quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

ANALISEI: DOUTRINAS (DOGMAS): 1, 2, 3, 4, 5 DO ADVENTISMO

► ANALISO COM ESTUDO BÍBLICO, OS CONTEXTUALIZANDO PARA CONFIRMAR OU REFUTAR PONTOS DOUTRINÁRIOS DO SABATISMO

As exposições sem sinais são as do dogma adventista sabatista.
As exposições COM sinais (►, ▬☻, ▬►. ☼) são as minhas análises e Estudo Bíblico em alguns pontos concordando e em outros pontos REFUTANDO erros dogmáticos do Adventismo Sabatista.


Essas análises estão em atualização na Página Assembléia de Deus Tradicional no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/AssembleiadeDeustradicionalemCristo/posts/1146825288666616



Os números que estão entre parênteses (x) são para ler minhas análises quanto às afirmações do Dogma Adventista



Os Adventistas do Sétimo (1) Dia aceitam a Bíblia como seu  único credo e (2) mantêm certas crenças fundamentais como sendo o ensino das Escrituras Sagradas. Estas crenças, da maneira como são apresentadas aqui, constituem a compreensão e a expressão do ensino das Escrituras por parte da Igreja. Logo abaixo confira todas as 28 doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


► (1) Infelizmente é constatado por vários SITES, LINKS, LIVROS e por muitos outros meios de exposição do Adventismo, que, APESAR DE USAREM A  BÍBLIA como subsídios; TEM o Adventismo como sua regra de fé e prática os ensinos postos nos vários livros da Ellen Gold White e a Bíblia é colocada apenas USADA como meio de esconder as heresias no dogma adventismo.


► (2) Escreveram acima: “que mantêm CERTAS CRENÇAS FUNDAMENTAIS como sendo  ensino das escrituras por parte da Igreja (adventista), ou seja, a Igreja Adventista NÃO CONSEGUE assimilar TODAS AS DOUTRINAS FUNDAMENTAIS DA BÍBLIA SAGRADA, porque algumas o adventismo fica com as exposições doutrinarias da Ellen G. White.





DOUTRINA 1 As Escrituras Sagradas



► Os números que estão entre parênteses (x) indicam que há análise sob re o teor apresentado.


As (1) Escrituras Sagradas, (2) o Antigo e Novo Testamento, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (3) Nesta Palavra, Deus transmitiu ao homem o conhecimento necessário para salvação. As Escrituras Santas são a infalível revelação de Sua vontade. Constituem o padrão de caráter, o prova de experiência, (4) o autorizado revelador de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na História.


► (1) Aqui reconhece o adventismo que o TOTAL do AT assim como do NT  foi por INSPIRAÇÃO DIVINA que usou seus santos homens; SÓ que na prática, afirmam que as leis no seu sentido cerimonial, que chamam de cerimonial SERIAM da Lei de Moisés embora a Lei da Circuncisão tenha sido ordenada desde os dias de Abrão e Moisés nem nascido era.


► (2) Reconhece o adventismo que o NT também foi de inteira inspiração Divina aos seus santos homens, mas cai em contradição ao negarem ensinamentos do NT expostos com clareza, enquanto que deturpa sentidos reais de passagens do NT; e que prefere ficar com as conclusões teológicas e doutrinárias da iludida Ellen G. White.


► (3) No Velho Testamento a transmissão da Salvação foram por meio de ordenanças em simbolismos, sinais, figuras, sombras e semelhantes, mesmo porque Jesus ainda não tinha vindo e o Espírito Santo não tinha sido enviado.  No Novo Testamento que a transmissão da salvação passou a ser plena pelo fato de Jesus de Jesus ter CUMPRIDO a Obra da Expiação e após a Ascensão de Jesus, o Espírito Santo veio para a todos que crerem poderem entender profundamente a Doutrina da Salvação.


(4) Embora apresentem a afirmação reconhecendo que esses homens (ESCRITORES CANÔCOS DA BÍBIA)  receberam a autorização reveladora do caráter de Deus, mas esquecendo o Adventismo de reconhecer que o Espírito Santo que o Autêntico revelador do Caráter de Deus aos homens; CAE EM CONTRADIÇÃO quando na prática dos ensinos dos Livros da Ellen, sempre prefere, o adventismo, usar como base de fé e prática as doutrinas ensinadas nos Livros da Ellen, mesmo que vejam relatividade  e incoerência em seus ensinos, não conseguem perceber.


► A Bíblia no seu todo é a base é da Inspiração Divina.


► Porém nem todos os registros são base da Vontade e Caráter de Deus; mas sim, os seus registros que foram inspirados e não os  respectivos conteúdos dos mesmos no seu todo, mas que estão registrados para servir de alerta mostrando a fragilidade do homem em sua jornada da vida.



► Analiso as razões apresentadas:


Razões Bíblicas 2 Pedro 1:20, 21; 2 Tim. 3:16, 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5, 6; Isa. 8:20; João 17:17; 1 Tess. 2:13; Heb. 4:12


☼ 2 Pedro 1.20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;


▬☻ Pedro mostra o porquê não podemos nos basear em outros livros de muitos que se digam profetas inspirados que se colocam como o interpretador da Bíblia.


▬☻ Sabemos que o INTÉPRETE DA PALAVRA DE DEUS para nossas almas é o ESPÍRITO SANTO, porque as interpretações humanas, mesmo essas pessoas se dizendo inspiradas por Deus caem em erros graves de interpretação, fazendo com que muitos caiam em heresias pensando que estão recebendo a verdade.


☼ 2 Pedro 1.21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.


▬☻ Esse é o perigo de as pessoas basearem sua fé em interpretações humanas, mesmo que essas pessoas digam que receberam essas interpretações em revelação direta de Deus, a ponto das pessoas vítimas que ficam cegas espiritualmente, mesmo lendo textos bíblicos e até os citando, a ponto de não verem a Verdade Bíblica e caem em abismos  de sofismas e aparências ilusórias.



☼ Timóteo 3.16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,

▬☻ Quando a interpretação é natural pelo intelecto humano ou até mesmo pessoa que se identifica como profeta ou profetiza inspirada por Deus, essas interpregações devem ser analisadas pela Palavra de Deus, porque o Autor da Bíblia é Deus, A Pessoa principal é Jesus e o Intérpreta é o Espírito Santo.


▬☻ Enquanto que Livros fora da Bíblia com Interpretações humanas são de autoria, evidentemente humana, os quais devem ser analisados sob a         Égide Bíblica em sua contextualização quanto aos fatos, simbolismos, tempo, profecia, cumprimentos,  espaço e personagens envolvidos.


☼ 2 Timóteo 3.17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.


▬☻ Paulo aqui deixa  claro a Timóteo, seu filho na fé, de que os conhecimentos humanos, mesmos os que se baseiam em interpretações humanas da Bíblia, não podem alcançar o objetivo que Deus quer com as pessoas, porque a perfeita instrução bíblica é para aqueles que tem a Bíblia como SUA ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA e o Espírito Santo O Interprete, o Qual faz com que a pessoa possa, com o devido temor ao Senhor, transmitir realmente, sem precipitações, o que o Senhor lhe faz entender, para não ser traído pelo seu próprio ego.



☼ Salmo 119.105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.


▬☻ Aqui é mostrado que somente a Palavra de Deus, e mais nenhum livro de interpretações que tem por  ai com sofismas  bem elaborados -, é Lâmpada para nossa caminhada de na Fé em Cristo que não nos deixa tropeçar.


▬☻ Esses livros e profetas insensatos criam tropeços em seus  sofismas e maus ensinos, colocando em escuridade a caminhada espiritual da pessoa até mesmo muito sincera, levando-a a tropeços por caminhar em caminhos diferentes de discernimento bíblico, colocando em relatividade o Caminho Verdadeiro, que é ABSOLUTO na segurança do caminhar na vida em Esperança de Vitória em Jesus Cristo sem tropeços.


☼ Provérbios 30.5  Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam NELE.

▬☻Mostra que a PALAVRA DE DEUS QUE É PURA, deixando claro que INTERPRETAÇÕES humanas da Palavra de Deus são ensinadas em IMPUREZA, porque leva as pessoas a não perceber a Palavra de Deus como ela é, e as leva a aceitar as interpretações do ego dessas pessoas como se fosse a verdadeira interpretação.


▬☻ Quando há ensino  tendo como base a Palavra de Deus e a pessoa que transmite, deve a todo tempo se submeter ao que as Escrituras Dizem em sua Contextualização e ter a prudência de está sempre se corrigindo quando a  Bíblia mostra seus erros de interpretação, assim como as pessoas ouvintes devem ter os mesmos cuidados, não se deixando levar por fábulas interpretativas que, confrontada com a contextualização bíblica se esvai, porém muitos já fanatizados não conseguem perceber e, tanto o que ensina erros, quanto os que os seguem, caem no abismo do engano.


▬☻ Jesus é a EXPRESSÃO revelada da Palavra de Deus, porque ele é puro, ou seja, Jesus “É socorro bem presente na hora da angústia.”



☼ Provérbios 30.6 Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

▬☻O sabatismo é uma organização que acrescenta a  palavra “Investigativo” à expressão “Juízo Divino” como se Deus não fosse PRESCIENTE e estivesse precisando esperar algum processo investigativo para ver como que teria de fazer Seu Juízo.


▬☻ No Decálogo NÃO está escrito o Mandamento para não mentir, mas e mentira fere frontalmente a Verdade Divina.



☼ Isaias 8.20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.


▬☻Esse capítulo 8 de Isaias não está se referindo à lei Mosaica, mas sim, a Lei da Obediência à santidade de Deus, não se omitindo quanto aos pecadores e  muito menos praticando o que os ímpios praticam, inclusive consultar mortos.


▬☻Tem a ver com admoestação de não seguir ensinos dos ímpios em que muitos se dizendo usado por Deus, interpretam textos os deturpando e ferindo o principio da Mensagem Divina, e nessa conta consta os Adventistas que seguem os ensinos da Ellen, mesmo que textos bíblicos mostre CLARAMENTE O CONTRÁRIO do que ela ensinou.


▬☻ O fato de pessoas seguirem mais os ensinos bem arranjados de interpretações humanam e negam os ensinos que a Bíblia ensina, e mesmo que isso esteja muito claro, mesmo assim as pessoas que seguem o ensino dos que falseiam a Palavra de Deus, mesmo citando seus textos de forma  astuta, essas pessoas estão cometendo idolatria (os católicos Mariolatria; os Adventistas Ellenolatria; os Espíritas Arlancardekolatria, os Budistas Budalatria, os Mulçulmanos Maomelatria; e, assim sucessivamente.





☼ João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.


▬☻ Aqui mostra que a pessoa é SANTIFICADA pela Verdade, que é a Palavra de Deus revelada.


▬☻ Jesus mesmo disse:  “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”


▬☻ Aqui fica claro que se o mandamento CESSADO de guardar sábado fosse eficiente para santificação de alguém ou que esse alguém presunçosamente achasse que ao contrário, poderia santificar o sábado, Jesus teria pedido que a pessoa fosse santificada na Lei, que a lei da guarda de sábado  seria a verdade de poder  santificar, MAS NÃO DISSE.



☼ 1 Tessalonicenses 2.13  Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.


▬☻ O texto fala que devemos dar graças ao Senhor, SEM CESSAR, ou seja, não tem dia separado de um dia em 7, mas em TODOS OS DIAS.


▬☻ Paulo fala aos tessalonicenses que ele recebeu do SENHOR e não de um espírito e assim pregou a Palavra de Deus e pregou a Palavra de Deus de forma responsável; ao contrário da Ellen e outros que existem por aí, que ensinou a Palavra de Deus sem responsabilidade e sem compromisso com a Verdade Divina, adulterando muitos pontos da Palavra de Deus, que citarei alguns após o próximo texto apresentado.



☼ Hebreus 4.12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.


▬☻ Aqui Paulo enfatiza a Palavra de Deus, que o sentido absoluto do termo LEI DE DEUS, antes mesmo de  existirem concertos de Deus e suas respectivas leis, preceitos, mandamentos, ... com seus Adão, Noé, Abrão, Moisés e outros.


▬☻ Divisão da alma de do espírito, fala da alma no sentido natural da consciência e alma no sentido espiritual   que em ambos os sentidos percebe-se a IMORTALIDADE.


▬☻ Juntas e medula, fala da composição do corpo inclusive no campo emocional.


▬☻ Deixa claro que Deus conhece o homem mais do que o próprios homem, mesmo antes do homem manifestar alguma intenção de seu coração, discernindo o pensamento do homem, COMPROVANDO que Deus é PRESCIENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE e não precisa que seja aplicado o termo INVESTIGATIVO ao JUÍZO que Deus já estabeleceu, porque Deus não está sujeito ao tempo e nem ao espaço.


▬► Embora  o Adventismo SOFISMÁTICAMENTE tenha colocado esses textos acima, na verdade seus dogmas, digamos: complementarem os fazem se contradizer, além de serem contrários aos textos por eles mesmos colocados aqui.


▬► Deturpam os vocábulos: mandamentos, preceitos, lei, lei de Deus, ordenanças onde os encontram FORÇAM interpretações para as pessoas pensarem que o mandamento de Guarda de Sábado estaria inserido nesses textos, principalmente aos do NOVO TETAMENTO.


▬► Acrescentam o vocábulo INVESTIGATIVO ao Juízo que Deus já tem conhecimento, mesmo antes do homem nascer.


▬► Falsificam os vocábulos alma e espírito onde os encontram para justificar MORTALIDADE da Consciência,  quando, no momento, o MORTAL é o corpo natural, QUE MESMO ASSIM ressuscitará em IMORTALIDADE.


▬► Por meio de histórias seculares se baseiam para mostrar que o Bode Emissário teria sido uma representação de satanás, assim como se baseiam na ciência holística e na kabala, assim como seguem os ensinos da Ellen, mesmo que a Bíblia claramente mostre o contrário.


▬► Se utilizam de textos isolados para dizerem que o Arcanjo Miguel seria o mesmo Jesus, contrariando, inclusive o que está claro em Judas.


▬► Outras aberrações doutrinárias do adventismo sabatista estarão colocando aqui à medida que for analisando os textos por eles mesmos colocados.





DOUTRINA 2-  A Trindade


► Os números que estão entre parênteses (x) indicam que há análise sob re o teor apresentado.



Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, (1) onisciente, acima de tudo e sempre presente. Ele é infinito e além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração, e serviço por parte de toda criação.


► (1) Apesar de o Adventismo reconhecer neste dogma a ONISCIÊNCIA de Deus além dos demais Atributos Ativos de Deus; PORÉM pecam ao acrescentar o  termo “Investigativo” à Palavra JUÍZO, como se Deus NÃO CONHECESSE os  fatos mesmo antes desses existirem.


► O homem (humanidade) que depende do tempo e ter que em todos os dias desistirem ou perseverarem de seguir a Cristo, mas Deus, por mais profundo que seja, conhece tudo em todos e em todo tempo.



Razões Bíblicas Deut. 6:4; Mat. 28:19; 2 Cor. 13:14; Efé. 4:4-6; 1 Pedro 1:2; 1 Tim. 1:17; Apoc.. 14:7

► A seguir analiso as “Razões Bíblicas” apresentadas na segunda doutrina apresentada:



☼ Deuteronômio  6:4 - Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.


▬☻Nesse capítulo 6 Moisés profere seu discurso a Israel para que ouçam a Deus, o ÚNICO SENHOR.


▬☻ O povo Judeu nunca aceitou a Jesus como Senhor porque entendiam que só o Senhor de Abraão, Isaque e Jacó que era o ÚNICO SENHOR, mas nessa ocasião, Jesus não tinha ainda se feito (não se tornou) carne, ou seja, Deus não tinha ainda se revelado na imagem humana (sem ser humano) – João 1.ss.


▬☻ “” Esse aspecto de "unicidade" é a base da proibição da adoração a outros deuses (Êxodo 20.2).


▬☻ O ensino de 6.4 não contradiz a revelação no NT, de Deus como um ser trino, que sendo uno em essência, é manifesto como Pai, Filho e Espírito Santo (ver Mateus 3.17 e Marcos 1.11  para exposição sobre a natureza trina e una de Deus).”” – Bíblia de Estudo Pentecostal.


► Há seguimento no meio do adventismo sabatista que NÃO aceita a doutrina da Trindade em Triunidade.


► O Adventismo como o Jeovismo não tem Jesus como Senhor e nem Deus, assim  o  Adventismo identifica a Pessoa de Jesus como o Arcanjo Miguel como o Jeovismo tem a mesma teoria.


☼ Mateus 28:19 – Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;


▬☻Jesus aqui oriente o Batismo em igualdade de DEIDADE, e assim DEUS revelado na Pessoa do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.


▬☻ Em nome do Pai, porque Deus enviou-se a SI MESMO; em nome do Filho porque Deus revelou-se a SI MESMO e em nome do Espírito Santo porque Deus continua entre nós nos socorrendo, nos guiando, nos consolando etc.


▬☻Antes de Deus SE REVELAR conforme acima estabelecido por ELE, NUNCA ninguém encontrará Deus se revelando a si MESMO COMO PAI no ANTIGO TESTAMENTO.


▬☻ Ou seja, no NOVO TESTAMENTO mostra o DEUS ÚNICO mencionado no VELHO TESTAMENTO se REVELANDO EM TRÊS PESSOAS, sem deixar de  SER O ÚNICO DEUS.


▬☻Pedro ao se referir ao Batismo em nome de Jesus estava se referindo ao Ministério de Jesus, Deus revelado, que envolve as três pessoas nas quais, DEUS se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo.




☼ 2 Coríntios. 13.14, mas o certo é 13.13 - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!


▬☻Paulo deixa claro DEUS SE REVELANDO A SI MESMO quando afirma que a GRAÇA veio por nosso Senhor Jesus Cristo; que esta GRAÇA veio pelo resultado do Seu Amor, que sendo Deus fez-se (não se tornou) carne, dando-SE A SI MESMO, para  após esse período da SUA REVELAÇÃO cumprida a OBRA DA EXPIAÇÃO, agora, Deus continua entre nós se  fazendo presente como a PESSOA do Espírito Santo.



☼ Efésios 4.4  há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;


▬☻Mostra que Deus NUNCA se manifestou em mais que um corpo,  por isso João 1 deixa claro que Deus se manifestou em carne (corpo), porém sem se tornar carne e nem se tornar humano, MAS VEIO EM CARNE PURA sem a contaminação como ocorre  com a raça humana, porque o pecado passou a todos os homens até no momento que nasce, embora não nasça pecador, mas nasce na carne do pecado.  PORÉM Jesus NÃO NASCEU DA CARNE DO PECADO e nunca se tornou pecador nem em pensamento.

► Quando a Bíblia fala em DEUS ÚNICO está falando que Deus se revelou na aparência humana “porque NELE(JESUS) habita corporalmente toda a PLENITUDE DA DIVINDADE.  Colossenses 2:9.


☼ Efésios 4.5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;


▬☻ Paulo ao se referir a Jesus o reconhece como SENHOR e aqui deixa claro que o Pai, o Filho é o Espírito Santo não são três senhores, mas UM SÓ SENHOR.


☼ Efésios 4.6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.


▬☻Paulo aqui defende veementemente o PRINCÍPIO DA TRINDADE EM TRIUNIDADE, porque APROUVE ao DEUS SOBERANO se REVELAR a SI MESMO dessa forma sobre todos, e por todos, e em todos, não deixando de ser O  ÚNICO SENHOR e nem deixando de ser O ÚNICO DEUS.


▬☻ Sobre todos, como o PAI.


▬☻ Por todos, como o FILHO.


▬☻ Em todos, como o ESPÍRITO SANTO.



☼ 1 Pedro 1.2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.


▬☻Eleitos, não por Predestinação fatalista que alguém já nasceria como filho da salvação em detrimento de outros como filho da perdição.


▬☻Segundo a Presciência porque nesse atributo Deus, como A PESSOA DO PAI está com seu Plano da Salvação pronto desde mesmo antes da fundação do mundo, porque Presciência de Deus mostra que o FUTURO para Deus é PRESENTE e nada lhe é oculto.


▬☻Na Sua Presciência Deus projetou o Seu Plano pelo Seu Espírito (revelado na  Sua terceira PESSOA) para santificar, separar para Ele aqueles que aceitarem seu Plano da execução da Sua Misericórdia (executado na  Sua segunda PESSOA).


▬☻ A Misericórdia de Deus, pela Sua Presciência MANIFESTOU-SE na segunda Pessoa para executar Sua Misericórdia, que é a Graça nunca antes revelada.



☼ 1 Timóteo 1:17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém.


▬☻Paulo aqui mostra que Deus em Jesus Cristo que assumiu a MORTALIDADE de um corpo,  está deixando claro que Jesus enquanto DEUS não morreu, mas, sim o CORPO porque Deus SE FEZ CARNE (sujeito dores, tristeza, angústia, morte; mas nunca sujeito ao pecado ou seja NÃO SE TORNOU CARNE DO PECADO).


▬☻ Existe quem interprete que Deus teria morrido, NÃO, o corpo no qual Deus se revelou que morreu, mas ressuscitou.


▬☻ Assim fica claro que a PESSOA do Pai, do Filho e do Espírito Santo, revelado em UM SÓ CORPO, não DEIXOU DE SER ÚNICO SENHOR e ÚNICO DEUS.


☼  Apocalípse 14.6  E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,


▬☻Esse anjo NÃO se trata de Jesus, mesmo porque Jesus está identificado no versículo primeiro.


▬☻ Esse texto tem sentido ESCATOLÓGICO, porque o Evangelho da Graça termina no Dia que Jesus vier Arrebatar seu povo e o Evangelho da Graça é pregado pelas pessoas servas de Deus em Cristo – Atos 20.24.


▬☻ O Evangelho Eterno será pregado pelos anjos e se trata do início da Grande Tribulação até o Dia que Jesus vier para começar o Reinado do Milênio e será com esses 144 mil que Jesus Cristo reinará esse Milênio.


▬☻ A contextualização de Apocalípse 14 identifica quem SERÃO esses remanescentes, que certamente não serão os adventistas.


► Aqui foram colocados textos que nem os teólogos adventistas sabem explicar coisa alguma e quanto tentam explicar não falam coisa com coisa.







DOUTRINA 3 - Deus Pai


► Os números que estão entre parênteses (x) indicam que há análise sob re o teor apresentado.



Deus, o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar-se, e grande em constante amor e fidelidade. As qualidades e poderes manifestos no Filho e o Espírito Santo também constituem revelações do Pai.


► A seguir analiso as “Razões Bíblicas” apresentadas na terceira doutrina apresentada:


Razões Bíblicas Gen. 1:1; Apoc. 4:11; 1 Cor. 15:28; João 3:16; 1 João 4:8; 1 Tim. 1:17; Ex. 34:6, 7; John 14:9


☼ Gênesis 1.1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.


▬☻ Aqui fala de Deus Criador que veio se revelar como Pai, Filho e Espírito Santo somente nos dias do NOVO TESTAMENTO.


☼ Apocalípse 4.11 – Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


▬☻ Observamos que no versículo 8, é citado Santo três vezes, que É o Senhor digno de receber toda honra, glória e louvor, ou seja, O SENHOR, TODO PODEROSO ‘’’dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir. Apocalípse 4.8b; mostrando que esse SANTO por três vezes está sendo dedicado às três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, revelação do ÚNICO DEUS e SENHOR TODO PODEROSO, Criador dos céus e da terra e tudo que neles existem.


☼ 1 Coríntios 15.28 – E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.


▬☻ Aqui a referência “o mesmo Filho” é confirmado a PESSOA do Filho, Deus revelado, pois sendo DEUS, mostra que ELE é TUDO em todos.


▬☻ Como o próprio Deus SUJEITOU-SE deixar Sua Glória e se fazer homem para revelar-SE a todos para que fosse possível, pela Sua Própria Decisão, nessa SUJEIÇÃO, ser TUDO em todos.



☼ João 3.16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


▬☻ Aqui mostra Deus no sentido do VT, se sujeitando a se fazer carne como humano, se revelando como ÚNICO FILHO na Sua revelação por decisão SOBERANA para que TODOS (NÃO POUCOS, OU ALGUNS OU MUIOS), pudessem, crendo, pela fé, se libertado da morte eterna (Sem possibilidade de comunhão com Deus, para passarem a Vida Eterna, ou seja, em Eterna Comunhão com Deus por Jesus Cristo). (DEUS revelando-se a SI MESMO como a PESSOA DO FILHO).



☼ 1 João 4.8 –Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.


▬☻ Quando diz que Deus é caridade (amor) se refere à expressão desse amor cumprida em Deus revelado na Pessoa de Jesus  como Filho, para que, pelo Seu Amor, podermos viver no Amor de Deus.


☼ 1 Timóteo 1:17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém.


▬☻Paulo aqui mostra que Deus em Jesus Cristo que assumiu a MORTALIDADE de um corpo,  está deixando claro que Jesus enquanto DEUS não morreu, mas, sim o CORPO porque Deus SE FEZ CARNE (sujeito dores, tristeza, angústia, morte; mas nunca sujeito ao pecado ou seja NÃO SE TORNOU CARNE DO PECADO).


▬☻ Existe quem interprete que Deus teria morrido, NÃO, o corpo no qual Deus se revelou que morreu, mas ressuscitou.


▬☻ Assim fica claro que a PESSOA do Pai, do Filho e do Espírito Santo, revelado em UM SÓ CORPO, não DEIXOU DE SER ÚNICO SENHOR e ÚNICO DEUS.



☼ Êxodo 34.6.6 Passando, pois, o SENHOR perante a sua face, clamou: JEOVÁ, o SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade;


▬☻ Como no VT Jesus ainda não tinha se revelado, o termo SENHOR, JEOVÁ se refere a DEUS não como PAI, porque Deus como Pai só veio se revelar no Novo Testamento.


▬☻ Há relatos no VT que Deus se revelou a alguns personagens Bíblicos, como a Abraão, Manoá, Moisés e outros, mas não como Deus Pai, nem como ANJO, que não estava significando se tratar de ANJO no sentido de SER ANGELICAL, mas  ANJO no sentido de Mensageiro, que ELE mesmo veio entregar.


▬☻ Também há relatos no VT que Jesus se revelou a alguns personagens Bíblicos até mesma Abraão, Moisés, Daniel e outros, não como Deus Filho e sim como ANJO não significando de era ser angelical e como Mensageiro da Mensagem que ELE  mesmo veio entregar


► A revelação de Deus como PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO só veio a ocorrer no Novo Testamento.



☼ Êxodo 34.7 que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.


▬☻Aqui fala da Justiça de Deus que ainda não tinha se revelado a SI MESMO como Pai, Filho e Espírito Santo.



☼ João  14.8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.


☼ João 14.9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tende conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?


▬☻ Aqui Jesus se identifica como Deus, que no VT não tinha ainda se revelado como Pai e Filho.


► É importante observar que no VELHO TESTAMENTO Deus NUNCA se revelou nem como Pai, nem como Filho e nem como Espírito Santo.


► O DEUS ÚNICO se revelou nas características de Pai, Filho e Espírito Santo no NOVO TESTAMENTO.






DOUTRINA 4 - Deus Filho.


► Os números que estão entre parênteses (x) indicam que há análise sob re o teor apresentado.


Deus, (1) o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, (2) é revelado o caráter de Deus, efetuada (3) a salvação da humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. (3) Ele foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem a Maria. Viveu, e experimentou a tentação (3) como um ser humano, mas (4) exemplificou perfeitamente a justiça e o amor de Deus. Por Seus milagres manifestou o poder de Deus e atestou que era o Messias prometido por Deus. Sofreu e morreu voluntariamente na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e (5) ascendeu para ministrar no santuário celestial em nosso favor. (6) Virá outra vez, em glória, para o livramento final de Seu povo e (7) a restauração de todas as coisas.

► (1) Deus  revelou-Se a SI MESMO em carne SEM pecado como Pai, como Filho e como Espírito Santo,  três pessoas.  Qualquer ser humano que nasça da União congênita entre duas pessoas, JÁ NASCE EM CARNE DO PECADO

► (2) Caráter de Deus é revelado na execução da Obra da Expiação em Cristo DEUS REVELADO.

► (3) Sim, Deus revelou-se COMO e NÃO se tornou  ser humano e assim deixou sua Glória vindo para o DESERTO (pelo Bode Emissário), mundo de pecado para SEM SER  HUMANO, assumiu em seu corpo a parte das consequências dos pecados do ser humano, como:  dor, angústia, tristeza, sofrimento, humilhação e mais ainda toda forma e tipo de consequência do pecado, sem no entanto ter em seu corpo a impureza do pecado, como:  desejar pecar ou quaisquer tipos de impureza pecaminosa em seu ser. Morrendo em nosso lugar em morte vicária, assumindo não nossos pecados, mas as consequências e castigos por causa do nosso pecado, vindo a ser crucificado (Bode pelo Senhor)

▬▬► Pelo Bode Emissário: Veio para morrer e ressuscitar pela humanidade. (Levítico 16.8).

▬▬► Pelo Senhor:  Para satisfazer o Juízo e a Justiça de Deus pela humanidade. (Levítico 16.8).

(4) Não somente exemplificou, mas executou com grande poder e glória a realização do Plano de Deus por Jesus Cristo (Deus revelando-se a SI MESMO) PARA CONCRETIZAR A OBRA DA EXPIAÇÃO, satisfazendo PLENAMENTE a SUA JUSTIÇA.

► (5) Jesus em cerca do ano  30 a.D, do Monte das Oliveiras, foi assunto ao Céu, voltando para sua Morada para lá ser como nosso Sumo Sacerdote e por SANTUARIO (Isaias 8.14; Atos 1.1-11) e não em 22 de outubro de 1944  como mente o Adventismo do Sétimo Dia, errando na contagem dos 2300 dias por não observar honestamente o que consta em Daniel 9.25 (que fala: ATÉ O MESSIAS); 26 (SERÁ TIRADO O MESSIAS) ou seja, com a Morte do Messias, essa  contagem foi interrompida na 69ª semana, o somente logo após a Volta de Jesus para arrebatar seus fiéis, que a 70ª semana começará.

► (6) O Livramento do povo de Israel ocorrerá quando JESUS voltar SETE anos após o arrebatamento da Igreja, e pisará no Monte das Oliveiras, derrotará os inimigos de Israel e implantará o Milênio e reinará com os REMANESCENTES DE ISRAEL até que termine os 1000 anos. (Apocalípse 14-22; sendo, creio que esses 144 remascentes são as pessoas do povo de Israel para com Cristo, reinar e administrar sobre os demais judeus que foram fiéis até a aparição de Jesus sobre o monte e os demais povos de todas as demais nações dependerão de Israel, que estará sob  o Reinado de Cristo.

► (7) – Restauração de todas as coisas ainda não será no período do Milênio, mas após o Milênio quando Deus criará NOVOS céus e NOVA Terra e o próprio Deus será o SOL, mostrando que não haverá sistema planetário, solar e nem lunar e que o DESCANSO não será de 7 em 7 dias, mas ininterrupto, como já estamos vivendo no DIA DO SENHOR que COMEÇOU no primeiro dia da Semana, dia da Ressurreição de Jesus – Apocalípse 1.10.

► Adiante analiso os textos bíblicos apresentados no Dogma 4 do Adventismo do Sétimo Dia

Razões Bíblicas João 1:1-3, 14; Col. 1:15-19; João 10:30; 14:9; Rom. 6:23; 2 Cor. 5:17-19; João 5:22; Lucas 1:35; Filip. 2:5-11; Heb. 2:9-18; 1 Cor. 15:3, 4; Heb. 8:1, 2; João 14:1-3


☼ O Verbo se fez carne

▬☻ Verbo significa AÇÃO.

▬☻ Deus Triuno planejou, prometeu e cumpriu.



☼ João 1.1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

▬☻No princípio Deus Planejou a Salvação da Humanidade que era a Promessa porque Deus é sobre  tudo e todos e a Expressão revelada em Jesus É Deus, o qual abriu mão dessa posição ABSOLUTA e FEZ –SE (NÃO SE TORNOU) CARNE e se revelou como HUMANO (sem ser humano) AO MUNDO (DESERTO) pecador e perdido.



☼ João 1.2 Ele estava no princípio com Deus.

▬☻ Deus Trino abriu mão da SUA DEIDADE ABSOLUTA, deixando a Sua Glória sujeitando-se ser feito MENOR que os anjos (Hebreus 2.7,9) por se compadecer de nós pecadores.


☼ João 1.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

▬☻ A expressão: “feitas por ELE” significa que Ele foi o CRIADOR e que não foi feita por causa DELE, e sim FEITAS POR ELE.

► O Jeovismo usa esse termo como se Deus teria Criado todas as coisas por Jesus como se Jesus fosse CRIADO, e afirma que Jesus seria o PRIMOGÊNITO de toda a Criação.

► "  (1) Primogênito" nem sempre tem o sentido do primeiro que nasceu. Esta palavra é usada várias vezes na Bíblia para mostrar a posição de honra ou privilégio que alguém recebeu. Por exemplo, Deus chamou Israel de primogênito entre os povos (Êxodo 4:22). Diversas outras nações já existiam séculos antes de Deus criar a nação de Israel. Primogênito não quer dizer, neste caso, o primeiro que passou a existir. (1) Quer dizer simplesmente que Deus colocou Israel numa posição de honra acima de todas as nações.

► No Novo Testamento, todos os filhos de Deus são primogênitos (Hebreus 12:23) porque Deus os colocou numa posição de honra. No mesmo sentido, (1) o Pai colocou Jesus numa posição de primazia acima de todas as criaturas.

► (1)  A nação de Israel NÃO existia com referência aos povos que ainda não tinha o cumprimento das promessas dos dias dessa promessa de Deus a Abraão, mas a Terra onde está localizada Israel que veio a ser revelada depois, nos dias de Jacó, teve a Primazia no sentido da existência da nação que veio a ser por cumprimento da promessa de Deus a Abraão.

► (1), (2) Para a Humanidade, Jesus ainda não existia pelo fato de os povos que ainda não tinham visto o cumprimento das promessas de Deus DESDE ANTES da fundação do mundo, mas a promessa de Deus com referência a Israel, Jesus já nos dias Neo Testamentários foi revelado no sentido da existência da Promessa de Deus, Jesus teve a Primazia no sentido da Revelação de Deus como O Filho, que veio a ser por cumprimento da Promessa de Deus a todos os povos da Terra no sentido universal de tempo e espaço

► De semelhante modo, Jesus é o primogênito de entre os mortos (Colossenses 1:18). (2) Outras pessoas foram ressuscitadas antes de Jesus, mas ele reina supremo sobre todos. Jesus não é criatura. Ele é Criador, Redentor, e Senhor dos senhores (Apocalipse 5; 17:14).

-por Dennis Allan “” http://www.estudosdabiblia.net/bd410.htm

► (1) A excelência de Jesus em primogênito deve-se ao fato de DEUS TRINO, deixou sua Glória de Deus fez-SE menor (sem se tornar)  que os anjos, PORÉM sem ser humano, fez-se humano (sem se tornar) revelando-SE em carne (sem se tornar carne do pecado).

► Deus (PAI) em Cristo revelou-se como FILHO, ou seja, a manifestação de Deus em Carne identificado  com o nome de Jesus que é ÚNIGÊNITO e PRIMOGÊNITO.

► UNIGÊNITO porque Deus se revelou em Carne somente UMA VEZ.

► (1) (2) PRIMOGÊNITO porque pela conclusão da Obra Expiatória Jesus se tornou o PRIMOGÊNITO ou PRIMÍCIA dos que dormem, porque ainda não houve nenhuma ressurreição em corpo imortal como ocorreu com Jesus, logo ELE foi o PRIMEIRO, daí o sentido mais profundo do termo PRIMOGÊNITO, e no sentido mais comum foi que Jesus  foi o Primogênito de Maria.

► (2) Como Jesus não é e nunca foi criatura, mas Criador que veio para morrer em nosso lugar, assumindo, não nossos erros, e sim as punições dos nossos erros, Jesus, antes de morrer na cruz, ressuscitou algumas pessoas no sentido de as fazer REVIVER no mesmo corpo, mas essas pessoas voltaram a morrer; Jesus É A PRIMÍCIAS dos que dormem porque somente Ele ressuscitou para nunca mais seu corpo morrer, entendendo que Jesus foi ressuscitado em Glória e Imortal e os que morreram antes, durante o seu Ministério da Justiça e a até os dias de hoje, ainda não ressuscitaram em corpos imortais, e isto só acontecerá no dia do Arrebatamento dos Santos e na última ressurreição dos ímpios.


☼ João 1.4 Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;

▬☻ Toda a humanidade estava MORTA em seus delitos de pecados, mas Jesus que É A VIDA veio para tirar a criação das trevas da morte e espiritual, para dar aos que crerem no Seu Nome (Sua Pessoa) a Luz da Vida Espiritual e posteriormente Eterna.



► João 1.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

► O Verbo É DEUS que  SE fez carne, não se tornando carne do pecado.

► Em nenhum humano ver-se Glória como a Glória do Unigênito do Pai. Logo, Deus revelou-SE em Carne como a PESSOA do Filho uma ÚNICA VEZ, daí UNIGÊNITO para morrer crucificado, desfazendo de vez com as obras de satanás que era o único comando que impedia a Salvação da Alma do pecador, por isso Abraão morreu na esperança firme nas promessas de Deus.

 ► “”Colossenses 1:15-20 é uma das passagens mais fortes que afirma a primazia de Jesus Cristo. Este trecho mostra que Jesus é superior à criação, acima de todas as autoridades, e A Cabeça da igreja. Em Jesus habita "toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2.9; 1.19).

► (1) Algumas pessoas interpretam a palavra “primogênita” de uma maneira errada, assim tirando Cristo de sua devida posição divina. Ele é DEUS  (com D, MAIÚSCULO) que se fez carne (João 1:14) e que veio à Terra para ser "Deus conosco" (Mateus 1:23). Essas pessoas dizem que "primogênito de toda a criação" quer dizer que o próprio Jesus foi criado. Para apoiar esta idéia, alguns até pervertem a tradução da Bíblia, inserindo a palavra "outras" cinco vezes  neste trecho (Colossenses 1:16-20) para mudar o sentido do texto (Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, a tradução usada exclusivamente pelos Testemunhas de Jeová). Para afirmar que Jesus fez as outras criaturas é como dizer que uma criança está brincando com os outros cachorros. A criança não é cachorro, e Jesus não é criatura. Ele é eterno. Já existia no princípio (João 1:1). Usou o mesmo nome que Jeová usou no Velho Testamento ¬ "Eu Sou" (João 8:24,58; Êxodo 3:14). “”
http://www.estudosdabiblia.net/bd410.htm

► (1) O Jeovismo (Torre de Vigia) no afã de afirmar que Jesus seria                  deus (“d” minúsculo) para  de quebra neguar que Jesus seja Deus Poderoso, comparam Jesus a um deus qualquer do paganismo.

► Dessa forma estão DESRESPEITANDO o Próprio Deus JEOVÁ, que revelou-SE a SI MESMO como Filho, negando-lhe o respeito e O desconsiderando em se referirem ao FILHO como um deus com “d” minúsculo que, pelo respeito que dizem ter a Jeová, deveriam, sim, reconhecer que Jesus é Deus com “D” MAIÚSCULO.

► Afirmam que somente JEOVÁ na concepção do dogma JEOVISTA que pode receber adoração e, no entanto, entre outros textos, entendemos que Apocalípse 5 em sua contextualização, tanto MOSTRA Deus Pai como Deus Filho no Trono e recebendo adorações.

► Como Deus abriu mão de Sua Glória de Deus como FILHO, evidentemente que Ele sempre vai se referi a DEUS PAI, porque na Sua revelação como Filho, nem seria de seu caráter ser tratado como o próprio Deus antes de se revelar como Filho que veio assumir                                            as punições do pecado dos homens.




☼ Colossenses 1.15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

▬☻No falar humano não há lógica Cristo ser imagem do INVISÍVEL e nem ser primogênito do INVISÍVEL  de Toda Criação.

▬☻ Não há sentido em afirmar que Jesus seria o PRIMEIRO DA CRIAÇÃO e que depois disso as outras coisas fossem criadas.


▬☻ Primogênito significa no texto  o sentido de PRINCIPAL sobre todos os homens, porque criação aqui não se refere ao sol, lua, mar, água, terra, etc. etc., mas sim à raça humana.


▬☻ Jesus aqui é Deus manifestado em carne (sem sentido humano pecador), porque Jesus falou:

☼ Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.  Apocalipse 1:8.


► Tradução da Torre de Vigia, que nega que Jesus seja Deus (com “D’ Maiúsculo) e que seja Deus Todo Poderoso.

► Vejamos, então a contextualização :
☼ Apocalípse 1.1 Revelação* de Jesus Cristo, que Deus lhe deu,+ para mostrar aos seus escravos+ as coisas que têm de ocorrer em breve. Ele enviou o seu anjo e, por meio dele, a apresentou em sinais ao seu escravo João,+

▬☻ Quem está DIALOGANDO com João Evangelista É JESUS CRISTO, que no decorrer deste capítulo é identificado como Deus Todo Poderoso.

▬☻ Aqui mostra o PRÓPRIO Jesus, já ressuscitado se revelando a João Evangelista na Ilha de Patmos.

 ☼ Apocalípse 1.2 que deu testemunho da palavra dada por Deus e do testemunho dado por Jesus Cristo, sim, de todas as coisas que viu.

▬☻ Aqui João Evangelista faz seu relato a mensagem que recebeu do Senhor..

☼ Apocalípse 1.3 Feliz aquele que lê em voz alta e os que ouvem as palavras desta profecia e obedecem às coisas escritas nela,+ pois o tempo determinado está próximo.

▬☻ Aqui João Evangelista faz seu relato a mensagem que recebeu do Senhor..

☼ Apocalípse 1.4 João, às sete congregações+ que estão na província da Ásia: Que vocês tenham bondade imerecida e paz da parte “Daquele que é, que era e que vem”,+ da parte dos sete espíritos+ que estão diante do seu trono

▬☻ Aqui João Evangelista faz seu relato a mensagem que recebeu do Senhor..

☼ Apocalípse 1.5 e da parte de Jesus Cristo, “a Testemunha Fiel”,+ “o primogênito dentre os mortos”+ e “o Governante dos reis da terra”.+Àquele que nos ama+ e nos livrou dos nossos pecados por meio do seu próprio sangue+

▬☻ Aqui mostra que se trata de Jesus Cristo, que como Deus não teve usurpação ser igual a Deus porque estava se manifestando em carne, como homem e não como Deus.
☼ Apocalípse 1.6 — e fez de nós um reino,+ sacerdotes+ para seu Deus e Pai —, sim, a ele seja a glória e o poder para sempre. Amém.

▬☻ E nos fez povo seu, Jesus que nos livrou da condenação, ou seja nos fez para   Ele ser nosso Deus e Pai, identificando Ele como Deus revelado como Filho e o Pai, Pessoa, como Deus, ou seja, O DEUS.

▬☻ O versículo termina que a ELE, Jesus, seja a Glória e o poder para sempre. Amém; em conformidade com a contextualização desde o versículo 1.

☼ Apocalípse 1.7 Vejam! Ele vem com as nuvens,+ e todo olho o verá, incluindo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão no peito de pesar por causa dele.+ Sim, amém.

▬☻ Ele, Jesus voltará para buscar os seus e depois todo o olho o verá e assim se arrependerão por não terem crido adequadamente em Jesus Cristo, negando que ELE seja Deus.


☼ Apocalípse 1.8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”,*+ diz Jeová* Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-Poderoso”.+

▬☻ Aqui quem fala e é revelação desde o versículo UM é Deus na Pessoa de Jesus Cristo e não Deus na Pessoa do Pai, embora essas pessoas seja UM DEUS, mostrando que Ele veio, cumpriu o Ministério da Justiça, ressuscitou e foi assunto à Sua Morada e logo é IDENTIFICADO COMO O DEUS TODO PODEROSO.

► Mesmo com essa versão da Torre de Vigia com falsidade, não conseguem esconder que Jesus seja o DEUS TODO PODEROSO, ou seja, o dogma do Jeovismo para negar que Jesus seja Deus Todo Poderoso, não passa de cobertor muito curso.

► Poderia aqui citar mais textos da Torre de Vigia, mas por enquanto fico somente com este para não estender muito a análise.


☼ Colossenses 1.16 porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.

▬☻ Ou seja, Jesus NÃO FOI CRIADO porque como revelado para  realizar o Plano da Salvação agiu como Filho, mas não deixou de ser o Deus Criador.


☼ Colossenses - 1.17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

▬☻ Aqui mostra que Jesus é o CRIADOR e, assim a criação subsiste PORQUE FOI CRIADA POR ELE.  (“Por Ele” significa que    FOI ELE que criou.).



☼ Colossenses  1.18 E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência,

▬☻ Primogênito dentre os mortos, porque os mortos só ressuscitarão em imortalidade porque Ele, Jesus ressuscitou, porque se Ele não ressuscitasse em vão seria a fé cristã.



☼ Colossenses 1.19 porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse

▬☻Aqui DEUS se revela como a PESSOA DO PAI, assim como a PESSOA DO FILHO.



☼ Colossenses 1.20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

▬☻ Mais prova de que Jesus  é o Deus Todo Poderoso que se fez menor que os anjos para de nós compadecer.

▬☻O Plano de Deus foi para  RECONCILIAR O HOMEM consigo mesmo,  tento feito todo o PLANO DA SALVAÇÃO e o texto deixa claro: “por meio DELE (JESUS) reconciliasse CONSIGO MESMO...”


☼ isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.                                       2 Coríntios 5:19.


► Tradução da Torre de Vigia:

☼ 2 Corintios 5.19 — isto é, que Deus, por meio de Cristo, estava reconciliando um mundo consigo mesmo,+ sem levar em conta contra eles os seus pecados;+ e ele nos confiou

▬☻ Mesmo nessa tradução a Torre de Vigia não consegue esconder que Deus, por Jesus Cristo, escava reconciliando o mundo CONSIGO MESMO.

►  Se estivesse dizendo que Jesus Cristo reconciliou todos com Deus poderia a te ser mais complicado explicar a versão  faltosa da Torre de Vigia.

▬☻ Ora, o texto é claro:  “reconciliando o mundo CONSIGO MESMO”, mostrando claramente que Jesus É DEUS que se revelou ao mundo como PESSOA do FILHO.



► Analiso textos apresentados pelo adventismo quanto ao seu dogma

João 10:30; 14:9; Rom. 6:23; 2 Cor. 5:17-19; João 5:22; Lucas 1:35; Filip. 2:5-11; Heb. 2:9-18; 1 Cor. 15:3, 4; Heb. 8:1, 2; João 14:1-3


☼ João 10.30 Eu e o Pai somos um.

▬☻Se fosse DOIS deuses, Jesus não estaria dizendo que Ele (como Pessoa) e o Pai (como pessoa), que são DUAS pessoas, porém  Jesus Identifica-Se como DEUS (a Pessoa do Pai e a Pessoa do Filho = UM DEUS, O DEUS.

☼ João 17.11 - E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no    mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome  aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

▬☻ Aqui o fato de Jesus afirmar: “Eu já NÃO estou mais no mundo” já estava se referindo ao INÍCIO crucial do Seu Ministério Messiânico, conforme João 13.1 em que nesse capítulo os FATOS mostram o INÍCIO CRUCIAL DE JESUS ATÉ O ÁPICE DA CRUCIFICAÇÃO DO SENHOR: (Cristo e o Começo do Povo do Novo Concerto (João 13.1—20.29)).



☼ João 17.21 para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e    eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

▬☻ Aqui Jesus como Pessoa do Filho se referindo ao Pai como Pessoa, deixa claro que embora Deus revela-SE A SI MESMO em 2 pessoas aqui referida, não deixou de ser O ÚNICO DEUS.

▬☻ Jesus, como DEUS deixou claro que ELE e o PAI um estão intrínsecos em UM SÓ DEUS.

Significado de Intrínseco
adj. Intimo; que faz parte da essência de alguém; que é característico, próprio, essencial ou fundamental; que está dentro de: qualidade intrínseca.

Que existe por si só e se estabelece fora de qualquer convenção.

Anatomia: Que se origina e incide no local em que age; diz-se do músculo.

Física. Que decorre de maneira igualitária; diz-se do semicondutor ideal sem quaisquer influências ou impurezas.



 ☼ João 17.22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam
   um, como nós somos um.

▬☻Aqui Jesus mostra que Sua revelação foi EM GLÓRIA e não meramente no aspecto da criação humana




☼ João 13.1 Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era    chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

▬☻ Cristo e o Começo do Povo do Novo Concerto (João 13.1—20.29).



☼ João 14.1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

▬☻ Jesus aqui está se identificando tanto quanto DEUS como PESSOA.


☼ João 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.

▬☻Jesus ao se referi às Moradas na casa do Seu Pai (Pessoa), não está afirmando que não seja Deus.

▬☻ Se Jesus não fosse Deus não garantiria sobre as muitas moradas celestiais que Ele mesmo veio garantir.



☼ João 14.3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

▬☻Aqui Jesus não está dizendo que levaria para o Pai, mas PARA ELE MESMO, ou seja, Ele e o Pai, embora duas pessoas distintas, são identificados em SI MESMOS COMO DEUS.


☼ João 14.4 Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.

▬☻ Aqui Jesus deixa claro que não é o PAI o caminho, mas ELE que é o CAMINHO, porque NINGUÉM pode conhecer Deus se não reconhecer Jesus como DEUS.



☼ João 14.5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?

▬☻ Tomé, mesmo com dificuldade de Crer, ainda assim reconheceu Jesus como o SENHOR.


☼ João 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

▬☻Não adianta ninguém criar a filosofia de que Jesus não seja DEUS e ficar por ai anunciando que Jeová que é Deus; porque se não reconhecer Jesus como DEUS, nunca poderá conhecê-lo como o DEUS JEOVÁ e muito menos chegar ao PAI que é Deus tanto quanto o FILHO.




☼ João 14.7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto.

▬☻ Há quem não queira reconhecer Jesus como Deus,  por isso jamais terão condições de conhecer o Pai, que também é Deus; e assim ficam submissos à teoria de que seriam Testemunhas de Jeová, se nem Testemunhas de Cristo são.



☼ João 14.8 Disse-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, o que nos basta.

▬☻Filipe aqui tem dificuldade de conhecer Jesus e, evidentemente fica com dificuldade de conhecer o Pai, e, mesmo assim Jesus lhe esclarece quem é Ele em essência do Pai.



☼ João 14.9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tende conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

▬☻ Jesus responde a Filipe que em ESSÊNCIA Ele e o Pai são UM embora revelado em DUAS PESSOAS que é DEUS.



☼ João 14.10  - Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

▬☻ Jesus aqui esclarece: “Eu ESTOU no  Pai e que o Pai ESTÁ em mim”, mostrando que Jesus e o Pai É DEUS, mostrando que Jesus não TINHA duas personalidades, deixando claro que Deus É UM SÓ.




☼ Romanos 6.22 Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

▬☻ Aqui Jesus fala no fruto da santificação após libertação do pecado, mostrando que não á guardando sábado que haja santificação pelo fato de que a Santificação é em Cristo para  ter Vida Espiritual e por fim a VIDA ETERNA.



☼ Romanos 6.23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

▬☻  Aqui Paulo deixa claro de que quem VIVE em impiedade, NÃO vive para Deus e claramente está vivo na terra em corpo natural, mas MORTO para Deus, ou seja, vivendo no corpo a morte espiritual.

▬☻ Quando o casal lá no Éden pecou contra Deus, imediatamente ocorreu a MORTE ESPIRITUAL porque perderam imediatamente a COMUNHÃO com Deus, assim como o CORPO FÍSICO perdeu o direito à imortalidade física, fato que ocorreu com Adão 930 anos depois de ter pecado conta o Senhor.




☼ 2 Coríntios 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

▬☻ Paulo ensina que uma pessoa que vivia em pecado, ou seja, NÃO estava em Cristo e assim em estado de Morte Espiritual; ocorrendo o milagre da conversão e essa pessoa se torna NOVA CRIATURA em Cristo para da Morte Espiritual para a Vida Espiritual mesmo ainda VIVENDO CORPORALMENTE no campo natural.



☼ 2 Coríntios 5.18  E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

▬☻A afirmativa: “Deus, que nos reconciliou CONSIGO MESMO por Jesus” deixa claro que Jesus, se não fosse Deus, Paulo afirmaria:  RECONCILIOU COM DEUS, mas como Jesus é Deus: “RECONCILOU CONSIGO MESMO”.



☼ 2 Coríntios 5.19 isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação.

▬☻Como no versículo 18 informa que: A RECONCILIAÇÃO COM DEUS FOI CONSIGO MESMO por Cristo; neste versículo 19, mostras que Deus estava EM CRISTO, um DEUS. Reconciliando CONSIGO o mundo, PERDOANDO PECADOS.



☼ João 5.17 - E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

▬☻Aqui joga por terra a tese de que Deus teria parado de trabalhar no sétimo dia da conclusão da criação, e que teria voltado a trabalhar no oitavo, quando Jesus afirma que o Pai NUNCA deixou de trabalhar.



☼ João 5.18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

▬☻ Aqui João CONFIRMA que Jesus NÃO GUARDAVA O SÁBADO e a afirmativa de João não deve ser desmentida porque João Evangelista poi testemunha ocular.

▬☻  Jesus não precisava seguir a ordenança de não carregar carga nenhuma no dia de sábado, conforma era PROIBIDO carregar quaisquer tipos de carga e peso no dia de sábado, e Jesus neste capítulo 5 consta que MANDOU o coxo que curara para carregar sua cama.



☼ João 5.19  Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

▬☻ Aqui Jesus comprova que é Deus tanto quanto o Pai, visto que ambos como PESSOAS são UM SÓ DEUS, porque o que uma como pessoa fazia, ou outro também fazia IGUALMENTE, mostrando que Jesus aqui estava se revelando como DEUS tanto quanto o Pai.



☼ João 5.20 Porque o Pai ama ao Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis.

▬☻ Aqui comprova que Deus se manifestou em revelação à humanidade como PESSOA que deixou Sua Glória e se revelou em Carne, não do pecado, mas em Carne concebida por obra do Espírito Santo.



☼ João 5.21 Pois assim como o Pai ressuscita os mortos e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que querem.

▬☻ Aqui fica claro que TANTO Deus revelado como FILHO, assim como revelado como PAI,  ambos tem o PODER DE RESSUSCITAR, ficando claro que se trata DO DEUS, se revelado como pessoa.




☼ João 5.22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo,

▬☻Não fica dúvida que o julgar em JUÍZO é atribuição de DEUS, mostrando que tanto o FILHO quanto o PAI  são DUAS Pessoas, porém O DEUS.



☼ João 5.23 para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou.

▬☻Aqui fica claro que tanto a PESSOA DO FILHO, quanto a PESSOA DO PAI são revelações de DEUS revelado em DUAS PESSOAS que recebem HONRA enquanto DEUS.


☼ Lucas 1.35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

▬☻ Aqui se trata da palavra de cumprimento profético de Gênesis          3.15.

▬☻ O Nascimento de Jesus que foi chamado Filho de Deus mostra, conforme João 1.1.ss que Deus se fez carne e se identificou como Filho de Deus porque veio de Deus, ou seja, Deus deu-SE A SI MESMO.

▬☻ Maria reconheceu que Jesus foi o seu Salvador, que nascendo do seu Ventre, não por obra de relacionamento com homem, mas pela ação do Espírito Santo, deixou claro que Jesus não vem em carne do pecado, mas em carne pura sem ação do homem.



☼ Filipenses 2.5  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

▬☻O sentimento de Jesus foi baseado em Misericórdia, amor, justiça, entrega, caráter verdadeiro, ....


☼ Filipenses 2.6 que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

▬☻Aqui fica a Mensagem que Deus pelo Seu Caráter ao abrir mão de Sua Glória de Deus por amor a nós pecadores, em nenhum momento em Seu Ministério Terreno agiu como Deus, mas sim cumpriu o Seu Ministério da Justiça em SE FAZER MENOR QUE OS ANJOS para sofrer o castigo que nos trouxe a Paz.

▬☻ Jesus como Deus poderia muito bem abolir a Lei nos seus aspectos cerimoniais e não sofrer nada em Seu Corpo, mas, não foi isso que fez e sim CUMPRIU a LEI nas suas exigências cerimoniais, fazendo possível o amor e a paz aos nossos corações, que a Lei, mesmo em sua qualidade não poderia por causa dos sentidos de sinais, figuras, símbolos.



☼ Filipenses 2.7 Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

▬☻ Aniquilou-se A SI MESMO significa que Deus deixou que nossos pecados caíssem sobre si, tendo se revelado A SI MESMO como ser humano abrindo mão da sua posição de SENHOR, tomando a forma de servo, mesmo sendo Deus.



☼ Filipenses 2.8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

▬☻ Deus revelado como Filho, mostrou-se revelado como Pai, ou seja, assumindo a forma de homem nos sentimentos e dores, porém sem pecado para aniquilar o poder do pecado, HUMILHOU-SE A SI MESMO obedecendo a SI MESMO no seu propósito de abrir a Porta do resgate para todos que estão sequestrados pelo poder das trevas trazendo para a Luz os que cressem na mensagem da LIBERTAÇÃO em Cristo.



☼ Filipenses 2.9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,

▬☻ Aqui tanto Deus se revelando como a pessoa do Pai, deu-se a SI MESMO como a pessoa do Filho; exaltando em SOBERANIA A SI MESMO na posição de Filho, mostrando que Deus tanto revelado como Pai como revelado como Filho, não deixou de SER O ÚNICO DEUS SOBERANO.


☼ Filipenses 2.10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

▬☻ Se Jesus fosse um deus com letra minúscula como traduz a seita Testemunhas de Jeová, Deus revelado como Pai, não O EXALTARIA a ponto de ser adorado.

☼ Filipenses 2.10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão,

▬☻ Essa tradução da Torre de Vigia reconhece que Jesus, (Pessoa de Deus), por ordem do Pai (Pessoa de Deus) que todos os joelhos tanto dos que habitam no céu, na terra e debaixo da terra (mesmo os já mortos), O ADOREM.



☼ Filipenses 2.11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

▬☻ O Jeovismo tenta negar que Jesus seja DEUS, e assim não quer reconhecer que Jesus Cristo É O SENHOR para GLÓRIA DO PAI, AMBAS AS PESSOAS REVELADAS, mas que não deixou de ser DEUS.


☼ Filipenses 2.11 - e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

▬☻ Essa versão da Torre de Vigia consta que Jesus deve ser reconhecido por TODA LÍNGUA que ELE É O SENHOR SOBERANO, esclarecido no Versículo 10 e portanto DEUS com letras Maísculas que deve SER ADORADO.




☼ Hebreus 2.9 vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

▬☻O texto cita que:  aquele Jesus que fora feito um p ouço menor do que os anjos,” demonstra que se trata de Deus que deixou a Sua glória, sofrendo as humilhações e depois da vitória sobre a morte, voltou à Sua Glória de Deus, agora em corpo glorificado estando na Sua Morada por SANTUÁRIO – Isaias 14.

▬☻ A seita adventista também mente ao informar que no céu existiria uma arca a semelhança do tabernáculo terreno, só que Jesus por santuário é nossa Arca na qual tem a Porta Aberta para Salvação e que o Santuário, Arca e Porta significa o Ministério de Jesus que está na Sua Morada por Santuário, sendo nossa Arca, Nossa Porta, nosso Tudo da Sua Graça.



☼ Hebreus 2.10  Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse, pelas aflições, o Príncipe da salvação deles.

▬☻Em Jesus são todas as coisas, tudo que existe é sob sua autoridade, que só por Ele as pessoas podem receber o direito de ser filhos e filhas de Deus, porque Jesus é o Filho que é Deus e o Pai também como Pessoa é Deus, portanto UM ÚNICO DEUS.


☼ Hebreus 2.10 Pois era apropriado que aquele para quem e por meio de quem todas as coisas existem, ao trazer muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por sofrimentos o Agente Principal da salvação deles.

▬☻Mesmo a tradução Novo Mundo da Torre de Vigia trocasse o vocábulo “mediante” por “meio” não tira a superioridade de Jesus            de que todas as coisas  existem SOB SUA AUTORIDADE.

▬☻ Jesus é o Agente, Príncipe no sentido de Principal autor e consumador da nossa fé cristã e os termos “salvação deles” significa os muitos filhos que creram na Mensagem da salvação em Cristo, os faz ter direito de se tornarem filhos, (parte b)  de Deus em Glória para Glória de Deus Pai.

☼ Apocalípse 1.6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!

▬☻ O contexto bíblico deixa claro que quem nos fez reis e sacerdotes para Deus foi Deus na pessoa de Jesus Cristo, e que a Ele seja glória e poder para todo o sempre.

▬☻ “Fez reis e sacerdotes para Deus (Jesus Pessoa  = Deus) e logo em seguida:  “e seu Pai” que é a Pessoa do Pai = Deus, e que a Ele seja gloria e poder para todo o sempre.

☼ Apocalípse 1.6 - e fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai —, sim, a ele seja a glória e o poder para sempre. Amém.

▬☻ Essa tradução do “Novo Mundo” Torre de Vigia embora tentasse, mas não tirou o teor verdadeiro ao escrever “Deus e Pai” porque ao se referir a Deus e Pai é plural e, no entanto, após travessão colocado, RECONHECE que a Ele (na contextualização do capítulo é Jesus), seja Glória e o Poder para sempre, significando que tanto a PESSOA de Jesus como FILHO e a PESSOA do Pai significa DEUS revelado e não dois deuses.



☼ Hebreus 2.11 Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,

▬☻”São todos de UM”, ou seja, não dois ou três pessoas, mas de UM DEUS.



☼ Hebreus 2.12 dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.

▬☻ Aqui mostra que Jesus é digno de louvores.



☼ Hebreus 2.13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim e aos filhos que Deus me deu.

▬☻ Se foi Jesus quem nos deu o poder de sermos filhos de Deus e mostra que foi Deus que lhes deu a condição de filhos, logo Jesus é DEUS.

☼ 1 João 5.20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna

▬☻Aqui fala que estamos no VERDADEIRO e esclarece que o VERDADEIRO é Jesus Cristo e acrescenta: “Este é o VERDADEIRO DEUS, ficando claro que tanto o Filho como o Pai se trata de UM DEUS”.

☼ 1 João 5.20 E sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento para podermos obter conhecimento daquele que é verdadeiro. E nós estamos em união com aquele que é verdadeiro, por meio do seu Filho, Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

▬☻Esta tradução da Torre de Vigia não muda muito e fica prevalecendo o entendimento de que Jesus, Pessoa do Filho e a Pessoa do Pai se tratam do DEUS VERDADEIRO.

▬☻ Estamos no Filho de Deus, Jesus Cristo,  que nos deu entendimento do  VERDADEIRO e nessa UNIÃO com o VERDADEIRO, assim como Cristo está em UNIÃO com o Pai, porque quem vê o Filho vê o Pai e quem conhece o Filho, conhece o Pai e tanto o Filho quanto o Pai fazem as mesmas obras, então DEUS é VERDADEIRO

☼ Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. João 14:11.

▬☻ Assim sendo como o Filho ESTÁ no Pai e o Pai ESTÁ no Filho e essas pessoas estão no CONTEXTO das MESMAS OBRAS, fica claro que a Pessoa do Filho e a Pessoa do Pai intrinsecamente É O VERDADEIRO DEUS; embora os da Torre de Vigia deduz como extrinsecamente como se Jesus não fosse Deus revelado em Pessoa e como se Deus como Pai não se revelasse em sentimentos de Pessoa.



☼ Hebreus 2.14  E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo,

▬☻ Aqui fala que Deus que se fez carne sendo identificado como o Filho de Deus, Jesus, deixou a Sua Glória para nos livrar da Potestade do mal, vencendo e aniquilando o império da morte, ou seja, o  diabo em cumprimento da promessa da Redenção desde Gênesis 3.15.



☼ Hebreus 2.15 e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

▬☻ O diabo tinha o império da morte e oprimia as pessoas porque a morte ainda não tinha sido vencida, mas Jesus veio, venceu a morte e livrou os que NELE CRERAM do poder da servidão.



☼ Hebreus 2.16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.

▬☻ Aqui deixa claro que aprouve a Deus tomar pessoas que Ele mesmo no Seu Propósito desde a eternidade ia levantar um povo específico para realização dos critérios da Lei nos seus aspectos de cerimonialismo, até que Jesus que nasceu Judeu, não que existisse essa nação antes e nem                            em escolha de uma nação já existente, mas Deus, em Abraão prometeu dele fazer uma Grande Nação e em Jacó foi revelado o nome dessa Nação e assim, Deus trabalhou com os Israelitas até a Vinda de Jesus, foi quando teve INÍCIO as realizações por Jesus para estabelecer o Novo Conserto.




☼  Hebreus 2.17 Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

▬☻ Aqui mostra que Jesus NÃO foi apenas um Líder que estaria somente sob-bases humanas, mas aprouve a Deus deixar Sua Glória e nascer como Pessoa em cumprimento  do que foi prometido em Gênesis 3.15, nasceu por obra do Espírito Santo através de Maria e assim passou por humilhações de todas as ordens para ser misericordioso e obediente aos seus próprios propósitos até a morte e morte de Cruz.




☼ Hebreus 2.18 Porque, naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

▬☻ Muitos afirmam que pelo fato de Jesus ter sido tentado, Ele estaria                 sob perigo de cair em  tentação.  O que não é verdade.

▬☻ Tentar por tentar e tentativa de quem não é eficiente e acha que poderia ter êxito no impossível, assim satanás apenas tentou a Jesus, como se pudesse, com prego de pedaço de algodão, furar ou quebrar uma pedra de granito ou até tentar colocar as águas dos mares em uma caixa de papelão.  O diabo cometeu essa tolice em pensar que poderia ter êxito ao tentar Jesus.

▬☻ Deus na Pessoa de Jesus padeceu por amor a nós, dando-se a SI MESMO em aniquilação para socorrer os que crerem NELE, os guardando da hora da tentação.




☼ 1 Coríntios 15.3  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

▬☻ Deixa aqui claro que Jesus foi  quem morreu pelos nossos pecados segundo a contextualização das Escrituras.


☼ 1 Coríntios 15.4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

▬☻ Deixa claro que Jesus venceu a morte, ressuscitando ao terceiro dia segundo a contextualização das Escrituras.



☼ Hebreus 8.1. Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,

▬☻ Aqui mostra Jesus já POR SACERDOTE no Céu após cumprimento da profecia de Isaías 8.14.

▬☻ Fato cumprido com a realização do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA por
Jesus Cristo, que veio como O MESSIAS prometido.

▬☻ Esse Ministério da Justiça cumprido por Jesus, no qual CONCLUIU A OBRA DA EXPIAÇÃO, o mesmo começou em cerca de 27 A.D e concluído em 30 A.D com a Sua Ressurreição.

▬☻Aqui mostra que a FIGURA do TABERNÁCULO, como imagem revelada a Moisés para a construção do Santuário, era composto de SINAIS, SÍMBOLOS, TIPOS, SOMBRAS e semelhantes; onde eram cumpridos, EM PARTE, os requisitos da LEI DE DEUS, porque esses pontos da LEI DE DEUS, que É MORAL EM SI MESMA, foram exigidos em transitoriedade; até que viesse o PERFEITO e PLENO.

▬☻ Assim, Cristo, em  SEU PRÓPRIO  corpo,  cumpriu,  PLENAMENTE
Essas  exigências  da LEI,  conforme   o  próprio  Jesus  informou  em
Mateus 5.17,18; e,  sendo  assim,  Jesus  É POR SANTUÁRIO NA SUA
MORADA, que para lá foi, NÃO EM 22.10.1844, mas em cerca de 30 A.D – Atos 1.1-1, sendo Jesus o  CUMPRIMENTO DESSES  PONTOS DA LEI- Colossenses  2.16,17; sendo JESUS, por SANTUÁRIO no CÉU, onde NÃO existe outro  Santuário – Isaías 8.12, Jesus por  Tabernáculo  estar no  meio do seu povo - Apocalípse 21.3.





DOUTRINA 5 Deus Espírito Santo


► Os números que estão entre parênteses (x) indicam que há análise sob re o teor apresentado.



Deus, o Espírito Santo, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. (1) Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis são renovados e transformados por Ele, (2) à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre estar com Seus filhos, Ele concede (3) dons espirituais à igreja, habilita a dar testemunho de Cristo e, (4) em harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade.

► (1) Os escritores canônicos inspirados por Deus apresentaram verdades absolutas.   Porém autor de livros periféricos que tentam apresentar interpretações da Palavra de Deus como Verdade Absoluta erra, porque pela interpretação humana (como foi o caso da Ellen G. White) apresentam Verdades Relativas e até mesmo com nuances de heresias, que precisam ser confrontadas com a Verdade Absoluta da  Bíblia.

► (2) “à imagem de Deus” significa que, como na Criação Deus criou o homem à Sua Imagem e conforme a Sua Semelhança (o que NÃO fez com os animais), o criou em IMORTALIDADE com consciência, discernimento e responsabilidade espiritual; mas como o homem pecou PERDEU a IMORTALIDADE por tempo determinado, porque todos serão REVESTIDOS de IMORTALIDADE no dia da Ressurreição de seus corpos e voltarão à imagem de Deus, que são os que ressuscitarão para desprezo e vergonha eterna, que, por causa da ocorrência sua morte em impiedade; PORÉM os que morreram em Cristo voltarão a ter direito à imortalidade do corpo com a Graça de poderem voltar à IMAGEM e SEMELHANÇA DE DEUS

► (3) Os dons espirituais, que são os dons sobrenaturais, como os mencionados em 1 aos Coríntios 12 e 14 são rejeitados pelo Adventismo do Sétimo, que prefere ignorar as Verdades Bíblicas desses dons abrangentes para os dias de hoje e critica com julgamentos os pentecostais que, por uma razão ou por outra, falham na condução desses dons, até mesmo em suas vidas.

► (4)  O Sabatismo fala em harmonia com a Bíblia e que seria guiado pela Verdade Bíblica, mas que a bem da verdade, se utilizam da  Bíblia ignorando sua contextualização e se definem em seguir as conclusões de sua profetiza Ellen Goud White, provocando uma forma de idolatria, ou precisamente ELLENOLATRIA.



Razões Bíblicas: Gen. 1:1, 2; Lucas 1:35; 4:18; Atos 10:38; 2 Pedro 1:21; 2 Cor. 3:18; Efé. 4:11, 12; Atos 1:8; João 14:16-18, 26; 15:26, 27; 16:7-13


☼ ☼ Gênesis 1.1  No princípio, criou Deus os céus e a terra.

▬☻ Mostra que Deus antes de criar os dias, primeiramente criou os Céus e a Terra.

☼ Gênesis 1.2  - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

▬☻ Aqui o vocábulo DEUS está se o sentido de plural como três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo)  porém UM SÓ DEUS.

▬☻ Deus no decorrer do seu Plano da Criação organizou os Céus e a Terra.

▬☻ Há a versão que entre o versículo 1 e 2 foi o período que satanás foi expulso do céu e os céus e a terra ficou no CAUS, e assim que Deus reorganizou tudo com a Nova Criação.


☼ Lucas 1.35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

▬☻O nascimento de Jesus em carne tem o sentido de o Ser Divino de revelar como um ser natural, porem sem a impureza da carne do pecado e sem possibilidade de pecar, mas sujeito à tristeza, dor, angústia, aflição e as punições consequentes da queda para o pecado desde o casal no  Éden.

▬☻ Jesus NÃO nasceu ser humano, mas fez –SE ser humano no sentido acima descrito para resgatar o ser humano escravo do pecado, lhe trazendo libertação em se deixar humilhar até a morte e morte de cruz.

☼ Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

▬☻ Aqui o sentido Espírito de Deus NÃO está se referindo ao termo INFLUÊNCIA ou ENERGIA como ensino a Seita dos TJs e Espíritas, mas, sim está se referindo à  PESSOA DIVINA da Parte de Deus que foi enviado por Deus para guiar, consolar, ensinar, etc. as pessoas.

▬☻ Na verdade se trata de umas das revelações de Deus como Pessoa, mas que na essência é O ÚNICO DEUS da Triunidade, ou seja, TRÊS PESSOAS DIVINAS, UM DEUS.

▬☻ Neste versículo e nos seguintes mostra o TEMA da mensagem de Jesus no dia de sábado em uma sinagoga dos judeus, mostrando que Jesus NÃO ESTAVA GAUARDANDO SÁBADO, coisa nenhuma.


Aliás, Jesus também tinha o COSTUME de fazer o bem em todos os dias, assim como ir ao Templo.



☼ Atos 10.36 A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos),

▬☻Deus se revelou como Pessoa à humanidade, identificado como Filho de Deus, Jesus.

☼ Atos 10.36 - Ele enviou a palavra aos filhos de Israel, para declarar-lhes as boas novas de paz por intermédio de Jesus Cristo: Este é Senhor de todos.

▬☻ Nesta tradução o Novo Mundo – Torre de Vigia, ainda que tentasse, não conseguiu evitar que Paulo estava se referindo a Jesus, Deus revelado, informando que ELE É O SENHOR DE TODOS.


☼ Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. João 13:13.

☼ João 13.12 Então, depois de lavar os pés deles e pôr a sua capa,* ele se recostou novamente à mesa e lhes disse: “Vocês entendem o que eu lhes fiz?


☼ João 13.3 Vocês me chamam de ‘Instrutor’ e ‘Senhor’, e estão certos, pois eu sou mesmo.+

▬☻ Mesmo que a tradução da Torre de Vigia tenha tentado deturpar Atos 10.36 para recusar que Jesus seja Senhor, nesta tradução de João 13, NÃO CONSEGUIU desmentir Jesus que afirmou: “POIS EU SOU MESMO”, ou seja:  JESUS É O SENHOR DEUS REVELADO EM CARNE.


☼ Atos 10.37 esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou;

▬☻ Aqui Pedro, mesmo sendo judeu, não negou que Jesus Cristo veio para estabelecer Salvação para todos sem acepção de pessoa, tendo cumprido o Ministério Profético Messiânico.


☼ Atos 10.38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

▬☻ Aqui Paulo deixa claro que Jesus fazia o bem em TODOS OS DIAS, inclusive aos sábados, só que especificamente quanto aos sábados, os JUDEUS FANÁTICOS SABATISTAS  gostavam de criticar Jesus.


☼ 2 Pedro 1.20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

▬☻ Infelizmente existem pessoas que se aventuram a interpretar a Palavra de Deus ao seu bel prazer, não respeitando o sentido contextualizado da Bíblia e muito menos dando ouvidos ao Espírito Santo; como:  O Adventismo com as interpretações da Ellen; o Espiritismo com as interpretações de Alan Kardec; O Jeovismo com as interpretações do Novo Mundo da Torre de Vigia; O Budismo com as interpretações de Buda; O Islamismo com as interpretações de Maomé; o Catolicismo com as interpretações do Papa, O Iurdismo com as interpretações  do Bispo Edir Macedo, a Cristo Vive com as interpretações do angolano e muitas outras seita que existem espalhada pelo mundo afora para iludir seus seguidores.

▬☻ Pedro deixa claro que a Palavra de Deus não é de particular interpretação que cada um interpreta para satisfazer seu egocentrismo.



☼ 2 Pedro 1.21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

▬☻ Existem muitos falsos profetas justamente por introduzirem heresias no meio do povo devidas às falsas e bem sofismadas interpretações da Palavra de Deus inspirados pelo espírito do erro, e negam a Inspiração do Espírito Santo tanto no falar, escrever e proceder.


☼ 1 Coríntios 3.18  Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.

▬☻ Infelizmente existem pessoas que querem usar sua própria sabedoria e não se preocupam com heresias que criam se utilizando de textos bíblicos separadamente, assim como os interpretam satisfazendo seus próprios egos humanos se julgando sábios segundo a carne.

▬☻ É o que ocorre com o Adventismo que prefere deixa a Bíblia como segunda conclusão de fé e as interpretações da Ellen como a primeira e pricipal interpretação de fé e prática e semelhantemente a essa seita sabatista, ocorre também no catolicismo, hinduísmo, kabbalismo, espiritismo, islamismo, budismo, rosacruzismo, jeovismo, mornonismo e muitas outras seitas danosas à fé pura que, quem a tem, são considerados como LOUCOS para essas seitas herédicas.


☼ 1 Coríntios 3.19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.

▬☻ Essas seitas com sua sabedoria em sofismas astuciosos são recebidas pelo mundo de muitos como se fossem sábios, não percebendo suas astúcias, mas que para Deus SÃO LOUCOS e os que não aceitam as heresias são SÁBIOS para Deus e LOUCO para os seguidores dessas seitas.


☼ 1 Coríntios 3.20 E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.

▬☻ Para Deus esses líderes e seus seguidores nessas seitas, seus pensamentos como se sábios fossem, mas para Deus SÃO VÃOS.



☼ Efésios 4.11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

▬☻ Aqui se refere a Jesus Cristo que escolheu seus seguidores, dando a cada um as atribuições conforme Sua  vontade.

☼ Efésios 4.12 querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,

▬☻Aqui mostra que não é guarda de sábado que santifica e nem aperfeiçoa a fé de ninguém, mas, sim, o coração contrito em Espírito e em Verdade diante do Senhor, e esses sim, recebem EDIFICAÇÃO pelo corpo de Cristo, ou seja, em Seu Corpo Santo Ele cumpriu a LEI nos seus aspectos que exigia cerimonialismo, não precisando se deslocar em momento algum para oferecer quaisquer tipos de sacrifícios e nem por apresentação de animais, assim como não precisou mostrar guarda de Sábado para descanso e santificação, porque é em Cristo, SANTUÁRIO no Céu – Isaias 8.14, que recebemos descanso e NELE somos e nos santificamos em todos os dias.

☼ Efésios 4.13 até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

▬☻Embora ainda habitemos em corpo do pecado, mas nossa consciência é PURIFICADA pelo Sangue de Jesus e nessa fé de lutar contra o pecado que teima em operar em nosso corpo, perseveramos em esperar no Senhor até que cheguemos à Perfeição que ocorrerá no dia do arrebatamento dos Santos por Jesus Cristo – Atos 1.11, porque assim como Ele é, nos o veremos.

▬☻ Temos essa esperança e “quem tem essa esperança, purifique-se a SI MESMO e assim participe da Comunhão com o Senhor pela Santa Ceia em memória do Senhor.”

☼ 1 João 3.2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.

☼ 1 João 3.3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.




☼ Atos 1.8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

▬☻Aqui mostra as duas experiências com e no Espírito Santo:  a Primeira, a ação do Espírito Santo promovendo a conversão real, proporcionando à pessoa o NOVO NASCIMENTO e  segunda experiência é a atuação do Espírito Santo concedendo DONS SOBRENATURAIS à pessoa CONVERTIDA ao Senhor.

☼ Atos 1.8 Mas, quando o espírito santo vier sobre vocês,+ receberão poder e serão minhas testemunhas+ em Jerusalém,+ em toda a Judeia e Samaria,+ e até a parte mais distante* da terra.

▬☻ Aqui nesta tradução da Torre de Vigia que o Espírito Santo NÃO É uma influência de Deus e nem energia de Deus como ensina também o espiritismo.

▬☻ A própria tradução reconhece que  o Espírito Santo veio e que deixou claro que a promessa de Jesus de afirmar que os seus fiéis serão SUAS TESTEMUNHAS.

▬☻ Os da Torre  de Vigia fraudulentamente ou mesmo por ignorância, ensinam que eles são Testemunhas de Jeová, quando na Verdade, o ÚNICO Testemunha de Jeová, foi o Próprio Jesus e NUNCA poderão ser Testemunhas de Jeová, se não reconhecerem que TENHAM que ser, PRIMEIRAMENTE, TESTEMUNHAS DE JESUS, ou seja, erram em não anunciar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador das almas, antes, desrespeitando o próprio Jeová, afirmam que Jesus seria um deus como qualquer outro, DESPREZANDO O FILHO DE DEUS.

▬☻ SOBRE esses prevalece a IRA DE JEOVÁ, por não darem a devida GLÓRIA ao Seu Filho Jesus Cristo, que foi, na verdade a PRÓPRIA REVELAÇÃO DE DEUS EM CARNE.



☼ Atos 1.9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

▬☻ Após essas instruções Jesus é elevado às alturas, sendo ocultado aos olhos dos seus discípulos.



☼ Atos 1.10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,

▬☻Os seguidores de Jesus, somente eles, estavam ali naquele Monte vendo a gloriosa ascensão de Jesus.

▬☻ Ou seja, a ascensão de Jesus FOI SECRETA aos olhos dos sabatista judeus e de outros que não conseguiram crer em Jesus de forma verdadeira e sincera, porque SOMENTE os seguidores de Cristo que estavam naquele Monte das Oliveiras.



☼ Atos 1.11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

▬☻ Assim como a Ascensão de Jesus foi presenciada somente pelos seus seguidores, oculta aos olhos dos judeus sabatistas e outros tipos de incrédulos; ASSIM TAMBÉM será na VINDA DE JESUS no Arrebatamento, porque somente os FIÉIS DE CRISTO o Verão e que dessa ver, como Jesus prometeu, será para buscar os Fiéis do Senhor, mesmo os que morreram na esperança, ressuscitarão em corpos incorruptíveis e imortais e juntamente com os que estiverem vivos, que terão seus corpos transformados em imortais e gloriosos, serão levados a encontrar com o Senhor nas alturas celestiais e depois da Grande Tribulação que há de vir sobre a Terra, Jesus virá em Glória, já com os seus arrebatados, para julgar as nações.



☼ João 14.16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,

▬☻Aqui fica a informação de quem manda o Consolador é o Pai e não o Filho, mas na verdade tanto o Pai quanto o Filho, embora sejam duas pessoas, estão representando  o  Próprio Deus esta verdade em comprovada na contextualização com o versículo 26.


☼ João 14.17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.

▬☻ Aqui informa que o Espírito HABITARÁ e ESTARÁ na pessoa, ou seja, o Poder da Pessoa do Espírito Santo  estará atuando em quem crer na mensagem de Jesus por sua conclusa Obra da Expiação.


☼ João 14.18  Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

▬☻Jesus aqui fala que voltará e aqui está falando na posição de PAI que volta para buscar os seus seguidores que crerem no seu Nome, ou seja, o receberam como Único e Suficiente Senhor e Salvador de suas almas.


☼ João 14.26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará LEMBRAR de tudo quanto vos tenho dito.

▬☻ Não é preciso guardar sábado para LEMBRAR das Bênçãos do Senhor, porque quem tem o Espírito Santo em Sua Vida o mesmo nos faz LEMBRAR dos ensinos de Jesus, mesmo porque é pela Palavra e Sangue de Jesus que nos LIMPA e PURIFICA de todo pecado.

▬☻ Aqui CONTEXTUALIZANDO com o versículo 16, deixando claro que tanto o Pai a pessoa de Deus revelado e o Filho também a pessoa de Deus revelado, deixa  claro que DEUS  envia o Espírito Santo também Pessoa de Deus revelado.


☼ João 15.1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

▬☻ Aqui Jesus mostra que somente por Ele que a pessoa pode ter vida e quem não obedecer a Sua Palavra, o Lavrador lançará fora, mas quem obedece, o Lavrador cuida.

▬☻ Não adianta as pessoas aceitarem na  tese de que sejam Testemunhas de Jeová se nem o Filho de Jeová respeitam, o considerando como um deus qualquer, mesmo sabendo que  é enviado do Pai na representação de Jeová, como se o Filho também não fosse a representação de Jeová.



☼ João 15.2 Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

▬☻Quem faz a vara da videira ter Vida é Jesus e se não estiver em Jesus essa vara (pessoa) está morta e vara morta é jogada no fogo.

▬☻ Quem diz que crê em Deus mas não está em Comunhão com Jesus, não o reconhecendo como Deus, Senhor e Salvador, essa pessoa continua morta e sua religião é vã.



☼ João 15.3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
▬☻ Só a Pessoa de Jesus na identificação de Deus que pode LIMPAR e se não estiver LIMPO pelas Palavras de Jesus, nunca chegará à Pessoa do Pai na identificação de Deus, mesmo que digam crer no Pai mas rejeitam o Filho.


☼ João 15.16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.  
                                                                                                                                                             
▬☻Aqui não  corrobora com a Doutrina da Predestinação Fatalista quando o Senhor fala que escolheu a pessoa e não a pessoa a Ele e sim, fala da escolha para a Obra e não para a salvação ou perdição.

▬☻ O Senhor está falando no sentido de que, mesmo nós sendo seu inimigo por causa dos nossos pecados, Ele nos amou PRIMEIRO dando sua vida por todos e os que crerem e perseverarem em servir ao Senhor, Ele, o Senhor escolhe a pessoa para determinada chamada.

▬☻ Se fosse verdadeira a doutrina da Predestinação de uns para salvação e outros para perdição, não estaria recomendando para que o fruto deva permanecer, ou seja, a devida comunhão com o Senhor.


☼ João 15.17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

▬☻ Este mandamento não consta no Decálogo, mas vem desde os tempos do Torá  (Levíticos 19.18) e, evidentemente foi mantido na Nova Aliança.


☼ João 15.18  Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.

▬☻ As pessoas acham que por ser Cristão fiel ao Senhor seja sinônimo de boa vida em que todos os considerem, mas sabemos que ser Cristão Fiel ao Senhor provoca ira no adversário que se utiliza de pessoas para se oporem à caminhada do Cristão Fiel e até mesmo desvirtuar sua fé, em chavões bem elaborados, como:

► Não tem problema.
► Não tem nada a ver.
► Deus quer é o coração.
► Importa e viver para fazer o bem.
► Deus não habita em templo.
► etc. como se esses chavões, separadamente, fossem suficientes para que Deus não cobrar os maus procedimentos.

► Só que Deus exige santidade em temor a Ele o adorando em Espírito e em Verdade porque essa é e EXIGÊNCIA de Deus aos seus verdadeiros adoradores.





☼ João 15.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.

▬☻Aqui o texto corrobora com João 14.16 e 26 envolvendo as Pessoas do Pai e do Filho, que ambos na identificação de Deus, que ENVIOU o Espírito Santo, a terceira PESSOA na identificação de Deus ENVIADA.

▬☻ A terceira Pessoa, o Espírito Santo veio para TESTIFICAR do Ministério da Justiça cumprido por Jesus em benefício de todos os que NELE crerem e não endurecer à voz do Espírito Santo.



☼ João 15.27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

▬☻Aqui Jesus fala  sobre seus  seguidores como os discípulos assegurando-lhes o privilégio de serem Testemunhas de Cristo


☼ João 16.7 Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.

▬☻ Aqui mostra que estamos na DISPENSAÇÃO DA GRAÇA, a Dispensação do Espírito Santo que foi enviado para Consolar os corações, fazendo com que entendamos o Plano da Salvação executado por Jesus Cristo.



☼ João 16.8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

▬☻Quem endurece o coração para a atuação do Espírito Santo que quer agir no interior do ser humano, nunca poderá ser convencido de que está em pecado, que precisa da Justiça cumprida por Jesus Cristo e sempre estará sob Juízo Divino; mas quem abre o coração para o Espírito Santo, ocorre o contrário:  Reconhece que é pecador e precisa do perdão do Senhor, se arrependendo de seus pecados. É beneficiado pela Justiça de Deus realizada em Cristo e assim recebe a JUSTIFICAÇÃO do Senhor e por fim, fica livre do JUIZO DIVINO.



☼ João 16.9 do pecado, porque não creem em mim;

▬☻ Quem crer em Jesus e o segue reconhece que é pecador e precisa do Salvador, e quem não crer, se acomoda na vida de pecado.



☼ João 16.10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

▬☻quem crer em Jesus e o segue, é beneficiado pela Justificação porque crê na Justificação no Senhor e persevera firmemente fiel ao Senhor.



☼ João 16.11 e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

▬☻Quem crê em Jesus e o segue, não se submete ao príncipe deste mundo e isso só é possível pela GRAÇA DO SENHOR em nossos corações; mas quem não crer, a Ira de Deus sobre esse permanece.



☼ João 16.12 - Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

▬☻Jesus aqui estava falando aos seus discípulos, porque ainda não tinha começado a passar pela via crucis dos seus últimos dias do Seu Ministério e poupou os seus seguidores disso, porque sabia que naquele momento não suportariam essa realidade para a qual Jesus veio.




☼ João 16.13 Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

▬☻ Aqui Jesus já sabia que nos seus últimos dias sobre a Terra, os seus seguidores não entenderiam, conforme aconteceu com ALGUMAS mulheres e com outros  - Lucas 23, mas após a Ressurreição Jesus lhes abre o entendimento e os consola com Suas Palavras em Lucas 24, e ao subir em cerca de 30 a.D e não em  22.10.1844, Jesus e o Pai já como DEUS envia o Espírito Santo para ajudar aos seguidores de Cristo em suas jornadas enquanto aqui na terra.

Nenhum comentário: