segunda-feira, 29 de agosto de 2016

DÍZIMO & OFERTAS



DÍZIMO & OFERTAS

Ao vermos que o dízimo e oferta estão sendo usado de forma indevida, inclusive naqueles que querem viver como nababos à custa de ofertas e dízimos até de pessoas pobres e simples; devemos fazer bastante reflexão até mesmo por zelo e não deixando prá lá quanto a mau procedimento de líderes espertos.

 ► Aqui mostra que Deus, após a chegada do povo Hebreu do outro lado do Rio Jordão, lhes ordenara novas instruções, conforme sequência do relato.

► Além do Dízimo ainda havia as ofertas.


☼ Deuteronômio 12.12 E vos alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas, e vossos servos, e vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas, pois convosco não tem ele parte nem herança. 

► Os levitas eram sustentados pelas demais tribos, conforme estabelecido por Deus.  

 ► Herança significa a realização da promessa de Deus ao povo Hebreu, conforme promessa a Abraão, e por ocasião da libertação desse povo da escravidão que sofria no Egito:

▬ Perguntas do Adventista Azenilto Brito:

A  lei do dízimo é mantida após a cruz pela maioria das Igrejas, sendo que não fazia parte dos 10 Mandamentos? 

Não seria por não ter caráter cerimonial, tal como não o tinham as regras de alimentação?
 ► RESPONDO AS PERGUNTAS DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO, SERVIDOR DO ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA:

 ► PRIMEIRA RESPOSTA: 

A questão de algumas igrejas ter o Dízimo como uma lei, a meu ver, NÃO TEM RESPALDO BÍBLICO, porque não estamos vivendo nos tempos da LEI DO VELHO CONSERTO.

► CONTEXTUALIZANDO AS DUAS RESPOSTAS:

O Dizimar nos tempos de Abraão NUNCA FOI LEI, todavia Abraão dizimava com voluntariedade e alegria.

► Vejamos:

 ☼ Gênesis 14.19 E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

 ☼ Gênesis 14.20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

 ☼ Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de todos os despojos que recebera (cf. Hebreus 7.4), em gratidão pelo socorro e graça de Deus. Esta é a primeira vez que o ato de dar o dízimo é mencionado na Bíblia.

► O Dizimar PASSOU A SER LEI nos tempos do VELHO CONSERTO que Deus fez com Moises, mas essa LEI de DAR DÍZIMO (Malaquias 3.5-11).

Observações:  O Velho Concerto começou após ocorridas as 10 pragas do Egito, mas precisamente quando Deus, orientando a Moisés, ordenou que fosse realizada a Pascoa antes mesmo do povo sair do Egito e, após a travessia do Mar Vermelho, em cerca de 1450 aC, conforme Êxodo 16.1-22,23-29 foi proposto pela primeira vez a guarda de um dia em 7 recebendo o nome de sábado e tornado em Mandamento em Êxodo 20.8-11, que foi para o povo HEBREU LEMBRAR do DIA QUE FOI LIBERTO DA ESCRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO (Deuteronômio 5.12-15).

Jesus, logo no início do Seu Ministério já estava CESSANDO o mandamento de Guarda de Sábado (assim como a Lei de Dizimar), SENDO  CESSADO DEFINITIVAMENTE no dia da Ressurreição de Jesus, passando o SINAL/FIGURA desse mandamento no Velho Concerto como DIA DO SENHOR, que era apenas um dia em 7, a ser SÁBADO CRISTÃO sem sentido de Mandamento, COMO DIA DO SENHOR a partir do Primeiro dia da Semana, conforme João Evangelista deixou claro em Apocalípse 1.10, porque no SÉTIMO DIA o corpo de Jesus estava ainda no sepulcro, e corpo morto não pode está sob LEI ordenada aos hebreus vivos (Êxodo 31.12-18).

 ► Como o Velho Conserto cessou e agora estamos no NOVO CONSERTO, neste CONSERTO, o sentido de DIZIMAR está no mesmo sentido do ANTES do Velho Conserto, ou seja, não como Lei os dias de Abraão (Gênesis 14.19,20), e sim como Graça.

 ► Logo, o DIZIMAR nos dias de hoje não é LEI, mas é responsabilidade voluntária vigente, visto que sendo eu DIZIMISTA, não significa que eu esteja obrigado a DIZIMAR, porque há período que o até DIZIMAR fica difícil, e não é uma mensalidade que fica no débito, mas vai da consciência e disponibilidade da situação de cada dizimista.

 ► Jesus NÃO criticou o DIZIMAR, mas cobrou que seja feito com Misericórdia, e não com interesses de retorno, mesmo em bênçãos, porque sabemos que O Senhor faz o que lhe apraz.

 ☼ Mateus 23.23  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; DEVEIS (ATÉ PODEM), porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas (Lei do direito, Consciência, Misericórdia e Fé). 

 ► Aqui Jesus NÃO justifica o Dízimo pela e nem por LEI, e admoesta que, antes de Dizimar, que haja a boa consciência nas pessoas quanto à Lei, o Juízo, a Misericórdia e a fé.
  ► Observem a sequência: 

 ☻ A Lei, porque usavam o Dizimar se baseando na Lei, que nem eles mesmos entendiam, mas tem que ser a Lei do Direito Voluntário. 

 ☻ O Juízo, ou seja, que se baseando na Lei, esses fariseus continuavam sob Juízo dessa Lei, mas que exerça esse direito da Lei com boa consciência.

☻ A Misericórdia significava que tinham que ter o sentimento que Jesus estava tendo por todos e a Fé, que Jesus mostra que as OBRAS DA FÉ, geral FRUTOS DO ESPÍRITO e suplanta as OBRAS DA LEI, que não gera misericórdia nos corações. A misericórdia deve ser com consciência de que, pela fé, esteja agradando a Deus.

► O exercício de DIZIMAR pela Lei do Direito, deve ser com boa Consciência que deve ter a essência da Misericórdia que deve ser por fé em agradar ao Senhor e não a si mesmo no sentido de barganha, orgulho e soberba.

 ►Jesus aqui mostra que o DIZIMAR não dependia da Lei, mas quem o fizesse, que o façam com o coração Misericordioso e Grato ao Senhor.

☼ Lei de Dízimos especiais para os LEVITAS e para o POBRE, Dt 26.12-15  (Deuteronômio  14.22-26,18).

► Há seguimentos no meio Evangélico, inclusive no Adventismo que são CONTRA o dizimar e se justificam pelo fato de não está escrito no Novo Testamento e que foi somente para os dias da Lei Mosaica, o que não é verdade porque veio desde os dias de Abraão e a nação de Israel nem existia ainda e Moisés nem tinha nascido.

► Então vejamos:

▬☻  O dizimar veio desde os dias de Abraão, muitos anos antes da existência da Nação de Israel e bem antes do nascimento de Moisés; não tinha sentido de obrigatoriedade porque nem LEI era, mas esse dizimar de Abraão era por motivo de gratidão ao Senhor - ☼ Gênesis14.20 e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.

 ▬☻ Logo, a iniciativa de dar o Dízimo não foi por exigência de Melquisedeque (Figura de Cristo) e sim por voluntariedade de Abraão.

▬☻ Na Lei, conforme Malaquias 3.1-10 o dizimar já era LEI com sentido de obrigatoriedade e quem nada dava nem dízimo e nem oferta sofria punição, mas quem dava era abençoado – Provérbios 3.9,10.  Mas essa LEI acabou; na Nova Aliança que  vivemos  o sentido é VOLUNTARIEDADE por Gratidão de dar o dízimo e oferta, mas se não der por motivos circunstanciais, Deus NÃO COBRA e nem deixa de Abençoar.

 ▬☻O dizimar na sua origem tem sentido de gratidão por bênçãos recebidas, que é o SENTIDO do dizimar na Graça dos dias de Abraão e da Graça dos dias de hoje.


☼ Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; DEVEIS, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.  Mateus 23:23.

▬☻ Aqui Jesus não fala contra o dizimar, mas contra a hipocrisia nos corações de alguns; ou que o dizimar é dever válido se for  por misericórdia com entendimento racional.


☼ Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda hortaliça e desprezais o Juízo e o amor de Deus! Importava fazer essas coisas e não deixar as outras.  Lucas 11.42.

▬☻O dizimar ANTES de ser uma dever, É ATO DE AMOR e aqui se entende que Jesus não fez cessar o ato de Dizimar, mesmo porque o dizimar NÃO FOI ORIGINADO NA LEI MOSAICA. Gênesis 14.20.



☼ HEBREUS 7.1-5 mostra que o dizimar veio desde Abraão, ratificado no Velho Concerto Mosaico como LEI especificando que essa obrigação era somente para o povo Hebreu cumprir; e confirmado novamente na Graça, só que SEM sentido de Lei, porque passou a ser dever com misericórdia e entendimento para ser exercido por todos os cristãos e não mais somente para os hebreus.

 ▬☻ O dizimar no SENTIDO da LEI não tem sentido de gratidão por bênçãos recebida, mas obrigatoriedade do rigor da LEI, não qual não mais estamos.

▬☻ A Lei de Dizimo e oferta foi ESPECIFICAMENTE para o povo Hebreu nos dias do Velho Concerto.

▬☻ A Graça de dizimar e ofertar existiu SEM SENTIDO DE LEI nos dias de Abraão E EXISTE nos dias do Novo Concerto (hoje), porém não tem mais sentido de Lei com o fim do Velho Concerto e tem sentido de gratidão, misericórdia, voluntariedade e fé.

  O dízimo e as ofertas são em prioridades para proclamação do Evangelho de Cristo, incluindo questões sociais paralelamente com socorro além de espiritual, social, e não só pregar o evangelho e deixar o necessitado ainda passando necessidades, para o crescimento de salvos na igreja com ensinos, doutrinas e bons costumes e, por último e para a manutenção material da igreja no sentido de organização.

Alguns questionam que o Dízimo e ofertas não era dinheiro em espécie e até entendo.
Só que a moeda de troca naqueles dias era “mercadoria” porque assim que funcionava a cultura da economia da época.

Hoje, dependendo da cidade não se oferta e nem dizima com carneiro, vaca, plantações e sim com moeda em dinheiro, assim como quanto ao tempo, possibilidade, etc. em dedicar pelo menos 10% do disponível à obra do Senhor, que não precisa ser necessariamente uma moeda em dinheiro, ou uma vaca, ou um carneiro, ou resultado do fruto de um pomar e assim sucessivamente.

Quando formos dizimar e/ou ofertar devemos fazê-lo com responsabilidade e não entregar a qualquer instituição que não usa de forma adequada e é DEVER do recebedor de dízimo e/ou oferta, prestar contas do que entra e do que sai, mostrando realizações para o bem da sociedade que faça parte.

☼ Deuteronômio 12.11 Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda escolha dos vossos votos que votardes ao SENHOR. 


Agosto 2016

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