DÍZIMO & OFERTAS
Ao vermos que o dízimo e
oferta estão sendo usado de forma indevida, inclusive naqueles que querem viver
como nababos à custa de ofertas e dízimos até de pessoas pobres e simples;
devemos fazer bastante reflexão até mesmo por zelo e não deixando prá lá quanto
a mau procedimento de líderes espertos.
► Aqui mostra que Deus, após a chegada do povo
Hebreu do outro lado do Rio Jordão, lhes ordenara novas instruções, conforme
sequência do relato.
► Além do Dízimo ainda havia
as ofertas.
☼ Deuteronômio 12.12 E vos
alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, vós, e vossos filhos, e vossas filhas,
e vossos servos, e vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas,
pois convosco não tem ele parte nem herança.
► Os levitas eram
sustentados pelas demais tribos, conforme estabelecido por Deus.
► Herança significa a realização da promessa
de Deus ao povo Hebreu, conforme promessa a Abraão, e por ocasião da libertação
desse povo da escravidão que sofria no Egito:
▬ Perguntas do Adventista
Azenilto Brito:
A lei do dízimo é mantida após a cruz pela
maioria das Igrejas, sendo que não fazia parte dos 10 Mandamentos?
Não seria por não ter
caráter cerimonial, tal como não o tinham as regras de alimentação?
► RESPONDO AS PERGUNTAS DO ADVENTISTA AZENILTO
BRITO, SERVIDOR DO ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA:
► PRIMEIRA RESPOSTA:
A questão de algumas igrejas
ter o Dízimo como uma lei, a meu ver, NÃO TEM RESPALDO BÍBLICO, porque não
estamos vivendo nos tempos da LEI DO VELHO CONSERTO.
► CONTEXTUALIZANDO AS DUAS RESPOSTAS:
O Dizimar nos tempos de
Abraão NUNCA FOI LEI, todavia Abraão dizimava com voluntariedade e alegria.
► Vejamos:
☼ Gênesis 14.19 E abençoou-o e disse: Bendito
seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
☼ Gênesis 14.20 e bendito seja o Deus
Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de
tudo.
☼ Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de
todos os despojos que recebera (cf. Hebreus 7.4), em gratidão pelo socorro e
graça de Deus. Esta é a primeira vez que o ato de dar o dízimo é mencionado na
Bíblia.
► O Dizimar PASSOU A SER LEI
nos tempos do VELHO CONSERTO que Deus fez com Moises, mas essa LEI de DAR
DÍZIMO (Malaquias 3.5-11).
Observações: O Velho Concerto começou após ocorridas as 10
pragas do Egito, mas precisamente quando Deus, orientando a Moisés, ordenou que
fosse realizada a Pascoa antes mesmo do povo sair do Egito e, após a travessia
do Mar Vermelho, em cerca de 1450 aC, conforme Êxodo 16.1-22,23-29 foi proposto
pela primeira vez a guarda de um dia em 7 recebendo o nome de sábado e tornado em
Mandamento em Êxodo 20.8-11, que foi para o povo HEBREU LEMBRAR do DIA QUE FOI
LIBERTO DA ESCRAVIDÃO QUE SOFRIA NA TERRA DO EGITO (Deuteronômio 5.12-15).
Jesus, logo no início do Seu
Ministério já estava CESSANDO o mandamento de Guarda de Sábado (assim como a
Lei de Dizimar), SENDO CESSADO
DEFINITIVAMENTE no dia da Ressurreição de Jesus, passando o SINAL/FIGURA desse
mandamento no Velho Concerto como DIA DO SENHOR, que era apenas um dia em 7, a
ser SÁBADO CRISTÃO sem sentido de Mandamento, COMO DIA DO SENHOR a partir do
Primeiro dia da Semana, conforme João Evangelista deixou claro em Apocalípse
1.10, porque no SÉTIMO DIA o corpo de Jesus estava ainda no sepulcro, e corpo
morto não pode está sob LEI ordenada aos hebreus vivos (Êxodo 31.12-18).
► Como o Velho Conserto cessou e agora estamos
no NOVO CONSERTO, neste CONSERTO, o sentido de DIZIMAR está no mesmo sentido do
ANTES do Velho Conserto, ou seja, não como Lei os dias de Abraão (Gênesis
14.19,20), e sim como Graça.
► Logo, o DIZIMAR nos dias de hoje não é LEI,
mas é responsabilidade voluntária vigente, visto que sendo eu DIZIMISTA, não
significa que eu esteja obrigado a DIZIMAR, porque há período que o até DIZIMAR
fica difícil, e não é uma mensalidade que fica no débito, mas vai da
consciência e disponibilidade da situação de cada dizimista.
► Jesus NÃO criticou o DIZIMAR, mas cobrou que
seja feito com Misericórdia, e não com interesses de retorno, mesmo em bênçãos,
porque sabemos que O Senhor faz o que lhe apraz.
☼ Mateus 23.23
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da
hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo,
a misericórdia e a fé; DEVEIS (ATÉ PODEM), porém, fazer essas coisas e não
omitir aquelas (Lei do direito, Consciência, Misericórdia e Fé).
► Aqui Jesus NÃO justifica o Dízimo pela e nem
por LEI, e admoesta que, antes de Dizimar, que haja a boa consciência nas
pessoas quanto à Lei, o Juízo, a Misericórdia e a fé.
► Observem
a sequência:
☻ A Lei, porque usavam o Dizimar se baseando
na Lei, que nem eles mesmos entendiam, mas tem que ser a Lei do Direito
Voluntário.
☻ O Juízo, ou seja, que se baseando na Lei,
esses fariseus continuavam sob Juízo dessa Lei, mas que exerça esse direito da
Lei com boa consciência.
☻ A Misericórdia significava
que tinham que ter o sentimento que Jesus estava tendo por todos e a Fé, que
Jesus mostra que as OBRAS DA FÉ, geral FRUTOS DO ESPÍRITO e suplanta as OBRAS
DA LEI, que não gera misericórdia nos corações. A misericórdia deve ser com
consciência de que, pela fé, esteja agradando a Deus.
► O exercício de DIZIMAR
pela Lei do Direito, deve ser com boa Consciência que deve ter a essência da
Misericórdia que deve ser por fé em agradar ao Senhor e não a si mesmo no
sentido de barganha, orgulho e soberba.
►Jesus aqui mostra que o DIZIMAR não dependia
da Lei, mas quem o fizesse, que o façam com o coração Misericordioso e Grato ao
Senhor.
☼ Lei de Dízimos especiais
para os LEVITAS e para o POBRE, Dt 26.12-15
(Deuteronômio 14.22-26,18).
► Há seguimentos no meio
Evangélico, inclusive no Adventismo que são CONTRA o dizimar e se justificam
pelo fato de não está escrito no Novo Testamento e que foi somente para os dias
da Lei Mosaica, o que não é verdade porque veio desde os dias de Abraão e a
nação de Israel nem existia ainda e Moisés nem tinha nascido.
► Então vejamos:
▬☻ O dizimar veio desde os dias de Abraão, muitos
anos antes da existência da Nação de Israel e bem antes do nascimento de
Moisés; não tinha sentido de obrigatoriedade porque nem LEI era, mas esse
dizimar de Abraão era por motivo de gratidão ao Senhor - ☼ Gênesis14.20 e
bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E
deu-lhe o dízimo de tudo.
▬☻ Logo, a iniciativa de dar o Dízimo não foi
por exigência de Melquisedeque (Figura de Cristo) e sim por voluntariedade de
Abraão.
▬☻ Na Lei, conforme
Malaquias 3.1-10 o dizimar já era LEI com sentido de obrigatoriedade e quem
nada dava nem dízimo e nem oferta sofria punição, mas quem dava era abençoado –
Provérbios 3.9,10. Mas essa LEI acabou; na
Nova Aliança que vivemos o sentido é VOLUNTARIEDADE por Gratidão de dar
o dízimo e oferta, mas se não der por motivos circunstanciais, Deus NÃO COBRA e
nem deixa de Abençoar.
▬☻O dizimar na sua origem tem sentido de
gratidão por bênçãos recebidas, que é o SENTIDO do dizimar na Graça dos dias de
Abraão e da Graça dos dias de hoje.
☼ Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho
e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; DEVEIS,
porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.
Mateus 23:23.
▬☻ Aqui Jesus não fala
contra o dizimar, mas contra a hipocrisia nos corações de alguns; ou que o
dizimar é dever válido se for por
misericórdia com entendimento racional.
☼ Mas ai de vós, fariseus,
que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda hortaliça e desprezais o Juízo e o
amor de Deus! Importava fazer essas coisas e não deixar as outras. Lucas 11.42.
▬☻O dizimar ANTES de ser uma
dever, É ATO DE AMOR e aqui se entende que Jesus não fez cessar o ato de
Dizimar, mesmo porque o dizimar NÃO FOI ORIGINADO NA LEI MOSAICA. Gênesis
14.20.
☼ HEBREUS 7.1-5 mostra que o
dizimar veio desde Abraão, ratificado no Velho Concerto Mosaico como LEI
especificando que essa obrigação era somente para o povo Hebreu cumprir; e
confirmado novamente na Graça, só que SEM sentido de Lei, porque passou a ser
dever com misericórdia e entendimento para ser exercido por todos os cristãos e
não mais somente para os hebreus.
▬☻ O dizimar no SENTIDO da LEI não tem sentido
de gratidão por bênçãos recebida, mas obrigatoriedade do rigor da LEI, não qual
não mais estamos.
▬☻ A Lei de Dizimo e oferta
foi ESPECIFICAMENTE para o povo Hebreu nos dias do Velho Concerto.
▬☻ A Graça de dizimar e
ofertar existiu SEM SENTIDO DE LEI nos dias de Abraão E EXISTE nos dias do Novo
Concerto (hoje), porém não tem mais sentido de Lei com o fim do Velho Concerto
e tem sentido de gratidão, misericórdia, voluntariedade e fé.
► O
dízimo e as ofertas são em prioridades para proclamação do Evangelho de Cristo,
incluindo questões sociais paralelamente com socorro além de espiritual, social,
e não só pregar o evangelho e deixar o necessitado ainda passando necessidades,
para o crescimento de salvos na igreja com ensinos, doutrinas e bons costumes
e, por último e para a manutenção material da igreja no sentido de organização.
Alguns questionam que o
Dízimo e ofertas não era dinheiro em espécie e até entendo.
Só que a moeda de troca
naqueles dias era “mercadoria” porque assim que funcionava a cultura da
economia da época.
Hoje, dependendo da cidade
não se oferta e nem dizima com carneiro, vaca, plantações e sim com moeda em
dinheiro, assim como quanto ao tempo, possibilidade, etc. em dedicar pelo menos
10% do disponível à obra do Senhor, que não precisa ser necessariamente uma
moeda em dinheiro, ou uma vaca, ou um carneiro, ou resultado do fruto de um
pomar e assim sucessivamente.
Quando formos dizimar e/ou
ofertar devemos fazê-lo com responsabilidade e não entregar a qualquer
instituição que não usa de forma adequada e é DEVER do recebedor de dízimo e/ou
oferta, prestar contas do que entra e do que sai, mostrando realizações para o
bem da sociedade que faça parte.
☼ Deuteronômio 12.11 Então,
haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o
seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos
sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda
escolha dos vossos votos que votardes ao SENHOR.
Agosto 2016
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