EXODO 20.8.11 EXAMINADO
GRAMATICALMENTE NO PRINCÍPIO BÍBLICO
EXODO 20.11 EXAMINADO BÍBLICA E
GRAMATICALMENTE
Minhas respostas em refutações a
colocações do adventismo aparecem com esses sinais: ►, ☼
► Um dicionário teológico, preparado
pelo teólogo Dr. Charles Buck, afirma:
► “Sábado, na língua Hebraica, significa ‘cessar’, e é o sétimo dia da semana… e devemos confessar que não há lei alguma, no Novo Testamento, com relação ao primeiro dia.” — P. 403, art. “O Sábado”.
► Por etimologia e semântica, o sábado passou a significar "cessar" e, sendo assim, entendemos que Jesus "Cessou" Consumando a Obra da Expiação na Cruz, trazendo, agora sim, o Sábado Cristo, ou seja, com Sua Ressurreição mostrou o coroamento de Sua Obra Expiatória e, pelo significado na língua hebraica, Jesus cessou a sua obra de Expiação, mostrando que a ordenança de guarda de sábado judaico, nunca cessava coisa alguma, pois tinham que sempre está repetindo as mesmas cerimônias de 7 em 7 dias.
► Mas agora, na NOVA ALIANÇA, não é mais SINAL, como em Ez 20.20, mas o REAL descanso em Cristo. - Mateus 11.27-30.
► O sabatismo confunde o sétimo dia da criação, que foi a CESSAÇÃO/CONCLUSÃO da CRIAÇÃO com o sétimo dia da caminhada no deserto, que NUNCA era CESSAÇÃO/CONCLUSÃO, porque sempre tinham que continuar, até que viesse a PLENINUDE DO TEMPO em JESUS CRISTO.
► Se valem ma má interpretação no fato de Deus citar Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Não sei se uma pessoa inteligente com um pouco de escolaridade conhece o significado da pontuação gramatical (";"), que significa mudança de pensamento e sentido do assunto dentro de uma mesma oração.
► Observe que depois do ";" está o "; portanto ...
► Poderão alegar que o ";" se refere a uma respiração depois de frase longa sem vírgula, mas que não é o caso, porque tem uma "," antes de ", o mar" e outra antes de ", ao sétimo dia".
► Logo, prevalece a primeira regra gramatical.
► Mudança de assunto e pensamento para expressar um outro pensamento de exemplo e foi o que Deus fez para mostrar seu poder e fidelidade.
► O sabatismo por ter dogma muito
fraco, engana somente a crentes fracos, decepcionados com a própria fé, doentes
e de pouca ou nenhuma inteligência espiritual e isso tudo porque não estudam a
Palavra de Deus de forma adequada e, quando se encontram com essa situação, são
presas fáceis do oportunismo das heresias.
► Se valem da má interpretação no fato de Deus citar:
☼ Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Não sei se uma pessoa inteligente com um pouco de escolaridade conhece o significado da pontuação gramatical (";"), que significa mudança de pensamento e sentido do assunto dentro de uma mesma oração.
► Observe que depois do ";" (ponto e vírgula) está o "; portanto ..."
► Poderão alegar que o ";" (ponto e vírgula) se refere a uma respiração depois de frase longa sem vírgula, mas que não é o caso neste versículo, porque tem uma ","(vírgula) antes de ", o mar" e outra antes de ", ao sétimo dia...".
► Logo, prevalece a primeira regra gramatical no texto citado.
► Mudança de assunto e pensamento para expressar outro pensamento de exemplo e foi o que Deus fez para mostrar seu poder e fidelidade.
► Sabemos que o sabatismo acaba se, um dia, se conscientizassem que não precisam mais guardar sábados.
► Mesmo porque a LEI DE DEUS, MORAL EM SUA ESSÊNCIA que em todos os seus aspectos É MORAL, tem em seu elenco pontos de SUA LEI, os DE EXIGÊNCIAS cerimoniais, que são Guardas de sábados, oblações, abluções, expiações, holocaustos, festas e semelhantes CESSARAM, e é a essa peculiaridade da LEI DE DEUS que Jesus disse que não ab rogar, MAS CUMPRIR, porque é NELE que todos os requisitos do Santuário terrestre se CUMPRIRAM daí JESUS SER O NOSSO SANTUÁRIO NO CEU - Isaías 8.14SS.
► Dogma errado do Adventismo:
Lei Moral: Esse tipo de lei é
constituído pelos mandamentos diretos de Deus – por exemplo, os Dez Mandamentos
(Êxodo 20.1-17). Ela exige uma rigorosa obediência e revela a natureza e a
vontade divina. Ainda se aplica a nós atualmente. Devemos obedecer a essa lei
moral, não para alcançar a salvação, mas para viver de uma forma que seja
agradável a Deus. – Idem, pág. 1637.
► Toda a LEI DE DEUS É MORAL e, sua essência porque é oriunda da Vontade e Caráter Divino, portanto, LEI DE DEUS MORAL EM SI MESMA, mesmos as partes de seus mandamentos que NÃO exigia nenhuma forma de cerimonial/ritual.
► Qualquer lei, mandamento, ordenança de DEUS, com ou sem EXIGÊNCIA CERIMONIAIS/RITUAIS/PRÉ-REQUISITOS, é de origem de SUA LEI MORAL.
► Entendimento errado do Adventismo:
A LEI MORAL DE DEUS, nunca deixou de existir até suas exigências CERIMONIAIS, foram cumpridas em Cristo.
► Claro que toda a LEI DE DEUS EXIGE rigorosa obediência, tanto que os Judeus, por Jesus obedeceu, conforme Lucas 24.23ss.
► A Lei de Deus de essência Moral por
se oriunda da Vontade e Caráter do próprio Deus, quer com leis, ordenanças,
mandamentos e semelhantes COM ou SEM exigências de cerimonialismos.
► Circuncisão, Guarda de sábados e semelhantes são da LEI DE DEUS, MORAL EM SUA ESSÊNCIA, que já CESSARAM.
► A guarda de sábado sempre significou descanso e, nos dias de hoje, CONTINUA, mas não como dia específico de descanso dentro do campo religioso, mas, sim, social/físico.
► No campo da alma/espiritual, está garantido em Cristo e não mais precisamos, no campo da fé, guardar o sábado sinal, dependente do sol de da lua; POIS O REINO DOS CEUS JÁ VEIO esse aspecto Mosaico, CESSOU.
► Quanto aos demais mandamentos do
Decálogo, os mesmos entraram na NOVA ALIANÇA, e em Mateus 5 Jesus cita mais uns
8 que nem fazem parte do Decálogo e do decálogo, Jesus citou apenas 2.
► Observe que o comentarista excluiu o aspecto espiritual do Decálogo e o colocou como forma de viver horizontal, porque, mesmo uma pessoa não cristã pode estar cumprindo o Decálogo e nem serem salvos em Jesus Cristo; embora Deus se agrade de eles obedecerem na moral da ética de vida uns com os outros.
▬► Falta ao adventismo sabatista boa vontade para entender as entrelinhas das explicações teológicas, dos teólogos QUE NEM SÁBADOS GUARDM.
► Vê-se, pelos exemplos precedentes,
que o sinal ponto e vírgula separam orações coordenadas, de alguma extensão.
►Na leitura denota elevação de voz um tanto mais forte do que a indicada pela vírgula.
►As conjunções conclusivas exprimem uma conclusão tirada da oração anterior: logo, portanto, pois, por conseguinte.
► Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto (logo, por conseguinte, pois) abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Orações coordenadas conclusivas, que mostra a independência de uma com a outra, mas fazem ligação da referência e não em subordinação.
► Que Deus descansou no sétimo dia da Criação; é uma coisa.
► Que Deus abençoou o sábado e o santificou para SI, a fim de que o povo HEBREU descansasse; é outra coisa.
► Ou seja, não à conotação NENHUMA para lembrar o dia da Criação; MAS, conforme Deuteronômios 5.11-15 era para LEMBRAR de que foram libertos da escravidão terrena.
► Para apartar ORAÇÕES COORDENADAS muito extensas ou que já possuam vírgula:
“Às vezes, também a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida; PORTANTO, sonhar um pouco, a sentir uma vontade de fazer coisa boa.” (Rubem Braga).
►Observe que, depois do ponto é vírgula de duas orações coordenadas, mostra que o assunto da primeira oração é diferente, embora com sentido relacionado à da 2ª oração
► Conjunções conclusivas: logo, portanto, por conseguinte, então etc.
Exemplos: Maria trabalhou muito, não foi, contudo, remunerada.
Maria trabalhou muito, será, portanto, remunerada.
► São orações COORDENADAS, logo trabalhar é uma coisa; receber remuneração é outra coisa.
► * Ponto-e-Vírgula.
► Indica uma pausa um pouco mais
acentuada que a da vírgula e menos que a do ponto.
► 1. Usam-se o ponto-e-vírgula para separar duas orações coordenadas um pouco extensas. Ex: Comprei um lápis e uma caneta; ganhei uma borracha e um caderno.
► 2. Para separa Orações Coordenadas onde em seu interior já estão separadas por vírgula.
Exemplo: O comerciante vende, recebe e paga; o freguês compra, leva e manda anotar.
► Êxodo 8.11 se enquadra a este item 2, em consonância com a conjunção e conforme já explicado em postagem anterior.
► O comerciante vende, recebe e paga,
é uma coisa.
► O freguês compra, leva e manda anotar, é outra coisa.
► Não é porque o comerciante vende que o freguês tenha que vender o que comprou.
► Êxodo 8.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Não é porque Deus fez o Céu e a terra em seis dias, que o povo hebreu teria que a guarda de sábado fazer a caminhada em 6 dias, mas sim, caminharem ininterruptamente por 6 dias, descansarem o sétimo, que em Êxodo 16 recebeu o nome de sábado, e CONTINAREM CAMINHANDO, DESCANSANDO, CAMINHANDO, DESCANSANDO E CAMINHANDO.
► Por outro lado Deus estava mostrando ao povo que era com ele em toda a sua caminhada.
► Deus não falou aqui que era para lembrar-se do 7º da CRIAÇÃO, mas que ELE consumou a obra da Criação em 7 dias, que nem eram solar e nem lunar, porque os mesmos foram criados no 4º dia, tendo já decorridos 3 dias.
► Mas, sim, para LEMBRAR-SE da libertação terrena pela mão forte de Deus - Dt 5.12-15, que mostra o sentido da 2ª Pedra.
Guardem isso:
► A LEI DE DEUS MORAL NA SUA ESSÊNCIA, fez ORIGINAR do SEU CONCEITO ABSOLUTO, as leis, preceitos, mandamentos ordenanças, QUE, ora são chamados por esses vocábulos, ora de Lei, PORQUE todos os preceitos, leis, mandamentos, ordenanças, SEM ou COM exigências cerimoniais em transitoriedade, são de ESSENCIA DIVINA DO CARÁTER E VONTADE DE DEUS.
.
► EXAMINAND POSIÇÃO ERRADA DO ADVENTISMO:
Leis morais, mandamentos morais, preceitos morais, ordenanças morais.
► Peculiaridades DA LEI DE DEUS, MORAL POR SI MESMA, que NÃO exigiam NENHUM tipo de CERIMONIALISMO/RITUALISMO/PRÉ-REQUISITOS para serem considerados cumpridos.
► POSIÇÃO DOGMÁATICA DO ADVENTISMO:
Leis cerimoniais, mandamentos cerimoniais, preceitos cerimoniais, ordenança cerimoniais.
► Peculiaridades DA LEI DE DEUS, MORAL POR SER DE ORIGEM DIVINA, que EXIGIA práticas de CERIMONIALISMOS/RITUAIS/PRÉ REQUISITOS para serem considerados cumpridos, as quais cessaram.
► POSIÇÃO DO ADVENTISMO
Leis Civis/sociais/horizontais DA LEI MORAL DE DEUS, que eram simplesmente para os relacionamentos entre as pessoas no campo ético/legal/jurídico, no dia-a-dia do povo em suas peculiaridades de vida e necessidades.
▬► Utilize mais um pouco do seu tirocínio em vez de ficar, sob conjecturas influências parciais; interpretando os escritos dos teólogos de outras denominações, que NEM GUARDAM SÁBADOS
► Pergunta do Adventista:
1. Qual é o setimo
dia?
► Muito vaga sua pergunta, pois 7º dia pode começar numa quinta e terminar em uma quarta, ou no domingo e terminar no sábado; pode também ser uma sequência normal 6 + 1.
► O Sétimo dia da Criação incide nos demais dias e respectivas criações conforme Gênesis 2.4, o qual NÃO recebeu nome de Sábado e NEM foi ordenado com mandamento de Guarda.
►
O Sétimo dia do Mandamento, esse sim, é o sétimo dia da série de 7, o
qual foi ordenado com o nome de Sábado e com mandamento de Guarda de um dia em
7.
► Pergunta do Adventista:
2- O sétimo dia foi abençoado e
santificado quando?
► O Sétimo dia em Gênesis foi "dado" e "separado para o homem desfrutar e engloba toda a criação. Assim como TODOS os dias que foram no conjunto ABENÇOADO e SANTIFICADO para a HUMANIDADE DESFUTAR.
► O Sétimo dia em Gênesis foi "dado" e "separado para o homem desfrutar e engloba toda a criação. Assim como TODOS os dias que foram no conjunto ABENÇOADO e SANTIFICADO para a HUMANIDADE DESFUTAR.
► o Sétimo dia do mandamento de
Guarda, que foi na sequência de sete dias, o sétimo recebeu o nome de Sábado em
cerca de 1440 A.C., quando o povo tinha já atravessado o Mar Vermelho e já
estavam no Deserto, antes de atravessar o Rio Jordão, após a libertação da
escravidão que sofria na terra do Egito.
☼ Genesis 2:4 - Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; NO DIA em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
► Este "NO DIA" é o Sétimo
Dia, não se referindo a um dia do nascer e por do sol, mas o PERÍODO
compreendido no espaço da Criação.
► Engloba todos os dias, criação de tudo etc.
► Neste caso, em termos da CRIAÇÃO, ESTAMOS NO SÉTIMO DIA, que significa CONCLUSÃO, que começou com a CONCLUSÃO DA CRIAÇÃO.
► Em termos ESPIRITUAIS DA SALVAÇÃO,
ESTAMOS SÉTIMO DIA, que significa CONCLUSÃO, que começou com a CONCLUSÃO DA
OBRA EXPIATÓRIA DE JESUS CRISTO NO DIA DA SUA RESSURREIÇÃO, nos proporcionando
o NOVO DIA, que começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA de cerca de 30 A.D.
► Pergunta do Adventista:
3- O Sétimo dia e o SABADO são o
mesmo dia?
► NÃO MESMO.
► Êxodo 16.26 - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
► 6 + 1 = Sétimo (sábado) que foi o nome dado ao mandamento de guardar o último dia da série de sete e isso em cerca de 1440 A.D.
► Deus NUNCA deu essa instrução ANTES.
► Gênesis 2.1-4 mostra que o SÉTIMO
dia da Criação NÃO recebeu o nome de SÁBADO, inclusive o SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO
fala do PERÍODO que durou deste o PRIMEIRO DIA DA CRIAÇÃO até sua conclusão, e
antes mesmo do casal cair no pecado da desobediência; e que esse DIA SÉTIMO DA
CRIAÇÃO não foi criado com mandamento de guarda e nem com restrições, como foi
o SÉTIMO DIA (mandamento = Sábado) no deserto.
► Pergunta do Adventista:
4-O SABADO é o mesmo dia setimo que
foi abencoado no Eden?
► NÃO.
► Pergunta do Adventista:
4.1 - se nao como provar?
► Gênesis 2.1-4 mostra que o SÉTIMO
DIA DA CRIAÇÃO, significando o período da Criação desde o PRIMEIRO DIA, não foi
criado com nome de SÁBADO, assim como os demais dias NÃO foram criados com
nome, MAS NA sequência ORDINAL e NEM com ordenança de guarda e respectivas
restrições.
► Em Êxodo 16 e Deuteronômios 5.12-15
mostra que o SÉTIMO DIA como MANDAMENTO ordenado no Deserto em cerca de 1440
A.C., em nada tem a ver com o SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, mesmo porque esse a guarda
desse SÉTIMO DIA ao povo hebreu, foi ordenado com restrições, enquanto que o
SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, não havia nenhuma restrição, PORQUE não foi criado com
mandamento.
► Êxodo 16 e Deuteronômios 5 é prova cabal que não há ligação direta alguma ao 7º dia da criação.
► Mesmo porque, na Criação, os dias NÃO eram sob movimento, nem do sol e nem da lua, que foram criados, como já falei, observando que o Sol foi criado no 4º dia, ou seja, os três primeiros dias já mostra que os dias da criação não foram sob o sol e nem a lua.
► Perguntas do Adventista:
5-Quando foi criado o sabado? ' se
nao foi instituido na criacao, qual era o setimo dia antes do Sinai ? )
► O vocábulo SÁBADO, foi o nome dado ao 7º dia da sequência de 7 dias sob a movimentação do sol.
► Todos os dias foram instituídos na Criação, mas não na forma da ORDENANÇA, pois os dias primeiros dias da criação NÃO foram feitos sujeitos aos movimentos nem de rotação e nem de translação da terra.
► Os dias, após a criação, a partir do 8º é que entraram na metodologia estabelecida por Deus após a conclusão da Criação.
► Assim o 8º dia passou a ser o
primeiro e assim sucessivamente até os dias de hoje.
► O mandamento de guarda de um dia em
7, que recebeu o nome de SÁBADO, não esta falando da criação de um dia, mesmo
porque TODOS OS DIAS sempre existiram desde a Criação; está falando do
MANDAMENTO criado e não do dia.
► Pergunta do Adventista:
6- Qual o motivo do sábado ser abençoado
e santificado?
► Deus não criou nada QUE PRECISASSE SER ABENÇOADO e SANTIFICADO, pois tudo que Deus criou já é ABENÇOADO e SANTO.
► Um dos Atributos Morais de Deus é a SANTIDADE.
► Deus não criou nada QUE PRECISASSE SER ABENÇOADO e SANTIFICADO, pois tudo que Deus criou já é ABENÇOADO e SANTO.
► Um dos Atributos Morais de Deus é a SANTIDADE.
► É sem lógica alguma, achar que Deus teria que abençoar ou santificar o que Ele mesmo realiza e faz.
► O significado de ABENÇOAR,
significa que toda a criação foi feita por causa do homem e o SANTIFICAR
significa que Deus abençoou a humanidade para DESFRUTAR de toda CRIAÇÃO, e não
somente um dia intercalado por 6.
► Em semelhança, com o povo hebreu já no Deserto, após a libertação TERRENA desse povo hebreu do Egito, mostra que Deus estava falando de outro Atributo Moral Seu, o Atributo da Fidelidade.
► Na CRIAÇÃO Deus abençoou a
humanidade com sua Criação para separada especialmente para essa humanidade
desfrutar de TUDO que Deus criou.
► No MANDAMENTO de guarda de um dia
em 7, o povo hebreu que tinha que separar um dia na sequência de 7, chamado de
sábado, para Deus.
► O povo precisava de se sentir amparado e Deus, novamente, manifesta outro Atributo, agora o Atributo Ativo, mostrando Sua Soberania e outro atributo, Sua Onipotência ao povo, dai, o termo Abençoou e santificou, ou seja; Deus deu sua garantia (benção) para o povo hebreu prosseguir.
► Santificou, ou seja, exigiu que o povo SEPARASSE um dia de sua caminhada na ININTERRUPTA no deserto, para DESCANSAREM e receberem revitalização, tanto da fé como física.
► Tanto se confirma isso, que o povo caminhou por tantos anos e suas roupas e calçados não se gastaram e isto mostra o sobrenatural de Deus com esse povo.
► Quando Deus disse a Josué que estava com ele, significava que estava lhe abençoando e separando (santificando) para uma grande obra de continuar a conduzir o povo.
► Agora não somos mais conduzidos por Moisés e nem por Josué, mas pelo Espírito Santo, que nos faz triunfar em nossa caminhada, nos abençoando e santificando em todos os dias de nossa caminhada; portanto não precisamos mais esperar um dias dependente do sol e da lua para prosseguir, mas, Jesus a Luz do Mundo nos faz triunfar sempre em todos os dias e, assim temos que nos separar para o Senhor em TODOS OS DIAS.
☼ Levíticos 22:16 - Nem os farão
levar a iniquidade da culpa, comendo as suas coisas santas; pois eu sou o
Senhor que as santifico.
☼ Ezequiel 37:28 - E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre.
☼ João 17:19 - E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
☼ Salmos 128:5 - O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
► Então não é SÓ UM DIA, mas TODOS OS DIAS.
► Não é só quanto ao SÁBADO enquanto DIA, mas quanto à ORDENANÇA DE GUARDA, era para LEMBRAR de que foi liberto pela mão forte de Deus da Escravidão TERRENA - Deuteronômios 5.12-15.
► Em Jesus Cristo, temos que sempre NOS LEMBRAR em Memorial, da LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO ESPIRITUAL.
► A Lei Mosaica era representada pela escrava Hagar, mas a LEI DE CRISTO é representada pelo filho da promessa Isaque.
► A Lei Mosaica era o MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO, consagrada pelo Sacerdócio levítico por meio de sangue de Animais em sacrifício INVOLUNTÁRIO.
► A Lei de Cristo É O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, consagrado pelo Sacerdócio de Cristo, por meio do Próprio Sangue de Jesus em sacrifício VOLUNTÁRIO.
► A Lei Mosaica foi o AIO, o TUTOR, transitório até que se cumprisse a promessa do Filho, pois era a herança da DESOBEDIÊNCIA que veio desde Adão, que gerou a morte.
► A lei de Cristo agora é a NOSSA VERDADEIRA E LEGÍTIMA GARANTIDA DA HERANÇA DA OBEDIÊNCIA DE CRISTO, o 2º Adão, que VIVIFICA, ou seja, que GEROU EM NÓS A VIDA, nos REGENERANDO, JUSTIFICANDO e SANTIFICANDO.
► PONTO E VÍRGULA(;)
► Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado.
► Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto.
► É USADO EM FRASES CONSTITUIDAS POR VÁRIAS ORAÇÕES,, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas;
► No caso de Ex 20.11 o "portanto" mostra fazes coordenadas e não subordinadas.
► Também para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vírgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal.
► DOIS PONTOS (:)
► Êxodo 20.11 - כִּי שֵׁשֶׁת־יָמִים עָשָׂה יְהוָה אֶת־הַשָּׁמַיִם וְאֶת־הָאָרֶץ אֶת־הַיָּם וְאֶת־כָּל־אֲשֶׁר־בָּם וַיָּנַח בַּיּוֹם הַשְּׁבִיעִי עַל־כֵּן בֵּרַךְ יְהוָה אֶת־יוֹם הַשַּׁבָּת וַיְקַדְּשֵׁהוּ ׃ ס
► Porque em seis - dias fez o Senhor o - o céu - a terra - e mar - todos - de que - no sétimo dia descansou-los - por isso o Senhor abençoou o - Sábado Wekedshu: S.
► MEIA RISCA –
► — “Separa extremidades de intervalos, que no caso pode substituir o sinal gramatical “;”
► Ou seja, Êxodo 20.11 mostra a extremidade de duas orações coordenadas, não mostrando, então, subordinação para dizer que a guarda de sábado seria para lembrar da criação.
▬☻ No texto de Gênesis 2.1-4 NÃO há
nenhum respaldo que possa admiti que o Sétimo dia da Criação tenha sido com
sentido de MANDAMENTO de guarda de um dia em 7 e, consequentemente que tenha
recebido nome de SÁBADO.
► Gênesis 2.1 Assim, os céus, e a
terra, e todo o seu exército foram acabados.
► Gênesis 2.2 E, havendo Deus acabado
no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a
sua obra, que tinha feito.
► Gênesis 2.3 E abençoou Deus o dia
sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus
criara e fizera.
A formação do jardim do Éden
► Gênesis 2.4 Estas são as origens dos céus e da terra,
quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.
► Os dois pontos ou dois-pontos (:) são um sinal de pontuação.
► Indicam um prenúncio, comunicam que se aproxima um enunciado.
► Correspondem a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta).
► Anunciam: ou uma citação, ou uma enumeração, ou um esclarecimento, ou uma síntese do que se acabou de dizer.
► — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.
▬► Portanto, Srs. sabatistas, não me cabe e nem a vocês querer comparar traduções com diferenças de pontuações, pois estamos tratando da Gramática na peculiaridade da pontuação.
▬☻ Em Êxodo 20.11 a tradução com a gramática está correta em colocar ";" antes da conjunção coordenada conclusiva: "portanto".
► Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor
os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou;
PORTANTO abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Portanto, Srs. Sabatistas, não me cabe e nem a vocês querer comparar traduções com diferenças de pontuações, pois estamos tratando da Gramática na peculiaridade da pontuação.
► Portanto, Srs. Sabatistas, não me cabe e nem a vocês querer comparar traduções com diferenças de pontuações, pois estamos tratando da Gramática na peculiaridade da pontuação.
▬☻ Em Exodo 20.11 a tradução com a gramática está correta em colocar ";" antes da conjunção coordenada conclusiva "portanto".
► Exodo 20.11 - כִּי שֵׁשֶׁת־יָמִים עָשָׂה יְהוָה אֶת־הַשָּׁמַיִם וְאֶת־הָאָרֶץ אֶת־הַיָּם וְאֶת־כָּל־אֲשֶׁר־בָּם וַיָּנַח בַּיּוֹם הַשְּׁבִיעִי עַל־כֵּן בֵּרַךְ יְהוָה אֶת־יוֹם הַשַּׁבָּת וַיְקַדְּשֵׁהוּ ׃ ס
► Êxodo 20.11 Porque em seis - dias fez o Senhor o - o céu - a terra - e mar - todos - de que - no sétimo dia descansou-los - por isso o Senhor abençoou o - Sábado Wekedshu: S.
► MEIA RISCA –
— Separa extremidades “de intervalos, que no caso pode substiuir o “;”
► Ou seja, Êxodo 20.11 mostra a extremidade de duas orações coordenadas, não mostrando, então, subordinação para dizer que a guarda de sábado seria para lembrar da criação.
► Êxodo 20.11 no Hebraico e no
Português:
► Exodo 20.11 יא כַּבֵּד אֶת-אָבִיךָ,
וְאֶת-אִמֶּךָ--לְמַעַן, יַאֲרִכוּן יָמֶיךָ, עַל הָאֲדָמָה, אֲשֶׁר-יְהוָה
אֱלֹהֶיךָ נֹתֵן לָךְ. {ס} 11
► Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
▬☻ A conjunção “por isso” ou
“portanto mostra o porque o Senhor descansou e abençoou o sétimo dia, ou seja,
descansou após conclusão de Sua Criação e, assim, Deus abençoou a humanidade
com toda a sua Criação e não somente um dia dentre os demais dias e demais
criações.
► Bíblia versão hebraica, traduzida para o português.
► Conjunções Coordenativas Conclusivas
► As conjunções coordenativas conclusivas são utilizadas para unir, a uma oração anterior, outra oração que exprime CONCLUSÃO E CONSEQUÊNCIA.
► As conjunções coordenativas são:
assim, logo, portanto, por isso etc...
► Todos os estudos gramaticais, que com o uso de ponto e vírgula ou não, quando acompanhado de conjunção coordenativa conclusiva, mostram que Ex 20.11 NÃO manda guardar sábados para LEMBRAR da Criação e nem que era ordenança desde a Criação, MAS, sim, Dt 5.12-15, esclarece que era para LEMBRAR do livramento da escravidão que sofriam no Egito.
► Todos os estudos gramaticais, que com o uso de ponto e vírgula ou não, quando acompanhado de conjunção coordenativa conclusiva, mostram que Ex 20.11 NÃO manda guardar sábados para LEMBRAR da Criação e nem que era ordenança desde a Criação, MAS, sim, Dt 5.12-15, esclarece que era para LEMBRAR do livramento da escravidão que sofriam no Egito.
► EQUÍVOCOS DO ADVENTISTA NA SUA
REFUTAÇÃO
Citou estes textos para me refutar,
com referência à questão do ";"
For {in} six days the LORD made heaven and earth, the sea, and all that in them {is}, and rested the seventh day: wherefore the LORD blessed the sabbath day, and hallowed it. KJV
Porque en seis días hizo Jehová los cielos y la tierra, la mar y todas las cosas que en ellos hay, y reposó en el séptimo día: por tanto Jehová bendijo el día del reposo y lo santificó. version Reina Valera
for in six days Jehovah made heaven and earth, the sea, and all that in them is, and rested the seventh day: wherefore Jehovah blessed
the sabbath
day, and hallowed it. American standart version
Car en six jours l'Eternel a fait les cieux, la terre et la mer, et tout ce qui y est contenu, et il s'est reposé le septième jour: c'est pourquoi l'Eternel a béni le jour du repos et l'a sanctifié. Louis segond
► Agora vejam a tradução autêntica COM ":"
► Para {} em seis dias fez o Senhor o céu ea terra, o mar e tudo o que neles é {}, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, eo santificou. KJV
► Porqué SEIS días en los Cielos Hizo Jehova y la tierra, la mar y las cosas TODAS Que hay en ellos, y en el reposo Séptimo día: POR Tanto Jehova bendijo el día del reposo santificó y lo. versão Reina Valera
► Porque em seis dias o Senhor fez o céu ea terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, eo santificou. American versão standart
► Carro jours en l'seis Eternel um fait les cieux, la terre et la mer, et tout ce contenu y qui est, et il s'est repouso le jour Septième: c'est pourquoi l'Eternel um Béni le jour du repos et l'a sanctifié. Louis Segond
► Que contraria, AINDA MAIS o entendimento adventista de que a ordenança de guarda de sábado seria desde a criação e que fosse para lembrar-se da Criação, contrariando ao que consta em Deuteronômios 5.12-15.
► Orientações sobre Regras de
Pontuação.
► Dois pontos (:)
► — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.
► É usado quando:
► a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala.
► b) se quer indicar uma ENUMERAÇÃO.
► O ponto e vírgula indica uma pausa mais longa que a vírgula, porém mais breve que o ponto final.
► Tem semelhança com ":"
► Emprega-se o ponto e vírgula nos seguintes casos, em semelhança com os ":”
► para itens de uma ENUMERAÇÃO. (aqui os dois pontos)
► b) se quer indicar uma ENUMERAÇÃO. (aqui o
ponto e vírgula).
► Êxodo 20.11 – Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; PORTANTO abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
► Usando-se ":" no lugar de ";" fica a indicação de uma ENUMERAÇÃO aqui neste texto em ambas as pontuações.
► Êxodo 20.11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: PORTANTO abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
▬► Quero até agradecer ao Sabatista Paulo em mostrar que o ORIGINAL está mais para dois pontos, embora com o ponto e vírgula, gramaticalmente, ocorre a semelhança.
► Êxodo 20.11 – Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; PORTANTO abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
► Usando-se ":" no lugar de ";" fica a indicação de uma ENUMERAÇÃO aqui neste texto em ambas as pontuações.
► Êxodo 20.11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: PORTANTO abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
▬► Quero até agradecer ao Sabatista Paulo em mostrar que o ORIGINAL está mais para dois pontos, embora com o ponto e vírgula, gramaticalmente, ocorre a semelhança.
► Agradeço porque vem reforçar, MAIS AINDA, que a tese do dogma adventista fica AINDA MAIS distante do sentido bíblico, quando afirma que este texto estaria dizendo que a ORDENANÇA (???) de guarda de sábado, viria desde a Criação e, inclusive, que a ORDENANÇA da guarda de sábado SERIA para LEMBRAR a Criação; com a teimosia que essa ORDENANÇA, no ver do adventismo.
► Orientando o Adventista a obedecer
às regras gramaticais.
▬☻ O texto de Êxodo 20.11 fala sobre
conjunção coordenativa conclusiva.
► Portanto não invente em querer colocar outro tipo de conjunção.
► Usando o termo "por isso", "por essa razão", são significados da conjunção "portanto" no sentido de conclusão e coordenativa:
► Conjunção liga as orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira: POR ISSO (PORTANTO), a Conjunção "e" é Coordenativa.
► Portanto não invente em querer colocar outro tipo de conjunção.
► Usando o termo "por isso", "por essa razão", são significados da conjunção "portanto" no sentido de conclusão e coordenativa:
► Conjunção liga as orações sem fazer que uma dependa da outra, sem que a segunda complete o sentido da primeira: POR ISSO (PORTANTO), a Conjunção "e" é Coordenativa.
► A conjunção PORTANTO, só aparece em sentido conclusivo:
► São aquelas que iniciam uma conclusão: logo, portanto, por conseguinte, pois (posposto ao 1 verbo), por isso.
► Exemplos:
► As árvores balançam, logo está ventando.
► As arvores balançam porque está ventando, ou seja, se Êxodo 20.8.11 o PORTANTO estivesse depois de vírgula, haveria motivo para dar alguma "razão" à tese adventista de que o povo deveria guardar o sábado (de 7 em 7 dias) porque Deus o "teria" guardado.
► MAS, como a conjunção conclusiva PORTANTO está depois de ";"; e, PORTANTO, não dá respaldo para a hermenêutica do adventismo; e, assim, nos textos apresentados pelo Sabatista Paulo e as traduções desses textos mostraram ":" ANTES da conjunção: “PORTANTO”, afastando, ainda mais, a tese do adventismo de que Deus estaria mandando o povo guardar o sábado pelo fato de que Deus teria “guardado” o dia sétimo, como supõe e ensina o sabatismo.
▬☻ Sabe-se que para a árvore balançar, não necessita, necessariamente, de estar ventando, pois outra razão para ela balançar pode ocorrer.
▬☻Você é o proprietário do carro, portanto é o responsável.
▬☻ Para ser responsável pelo carro, não precisa, necessariamente, ser proprietário do carro, de outro dono, que esteja sob sua custódia.
▬☻ NÃO é pelo fato de Deus ter
enunciado que criou o mundo em 7 dias que estaria na CONCLUSÃO dessa criação
sob algum mandamento de ter que guardar esse sétimo dia e de que teria dado o
nome de sábado ao sétimo dia da criação.
► O mal é irremediável; PORTANTO deves, pois, conformar-te.
► Uma coisa é o mal ser irremediável, outra coisa, embora dentro do sentido do assunto, como acontece com Êxodo 20.811, é se conformar; ou seja, admitir que tenha dado o nome de sábado ao sétimo dia da conclusão da criação.
► Não é porque o mal seja irremediável, que o homem tenha que ser irremediável, e, assim, jamais se utilizar da navegação.
► Portanto, esta conjunção: “PORTANTO”,
aparece somente no rol das CONCLUSIVAS.
► Em Êxodo 20.11 aparecem duas afirmações CONCLUSIVAS, pois uma NÃO depende da OUTRA.
► Ou não sou metido a entender de gramática, mas procuro, por questão de consciência e responsabilidade, me consultar com quem entende.
► Portanto, os sabatistas como Paulo
e Azenito, deveriam obedecer as regras gramaticais e revejam seus conceitos de
interpretar textos.
► Falta aos seguidores do sabatismo aprenderem a não confundir a conjunção: “PORTANTO” com outras conjunções e no exemplo mostro conjunção explicativa COM SEUS EXEMPLOS gramaticais, como o sabatista Paulo, tentou me refutar em usar a conjunção: “PORTANTO” conclusiva de duas frases coordenadas, com uma conjunção EXPLICATIVA.
► A conjunção: “portanto” só está em CONCLUSIVA e não em EXPLICATIVA.
► Veja os exemplos:
► EXPLICATIVAS:
► São aquelas que precedem uma explicação, um motivo: que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo).
▬☻ Aqui vocês NÃO encontram a conjunção: “PORTANTO”.
► Exemplos:
► Não solte balões, que (ou porque, ou, pois, ou porquanto) podem causar incêndios.
► Choveu durante a noite, porque as ruas estão molhadas.
► Observação:
► ...! A Conjunção "e" pode apresentar-se com sentido adversativo.
► SOMENTE a conjunção "e" que pode apresentar significações diferentes, DEPENDENDO da contextualização.
► O Adventismo, ALÉM de errar com a hermenêutica sem exegese confiável, AINDA teima em errar, AGREDINDO a própria Gramática.
► Chamo isto de OBSTINAÇÃO SECTÁRIA.
► Pergunta do sabatista Tércio:
então os judeus e jesus guardavam
qual setimo dia?
► Depois do 6º vem o 7º, óbvio.
► Jesus não guardava e nem ensinava
guarda de sábado, quer seja chamado de sétimo dia ou dia sétimo.
► Pergunta do Adventista Tércio:
hoje o setimo dia não é o mesmo setimo dia sabado dos dias de jesus?
► Não estamos no calendário religioso judaico, mas no gregoriano.
►
Nenhum sétimo dia de uma semana é considerado como o MESMO sétimo dia de
outra semana, assim como o VIGÉSIMO SEGUNDO DIA de abril de 1500 NÃO É o mesmo
VIGÉSIMO SEGUNDO DIA de abril de 2014.
► O PRIMEIRO DIA DA SEMANA de 30 a.D
não é o MESMO PRIMEIRO DIA DA SEMANA DE 2014.
► Evidentemente que o nome do sétimo
dia no calendário, que era chamado de sábado nos dias de Jesus, CONTINUAM com o
mesmo nome de sábado nos dias de hoje.
► Porém o DIA chamado de sábado dos
dias de Jesus, NÃO É O MESMO DIA de sábado de data e semana diferente.
► Nos dias de Jesus, o MANDAMENTO DE
GUARDA DE SÁBADO já não estava sendo considerado em vigo por Jesus e, muito
menos nos dias de hoje, após a obra de Jesus realizada, é que não mais está em
vigo mesmo.
► Indagação interrogativa do
Adventista Tércio:
então Israel tb erraram em guardar o sabado o tempo todo na epoca de moises, e Deus nunca os corrigiu?
► Não erravam os judeus que guardavam
sábado enquanto esse mandamento estava em vigor, porque esse mandamento foi
somente ENTRE Deus e o povo Hebreu.
► Nos dias de hoje ERRA os que acham
que guarda sábado, mas não seguem a lei rigorosa desse mandamento.
▬☻ O sábado passou a ser o sétimo dia na sequência de 7 desde Êxodo 16.
► Êxodo 16.5 E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.
▬☻ De Gênesis até Exodo 15, o nome sábado nem existia, nem como nome do sétimo dia e nem como mandamento de guarda,
► Êxodo 16.23 E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
▬☻A partir daqui (Êxodo 16.23, cerca
de 1440 a.C.) apareceu no vocábulo SABADO, depois do 6º dia.
► Êxodo 16.25 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
▬☻ Aqui já no 7º dia, chamado de sábado.
► Êxodo 16.26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
▬☻ Aqui mostrando que a sequência do 6º é o 7º chamado de sábado.
► Êxodo 16.29 Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
▬☻ Aqui MOSTRANDO que Moisés NÃO se refere ao 7º dia da Criação, MAS, SIM, ao 7º dia de caminhada e não há NENHUMA menção ao 7º dia da criação.
► Êxodo 16.30 Assim repousou o povo no sétimo dia.
▬☻ Ou seja, da caminhada ININTERUPTA de 6 dias, descansaram no 7º (sábado).
► Tentativa do Adventista Tércio em
me reprovar:
amigo jorge, isso não tem logica!
► Por esta contextualização apresentada, mostra que o que não tem lógica, nem bíblica e nem gramatical é a hermêutica do adventismo, que torce tanto a regra bíblica, quanto à regra gramatical.
► Indagação interrogativa do
Adventista Técio:
Quer dizer que você acha que a Bíblia
se contradiz ou é o adventismo que não respeita a contextualização bíblica?
► Êxodo 20.8.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Êxodo 20.8.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Se o adventismo respeitasse a pontuação gramatical, não veria conflito algum.
► O ponto-e-vírgula, em uma de suas funções, mostra mudança, ainda que dentro da contextualização, do sentido para parte A com a parte B.
► “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; (parte A, terminada com: ";")
► (Parte B começa com: ";") ;portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Depois deste ponto-e-vírgula, mostra que o sábado que o Senhor abençoou aqui é o 7º dia da sequência de 7 da caminhada do povo, que, em Êxodo 16 chamou de sábado em cerca de 1440 a.C.
► Se fosse para ser chamado de sábado o 7º dia da Criação, estaria já lá em Gênesis o nome sábado.
► A parte A, mostra um sentido e a parte B mostra OUTRO sentido, dentro do mesmo contexto.
► PERGUNTA do Sabatista Tércio:
Jorge P. Chaves, na sua errônea
pseudo-concepção, o Sábado, o quarto mandamento do Decálogo é memorial de quê?
► Sábado é MEMORIAL em semelhança da Festa da Páscoa (Êxodo 13.4-9), ou seja, ambos os mandamentos foi para o POVO HEBREU não se esquecer do dia que foi LIBERTO da Escravidão que sofria no Egito (Deuteronômio 5.12-15.)
► Sábado é MEMORIAL em semelhança da Festa da Páscoa (Êxodo 13.4-9), ou seja, ambos os mandamentos foi para o POVO HEBREU não se esquecer do dia que foi LIBERTO da Escravidão que sofria no Egito (Deuteronômio 5.12-15.)
► Ou seja, os mandamentos com
CERIMONIALISMOS como MEMORIAL apresentados como Sinal, entre tantos,
verificamos pela Bíblia: O Mandamento da
Circuncisão; O Mandamento de Guarda de um dia em 7 chamado de sábado esse
sétimo dia; e o Mandamento da Festa da Páscoa – Veja também Ezequiel 20.12, 20,
que comprova que o Sábado(mandamento de Guarda) foi ordenado como SINAL.
► Nenhum dos demais mandamentos do
Decálogo foi ordenado como SINAL.
► Posicionamento e pergunta do
sabatista Técio:
Escrito que relata fatos memoráveis.
sábado por ocasião da Criação, não
podem chamar o sábado judaico de memorial da Criação.
► Mas como em Êxodo 16, na sequência de 7 dias, o sétimo passou a ser chamado de sábado; assim, de forma DIRETA, Deuteronômios 5.12-15 o relato para a guarda deste sábado é para o POVO HEBREU LEMBRAR.
► Em Gênesis 2.1-4 não consta nenhum
sentido de mandamento ao sétimo dia da criação, mesmo porque o mandamento de
guarda de sábado em cerca de 1440 a.C. foi ordenado com restrições que o povo
hebreu tinha que obedecer, e, assim, Deus NÃO estava sob NENHUMA restrição
► Defesa do sabatista Tércio em
admitir que o mandamento de guarda de sábado teve sentido de MEMORIAL.
O máximo que a guarda de sábado pode ser
chamado de MEMORIAL, só se for quanto ao relato da libertação dos hebreus da
escravidão terrena do Egito.
► A citação da Criação, se fosse o caso de MEMORIAL, essa ORDENANÇA já haveria desde aquela época, O QUE NÃO HOUVE.
► Interessante observa que o
mandamento de guarda de sábado constou em todas as festas de Israel sob os
cerimonialismo nessas festas, assim como aos sábados os sacerdotes sacrificavam
e um homem era circuncidado, conforme palavras do Próprio Jesus.
► Ler também Levíticos 23 onde mostra
que o mandamento de Guarda de sábado em sua totalidade teve sentido de
SOLENIDADES.
► É utopia doutrinária para chamar a ordenança de Guarda de sábado da LEI MORAL, e é o que também está ERRADO, pois TODA A LEI DE DEU É MORAL, COM ou SEM exigências de cerimonialismos.
► PERGUNTA do sabatista Tércio:
Jorge P. Chaves, na sua errônea
pseudo-concepção, o Sábado, o quarto mandamento do Decálogo é memorial de quê?
► O mandamento de guarda de sábado é memorial, tanto em solenidades quanto sinal, no qual cerimonialismos eram realizados.
► O mandamento de guarda de sábado é memorial, tanto em solenidades quanto sinal, no qual cerimonialismos eram realizados.
Conforme o Próprio Senhor Jesus
deixou claro ao responder aos fariseus que se opunham à Mensagem da Graça de
Jesus Cristo.
► Escrito que relata fatos memoráveis.
▬☻Como o sétimo dia da Criação NUNCA
recebeu o nome da sábado por ocasião da Criação, não podem chamar o sábado judaico
de memorial da Criação.
► Mas como em Êxodo 16, na sequência de 7 dias, o sétimo passou a ser chamado de sábado; assim, de forma DIRETA, Deuteronômios 5.12-15 o relato para a guarda deste sábado é para o POVO HEBREU LEMBRAR.
►O Mandamento de guarda de sábado pode ser chamado de MEMORIAL, só se for quanto ao relato da libertação dos hebreus da escravidão terrena do Egito, que foi ordenado como SINAL, o que não ocorreu com os demais mandamentos do Decálogo.
► A citação da Criação, se fosse o caso de MEMORIAL, essa ORDENANÇA já haveria desde aquela época, O QUE NÃO HOUVE.
► É utopia doutrinária para chamar a ordenança de Guarda de sábado da LEI MORAL, e é o que também está ERRADO, pois TODA A LEI DE DEU É MORAL, COM ou SEM exigências de cerimonialismos.
Tércio, meu jovem
As traduções apresentadas são fiéis
traduções de textos hebraicos, inclusive uns apresentados pelo próprio Paulo,
inclusive texto em inglês.
► Estude gramática, pois se assim não fizer, deturparás e entendera de forma errada quaisquer traduções.
► Estude gramática, pois se assim não fizer, deturparás e entendera de forma errada quaisquer traduções.
► Adventista se confunde tradução
francesa.
Car l'Éternel a fait en six jours les
cieux et la terre, la mer et tout ce qui est en eux, et il s'est reposé le
septième jour; CEST POURQUOI l'Éternel a béni le jour du repos et l'a sanctifié.
Engraçado que nessa traducao louis segond o tradutor escolheu justamente a EXPLICATIVA "c'est pourquoi" E porque razao? Simplesmente poraue de fato ela é EXPLICATIVA mostrando a razao do por que que Deus exigiop do seu povo a observancia do setimo dia que era o sabado.
Agora procura no google o significado de "c'est pourquoi" acompanhado "bien sur" de um bom dicionario portugues-frances. O Larousse é o melhor.
► Traduzindo:
C'EST POURQUOI >>>>>>> É POR ISSO QUE
► Veja, Paulo que você se equivocou novamente em confundir o PORQUE com seu significado na Língua Portuguesa, com o C'EST POURQUIOI com significação diferente na Lingua Francesa.
► POR ISSO: Conjunção Coordenativa Conclusiva a NÃO EXPLICATIVA.
► Veja as demais conclusões CONCLUSIVAS:
► Conclusivas
▬☻ São aquelas que iniciam uma conclusão: logo, PORTANTO, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), POR ISSO.
► Estude mais gramática, porque esse seu "POURQUIOI" tirado do francês, que tem sua peculiaridade linguística, não colou para querer colocar no rol das conjunções PORTANTO e POR ISSO.
► Procure o italiano, libanes, chinês, japones ou algum dialeto; mas PRESTE atenção no significado da linngua nativa E NÃO TENTE trazer para cá o mesmo significado.
► Uma palavra em outra língua pode ter significado diferente em português.
► As conjunções Explicativas:
▬☻ São aquelas que precedem uma explicação, um motivo: que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo).
► Êxodo 20.11 PORQUE em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
► Aqui a parte B, NÃO precede uma explicação, pois é UMA CONCLUSÃO.
► Oberve também que o "PORQUE" inicial, esse sim, é uma EXPLICAÇÃO ao exigido no vers. 10.
► PORQUE (em português tem sentido de EXPLICAIVA e não CONCLUSIVA); que não corresponde ao POURQUOI da língua francesa.
► Veja agora vamos passar do português para o francês as conjunções conclusivas
→ PORTANTO: SO
→ POR ISSO: SO
→ LOGO: LOGO
→ POR CONSEGUINTE: DONC
→ POIS: PARCE QUE
► Com esse dicionário que você citou, não haveria motivo de você cometer esse erro em confundir significados quanto às regras gramaticais de uma língua com a outra.
► Lá na frança esse POURQUOI tem sentido da conjunção CONCLUSIVA e não EXPLICATIVA, como você quis torcer.
► Portanto, Tércio, sua indagação não
procede.
.
► Com esse dicionário que você citou,
não haveria motivo de você cometer esse erro em confundir significados quanto
às regras gramaticais de uma língua com a outra.
► Lá na frança esse POURQUOI tem sentido da conjunção CONCLUSIVA e não EXPLICATIVA como você quis torce
LINKS COM MAIS ERROS DA IASD
UTOPIAS NAS SUPOSTAS RAZÕES DO ADVENTISMO DO SÉTIMO
DIA, APRESENTADAS PELO SERVO DO ADVENTISMO AZENILTO BRITO:
Nos links informados consta o
desenvolvimento das Refutações com os devidos esclarecimentos por Jorge P.
Chaves.
► Esta postagem está divida em 4
links conforme abaixo:
► links 1, 2, 3 e 4 referentes a esta
postagem de respostas aos argumentos frágeis do que se diz professor, o serviço
do Adventismo do Sétimo Dia, Azenilto Brito.
► PARTE 1:
► PARTE 2:
► PARTE 3:
► PARTE 4:
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