quarta-feira, 15 de julho de 2015

LEI DE DEUS - NÕMOS NÃO SE RESTRINGE AO DECÁLOGO COMO ERRADAMENTE ENSINA O ADVENTISMO SABATISTA



LEI DE DEUS NÃO SE RESUME AO DECÁLOGO
TORAH = LEI, DIREÇÃO, ENSINO, INSTRUÇÃO.
Este substantivo ocorre 220 vezes no Antigo Testamento Hebraico.

A INSTRUÇÃO dada por Deus a Moisés e aos israelitas ficou conhecida por A LEI ou DIREÇÃO: HÃ TORÃH, e mais comumente por A LEI DO SENHOR.
Há uma imensa diferença entre a LEI que Deus deu a Moisés para o povo Israelita, conhecida por LEI DE MOISÉS e LEI MOSAICA.

Enquanto que a LEI DE DEUS, ou LEI DO SENHOR – Salmos 119.1, se referindo, não somente a parte da Lei, o Decálogo, mas sim a LEI DE DEUS na sua TOTALIDADE.

LEI, no verbo – YÃRÃH significa lançar, direcionar, orientar, ensinar, instruir.

O substantivo TÔRÃH é derivado dessa raiz.

O significado LANÇAR aparece em Gn 31.51 – Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui esta coluna que levantei entre mim e ti.

O termo YÃRÃH quer dizer ENSINAR em 1 Sm 12.23 – Antes vos ensinarei o caminho bom e direito.


SIMBOLOGIA, FIGURA, TIPO, MODELO, SINAL, SOMBRA, são representações de Mandamentos CESSADOS, que dessa forma era colocado no Velho Conserto e que NÃO CONSTAM no NOVO CONSERTO.


elem comp (gr nómos) Exprime a ideia de lei, regra, norma:
 nomografia, nomologia; parte, divisão: quadrinômio; costume; lei.

Nomos na Septuaginta tem as seguintes traduções:  NOMOS:  Lei, regra; NOMIMOS: Em conformidade com a Lei, legal;                                               ENTROLE: Mandamento, ordem; e PROSTAGMA: Ordem,                                      mandamento, injunção.

Assim, como a lógica interpretativa ensina, é que o Decálogo é uma parte da divisão da Lei de Deus, que tem pontos com sentido de sinal simbólico, como Guarda de Sábado, que já cessou, assim como é constituída de pontos SEM sentido de simbolismos,                                            e esses pontos (mandamentos, leis) foram                                                                       CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

O Adventismo do Sétimo Dia ilude a muitos tolos e insensatos, ao ensinar que a Lei de Deus seja em parte, ou seja, o Decálogo, e o alvo dessa desavença doutrinárias com a Bíblia,                                                            é o Mandamento de Guarda de Sábado,                                                                                                     base da existência dessa seita Adventista do Sétimo Dia.



A. LEI, SUBSTANTIVO

NÕMOS, cognato de NEMÕ, "dividir, distribuir"; por conseguinte, "uso, costume", e, portanto, "lei, lei prescrita por costume ou por estatuto"; a palavra ETHOS, "costume" foi retida para designar "lei", não escrita, enquanto que o termo NOMOS tornou-se o nome estabelecido pra apontar "lei" decretada por estado e estabelecida como padrão para administração da justiça.

► Já podemos observar a INCOERÊNCIA do Adventismo do Sétimo Dia em aplicar, em má transliteração e péssimo entendimento, de que o vocábulo Lei, inclusive nas citações MANDAMENTOS DE DEUS em Apocalipse 14.12 e em outros textos, de que estaria se referindo ao Decálogo, quando, na verdade, a intenção desse sabatismo, é defender o mandamento já cessado de Guarda de Sábado, dentro da Nova Aliança, na qual NÃO COSTA esse mandamento, que fora ordenado ENTRE Deus e o Povo Hebreu, cujo SÁBADO (MANDAMENTO DE GUARDA) foi para LEMBRAR de que esses Hebreus foram LIBERTADOS pela Mão Forte de Deus da escravidão que esse povo sofria na terra do Egito - Dt 5.12-15, daí mostrando o motivo do vocábulo LEMBRAR-SE DO SÁBADO em Ex 20.8. PORQUE esse LEMBRAR era justamente para LEMBRAR-SE de guardar o sábado, QUE ERA PARA LEMBRAR o que está esclarecido em Dt 5.12-15 citado.

☻ Apocalipse 14.12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.


A LEI NO NOVO TESTAMENTO: (Após terminar essa parte, estarei colocando aqui estudo sobre a LEI no Velho Testamento).

A) "Lei" em geral, por exemplo, (1)Rm 2.12,13, expressando um princípio geral relativo à "Lei"; (2)Rm 2.14 (última parte); (3)Rm 3.27: "Por qual lei?", ou seja, "Por qual tipo de princípio (a jactância foi excluída)?” (4)Rm 4.15 (ultima parte); (5)Rm 5.13, referindo-se ao período entre a transgressão de Adão e a doação da Lei; (6)Rm 7.1 (primeira parte); contra as graças que constituem o fruto do Espírito "não há lei" (7)(Gl 5.23); o alvo ostensivo da lei é conter as tendências naturais maldosas dos homens no estado decaído; contudo na prática, a lei se acha não somente ineficaz, mas na verdade, rovoga essas tendências para uma maior atividade.

A intenção do dom do espírito é constranger o crente a uma vida na qual as tendências naturais não tenham lugar de produzir nele os opostos diretos.

“Portanto, a lei não tem nada a dizer contra o fruto do Espírito, pior conseguinte o crente não apenas não está sob a Lei (8) (Gl 5.18), mas a lei não tem campo de ação na sua vida, já que -- e na medida em que -- ele é guiado pelo Espírito” (extraído de Notes on Galatian, de Hogg e Vine, p. 298).

  Os textos do ITEM A:

☻ (1) Romanos 2.12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.


☻ (2) Romanos 2.14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;


☻ (3) Romanos 3.27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.


☻ (4) Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão


☻ (5) Romanos 5.13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.


☻ (6) Romanos 7.1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?


☻ 7) Gálatas 5.23 - Contra estas coisas não há lei


☻ (8) Gálatas 5.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.


► Já podemos OBSERVAR que o TERMO LEI não está ESPECIFICAMENTE se referindo somente ao DECÁLOGO, como o ensino dogmático do adventismo afirma, enganando os tolos, insensatos, simplórios e fracos de entendimento espiritual.



B) A força da influência que impede à ação - Rm 7.21,23, primeira parte:

☻ Romanos 7.21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.



C) A Lei mosaica, a "Lei" do Sinai, se referindo Sinai, não somente ao Monte, pois NÃO SE ATÉM AO DECÁLOGO, inclusive se refere a várias leis que NÃO CONSTAM NO DECÁLOGO:


C.1 - Com o artigo definido (por exemplo);


☻ Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.


☻ João 1.17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo


☻ Romanos 2.15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei

20 - Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;

26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?

27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?


☻ Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus


☻ Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão


☻ Romanos 7.4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus

7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado

16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;


☻ Romanos 8.3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito

7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.


☻ Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá

19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.

24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.


☻ Gálatas 5.3 - E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.


☻ Efésios 2.15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,


☻ Filipenses 3.6 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível


☻ 1 Tm 1.8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;


☻ Hb 7.19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.


☻ Tiago 2.9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.



C.2 - Sem o artigo, desse modo acentuando a Lei Mosaica em sua qualidade como "lei" por exemplo: (1) Rm 2.14 (primeira parte); (2) Rm 5.20; (3) Rm 7.9 (onde a ênfase na qualidade acha-se em que "o mandamento que era para a vida", ou seja, o que Paulo pensava que fosse meio para vida, ele descobriu que "era para morte", ou seja, tem o efeito de revelar o seu verdadeiro estado); (4) Rm 10.4; (5)1 Co 9.20; (6) Gl 2.16, 19, 21; (7)1 Co 3.2,5, 1 Co 3.10 (primeira parte); (8)Gl 3.11, 18, 23; (9)Gl 4.4, 5; (10)4.21 (primeira parte); com relação à declaração em (11)Gl 2.16,de que "o homem não é justificado pelas obras da lei", a ausência do artigo antes de NOMOS indica a asserção de um princípio, "pela obediência à lei", mas evidentemente a lei mosaica está em vista.

Aqui o apóstolo Paulo está afirmando que a submissão à circunstância acarreta necessariamente a obrigação de cumprir toda a "lei".

A circuncisão pertence à parte cerimonial da "lei" (mostrando que não existe lei cerimonial, mas sim a PARTE cerimonial da Lei), mas ainda que a Lei Mosaica seja, de fato, divisível em cerimonial e em moral, tal distinção não é feita ou mesmo presumida na Escritura.

A declaração assevera a liberdade do crente da "lei" de Moisés em sua totalidade como meio de justificação


Textos deste item C:

☻(1) Romanos 2.14 -


☻(2) Romanos 5.20 -


☻(3) Romanos 7.9 -


D) Por metonímia, os livros que CONTEM a "lei":
Ø Metonímia

Ø  Chama-se de metonímia, pois é um emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles.

Ø   sf. (gr metonymía) Ret Alteração do sentido natural das palavras pelo emprego da causa pelo efeito

Ø Pelo já exposto acima e o que está a seguir, CONSTATA-SE o grave erro doutrinário do Adventismo do Sétimo Dia em usar os vocábulos: LEI, MANDAMENTO, ORDENANÇA DE DEUS, em forma GENERALIZADA, como se a Lei de Deus fosse somente o DECÁLOGO;                                OU SEJA, nem em sentido de PROBO,                                                       esse ensino se sustenta, e, muito menos, sendo confrontado pelos fatos no seu tempo próprio, mostrados nas Escrituras Sagradas.






D.1 - O Pentateuco (por exemplo: (1) Mt 5.17; (2) 12.5; (3) Lc 16.16; (4) 24.44; (5) Jo 1.45; (6) Rm 3.21; (7) Gl 3.10.
D.2 - Os Salmos: (8) Jo 10.34; (9) 15.25; os Salmos, Isaías, Ezequiel e Daniel (10) Jo 12.34; os Salmos e Isaías (11) Rm 3.19, (12) junto com os versículos 10-18; Isaías (13) 1 Co 14.21;
DISSO TUDO QUE SE PODE DEDUZIR É QUE "A LEI", EM SEU SENTIDO MAIS ABRANGENTE, ERA UM TÍTULO ANTERNATIVO DE "AS ESCRITURAS"

Textos bíblicos do item D

(1) Mateus 5.17 -

(2) Mateus 12.5 -

(3) Lucas 16.16 -

(4) Lucas 24.44 -

(5) João 1.45 -

(6) Rm 3.21 -

(7) Gálatas 3.10 -

(8) João 10.34 -

(9) João 15.25 -

(10) João 12.34 -

(11) Romanos 3.19 -

(12) Romanos 2.10-18 -

(13) 1 Co 14.21 –


As expressões a seguir especificam as “leis” de diversos tipos:
a.   A LEI DE CRISTO (1) Gl.6.4, isto é, ou a “lei” dada por Ele (como no Sermão da Montanha e em (2) Jo 13.14,15; (3) 15.4), ou a “lei” ou princípio pelo qual o próprio Cristo VIVEU (4) Mt 20.28; (5) Jo 13.1; estas não são alternativas factuais, pois a “lei” imposta por Cristo era sempre aquela pela qual Ele viveu nos “dias da sua carne”.

Ele confirmou que a “lei” é de autoridade divina (cf. (6) Mt 5.18;
Não obstante, Jesus apresentou um padrão de vida mais alto do que a obediência superficial à tradução leal corrente da lei, padrão que, sem exterminar a lei, Ele encarnou em seu caráter e vida (veja, por exemplo, (7) Mt 5.21-48;
 Esta brecha com o legalismo, é vista sobretudo no que diz respeito à parte ritual ou cerimonial da lei em seu âmbito geral);

Textos Bíblicos deste item a:

(1) Gálatas 6.4 –

(2) João 13.14 –


15 –


(3) João 15.4 –


(4) Mateus 20.28 –


(5) João 13.1 –


(6) Mateus 5.18 –


(7) Mateus 5.21-48 –

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b - A Lei da Fé (Rm 3.27), ou seja, um princípio que exige fé somente por parte do homem.

Romanos 3.27 –


c - A LEI DO MEU MANDAMENTO – Rm 7.23, o princípio que viver a NOVA NATUREZA em virtude do NOVO NASCIMENTO;

Romanos 7.23 -


d – A LEI DO PECADO – Rm 7.23 acima, o princípio pelo qual o pecado exerce sua influência e poder, a apesar do desejo de fazer o que é certo;
A Lei do pecado e da morte – Rm 8.2, a morte sendo o efeito.

Romanos 7.23 –

Romanos 8.2 –


E – A LEI DA LIBERDADE – (1)Tg 1.25; (2) 2.12, termo inclusivo de todas as Escrituras, não uma lei de compulsão forçada, mas que obtém obediência pronta pelo desejo e deleite do indivíduo renovado do qual é assunto; para a lei ele olha e em seu ensino ele se deleita; ele está DEBAIXO DA LEI (ENNOMOS) na lei, implicando união e sujeição de Cristo – (3) 1 Co 9.21; cf., pior exemplo, (4) Sl 119.32,45,97;  (5) 2 Co 2.17.
Os textos:
(1) Tiago 1.25 –

(2) Tiago 2.12 –


f – A LEI REAL – Tg 2.8, real, Istoé, pertencente a realiza, ou seja, a lei do amor, real na majestade do Seu poder, a lei na qual todas as outras dependem – Mt 22.34-40; Rm 13.8; Gl 5.14.

Mateus 11.34 –

35 -

36 -

37 -

38 -

39 -

40 –


Romanos 13.8 –


Gálatas 5.14 –


g – A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA – Rm 8.2, ou seja, o princípio animado pelo qual o Espírito Santo age como Doador da vida – cf. Jo 6.63

Romanos 8.2 –


João 6.63 –


h – A LEI DA JUSTIÇA – Rm 9.31, ou seja, um princípio geral que apresenta a justiça como objetivo e resultado de guardar uma lei, particularmente A LEI DE MOISÉS– Gl 3.21, daí o Ministério de Jesus ser apresentado como o Ministério da Justiça, ou seja, toda a exigência para Justiça de Deus ao homem, foi satisfeita pela Conclusão do Ministério da Justiça de Cristo, que CONCLUI a OBRA DA EXPIAÇÃO, do Plano da Redenção de Deus, desde a fundação do mundo.

Romanos 9.31 –

Gálatas 3.21 -

...  -  Ministério da Justiça



i – A LEI DO MANDAMENTO CARNAL – Hb 7.16, ou seja a lei relativa ao sacerdócio Levítico ou Arônico que designava os homens condicionados pela circuncisão e limitações da carne.

Hebreus 7.16 –


Na Epístola aos Hebreus, a lei é discorrida, sobretudo referente ao contraste entre o sacerdócio de Cristo e o estabelecido sob a Lei de Moisés, em relação ao acesso a Deus e à adoração.

Nesses aspectos, a lei nenhuma coisa aperfeiçoou – Hb 7.19 –

Houve a anulação do precedente mandamento e a introdução de uma melhor esperança – Hb 7.18 –
19 –

Isto foi estabelecido sob o NOVO CONCERTO, um concerto instituído com base em melhores promessas – Hb 8.6. –

NOTAS:
1.   Em Gl 5.3, a declaração de que ser circuncidado torna o indivíduo devedor do cumprimento de toda a lei, diz que a lei é composta de ordens distintas, cada uma essencial para o todo, e pressupõe a unidade da lei; em Gl 5.14, a declaração de que TODA A LEI é cumprida em um mandamento concernente ao amor, diz que o mandamento é combinado com outros para tornar a lei completa.
Gálatas 5.3 –

Gálatas 5.14 –

“Incapaz”, usado como substantivo da lei; pode significar ou a fraqueza da lei, ou o que era impossível à lei; o último preferível, o significado é o mesmo em termos de efeito, a lei não podia dar nem liberdade da condenação, ou a comunicação da vida
2.   Em Rm 8.3, o que era impossível à lei, é, literalmente, a incapacidade (ADUNATON, o neutro do adjetivo ADUNATOS, ão da vida.
Romanos 8.3 –

2.1  Quanto à diferença entre o ensino de Paulo e de Tiago com respeito à lei vamos dissertar quanto ao sentido de JUSTIFICAR...

3.   Quanto a At 19.38, há audiências (dissertar sobre PÁTIO nº 1)...


4.   Quanto ao termo NOMODIDASKALOI, doutores da lei, que ocorre em Lc 5.17 e 1 Tm 1.7 (no singular, em At 5.34, tem dissertação quanto ao sentido de PROFESSOR.

MONOTHESIA denota Legislação
                          



1.   NOMOTHETEÕ – Quando é usado:

(a) no intransitivo, significa fazer leis;
Na voz passiva, ser suprido com leis – Hb 7.11, recebeu a lei,literalmente, foi suprido com lei.
Hebreus 7.11 -

(b) No transitivo, significa ordenar pela lei, decretar;
Na voz passiva – Hb 8.6 –

2.   KRINÕ – Avaliar, estimar, julgar, significa  ir à lei, e é usado na voz média em Mt 5.40 (pleitear); 1 Co 6.1,6.

  Mateus 5.40 –

  1 Aos Coríntios 6.1 –
6 –


NOTA:  Em 1 Co 6.7, terdes demandas” é tradução da expressão ECHÕ KRIMATA, ter processos.


3.   PARANOMEÕ – Transgredir a lei, (formado de PARA, contrário a, e NOMOS), é usado no particípio presente em At 23.3, e traduzido por: CONTRA A LEI, literalmente, transgredindo a lei.

A LEI, ADJETIVOS.
1.   NOMIKOS denota relacionamento com a lei, descreve; em 1 Tm 3.9, é traduzido ACERCA DA LEI, descrevendo debates – Doutor da Lei.
1 A TIMÓTEO 3.9 –


2.   ENNOMOS:
a.    Legal, lícito, legítimo, literalmente NA LEI (formado do EN, EM, e NOMOS, (Reler item A. LEI, SUBSTATIVO transcrito, em baixo); continuando: ou estritamente, o que está dentro do alcance da lei, é encontrado em At 19.39, acerca dos tribunais legais em Éfeso;
Atos 19.39 -

Quanto ao item 2, ler no início desta exposição, e, depois, continuar recapitulando o Estudo:
A. LEI, SUBSTANTIVO
NÕMOS, cognato de NEMÕ, "dividir, distribuir"; por conseguinte, "uso, costume", e, portanto, "lei, lei prescrita por costume ou por estatuto"; a palavra ETHOS, "costume" foi retida para designar "lei", não escrita, enquanto que o termo NOMOS tornou-se o nome estabelecido pra apontar "lei" decretada por estado e estabelecida como padrão para administração da justiça.

CONTINANDO sobre ENNOMOS:
b.   Sob a lei, EM RELAÇÃO A CRISTO – 1 Co 9.21, onde é contrastado como ANOMOS (veja número 3, mais adiante); a palavra conforme foi usada pelo apóstolo Paulo, NÃO SUGERE meramente a condição de estar debaixo da lei, mas a intimidade de uma relação estabelecida na lealdade de uma vontade dedicada ao Mestre Jesus.
c.    
4.       ☻ 1 Aos Coríntios 9.21 -

3.  ANOMOS – Sem Lei (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, veja acima (A. LEI, SUBSTANTIVO) e tem este significado em 1 Co 9.21 (acima transcrito).


A.               LEI, ADVÉRBIO

ANOMÕS (com o TIL) A forma adverbial de ENNOMOS (sem TIL, iniciando com E), item 3 acima, é usado em Rm 2.12, onde SEM LEI PECARAM, significa a ausência de alguma lei especificamente revelada, como a lei do Sinai, sem lei também perecerão pressupõe que a ausência da tal lei não evitará seu destino; aqui não está em vista a LEI da consciência.

☻ Romanos 2.12 –

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS VARIAÇÕES DO VOCÁBULO “NOMOS”

NOMODIDASKALOS – Professor da Lei (formados de NOMOS, Lei e o DIDASKALOS: professor, mestre – em alusão aos mestres da lei mosaica, é usado no mesmo sentido de Lucas 2.46 e Lc 5.17; atos 5.34; também alude àqueles que andavam entre os CRISTÃOS professando serem instrutores da Lei – 1 Tm 1.7.

☻ Lucas 2.46 –
☻ Lucas 5.17 –
☻ Atos 5.34 –
☻ 1 Tm 1.7 –

PARANOMIA – Violação da lei, transgressão, infração (formado de PARA, ao contrário de, e NOMOS, lei) é encontrado em 2 Pe 2.16 –
Em 1º Jo 3.4 (primeira parte), o verbo POIEÕ, fazer, com o termo ANOMIA, ilegalidade, é traduzido por comete iniquidade; na segunda parte, onde ocorre só ANOMIA, é traduzido por iniquidade.
☻ 1º João 3.4 –


A frase SOB A LEI é, literalmente, NA LEI, e não é igual ao ADJETIVO ENNOMOS, mas são duas palavras distintas.

Mais informações:

NOMOTHETEÕ -  Ordenar por lei, dar força de lei a, decretar (formado de NOMOS, lei, e TITHEMI, por).
É usado na voz passiva e traduzido em Hb 8.6 por “CONSEGUINTE”;
Em Hb 7.11, usado no intransitivo, é traduzido por “RECEBEU A LEI”;

☻ Hebreus 8.6 –

☻ Hebreus 7.11 –


NOMISMA – Primariamente “aquilo que é estabelecido por costume (nomos:  costume, lei.), por conseguinte, a moeda corrente de um Estado,meio circulante, é encontrado em Mt 22.19, moeda (do tributo).

☻ Mateus 22.19 –

► Quando Jesus falou:  “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” estava mostrando um dos sentidos de NOMOS, ou seja, costume, lei.

OIKONOMIA significa primeiramente “a administração de uma casa ou dos assuntos domésticos (formado de OIKOS, casa, e NOMOS, lei); portanto, o gerenciamento ou administração da propriedade de outros, e, daí MORDOMIA – Lc 16.2-4.

☻ Lucas 16.2 –

3 –

4 –


OIKONOMOS – Literalmente, “aquele que governa uma casa” (formado por OIKO, casa e NOMOS, lei) ocorre em Gl 4.2, denota um criado superior responsável pela administração interna da família, a direção de outros criados e o cuidado de menores de idade.

☻ Aos Gálatas 4.2 –


ANOMIA – Literalmente: Iniquidade (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, lei), é usado de certo modo a indicar que significa que é ilegalidade ou maldade, perversidade.

A tradução habitual no Novo Testamento é “iniquidade, que significa literalmente INJUSTIÇA.

Ocorre muito frequentemente na Septuaginta, sobretudo nos Salmos, onde é encontrado cerca de 70 vezes.

É usado acerca de:
► INIQUIDADE GERAL; Mt 7.23; 13.41; 23.28; 24.12; Rm 6.19, 2 Co 6.14; 2 Ts 2.3; 2.7 (injustiça); Tt 2.14; Hb 1.9; 1 Jo 3.4.

☻ Mateus 7.23 -

☻ Mateus 13.41 –

☻ Mateus 23.28 –

☻ Mateus 24.12 –

☻ Aos Romanos 6.19 –

☻ 2 Aos Coríntios 6.12 –

☻ 2 Aos Tessalonicenses 2.3 -
7 –

☻ Tito 2.14 –

☻Hebreus 1.9 –

☻ 1 Jo 3.4 –


► ANOMIA no plural, acerca de atos ou manifestações de maldade – Rm 4.7; Hb 10.17; alguns manuscritos inferiores tem em Hb 8.12, em lugar da palavra HAMARTIA.

☻ Romanos 4.7 –

☻ Hebreus 10.17 –

☻ Hebreus 8.12 - 

















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