro dia da festa dos Pães Asmos, não se referindo ao o mandamento do sábado que ocorria antes do domingo



☼ Levíticos 23.8 - mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis, como no PRIMEIRO DIA da Festa havia também a santa convocação (versículo 7).

► Nos sete dias da Festa dos Pães Asmos o povo judeu tinha que oferecer festa queimada ao Senhor E NO SÉTIMO  da festa dos Pães Asmos, também estava programada a convocação do sábado dessa festa..

► Nos SETE dias da Festa dos Pães Asmos havia a oferta queimada ao Senhor e no primeiro e no sétimo desse período havia a Santa Convocação que não estava se referindo ao sábado que antecede o domingo da semana.

► O sábado da semana que antecede o domingo era posterior ao primeiro dia dos Pães Asmos, o Sábado da Convocação após, portanto, nessa semana da crucificação de Jesus houve dois sábados e não era o sábado da semana que antecede o domingo que as mulheres estariam observando.

► As mulheres só poderiam preparar as especiarias para ungir o corpo de Jesus com referência ao sábado da festa, mesmo porque no sábado da semana, o corpo de Jesus já estava sepultado há DOIS DIAS.

► Na semana que Jesus foi crucificado havia 2 SÁBADOS, o da Festa da Páscoa e depois  o da semana que antecede o domingo.

► No Dia da Páscoa sacrificava o Cordeiro.  Jesus foi morto no Dia da Páscoa e naquele dia no pôr do sol começava a Festa dos Pães Asmos, que já começava com ordem de Guarda como o sábado que em nada tem a ver com o sábado da semana que antecede o domingo.

► O corpo de Jesus, já no início da Festa dos Pães Asmos já estava sendo colocado no sepulcro de José de Arimatéia e isto no horário em que o dia começa a 0 horas, e que pelo horário judaico seria entre 2 e 3 da manhã.

► O SÁBADO por convocação do PRIMEIRO dia da Festa dos Pães Asmos começava no por do sol de 14/15, ou seja, no início da quinta-feira
► As mulheres esperavam o sábado da Festa dos Pães Asmos passar para preparar as especiarias, só que não puderam entrar para ungir o corpo de Jesus

► Na festa da Páscoa havia os cuidados com o corpo do carneiro sacrificado e era essa obediência que elas estavam observando, que era para ungir o corpo de Jesus.  O QUE NÃO CONSEGUIRAM, porque estavam seguindo os ritos da Festa do Velho Concerto, mas Jesus veio para nos colocar no Novo Concerto..


☼ Êxodo 34.19 Tudo o que abre a madre meu é; até todo o teu gado, que seja macho, abrindo a madre de vacas e de ovelhas;

► Considerando que Jesus RESSUSCITOU muito de Madrugada do PRIMEIRO DIA DA SEMANA, entendo e não afirmo, que o corpo de Jesus teria sido sepultado já na madrugada de quinta, dia da Páscoa, já tendo iniciada a Festa dos Paes Asmos.

► Alguém pode até estranhar a minha exposição acima, mas a coloquei porque todas as simbologias exigidas por Deus apontam para o Ministério cumprido de Jesus.

► “O primeiro nascido, machos, não só do homem, mas até dos animais, eram dados ao Senhor.  Era típico de Cristo, O Filho de Deus. Com respeito ao se fazer carne e habitar entre nós Ele era o PRIMEIRO NASCIDO de Maria” – Lucas 1.27-34; João 3.16



☼ Êxodo 34.20 (parte A) o burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas,  (parte B) se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo primogênito de teus filhos resgatarás. E ninguém aparecerá vazio diante de mim.

► Parte A: “”Ao oferecer um cordeiro em sacrifício, que era um tipo de Cristo, fazendo simbolicamente apontando em benefício à humanidade imunda até que Cristo viesse””

► Parte B: “”O primeiro nascido não podia redimir, a menos que um sacrifício fosse feito; do mesmo modo , não há redenção para a humanidade sem fé no Sacrifício de Cristo, do qual tudo isso era um tipo.””



☼ Êxodo 34.21 Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás; na aradura e na sega descansarás.

► A ordenança do mandamento é SEIS dias trabalhar e não menos.

► Adão foi criado já adulto no SEXTO DIA e no SÉTIMO nem um dia de criado tinha e esta é uma, dentre tantas, confirmações de que o sétimo dia não teve nenhum sentido de ter que descansar, mesmo porque, antes do pecado NÃO HAVIA CANSADO E NEM FADIGA.

► No SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO, tinha como REGRA RIGOROSA de não sair para ARAR (produzir, plantar, trabalhar) e nem SEGAR (colher, catar, comprar, apanhar) – Êxodo 16.23-29;
e era PROIBIDO COZINHAR também – Êxodo 35.2,3;

► Mesmo sendo PROIBIDO sair para colher ou segar no SÉTIMO DIA DO MANDAMENTO, era PROIBIDO carregar cargas de quaisquer tipos ou pesos:  Jeremias 17.19-27 Números 15.31-36;



☼ Êxodo 34.22 Também guardarás a Festa das Semanas, que é a Festa das Primícias da sega do trigo, e a Festa da Colheita no fim do ano.


☼ Êxodo 34.23 Três vezes no ano, todo macho entre ti aparecerá perante o Senhor JEOVÁ, Deus de Israel;

► Além do mandamento de Guarda de Sábado, o povo de Israel receberam também de cerimonialismos que também ocorriam nos dias de sábado, dependendo do calendário das Festas de Israel.



☼ Êxodo 34.24 porque eu lançarei as nações de diante de ti e alargarei o teu termo; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do SENHOR, teu Deus.

► Aqui mostra que essas ordenanças não eram para as outras nações e sim e somente para a Nação de Israel, aos Filhos de Israel.



☼ Êxodo 34.25  - Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da Festa da Páscoa ficará da noite para a manhã.

► Havia o sacrifício da Festa da Páscoa ( término de 14 para 15 de abib – quarta para  quinta-feira) e logo em seguida ( término do dia 15 para 16 de abib – quinta para sexta-feira), o PRIMEIRO DIA, o primeiro sábado da Festa dos Paes Asmos.  O último SÁBADO da festa da Páscoa correspondia ao  SÉTIMO DIA o último dia da Festa dos Paes Asmos.

► Ver calendário neste estudo, e onde estiver marcando um dia, por exemplo: DIA 14 e como a Páscoa começava no entardecer – por do sol DO DIA 14, começava logo o dia 15 e sendo assim, não considerar o dia 14 começado na noite do dia 13 e sim 14 já começando dia 15, logo leia-se 14/15 – 14 para 15; 15/16 ; 15 para 16 e assim sucessivamente.

► O sacrifício do Dia da Páscoa NÃO ficava para o Dia dos Paes Asmos. O corpo de Jesus foi crucificado no Dia da Páscoa e Sepultado no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos.



☼ Êxodo 34.26 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do SENHOR, teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

► Recapitulando:

► A) 14/15 – quarta/quinta de abib ou nisan – Páscoa:  ▬ No aspecto histórico se refere à Libertação que o povo Hebreu  sofria na Terra do Egito.  ▬ NO ASPECTO PROFÉTICO se refere à Crucificação de Jesus. ▬ No aspecto pessoal para TODO o povo: Se refere à Redenção e Libertação do poder do pecado.

► B) 15/16 – quinta/sexta a 22/23 – quinta/sexta  de abib ou nisan – Festa dos Pães Asmos: ▬ No aspecto histórico se refere à pressa do povo hebreu deixar o Egito. ▬ NO ASPECTO PROFÉTICO se refere ao DIA DO sepultamento de Jesus no PRIMEIRO DIA (O SÁBADO ESPECIAL) da Festa dos Pães Asmos ▬ No aspecto pessoal se refere à pressa dos salvos em Cristo de deixar a prática do pecado no simbolismo do Batismo nas Águas.

► C) 18 de abib ou nisan, domingo Festa das Primícias (deste versículo 26)  ▬ No aspecto histórico se refere a Celebração da Colheita da Cevada.  ▬ NO ASPECTO PROFÉTICO se refere à Ressurreição de Jesus no TERCEIRO dia da Festa dos Pães Asmos, ocorre a Festa das Primícias com a Ressurreição de Jesus no TERCEIRO DIA, PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

► Interessante é que no SÁBADO (primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, o corpo de Jesus é SEPULTADO.  No sábado, que antecede o domingo, o corpo de Jesus continua SEPULTADO há 2 dias) e no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Jesus Ressuscita; COMEÇANDO DE FATO O NOVO CONCERTO; PORTANTO, começando o SÁBADO PARA O CRISTÃO no qual vivemos em  TODOS OS DIAS sem interrupção Solar ou Lunar, como era o APENAS sinal do Dia do Senhor no mandamento de Guarda de Sábado do Velho Concerto.



☼ Êxodo 34.27 Disse mais o SENHOR a Moisés: Escreve estas palavras; porque, conforme o teor destas palavras tenho feito concerto contigo e com Israel.

► Aqui nestas novas tábuas, Deus manda o próprio Moisés ESCREVER os mesmos mandamentos que estavam nas duas tábuas anteriores quebradas.

► Se Deus, LITERALMENTE estivesse escrito com SEUS DEDOS nas TÁBUAS QUEBRADAS, certamente, nessas NOVAS TÁBUAS o faria da mesma maneira, o que não fez.

► Confirma-se então QUE NÃO FOI DEUS QUEM ESCREVEU COM SEUS DEDOS LITERALMENTE, e sim Moisés quem escreveu, porque quanto às duas tábuas anteriores trata-se a figura de linguagem:  ANTROPOMORFISMO.. Que foi Deus mostrando a AUTORIDADE grandiosa que estava outorgando a Moisés naquele momento o orientando e ditando para ele as Leis, como se fosse o próprio Deus quem estivesse e escrito nas tábuas anteriores com seus dedos.


► A Bíblia continuando afirmando que o Concerto com Moisés, incluso o mandamento de Guarda de Sábado, Deus deixa claro que o Velho Concerto foi DIRECIONADO AO POVO DE ISRAEL e não como mente o  Adventismo insinuando que esse concerto teria começado em Gênesis 2.3.

► Só para lembrar coloco aqui Exodo 20.8-11, com observações analíticas:

☼ Êxodo. 20.8  Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

► Não se refere ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, que nem nome tinha.  Ver também:  Êxodo 31.12-18; Deuteronômio 5.12-15; Êxodo 16.23-29.


☼ Êxodo. 20.9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,
► SEIS DIAS e NÃO MENOS.  Adão foi criado no SEXTO DIA e não  tinha nem DOIS dias de criado.


☺ Êxodo .20.10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.

► Em Gênesis 2.3 Deus NÃO disse que o Sétimo dia da Criação  era sábado.

► A ordem era NÃO fazer obra NENHUMA.

► O Adventismo no jeitinho da sua heresia insinua que o mandamento de Guarda de sábado (embora cessado)  teria sido  adaptado do seu RIGOR dos Dias de Moisés, ou seja, que Deus o teria ajustado para os dias da tal contemporaneidade do dias de hoje.


► Logo, o Adventismo em sua heresia ensinada falseia contra a Verdade da Palavra, achou seu jeitinho de MUDAR A LEI para terem as benesses em nome da Lei de Deus, deturpando-a descaradamente, ferindo as regras estabelecidas neste versículo 10.

☼ Êxodo.20.11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.

► Se aproveita a seita adventista para insinuar que a referência de Deus quanto à criação, de que ELE ESTARIA informando que o Mandamento de Guarda de um dia em 7 estaria vindo desde a Criação e, alegam, por isso que o sábado (mandamento) teria dado a toda a humanidade, quando a Bíblia informa que  esse mandamento foi ordenado especificamente ao povo hebreu.

► Usam o jogo de palavras de que o SÁBADO que conhecemos hoje, enquanto DIA, por ter sido criado desde a Criação e que foi criado para toda a humanidade desfrutar, tanto quanto os demais dias  que conhecemos hoje por nomes, como domingo.

► Fazem esse jogo de palavras citando a palavra SÁBADO solta constante em Ezequiel 20.12, 20, como se estivesse se referindo ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, quando NA VERDADE, SE REFERE AO MANDAMENTO DE GUARDA DE UM DIA EM 7, em que esse sétimo dia recebeu o nome de SÁBADO em Êxodo 16.23.29.

► A frase a seguir está DEPOIS de ponto e vírgula: “”; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou”. Assim observamos que a primeira frase do versículo 8 é COMPLETADA com a frase acima do versículo 11, OU SEJA, Deus NÃO se  refere ao Sétimo dia da Criação e SIM ao Sétimo dia do Mandamento.



☼ Êxodo 34.28 E esteve Moisés ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do concerto, os dez mandamentos.

► Para um ser humano ficar 40 dias SEM beber água e NEM comer nada e manter a sua atenção e o seu vigor é humanamente IMPOSSÍVEL, mostrando a grandeza da chamada de Moisés para ser o INTERLOCUTOR entre Deus e o povo de Israel.




► O rosto de Moisés resplandece



☼ Êxodo 34.29 E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai (e Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia depois que o SENHOR falara com ele.

► Aqui é confirmado que o sentido do ANTROPOMORFISMO como se Deus estivesse escrito com seus próprios dedos, porque aqui percebemos a grandiosa ação de Deus no corpo de Moisés, a ponto de seus rosto resplandecer.



☼ Êxodo 34.30 Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; pelo que temeram de chegar-se a ele.

► Aqui mostra o resplendor da Glória de Deus em Moisés, daí entendemos o sentido do ANTROPOMORFISMO na informação de Êxodo 31.18 devido à tão grande autoridade que Deus deu a Moisés.

► Outros exemplos da figura de Linguagem do ANTROPOMORFISMO

☼ (Então, disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o SENHOR tinha dito. Êxodo 8:19 ► Se refere à ação direta de Deus mesmo sendo através de Moisés.).

☼ (Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, a vós é chegado o Reino de Deus. Lucas 11:20. ► Aqui Jesus deixa claro que o sentido “Dedo de Deus” NÃO é literal, e sim demonstra A AUTORIDADE DE JESUS em realizar a Obra a Ele confiada da libertação espiritual no NOVO CONCERTO,  à semelhança (não igual) de Moisés no Velho Concerto mostrando a autoridade de Moisés em realizar a Obra a ele confiada para libertação  terrena dos judeus.).



☼ Êxodo 34.31 Então, Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram a ele; e Moisés lhes falou.

► Moisés revela ao povo hebreu as ordenanças de Deus.



☼ Êxodo 34.32 - Depois, chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR falara com ele no monte Sinai.

►Prestem atenção>  A TODOS OS FILHOS DE ISRAEL e não aos filhos das demais nações da terra.



☼ Êxodo 34.33 Assim, acabou Moisés de falar com eles e tinha posto um véu sobre o seu rosto.

► O véu aqui significa que ainda havia o impedimento do povo poder  contemplar Moisés quanto ao resplendor que Deus colocara nele por ocasião da sua subida ao monte Sinai (Horebe) quanto ao recebimento da autoridade de escrever nas tábuas do testemunho.

► Moisés foi investido da autoridade Divina para ser POR DEUS diante do inimigo que oprimia o povo hebreu, e assim Deus o colocou como autoridade MUI RELEVANTE para guiar e libertar o povo hebreu a escravidão que sofria na Terra do Egito.

► Leia e entenda:

☼ (Êxodo 7.1 Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta. ► Nos leva a entender que Deus PÔS Moisés POR DEUS, mesmo Moisés sendo um humano e declarou que Arão seria o seu profeta no Velho Concerto para a libertação terrena do povo hebreu ☼ E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.Êxodo 3:12 ,  e assim  ► entendemos outra revelação, ou seja, que Deus enviou Jesus, sendo Deus o declarando como o Profeta Divino no Novo Concerto para nossa libertação espiritual

► Pelos textos acima, demonstra que NÃO foi Deus quem escreveu, LITERALMENTE, com seu dedo nas Tábuas de Pedra e sim Moisés pela autoridade que Deus lhe deu.



☼ Êxodo 34.34 Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até que saía; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.

► Observem que quando Moisés falava com o povo hebreu, o fazia COM O VÉU e quando estava DIANTE do Senhor, esperando o Senhor falar com ele (Moisés) ficava SEM O VÉU.

► Significa que Moisés foi o INTERMEDIADOR com autoridade de Deus sobre os Filhos de Israel, que era apenas para LIVRAR o povo Hebreu da escravidão que sofria na Terra do Egito, daí SEM O VÉU, porém quando falava com o povo o fazia COM O VEU, significando que a Libertação era apenas no campo terreno com seus aspectos simbólicos do Velho Concerto, porque NEM Moisés e NEM Josué puderam dar o REAL DESCANSO para o povo Hebreu.

► Assim sendo, Jesus veio para TIRAR O VÉU da separação concedendo o REAL DESCANSO, não só ao povo hebreu e também para todos que cressem na infinita Graça do Senhor Jesus Cristo, daí Jesus, com SUA RESSURREIÇÃO no Primeiro dia da Semana, veio nos CONCEDER o INÍCIO do DESCANSO REAL, no qual vivem em TODOS OS DIAS os Cristãos verdadeiramente tementes ao Senhor Jesus, crendo na CONCLUSÃO do Seu Ministério da Expiação coroado com Sua Ressurreição em cerca de 30 AD.



☼ Êxodo 34.35 Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés e que resplandecia a pele do rosto de Moisés; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até que entrava para falar com ele.

► Ver minhas análises de Coríntios 3.7-18 neste estudo por Jorge P Chaves.

► Os filhos de Israel viam o rosto e Moisés através do véu

► Mesmo Deus outorgando a Moisés que suas ações seriam como POR DEUS, não era suficiente para falar com Moisés sem o véu, mostrando que no Velho Concerto sempre prevaleceu a separação entre o homem e Deus.


► Vindo Jesus, Deus que veio como POR HOMEM, se despindo de sua Glória, nos proporcionou vê-LO diretamente e, tendo cumprindo o Ministério da reconciliação, esse Véu caiu para sempre beneficiando os que crerem no Evangelho do Senhor Jesus Cristo sem a interferência da Lei, para aí sim, CONTEMPLAR A GLÓRIA DE DEUS na Ressurreição do Senhor Jesus e estamos nessa NOVA esperança aguardando o Senhor até que VENHA!.

☼ 2 Coríntios.3.6 o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.

► A Bíblia deixa claro que o Ministério da Morte no qual os fieis do Adventismo e semelhantes ainda estão,se trata daquele foi gravado com letras em pedras (Versículo 7).

► O Velho Concerto no seu todo foi aspergido pelo Sacerdócio Levítico por sangue de animais; enquanto que o Novo Concerto no seu todo, foi pelo Sangue de Jesus em Seu Sacerdócio Superior e Eterno.  ☼ Êxodo 24.8 Então, tomou Moisés aquele sangue, e o espargiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue do concerto que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras. ☼ 1 Pedro 1.2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.

► Leia Hebreus 9 onde encontramos maravilhosíssimas lições para não cairmos nas estapafúrdias, porem sutis dogma do Adventismo.



► Paulo antes de sua conversão ERA Ministro do Ministério da Morte, mas após sua conversão a Cristo, passou a ser Ministro do Ministério da Vida do NT (Romanos 15.16), pelo Espírito que vivifica.



☼ 2 Coríntios.3.7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, (Hebreus 7.12)

► Paulo deixa claro que a Lei de Deus sempre foi e sempre será PURA, SANTA e BOA (Romanos 7.12), mesmo as que foram ordenadas no Ministério da Morte, que eram as LEIS DOS SACRIFÍCIOS que eram TRANSITÓRIAS e precisavam de mudanças da Lei (Hebreus 7.12) que Jesus veio cumprir, substituindo o Velho Concerto o qual era do Ministério da Morte e oferecidos por sangue de animais pelo Ministério do Novo Concerto, o da vida (Atos 20.24; Colossenses 1.25;), oferecido pelo próprio Sangue de Jesus em cumprimento às LEIS DO SACERDÓCIO LEVÍTICOS (Levítico 6; 7; Mateus 5.17; Lucas 22.37; 24.44. Efésios 4.10; Hebreus 8; 10;).

► Por isso, os MANDAMENTOS, mesmo os escritos nas Pedras que foram ordenados SEM EXIGÊNCIAS DE CERIMONIALISMOS EM SUA SOLENIDADES QUE SEGUIAM AS REGRAS DOS RITUALISMOS, como Não matar; Não Roubar, e semelhantes, foram RATIFICADOS no NT com os demais ordenados por Jesus em Seu Ministério, assim como outros constantes no decorrer dos livros do NT.  ESSES NÃO CESSARAM e ganharam NOVO SENTIDO da REVELAÇÃO DIVINA, AGORA EM CRISTO.

► O Mandamento de Guarda de Sábado era o PILAR no qual eram realizados os CERIMONIALISMOS, porque:aos Sábados os Sacerdotes sacrificavam e circuncidavam um homem (Mateus 12.5; João 7.22, 23;) eram SOLENIDADES, conforme Levítico 23 e nas FESTAS nos sábados dessas festas ocorriam os holocaustos e demais solenidades cerimoniais; a porta do oriente que ficava fechada nos SEIS dias, abria somente nos dias de sábados e luas novas para as realizações dos cerimonialismos de holocaustos (Ezequiel 46.1-12;) a cada dia de sábado por estatuto perpétuo havia os cerimonialismos (Levítico 24.8; Números 28.9, 10; Deuteronômio 5.15; Não conduzir cargas no dia de sábado (Jeremias 17.21-27;)



☼ 2 Coríntios 3.8 como não será de maior glória o ministério do Espírito?

► Aqui fica claro que TODAS as Leis provenientes da Vontade de Deus, portanto LEI DE DEUS, com ou sem exigências de cerimonialismos, sempre foram dadas com sentido da transparência da MORAL DIVINA, e muito mais AGORA, que estamos na LEI do Novo Concerto do Ministério do Espírito.



☼ 2 Coríntios 3.9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.

► O adventismo coloca seus seguidores sob o Ministério do Velho Concerto, o da Morte e os priva de fazerem parte do Ministério da Nova Aliança, o da Vida e deturpam Hebreus 9, onde fica claro que ainda estão no Ministério que foi consagrado por sangue de animais, enquanto os cristãos estão o Ministério de Cristo que foi consagrado pelo seu próprio sangue e sacerdócio.


► Iludem seus seguidores de que guardando o sábado seria para conservar a Justificação, como se a Graça do Ministério da Vida em Jesus não fosse suficiente, ou seja, impedem, pelas ilusões de seus ensinos, as pessoas viverem o PLENO da Graça, a colocando no RELATIVO entre a Lei da Guarda de Sábado e a Graça



☼ 2 Coríntios 3.10 Porque também o que foi glorificado, nesta parte, não foi glorificado, por causa desta excelente glória.

► O Adventismo coloca as Leis de cunho Cerimonial inferiores às Leis sem cunhos cerimoniais, mentindo que as Leis que chamam de Lei Moral estariam especificadas no Decálogo, como se as demais Leis da LEI DE DEUS não fossem morais em si mesmas e mais ainda, para chamarem a Guarda de Sábado de Lei Moral usam a figura de linguagem do ANTROMORFISMO, dizendo que Deus escreveu COM SEU DEDO, nas duas tábuas de Pedra, que foi chamado do Ministério da Morte em 2 Coríntios 3.7.  Só que Êxodo 34 deixa claro que quem escreveu foi Moisés por ordenança de Deus, mesmo sendo a 2ª vez, tendo em vista que, se o fato de escrever com o Dedo fosse tão importantes como diz o adventismo, Deus teria NOVAMENTE escrito as mesmas Leis com Seu Dedo.

► Com esse objetivo fanático a qualquer preço e meio, se utiliza o adventismo dos vocábulos MANDAMENTOS, LEIS, LEIS DE DEUS, PRECEITOS, ORDENANÇAS e semelhantes, onde os encontrem no NT para, em desonra e desonestamente, afirmar que o a Lei de Guarda de Sábado estaria inserida nesses vocábulos; e nesse raciocínio espúria, ENTÃO, ignoram e desprezam o principio de que: LEI DA CIRCNCISÃO, LEI DOS HOLOCAUSTOS, LEI DA EXPIAÇÃO, DA OFERTA QUEIMADA, DAS FESTAS, DA LUA NOVA que não seriam da LEI DE DEUS no seu todo.

► Claro que GUARDA DE SÁBADO, CIRCUNCISÃO e semelhantes NÃO FAZEM PARTE da Nova Aliança.



☼ 2 Coríntios 3.11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.

► Aqui Paulo deixa claro que a Lei que ele defendia com tanto zelo, era TRANSITÓRIA, ou seja, com sua conversão a Cristo, passou a ter o entendimento com discernimento da Graça de Cristo, e agora prega que ESSA LEI foi TRANSITÓRIA, porque assim Deus estabeleceu.

► Todo Cristão está vivendo na LEI que permanece, ou Seja, a Lei da Nova Revelação pela Graça, que PERMANECE baseada na Lei de Cristo como Paulo deixou claro (Romanos 8.2; 10.4; 1 Coríntios 9.21; Gálatas 2.16-21; 3.24; 5.4; 6.2; Filipenses 3.9; Hebreus 12.24).



☼ 2 Coríntios 3.12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.

► Paulo aqui NÃO estava usando a ousadia da Lei, mas a OUSADIA DA GRAÇA, que recebeu de Cristo para ser o pregador dos Gentios, embora Paulo, por amor aos Judeus, se dedicou o início do seu ministério em pregar para os judeus, o que estava implícito na sua chamada. (Atos 9.15; Romanos 11.13; 15.16;



☼ 2 Coríntios 3.13 E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

►  Leia minhas análises de Êxodo 34.33-35 nestas análises por Jorge P. Chaves.

►Moisés, como mediador entre o povo Hebreu e Deus no Velho Concerto, o Ministério da Morte, recebia de Deus as Leis para guiar o povo Hebreu

► Moisés quando descia do Monte Sinai ou Horebe, após ter recebido a Lei de Deus, não somente o Decálogo (Êxodo 20), tinha que colocar o véu para que aquele povo hebreu pudesse contemplar sua face que resplandecia (Êxodo 34.33, 35)

► Paulo já deixa claro o FIM do Velho Concerto – Jeremias 31.31; Romanos 10.4; Hebreus 8.5-13.

► Jesus é o Mediador do Novo Concerto perfeito e eterno Hebreus 9; 12.24;



☼ 2 Coríntios 3.14 Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido.

►Aqui Paulo mostra que o mesmo sentido do véu do santuário que dividia o Santo do Santo dos Santos

► “O pesado véu que estava entre o lugar santo e o santo dos santos, separava o Deus santíssimo de um povo vil e pecador. Porém com a morte de Jesus na cruz do calvário, o véu foi rasgado de alto a baixo, abrindo o caminho direto a Deus, através do sangue derramado de Cristo.
► “Assim, pelo sangue de Jesus, podemos chegar diante do trono da graça, do qual recebemos o perdão e a misericórdia.”

► “Este véu também pode ser comparado ao véu que escondia o Santo dos Santos no Tabernáculo e no Templo”.

► “É normalmente “descrito como algo que impedia o acesso à glória de Deus, mas não era apenas esse o seu significado.”

► “O véu representava a quebra de relacionamento entre Deus e o homem, depois de ter pecado no Éden.”

► “Não era apenas um impedimento material de entrar num local físico, mas a sombra de algo espiritual, como está escrito: os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o “Tabernáculos; porque lhe foi dito: Olha, ☼ faz conforme o modelo que no monte se te mostrou.” (Hebreus 8.5).”

► “O desvanecimento da glória que estava sobre Moisés acontecia devido a essa quebra de relacionamento.”

►”A partir do momento que deixava de ouvir Deus, ou que deixava de estar fisicamente diante Dele, era quebrada a comunhão.”

► “Algo aconteceu quando o Messias expirou no Gólgota:

☼ E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam” (Mateus 27:51).”

► “Este rasgar do véu também não foi apenas para mostrar que o acesso ao Lugar Santíssimo do templo estava aberto, podendo o homem entrar e adorar a Deus sem medo de ser destruído, devido ao sangue do Cordeiro derramado naquele momento.”

► “Este véu rasgado era sombra de um véu no Tabernáculo Celestial que também foi rasgado. Isto é um mistério, pois o autor de Hebreus diz: pelo caminho que ele nos inaugurou,caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne” (Hebreus 10:20).”

► “Como a carne do Messias foi o véu rasgado, para o homem novo aceder à glória que permanece?”

► “Na sua morte, Yeshua carregou o pecado do homem”

► “Não será o pecado o verdadeiro véu?”

► O pecado faz separação entre nós e Deus.  O véu simbolizava a separação entre nós e Deus por causa do pecado. A Lei, Ministério da Morte, apontava para o pecado. A Lei representou esse véu. Com a vinda de Jesus, essa separação não mais existe. A Lei não pode  justificar e nem reconciliar o homem com Deus.”

☼ “Na sua carne rasgada, o véu foi rasgado! O Senhor encarnou o próprio véu, porque encarnou numa carne de homem: Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. (Romanos 8:3)”



☼ 2 Coríntios 3.15 E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

► Significa que a Lei simbolizou o Véu, porque a Lei apontava o pecado e o pecado que faz separação entre o pecador e Deus.

► Paulo aqui já se reportando aos judeus que eram contra o Evangelho da Graça que Paulo pregava.

► Paulo deixou aqui esclarecido que pelo fato daqueles judeus ainda estarem sob a Lei que fora dada a Moisés em rejeição à Graça, CONCLUI que o Véu da separação estava posto sobre os corações deles (judeus) e no caso de hoje, os adventistas, que mesmo se dizendo na Graça, aplicam a Lei como justificativa da fé, principalmente se agarrando ao mandamento cessado de Guarda de sábado, específico da antiga Lei, porque na Nova Aliança NÃO CONSTA.

► Paulo, se reportando também a Êxodo 34.29-35 faz analogia entre o véu que estava no rosto de Moisés que impedia que o povo visse a Glória de Deus, da mesma forma, o véu que separava lugar Santo do Santo dos Santos, mostrou que havia o intransponível que impedia as pessoas, mesmo os sumos sacerdotes de entrava no Santo dos Santos, de verem a Glória de Deus.

► Jesus com a conclusão da obra a Expiação, RASGOU esse Véu da separação, e agora podemos chegar com confiança ao Trono da Graça do Senhor.


☼ 2 Coríntios 3.16 Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará.

► Aqui fala aos que estão tendo sua base de fé na Lei, embora se dizendo na Graça, na verdade o Véu da separação ainda está sobre esses.

► Ou é Justificado e tenha que conservar essa justificação por meio da Graça ou se ilude em achar que a Lei possa conservar a justificação, principalmente pelo maior motivo dos que se dizem cumpridores da Lei que e o de dizer que guarda o dia de sábado.

► Ou vive plenamente sob a Graça, que significa o Ministério da vida, ou vive sob o véu da Lei, que Paulo mostra que é o Ministério da Morte



☼ 2 Coríntios 3.17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

► Paulo ensina que o Ministério de Jesus que o Ministério do Espírito no qual há liberdade e não opressão obrigatória ou voluntária de está sob uma Lei que canalizam para o mandamento cessado de Guarda de Sábado.



☼ 2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


► Os cristãos estão com suas vidas em espírito descoberta para refletir a Glória do Senhor e assim como transformados sob a Glória do Senhor.

► Os que se utilizam da Lei, acentuando a Guarda de sábado, estão com suas vidas mortas espiritualmente, cobertas, não tendo como refletir a Glória do Senhor por não terem vida espiritual.




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