SIMBOLOGIA, FIGURA, TIPO, MODELO, SINAL, SOMBRA, são representações de Mandamentos CESSADOS, que dessa forma era colocado no Velho Conserto e que NÃO CONSTAM no NOVO CONSERTO
LEI DE DEUS NÃO SE RESUME AO DECÁLOGO
O Estudo Avançado apresentado mostRa os vários aspectoS do termo MÕNOS e seu sentido nas formas de significados gramaticais, mostando que a LEI DE DEUS não se resume no Decálogo, mas no todo Bíblico, porque o DECÁLOGO é uma parte da Lei de Deus.
Fica enfatizado aqui que, mesmo os mandamentos da Lei de Deus já cessados como Lei da Circuncisão, Lei de Guarda de Sábados e semelhantes, que foram ORDENADAS por Deus de forma transitória e no seu devido tempo; EVIDENTEMENTE, que não fazem parte da da Nova Aliança a Lei de Cristo, embora não se pode deixar de reconhecer que esses MANDAMENTOS, LEIS -, mesmo já cessados pela AUTORIDADE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, que Cristo, com Jesus tendo CONSUMADO a Obra da Expiação do Plano de Deus para nossa Redenção; - foram em Essência do Caráter Divino, PUROS, SANTOS e BONS, portanto, provenientes da LEI PERFEITA DE DEUS, de caráter MORAL, embora JÁ CESSADOS.
► Não tem amparo na MORAL da Revelação Divina, que a LEI DE DEUS seja dividida em LEI MORAL, LEI CERIMONIAL, LEI CIVIL, LEI DIETÉTICA
► A LEI DE DEUS é UMA EM SUA ESSÊNCIA, revela as partes de execução por parte do povo de ISRAEL, como CERIMONIAL/RITUAL; CIVIL, DIETÉTICA,
► O povo de Israel, para terem essas execuções aceitas por Deus, tinha qie executar em OBEDIÊNCIA no SENTIDO MORAL, que a LEI DE DEUS exigia, justamente por ser SANTA, PURA e BOA; porque CONSIDERAR APENAS O DECÁLOGO, como tal, comete-se HERESIA GRAVE.
TORAH = LEI, DIREÇÃO, ENSINO, INSTRUÇÃO.
Este substantivo ocorre 220 vezes no Antigo Testamento Hebraico.
A INSTRUÇÃO dada por Deus a Moisés e aos israelitas ficou conhecida por A LEI ou DIREÇÃO: HÃ TORÃH, e mais comumente por A LEI DO SENHOR.
Há uma imensa diferença entre a LEI que Deus deu a Moisés para o povo Israelita, conhecida por LEI DE MOISÉS e LEI MOSAICA.
Enquanto que a LEI DE DEUS, ou LEI DO SENHOR – Salmos 119.1, se referindo, não somente a parte da Lei, o Decálogo, mas sim a LEI DE DEUS na sua TOTALIDADE.
LEI, no verbo – YÃRÃH, significa lançar, direcionar, orientar, ensinar, instruir.
O substantivo TÔRÃH é derivado dessa raiz.
O significado LANÇAR aparece em Gn 31.51 – Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui esta coluna que levantei entre mim e ti
O termo YÃRÃH quer dizer ENSINAR em 1 Sm 12.23 – Antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
SIMBOLOGIA, FIGURA, TIPO, MODELO, SINAL, SOMBRA, são representações de Mandamentos CESSADOS, que dessa forma era colocado no Velho Conserto e que NÃO CONSTAM no NOVO CONSERTO.
NÕMOS
elem comp (gr nómos) Exprime a ideia de lei, regra, norma:
nomografia, nomologia; parte, divisão: quadrinômio.
Assim, como a lógica interpretativa ensina, é que o Decálogo é uma parte da divisão da Lei de Deus, que tem pontos com sentido de sinal simbólico, como Guarda de Sábado, que já cessou, assim como é constituída de pontos SEM sentido de simbolismos, e esses pontos (mandamentos, leis) foram CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.
O Adventismo do Sétimo Dia, ilude a muitos tolos e insensatos, ao ensinar que a Lei de Deus seja em parte, ou seja, o Decálogo, e o alvo dessa desavença doutrinárias com a Bíblia, é o Mandamento de Guarda de Sábado, base da existência dessa seita Adventista do Sétimo Dia.
A. LEI, SUBSTANTIVO
► Já podemos observar a INCOERÊNCIA do Adventismo do Sétimo Dia em aplicar, em má transliteração e péssimo entendimento, de que o vocábulo Lei, inclusive nas citações MANDAMENTOS DE DEUS em Apocalipse 14.12 e em outros textos, de que estaria se referindo ao Decálogo, quando, na verdade, a intenção desse sabatismo, é defender o mandamento já cessado de Guarda de Sábado, dentro da Nova Aliança, na qual NÃO COSTA esse mandamento, que fora ordenado ENTRE Deus e o Povo Hebreu, cujo SÁBADO (MANDAMENTO DE GUARDA) foi para LEMBRAR de que esses Hebreus foram LIBERTADOS pela Mão Forte de Deus da escravidão que esse povo sofria na terra do Egito - Dt 5.12-15, daí mostrando o motivo do vocábulo LEMBRAR-SE DO SÁBADO em Ex 20.8.
PORQUE esse LEMBRAR era justamente para LEMBRAR-SE de guardar o sábado, QUE ERA PARA LEMBRAR o que está esclarecido em Dt 5.12-15 citado.
☻ Apocalipse 14.12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé, em Jesus
A LEI NO NOVO TESTAMENTO E VELHO TESTAMENTO
A) "Lei" em geral, por exemplo, (1)Rm 2.12,13, expressando um princípio geral relativo à "Lei"; (2)Rm 2.14 (última parte); (3)Rm 3.27: "Por qual lei?", ou seja, "Por qual tipo de princípio (a jactância foi excluída)?” (4)Rm 4.15 (ultima parte); (5)Rm 5.13, referindo-se ao período entre a transgressão de Adão e a doação da Lei; (6)Rm 7.1 (primeira parte); contra as graças que constituem o fruto do Espírito "não há lei" (7)(Gl 5.23); o alvo ostensivo da lei é conter as tendências naturais maldosas dos homens no estado decaído; contudo na prática, a lei se acha não somente ineficaz, mas na verdade, rovoga essas tendências para uma maior atividade.
A intenção do dom do espírito é constranger o crente a uma vida na qual as tendências naturais não tenham lugar de produzir nele os opostos diretos. “Portanto, a lei não tem nada a dizer contra o fruto do Espírito, pior conseguinte o crente não apenas não está sob a Lei (8) (Gl 5.18), mas a lei não tem campo de ação na sua vida, já que -- e na medida em que -- ele é guiado pelo Espírito” (extraído de Notes on Galatian, de Hogg e Vine, p. 298). Os textos do ITEM A:
☻ (1) Romanos 2.12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
☻ (2) Romanos 2.14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
☻ (3) Romanos 3.27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
☻ (4) Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão
☻ (5) Romanos 5.13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
☻ (6) Romanos 7.1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
☻ (8) Gálatas 5.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
► Já podemos OBSERVAR que o TERMO LEI não está ESPECIFICAMENTE se referindo somente ao DECÁLOGO, como o ensino dogmático do adventismo afirma, enganando os tolos, insensatos, simplórios e fracos de entendimento espiritual.
B) A força da influência que impede à ação - Rm 7.21,23, primeira parte:
☻ Romanos 7.21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
C) A Lei mosaica, a "Lei" do Sinai, se referindo Sinai, não somente ao Monte, pois NÃO SE ATÉM AO DECÁLOGO, inclusive se refere a várias leis que NÃO CONSTAM NO DECÁLOGO:
C.1 - Com o artigo definido (por exemplo);
☻ Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
☻ João 1.17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo
☻ Romanos 2.15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei
20 - Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
☻ Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus
☻ Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão
☻ Romanos 7.4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus
7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado 16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
☻ Romanos 8.3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito
7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
☻ Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá
19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
☻ Gálatas 5.3 - E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
☻ Efésios 2.15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
☻ Filipenses 3.6 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível
☻ 1 Tm 1.8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
☻ Hb 7.19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
☻ Tiago 2.9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
C.2 - Sem o artigo, desse modo acentuando a Lei Mosaica em sua qualidade como "lei" por exemplo: (1) Rm 2.14 (primeira parte); (2) Rm 5.20; (3) Rm 7.9 (onde a ênfase na qualidade acha-se em que "o mandamento que era para a vida", ou seja, o que Paulo pensava que fosse meio para vida, ele descobriu que "era para morte", ou seja, tem o efeito de revelar o seu verdadeiro estado); (4) Rm 10.4; (5)1 Co 9.20; (6) Gl 2.16, 19, 21; (7)1 Co 3.2,5, 1 Co 3.10 (primeira parte); (8)Gl 3.11, 18, 23; (9)Gl 4.4, 5; (10)4.21 (primeira parte); com relação à declaração em (11)Gl 2.16,de que "o homem não é justificado pelas obras da lei", a ausência do artigo antes de NOMOS indica a asserção de um princípio, "pela obediência à lei", mas evidentemente a lei mosaica está em vista.
Aqui o apóstolo Paulo está afirmando que a submissão à circunstância acarreta necessariamente a obrigação de cumprir toda a "lei".
A circuncisão pertence à parte cerimonial da "lei" (mostrando que não existe lei cerimonial, mas sim a PARTE cerimonial da Lei), mas ainda que a Lei Mosaica seja, de fato, divisível em cerimonial e em moral, tal distinção não é feita ou mesmo presumida na Escritura. A declaração assevera a liberdade do crente da "lei" de Moisés em sua totalidade como meio de justificação
18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei
20 - Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;
26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?
27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?
☻ Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus
☻ Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão
☻ Romanos 7.4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus
7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado 16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
☻ Romanos 8.3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito
7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
☻ Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá
19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
☻ Gálatas 5.3 - E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
☻ Efésios 2.15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
☻ Filipenses 3.6 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível
☻ 1 Tm 1.8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
☻ Hb 7.19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
☻ Tiago 2.9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.
C.2 - Sem o artigo, desse modo acentuando a Lei Mosaica em sua qualidade como "lei" por exemplo: (1) Rm 2.14 (primeira parte); (2) Rm 5.20; (3) Rm 7.9 (onde a ênfase na qualidade acha-se em que "o mandamento que era para a vida", ou seja, o que Paulo pensava que fosse meio para vida, ele descobriu que "era para morte", ou seja, tem o efeito de revelar o seu verdadeiro estado); (4) Rm 10.4; (5)1 Co 9.20; (6) Gl 2.16, 19, 21; (7)1 Co 3.2,5, 1 Co 3.10 (primeira parte); (8)Gl 3.11, 18, 23; (9)Gl 4.4, 5; (10)4.21 (primeira parte); com relação à declaração em (11)Gl 2.16,de que "o homem não é justificado pelas obras da lei", a ausência do artigo antes de NOMOS indica a asserção de um princípio, "pela obediência à lei", mas evidentemente a lei mosaica está em vista.
Aqui o apóstolo Paulo está afirmando que a submissão à circunstância acarreta necessariamente a obrigação de cumprir toda a "lei".
☻ Entendendo o alerta de Paulo, o Advntismo do Sétimo Dia e seus seguidores aceitam em estarem sob a obrigação de cumprir a lei, e sendo assim isso acarreta nessas pessoas, a OBRIGAÇÃO de A CUMPRI a Lei pela Lei.
Textos deste item C:
☻(1) Romanos 2.14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são le
☻(2) Romanos 5.20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
☻(3) Romanos 7.9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.
D) Por metonímia, os livros que CONTEM a "lei":
D) Por metonímia, os livros que CONTEM a "lei":
Ø Metonímia
Ø Chama-se de metonímia, pois é um emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles.
Ø sf (gr metonymía) Ret Alteração do sentido natural das palavras pelo emprego da causa pelo efeito:
Ø Pelo já exposto acima e o que está a seguir, CONSTATA-SE o grave erro doutrinário do Adventismo do Sétimo Dia em usar os vocábulos: LEI, MANDAMENTO, ORDENANÇA DE DEUS, em forma GENERALIZADA, como se a Lei de Deus fosse somente o DECÁLOGO; OU SEJA, nem em sentido de PROBO, esse ensino se sustenta, e, muito menos, sendo confrontado pelos fatos no seu tempo próprio, mostrados nas Escrituras Sagradas.
D.1 - O Pentateuco (por exemplo: (1) Mt 5.17; (2) 12.5; (3) Lc 16.16; (4) 24.44; (5) Jo 1.45; (6) Rm 3.21; (7) Gl 3.10.
D.2 - Os Salmos: (8) Jo 10.34; (9) 15.25; os Salmos, Isaías, Ezequiel e Daniel (10) Jo 12.34; os Salmos e Isaías (11) Rm 3.19, (12) junto com os versículos 10-18; Isaías (13) 1 Co 14.21;
DISSO TUDO QUE SE PODE DEDUZIR É QUE "A LEI", EM SEU SENTIDO MAIS ABRANGENTE, ERA UM TÍTULO ANTERNATIVO DE "AS ESCRITURAS"
Textos bíblicos do item D
☻ (1) Mateus 5.17 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
☻ (2) Mateus 12.5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
☻ (3) Lucas 16.16 - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele
☻ (4) Lucas 24.44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
☻ (5) João 1.45 - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José
☻ (6) Rm 3.21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas
☻ (7) Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las
☻ (8) João 10.34 - Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
☻ (9) João 15.25 - Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa
☻ (10) João 12.34 - Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?
☻ (11) Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
☻ (10) João 12.34 - Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?
☻ (11) Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
☻ (12) Romanos 2.10 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
11 - Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas
12 - Porque todos os que sem lei pecaram, semlei também perecerão, e todos os que sob a lei pecarram, pela lei serão julgados.☻ Mostra que, diante de Deus, sem Lei ou sem Lei, a DESOBEDIÊNCIA À SUA LEI, é passível, sim, de julgamento.
13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados
14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei;
☻ (13) 1 Co 14.21 – Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
As expressões a seguir especificam as “leis” de diversos tipos:
a. A LEI DE CRISTO (1) Gl.6.4, isto é, ou a “lei” dada por Ele (como no Sermão da Montanha e em (2) Jo 13.14,15; (3) 15.4), ou a “lei” ou princípio pelo qual o próprio Cristo VIVEU (4) Mt 20.28; (5) Jo 13.1; estas não são alternativas factuais, pois a “lei” imposta por Cristo era sempre aquela pela qual Ele viveu nos “dias da sua carne”. Ele confirmou que a “lei” é de autoridade divina (cf. (6) Mt 5.18;não obstante, Jesus apresentou um padrão de vida mais alto do que a obediência superficial à tradução leal corrente da lei, padrão que, sem exterminar a lei, Ele encarnou em seu caráter e vida (veja, por exemplo, (7) Mt 5.21-48; esta brecha com o legalismo, é vista sobretudo no que diz respeito à parte ritual ou cerimonial da lei em seu âmbito geral);
► Textos Bíblicos deste item a, que apresentam MANDAMENTOS, ALGUNS, não constantes no DECÁLOGO:
☻ (1) Gálatas 6.4 – Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
☻ (2) João 13.14 – Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
☻ (3) João 15.4 – Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
☻ (4) Mateus 20.28 – Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
☻ (5) João 13.1 – PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
☻ (6) Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
☻ (7) Mateus 5.21- Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
26 . Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério
28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 - Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 - E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
31 - Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
32 - Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério
33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente
39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos
46 - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
► Observem que, neste Capítulo 5 de Mateus, Jesus não está preocupado com todos os Mandamentos do Decálogo, mesmo porque, em suas instruções e doutrina, ele ATÉ ACRESCENTA MANDAMENTOS do Seu Sacerdócio da Nova Aliança, a Lei de Cristo.
► Observamos também que neste Estudo SOBRE E LEI DE DEUS, descobrimos que essa LEI tem seus vários aspectos, tantos nas partes do velho Conserto, as já CESSADAS, quanto a algums do Pentateuco confirmadas na Nova Aliança, a LEI DE CRISTO, como acrescentou MANDAMENTOS que não fazem parte do Decálogo.
► Quando nas instruções no NOVO MANDAMENTO, por Jesus e seus seguidores, como Paulo, João, Tiago, verifica-se que, onde estiverem os VOCÁBULOS: mandamentos, leis, ordenanças, as mesmas, como doutrina de vivência em Cristo, não se referem a Guarda de Sábados, de Circuncisão e semelhantes, que mesmo sendo MANDAMENTOS da Lei de Moisés, não estão nas referências quando esses vocábulos são citados.
b - A Lei da Fé (Rm 3.27), ou seja, um princípio que exige fé somente por parte do homem. ☻ Romanos 3.27 – Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé
c - A LEI DO MEU MANDAMENTO – Rm 7.23, o princípio que viver a NOVA NATUREZA em virtude do NOVO NASCIMENTO;
Romanos 7.23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
d – A LEI DO PECADO – Rm 7.23 acima, o princípio pelo qual o pecado exerce sua influência e poder, a apesar do desejo de fazer o que é certo;
A Lei do pecado e da morte – Rm 8.2, a morte sendo o efeito.
☻ Romanos 7.23 – Acima transcrito. Romanos 8.2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte
e – A LEI DA LIBERDADE – (1)Tg 1.25; (2) 2.12, termo inclusivo de todas as Escrituras, não uma lei de compulsão forçada, mas que obtém obediência pronta pelo desejo e deleite do indivíduo renovado do qual é assunto; para a lei ele olha e em seu ensino ele se deleita; ele está DEBAIXO DA LEI (ENNOMOS) na lei, implicando união e sujeição de Cristo – (3) 1 Co 9.21; cf., pior exemplo, (4) Sl 119.32,45,97; (5) 2 Co 2.17.
☻ (1) Tiago 1.25 – Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
☻ (3) 1 Aos Coríntios 9.21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
☻ (4) Salmo 119.32 - Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração
45 - E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.97 - Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia
☻ (5) 2 Aos Coríntios 2.17 - Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
f – A LEI REAL – (1) Tg 2.8, real, Istoé, pertencente a realiza, ou seja, a lei do amor, real na majestade do Seu poder, a lei na qual todas as outras dependem – (2) Mt 22.34-40; (3) Rm 13.8; (4) Gl 5.14.
☻ (1) Tiago 2.8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
☻ (2) Mateus 22.34 – E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
☻ (3) Romanos 13.8 – A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
g – A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA – Rm 8.2, ou seja, o princípio animado pelo qual o Espírito Santo age como Doador da vida – cf. Jo 6.63 ☻ Romanos 8.2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte
h – A LEI DA JUSTIÇA – Rm 9.31, ou seja, um princípio geral que apresenta a justiça como objetivo e resultado de guardar uma lei, particularmente A LEI DE MOISÉS– Gl 3.21, daí o Ministério de Jesus ser apresentado como o Ministério da Justiça, ou seja, toda a exigência para Justiça de Deus ao homem, foi satisfeita pela Conclusão do Ministério da Justiça de Cristo, que CONCLUI a OBRA DA EXPIAÇÃO, do Plano da Redenção de Deus, desde a fundação do mundo.
☻ Romanos 9.31 – Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
► MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO: Onde constava os Mandamento de Deus de Guarda de Sábado, de Circncisão e outros, que estavam sob o Sacerdócio Levítico, Mandamentos esses NÃO CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO, que é o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA do Sacerdócio de Cristo.
► Sendo confirmada a MUDANÇA DA LEI, justamente pela Mudança do Sacerdócio e, no novo Sacerdócio, o de Cristo, NÃO consta esses mandamentos acima e semelhantes já citados.
☻ Hebreus 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança dalei.
i – A LEI DO MANDAMENTO CARNAL – Hb 7.16, ou seja a lei relativa ao sacerdócio Levítico ou Arônico que designava os homens condicionados pela circuncisão e limitações da carne.
☻ Hebreus 7.16 – Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
☻ Hb 7.19 – Ver na sequência.
Houve a anulação do precedente mandamento e a introdução de uma melhor esperança:
☻ Hb 7.18 – Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 – (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus
☻ Hb 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
NOTAS:
1. Em Gl 5.3, a declaração de que ser circuncidado torna o indivíduo devedor do cumprimento de toda a lei, diz que a lei é composta de ordens distintas, cada uma essencial para o todo, e pressupõe a unidade da lei; em Gl 5.14, a declaração de que TODA A LEI é cumprida em um mandamento concernente ao amor, diz que o mandamento é combinado com outros para tornas a lei completa.
☻ Gálatas 5.3 – E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei
2. Em Rm 8.3, o que era impossível à lei, é, literalmente, a incapacidade (ADUNATON, o neutro do adjetivo ADUNATOS, incapaz, usado como substantivo da lei; pode significar ou a fraqueza da lei, ou o que era impossível à lei; o último preferível, o significado é o mesmo em termos de efeito, a lei não podia dar nem liberdade da condenação, ou a comunicação da vida.
Romanos 8.3 – Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
2.1 Quanto à diferença entre o ensino de Paulo e de Tiago com respeito à lei vamos dissertar quanto ao sentido de JUSTIFICAR...
2. Quanto ao termo NOMODIDASKALOI, doutores da lei, que ocorre em Lc 5.17 e 1 Tm 1.7 (no singular, em At 5.34, tem dissertação quanto ao sentido de PROFESSOR.
MONOTHESIA denota Legislação
LEI, VERBOS
1. NOMOTHETEÕ – Quando é usado:
(a) no intransitivo, significa fazer leis;
Na voz passiva, ser suprido com leis – Hb 7.11, recebeu a lei,literalmente, foi suprido com lei.
☻ Hebreus 7.11 - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
(b) No transitivo, significa ordenar pela lei, decretar;
Na voz passiva – Hb 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas
2. KRINÕ – Avaliar, estimar, julgar, significa ir à lei, e é usado na voz média em Mt 5.40 (pleitear); 1 Co 6.1,6.
☻ Mateus 5.40 – E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
☻ 1 Aos Coríntios 6.1 – OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
6 – Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
NOTA: Em 1 Co 6.7, terdes demandas” é tradução da expressão ECHÕ KRIMATA, ter processos.
☻ 1 aos Coríntios 6.7 - Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
3. PARANOMEÕ – Transgredir a lei, (formado de PARA, contrário a, e NOMOS), é usado no particípio presente em At 23.3, e traduzido por: CONTRA A LEI, literalmente, transgredindo a lei.
A LEI, ADJETIVOS.
1. NOMIKOS denota relacionamento com a lei, descreve; em 1 Tm 3.9, é traduzido ACERCA DA LEI, descrevendo debates – Doutor da Lei.
☻ 1 A TIMÓTEO 3.9 – Guardando o mistério da fé numa consciência pura
2. ENNOMOS:
a. Legal, lícito, legítimo, literalmente NA LEI (formado do EN, EM, e NOMOS, (Reler item A. LEI, SUBSTATIVO transcrito, em baixo); continuando: ou estritamente, o que está dentro do alcance da lei, é encontrado em At 19.39, acerca dos tribunais legais em Éfeso;
☻ Atos 19.39 - Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.
Quanto ao item 2, ler no início desta exposição, e, depois, continuar recapitulando o Estudo:
A. LEI, SUBSTANTIVO
NÕMOS, cognato de NEMÕ, "dividir, distribuir"; por conseguinte, "uso, costume", e, portanto, "lei, lei prescrita por costume ou por estatuto"; a palavra ETHOS, "costume" foi retida para designar "lei", não escrita, enquanto que o termo NOMOS tornou-se o nome estabelecido pra apontar "lei" decretada por estado e estabelecida como padrão para administração da justiça.
► CONTINANDO sobre ENNOMOS:
b. Sob a lei, EM RELAÇÃO A CRISTO – 1 Co 9.21, onde é contrastado como ANOMOS (veja número 3, mais adiante); a palavra conforme foi usada pelo apóstolo Paulo, NÃO SUGERE meramente a condição de estar debaixo da lei, mas a intimidade de uma relação estabelecida na lealdade de uma vontade dedicada ao Mestre Jesus.
3 ☻ 1 Aos Coríntios 9.21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei
3. ANOMOS – Sem Lei (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, veja acima (A. LEI, SUBSTANTIVO) e tem este significado em 1 Co 9.21 (acima transcrito).
LEI, ADVÉRBIO
ANOMÕS (com o TIL) A forma adverbial de ENNOMOS (sem TIL, iniciando com E), item 3 acima, é usado em Rm 2.12, onde SEM LEI PECARAM, significa a ausência de alguma lei especificamente revelada, como a lei do Sinai, sem lei também perecerão pressupõe que a ausência da tal lei não evitará seu destino; aqui não está em vista a LEI da consciência.
☻ Romanos 2.12 – Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS VARIAÇÕES DO VOCÁBULO “NOMOS”
NOMODIDASKALOS – Professor da Lei (formados de NOMOS, Lei e o DIDASKALOS: professor, mestre – em alusão aos mestres da lei mosaica, é usado no mesmo sentido de Lucas 2.46 e Lc 5.17; atos 5.34; também alude àqueles que andavam entre os CRISTÃOS professando serem instrutores da Lei – 1 Tm 1.7.
☻ Lucas 2.46 – E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
☻ Lucas 5.17 – E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.
☻ Atos 5.34 – Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos.
☻ 1 Tm 1.7 – Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
PARANOMIA – Violação da lei, transgressão, infração (formado de PARA, ao contrário de, e NOMOS, lei) é encontrado em 2 Pe 2.16 –
Em 1º Jo 3.4 (primeira parte), o verbo POIEÕ, fazer, com o termo ANOMIA, ilegalidade, é traduzido por comete iniquidade; na segunda parte, onde ocorre só ANOMIA, é traduzido por iniquidade.
☻ 1º João 3.4 – Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
A frase SOB A LEI é, literalmente, NA LEI, e não é igual ao ADJETIVO ENNOMOS, mas são duas palavras distintas.
Mais informações:
NOMOTHETEÕ - Ordenar por lei, dar força de lei a, decretar (formado de NOMOS, lei, e TITHEMI, por).
É usado na voz passiva e traduzido em Hb 8.6 por “CONSEGUINTE”;
Em Hb 7.11, usado no intransitivo, é traduzido por “RECEBEU A LEI”;
☻ Hebreus 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
☻ Hebreus 7.11 – De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
NOMISMA – Primariamente “aquilo que é estabelecido por costume (nomos: costume, lei.), por conseguinte, a moeda corrente de um Estado,meio circulante, é encontrado em Mt 22.19, moeda (do tributo).
☻ Mateus 22.19 – Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
► Quando Jesus falou: “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” estava mostrando um dos sentidos de NOMOS, ou seja, costume, lei.
OIKONOMIA significa primeiramente “a administração de uma casa ou dos assuntos dom´sticos (formado de OIKOS, casa, e NOMOS, lei); portanto, o gerenciamento ou administração da propriedade de outros, e, daí MORDOMIA – Lu 16.2-4.
☻ Lucas 16.2 – E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo
3 – E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.
4 – Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas
OIKONOMOS – Literalmente, “aquele que governa uma casa” (formado por OIKO, casa e NOMOS, lei) ocorre em Gl 4.2, denota um criado superior responsável pela administração interna da família, a direção de outros criados e o cuidado de menores de idade.
☻ Aos Gálatas 4.2 – Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
ANOMIA – Literalmente: Iniquidade (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, lei), é usado de certo modo a indicar que significa que é ilegalidade ou maldade, perversidade.
A tradução habitual no Novo Testamento é “iniquidade, que significa literalmente INJUSTIÇA.
Ocorre muito frequentemente na Septuaginta, sobretudo nos Salmos, onde é encontrado cerca de 70 vezes.
É usado acerca de:
► INIQUIDADE GERAL; Mt 7.23; 13.41; 23.28; 24.12; Rm 6.19, 2 Co 6.14; 2 Ts 2.3; 2.7 (injustiça); Tt 2.14; Hb 1.9; 1 Jo 3.4.
☻ Mateus 7.23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
☻ Mateus 13.41 – Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade
☻ Mateus 23.28 – Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
☻ Mateus 24.12 – E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
☻ Aos Romanos 6.19 – Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
☻ 2 Aos Coríntios 6.12 – Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
☻ 2 Aos Tessalonicenses 2.3 - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
7 – Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
☻ Tito 2.14 – O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
☻Hebreus 1.9 – Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
☻ 1 Jo 3.4 – Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade
► ANOMIA no plural, acerca de atos ou manifestações de maldade – Rm 4.7; Hb 10.17; alguns manuscritos inferiores tem em Hb 8.12, em lugar da palavra HAMARTIA.
☻ Romanos 4.7 – Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
☻ Hebreus 10.17 – E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
☻ Hebreus 8.12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
► O Mandamento de guarda de sábado, quer sejam os de dentro das festas anuais e os semanais, são de cunho cerimonial - JÁ CESSADO.
rio, sem que precise, mesmo com a desculpa de que já seja salvo, se justificar pelas obras da Lei, pois, vivendo pela Graça de Cristo, que nos concedeu a Nova Aliança e a Lei de Deus revelada na Lei de Cristo, evidentemente pela Graça sois salvos, mediante a Fé e isto não vem do ser humano, religião, filosofia, denominação; mas sim, de Deus.
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