quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A LEI DE DEUS NÃO SE RESUME AO DECÁLOGO


SIMBOLOGIA, FIGURA, TIPO, MODELO, SINAL, SOMBRA, são representações de Mandamentos CESSADOS, que dessa forma era colocado no Velho Conserto e que NÃO  CONSTAM no NOVO CONSERTO



 LEI DE DEUS NÃO SE RESUME AO DECÁLOGO


O Estudo Avançado apresentado mostRa os vários aspectoS do termo MÕNOS e seu sentido nas formas de significados gramaticais, mostando que a LEI DE DEUS não se resume no Decálogo, mas no todo Bíblico, porque o DECÁLOGO é uma parte da Lei de Deus.


Fica enfatizado aqui que, mesmo os mandamentos da Lei de Deus já cessados como Lei da Circuncisão, Lei de Guarda de Sábados e semelhantes, que foram ORDENADAS por Deus de forma transitória e no seu devido tempo; EVIDENTEMENTE, que não fazem parte da da Nova Aliança a Lei de Cristo, embora não se pode deixar de reconhecer que esses MANDAMENTOS, LEIS -, mesmo já cessados pela AUTORIDADE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, que Cristo, com Jesus tendo CONSUMADO a Obra da Expiação do Plano de Deus para nossa Redenção; - foram em Essência do Caráter Divino, PUROS, SANTOS e BONS, portanto, provenientes da LEI PERFEITA DE DEUS, de caráter MORAL, embora JÁ CESSADOS.


► Não tem amparo na MORAL da Revelação Divina, que a LEI DE DEUS seja dividida em LEI MORAL, LEI CERIMONIAL, LEI CIVIL, LEI DIETÉTICA


► A LEI DE DEUS é UMA EM SUA ESSÊNCIA, revela  as partes de execução por parte do povo de ISRAEL, como CERIMONIAL/RITUAL; CIVIL, DIETÉTICA,

► O povo de Israel, para terem essas execuções aceitas por Deus, tinha qie executar em OBEDIÊNCIA  no SENTIDO MORAL, que a LEI DE DEUS exigia, justamente por ser SANTA, PURA e BOA; porque CONSIDERAR APENAS O DECÁLOGO, como tal, comete-se HERESIA GRAVE.



TORAH = LEI, DIREÇÃO, ENSINO, INSTRUÇÃO.
Este substantivo ocorre 220 vezes no Antigo Testamento Hebraico.

A INSTRUÇÃO dada por Deus a Moisés e aos israelitas ficou conhecida por A LEI ou DIREÇÃO: HÃ TORÃH, e mais comumente por A LEI DO SENHOR.

Há uma imensa diferença entre a LEI que Deus deu a Moisés para o povo Israelita, conhecida por LEI DE MOISÉS e LEI MOSAICA.

Enquanto que a LEI DE DEUS, ou LEI DO SENHOR – Salmos 119.1, se referindo, não somente a parte da Lei, o Decálogo, mas sim a LEI DE DEUS na sua TOTALIDADE.

LEI, no verbo – YÃRÃH, significa lançar, direcionar, orientar, ensinar, instruir.

O substantivo TÔRÃH é derivado dessa raiz.

O significado LANÇAR aparece em Gn 31.51 – Disse mais Labão a Jacó:  Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui esta coluna que levantei entre mim e ti

O termo YÃRÃH quer dizer ENSINAR em 1 Sm 12.23 – Antes vos ensinarei o caminho bom e direito.


SIMBOLOGIA, FIGURA, TIPO, MODELO, SINAL, SOMBRA, são representações de Mandamentos CESSADOS, que dessa forma era colocado no Velho Conserto e que NÃO CONSTAM no NOVO CONSERTO.


NÕMOS

elem comp (gr nómos) Exprime a ideia de lei, regra, norma:
 nomografia, nomologia; parte, divisão: quadrinômio.

Assim, como a lógica interpretativa ensina, é que o Decálogo é uma parte da divisão da Lei de Deus, que tem pontos com sentido de sinal simbólico, como Guarda de Sábado, que já cessou, assim como é constituída de pontos SEM sentido de simbolismos, e esses pontos (mandamentos, leis) foram CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.

O Adventismo do Sétimo Dia, ilude a muitos tolos e insensatos, ao  ensinar que a Lei de Deus seja em parte, ou seja, o Decálogo, e o alvo dessa desavença doutrinárias com a Bíblia, é o Mandamento de Guarda de Sábado, base da existência dessa seita Adventista do Sétimo Dia.



A. LEI, SUBSTANTIVO 


NÕMOS, cognato de NEMÕ, "dividir, distribuir"; por conseguinte, "uso, costume", e, portanto, "lei, lei prescrita por costume ou por estatuto"; a palavra ETHOS, "costume" foi retida para designar "lei", não escrita, enquanto que o termo NOMOS tornou-se o nome estabelecido pra apontar "lei" decretada por estado e estabelecida como padrão para administração da justiça. 


► Já podemos observar a INCOERÊNCIA do Adventismo do Sétimo Dia em aplicar, em má transliteração e péssimo entendimento, de que o vocábulo Lei, inclusive nas citações MANDAMENTOS DE DEUS em Apocalipse 14.12 e em outros textos, de que estaria se referindo ao Decálogo, quando, na verdade, a intenção desse sabatismo, é defender o mandamento já cessado de Guarda de Sábado, dentro da Nova Aliança, na qual NÃO COSTA esse mandamento, que fora ordenado ENTRE Deus e o Povo Hebreu, cujo SÁBADO (MANDAMENTO DE GUARDA) foi para LEMBRAR de que esses Hebreus foram LIBERTADOS pela Mão Forte de Deus da escravidão que esse povo sofria na terra do Egito - Dt 5.12-15, daí mostrando o motivo do vocábulo LEMBRAR-SE DO SÁBADO em Ex 20.8. 


PORQUE esse LEMBRAR era justamente para LEMBRAR-SE de guardar o sábado, QUE ERA PARA LEMBRAR o que está esclarecido em Dt 5.12-15 citado. 

☻ Apocalipse 14.12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé, em Jesus




 A LEI NO NOVO TESTAMENTO E VELHO TESTAMENTO 



A) "Lei" em geral, por exemplo, (1)Rm 2.12,13, expressando um princípio geral relativo à "Lei"; (2)Rm 2.14 (última parte); (3)Rm 3.27: "Por qual lei?", ou seja, "Por qual tipo de princípio (a jactância foi excluída)?” (4)Rm 4.15 (ultima parte); (5)Rm 5.13, referindo-se ao período entre a transgressão de Adão e a doação da Lei; (6)Rm 7.1 (primeira parte); contra as graças que constituem o fruto do Espírito "não há lei" (7)(Gl 5.23); o alvo ostensivo da lei é conter as tendências naturais maldosas dos homens no estado decaído; contudo na prática, a lei se acha não somente ineficaz, mas na verdade, rovoga essas tendências para uma maior atividade. 

A intenção do dom do espírito é constranger o crente a uma vida na qual as tendências naturais não tenham lugar de produzir nele os opostos diretos. “Portanto, a lei não tem nada a dizer contra o fruto do Espírito, pior conseguinte o crente não apenas não está sob a Lei (8) (Gl 5.18), mas a lei não tem campo de ação na sua vida, já que -- e na medida em que -- ele é guiado pelo Espírito” (extraído de Notes on Galatian, de Hogg e Vine, p. 298).   Os textos do ITEM A: 


☻ (1) Romanos 2.12 - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 


13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.


  ☻ (2) Romanos 2.14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;



  ☻ (3) Romanos 3.27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.



  ☻ (4) Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão 



 ☻ (5) Romanos 5.13 - Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.



  ☻ (6) Romanos 7.1 - NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?



 ☻ 7) Gálatas 5.23 - Contra estas coisas não há lei


  ☻ (8) Gálatas 5.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.  


► Já podemos OBSERVAR que o TERMO LEI não está ESPECIFICAMENTE se referindo somente ao DECÁLOGO, como o ensino dogmático do adventismo afirma, enganando os tolos, insensatos, simplórios e fracos de entendimento espiritual. 




  B) A força da influência que impede à ação - Rm 7.21,23, primeira parte: 


☻ Romanos 7.21 - Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 


23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 




  C) A Lei mosaica, a "Lei" do Sinai, se referindo Sinai, não somente ao Monte, pois NÃO SE ATÉM AO DECÁLOGO, inclusive se refere a várias leis que NÃO CONSTAM NO DECÁLOGO: 



 C.1 - Com o artigo definido (por exemplo);



  ☻ Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.


  ☻ João 1.17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo



 ☻ Romanos 2.15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; 


18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei 



20 - Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; 



26 - Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? 


27 - E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?



  ☻ Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus



  ☻ Romanos 4.15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão 



 ☻ Romanos 7.4 - Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus



 7 - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.


 14 - Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado 16 - E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 22 - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 



 ☻ Romanos 8.3 - Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; 



4 - Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito 



7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.  



☻ Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 


12 - Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá 



19 - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. 



21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 



24 - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.





  ☻ Gálatas 5.3 - E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.  




☻ Efésios 2.15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,  



☻ Filipenses 3.6 - Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível  



☻ 1 Tm 1.8 - Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;  



☻ Hb 7.19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.  



☻ Tiago 2.9 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. 




  C.2 - Sem o artigo, desse modo acentuando a Lei Mosaica em sua qualidade como "lei" por exemplo: (1) Rm 2.14 (primeira parte); (2) Rm 5.20; (3) Rm 7.9 (onde a ênfase na qualidade acha-se em que "o mandamento que era para a vida", ou seja, o que Paulo pensava que fosse meio para vida, ele descobriu que "era para morte", ou seja, tem o efeito de revelar o seu verdadeiro estado); (4) Rm 10.4; (5)1 Co 9.20; (6) Gl 2.16, 19, 21; (7)1 Co 3.2,5, 1 Co 3.10 (primeira parte); (8)Gl 3.11, 18, 23; (9)Gl 4.4, 5; (10)4.21 (primeira parte); com relação à declaração em (11)Gl 2.16,de que "o homem não é justificado pelas obras da lei", a ausência do artigo antes de NOMOS indica a asserção de um princípio, "pela obediência à lei", mas evidentemente a lei mosaica está em vista.




 Aqui o apóstolo Paulo está afirmando que a submissão à circunstância acarreta necessariamente a obrigação de cumprir toda a "lei".




☻ Entendendo o alerta de Paulo, o Advntismo do Sétimo Dia e seus seguidores aceitam em estarem sob a obrigação de cumprir a lei, e sendo assim isso acarreta nessas pessoas, a OBRIGAÇÃO de A CUMPRI a Lei pela Lei.


 A circuncisão pertence à parte cerimonial da "lei" (mostrando que não existe lei cerimonial, mas sim a PARTE cerimonial da Lei), mas ainda que a Lei Mosaica seja, de fato, divisível em cerimonial e em moral, tal distinção não é feita ou mesmo presumida na Escritura. A declaração assevera a liberdade do crente da "lei" de Moisés em sua totalidade como meio de justificação 



 Textos deste item C:


 ☻(1) Romanos 2.14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são le  



☻(2) Romanos 5.20 - Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;  



☻(3) Romanos 7.9 - E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.  


D) Por metonímia, os livros que CONTEM a "lei":


Ø  Metonímia


Ø  Chama-se de metonímia, pois é um emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles.



Ø   sf (gr metonymía) Ret Alteração do sentido natural das palavras pelo emprego da causa pelo efeito: 


Ø  Pelo já exposto acima e o que está a seguir, CONSTATA-SE o grave erro doutrinário do Adventismo do Sétimo Dia em usar os vocábulos:  LEI, MANDAMENTO, ORDENANÇA DE DEUS, em forma GENERALIZADA, como se a Lei de Deus fosse somente o DECÁLOGO;  OU SEJA, nem em sentido de PROBO, esse ensino se sustenta, e, muito menos, sendo confrontado pelos fatos no seu tempo próprio, mostrados nas Escrituras Sagradas.






 D.1 - O Pentateuco (por exemplo: (1) Mt 5.17; (2) 12.5; (3) Lc 16.16; (4) 24.44; (5) Jo 1.45; (6) Rm 3.21; (7) Gl 3.10.




 D.2 - Os Salmos: (8) Jo 10.34; (9) 15.25; os Salmos, Isaías, Ezequiel e Daniel (10) Jo 12.34; os Salmos e Isaías (11) Rm 3.19, (12) junto com os versículos 10-18; Isaías (13) 1 Co 14.21;



DISSO TUDO QUE SE PODE DEDUZIR É QUE "A LEI", EM SEU SENTIDO MAIS ABRANGENTE, ERA UM TÍTULO ANTERNATIVO DE "AS ESCRITURAS"




 Textos bíblicos do item D 



☻ (1) Mateus 5.17 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. 



☻ (2) Mateus 12.5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? 



☻ (3) Lucas 16.16 - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele 



☻ (4) Lucas 24.44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. 



☻ (5) João 1.45 - Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José 



☻ (6) Rm 3.21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas



 ☻ (7) Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las



 ☻ (8) João 10.34 - Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?



 ☻ (9) João 15.25 - Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa 



☻ (10) João 12.34 - Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? 



☻ (11) Romanos 3.19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.



 ☻ (12) Romanos 2.10 - Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;


11 -  Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas


12 - Porque todos os que sem lei pecaram, semlei também perecerão, e todos os que sob a lei pecarram, pela lei serão julgados.

☻ Mostra que, diante de Deus, sem Lei ou sem Lei, a DESOBEDIÊNCIA À SUA LEI, é passível, sim, de julgamento.


13 - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados

14 - Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;


15 - Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;


16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.


17 - Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;


18 - E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; 



☻ (13) 1 Co 14.21 – Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. 




 As expressões a 
seguir especificam as “leis” de diversos tipos:



a.      A LEI DE CRISTO (1) Gl.6.4, isto é, ou a “lei” dada por Ele (como no Sermão da Montanha e em (2) Jo 13.14,15; (3) 15.4), ou a “lei” ou princípio pelo qual o próprio Cristo VIVEU (4) Mt 20.28; (5) Jo 13.1; estas não são alternativas factuais, pois a “lei” imposta por Cristo era sempre aquela pela qual Ele viveu nos “dias da sua carne”. Ele confirmou que a “lei” é de autoridade divina (cf. (6) Mt 5.18;não obstante, Jesus apresentou um padrão de vida mais alto do que a obediência superficial à tradução leal corrente da lei, padrão que, sem exterminar a lei, Ele encarnou em seu caráter e vida (veja, por exemplo, (7) Mt 5.21-48; esta brecha com o legalismo, é vista sobretudo no que diz respeito à parte ritual ou cerimonial da lei em seu âmbito geral);


 ► Textos Bíblicos deste item a, que apresentam MANDAMENTOS, ALGUNS, não constantes no DECÁLOGO:


 ☻ (1)   Gálatas 6.4 – Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. 


☻ (2)   João 13.14 – Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 – Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.   


☻ (3)   João 15.4 – Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.  


☻ (4)   Mateus 20.28 – Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.  


☻ (5)   João 13.1 – PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.


 ☻ (6) Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.


 ☻ (7)   Mateus 5.21- Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
 

22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.


  23 - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,


 24 - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.


 25 - Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.  


26 . Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.  


27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério  


28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 


 29 - Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 


 30 - E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.  


31 - Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.  


32 - Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério  


33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.  


34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 


 35 - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;  


36 - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto  


37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.  


38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente 


 39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 


 40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;  


41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 


 42 - Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.  


43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.  


44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;  


45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos  


46 - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?  


47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 


 48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.




► Observem que, neste Capítulo 5 de Mateus, Jesus não está preocupado com todos os Mandamentos do Decálogo, mesmo porque, em suas instruções e doutrina, ele ATÉ ACRESCENTA MANDAMENTOS do Seu Sacerdócio da Nova Aliança, a Lei de Cristo.



► Observamos também que neste Estudo SOBRE E LEI DE DEUS, descobrimos que essa LEI tem seus vários aspectos, tantos nas partes do velho Conserto, as já CESSADAS, quanto a algums do Pentateuco confirmadas na Nova Aliança, a LEI DE CRISTO, como acrescentou MANDAMENTOS que não fazem parte do Decálogo.



► Quando nas instruções no NOVO MANDAMENTO, por Jesus e seus seguidores, como Paulo, João, Tiago, verifica-se que, onde estiverem os VOCÁBULOS:  mandamentos, leis, ordenanças, as mesmas, como doutrina de vivência em Cristo, não se referem a Guarda de Sábados, de Circuncisão e semelhantes, que mesmo sendo MANDAMENTOS da Lei de Moisés, não estão nas referências quando esses vocábulos são citados.





b - A Lei da Fé (Rm 3.27), ou seja, um princípio que exige fé somente por parte do homem. ☻ Romanos 3.27 – Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé





 c - A LEI DO MEU MANDAMENTO – Rm 7.23, o princípio que viver a NOVA NATUREZA em virtude do NOVO NASCIMENTO; 


Romanos 7.23 - Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.





 
 d – A LEI DO PECADO – Rm 7.23 acima, o princípio pelo qual o pecado exerce sua influência e poder, a apesar do desejo de fazer o que é certo;



A Lei do pecado e da morte – Rm 8.2, a morte sendo o efeito. 



☻ Romanos 7.23 – Acima transcrito. Romanos 8.2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte
 




 e – A LEI DA LIBERDADE – (1)Tg 1.25; (2) 2.12, termo inclusivo de todas as Escrituras, não uma lei de compulsão forçada, mas que obtém obediência pronta pelo desejo e deleite do indivíduo renovado do qual é assunto; para a lei ele olha e em seu ensino ele se deleita; ele está DEBAIXO DA LEI (ENNOMOS) na lei, implicando união e sujeição de Cristo – (3) 1 Co 9.21; cf., pior exemplo, (4) Sl 119.32,45,97;  (5) 2 Co 2.17.


☻ (1)   Tiago 1.25 – Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.




  ☻ (2)   Tiago 2.12 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.


☻ (3) 1 Aos Coríntios 9.21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.



☻ (4) Salmo 119.32 - Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração



45 - E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.97 - Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia



☻ (5) 2 Aos Coríntios 2.17 - Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.






  f – A LEI REAL – (1) Tg 2.8, real, Istoé, pertencente a realiza, ou seja, a lei do amor, real na majestade do Seu poder, a lei na qual todas as outras dependem – (2) Mt 22.34-40;  (3) Rm 13.8; (4) Gl 5.14.



☻ (1) Tiago 2.8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
 



☻  (2) Mateus 22.34 – E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.



 35 - E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:



 36 - Mestre, qual é o grande mandamento na lei?


 37 - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.



 38 - Este é o primeiro e grande mandamento.



 39 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.



 40 – Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.



  

☻ (3) Romanos 13.8 – A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.





  ☻ (4) Gálatas 5.14 – Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.




  g – A LEI DO ESPÍRITO DE VIDA – Rm 8.2, ou seja, o princípio animado pelo qual o Espírito Santo age como Doador da vida – cf. Jo 6.63 ☻ Romanos 8.2 – Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte





  ☻ João 6.63 – O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida




  h – A LEI DA JUSTIÇA – Rm 9.31, ou seja, um princípio geral que apresenta a justiça como objetivo e resultado de guardar uma lei, particularmente A LEI DE MOISÉS– Gl 3.21, daí o Ministério de Jesus ser apresentado como o Ministério da Justiça, ou seja, toda a exigência para Justiça de Deus ao homem, foi satisfeita pela Conclusão do Ministério da Justiça de Cristo, que CONCLUI a OBRA DA EXPIAÇÃO, do Plano da Redenção de Deus, desde a fundação do mundo. 



☻ Romanos 9.31 – Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.



 ☻ Gálatas 3.21 - Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.



 ☻ 2 Aos Coríntios 3.9 - Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça




► MINISTÉRIO DA CONDENAÇÃO: Onde constava os Mandamento de Deus de Guarda de Sábado, de  Circncisão e outros, que estavam sob o Sacerdócio Levítico, Mandamentos esses NÃO CONFIRMADOS NA NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO, que é o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA do Sacerdócio de Cristo.



► Sendo confirmada a MUDANÇA DA LEI, justamente pela Mudança do Sacerdócio e, no novo Sacerdócio, o de Cristo, NÃO consta esses mandamentos acima e semelhantes já citados.



 ☻ Hebreus 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança dalei.




 i – A LEI DO MANDAMENTO CARNAL – Hb 7.16, ou seja a lei relativa ao sacerdócio Levítico ou Arônico que designava os homens condicionados pela circuncisão e limitações da carne.



 ☻  Hebreus 7.16 – Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.



  Na Epístola aos Hebreus, a lei é discorrida sobretudo referente ao contraste entre o sacerdócio de Cristo e o estabelecido sob a Lei de Moisés, em relação ao acesso a Deus e à adoração. Nesses aspectos, a lei nenhuma coisa aperfeiçoou:


☻ Hb 7.19 – Ver na sequência.




 Houve a anulação do precedente mandamento e a introdução de uma melhor esperança:



☻  Hb 7.18 – Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade



19 – (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus




 Isto foi estabelecido sob o NOVO CONCERTO, um concerto instituído com base em melhores promessas:


☻  Hb 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.



 NOTAS:         
   

1.     Em Gl 5.3, a declaração de que ser circuncidado torna o indivíduo devedor do cumprimento de toda a lei, diz que a lei é composta de ordens distintas, cada uma essencial para o todo, e pressupõe a unidade da lei; em Gl 5.14, a declaração de que TODA A LEI é cumprida em um mandamento concernente ao amor, diz que o mandamento é combinado com outros para tornas a lei completa.


☻ Gálatas 5.3 – E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei


 2☻Gálatas 5.14 – Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo




    2.     Em Rm 8.3, o que era impossível à lei, é, literalmente, a incapacidade (ADUNATON, o neutro do adjetivo ADUNATOS, incapaz, usado como substantivo da lei; pode significar ou a fraqueza da lei, ou o que era impossível à lei; o último preferível, o significado é o mesmo em termos de efeito, a lei não podia dar nem liberdade da condenação, ou a comunicação da vida.



Romanos 8.3 – Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
 



2.1  Quanto à diferença entre o ensino de Paulo e de Tiago com respeito à lei vamos dissertar quanto ao sentido de JUSTIFICAR...

2.   Quanto ao termo NOMODIDASKALOI, doutores da lei, que ocorre em Lc 5.17 e 1 Tm 1.7 (no singular, em At 5.34, tem dissertação quanto ao sentido de PROFESSOR.

MONOTHESIA denota Legislação


LEI, VERBOS

1.   NOMOTHETEÕ – Quando é usado: 
(a) no intransitivo, significa fazer leis;
Na voz passiva, ser suprido com leis – Hb 7.11, recebeu a lei,literalmente, foi suprido com lei.
 Hebreus 7.11 - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?

(b) No transitivo, significa ordenar pela lei, decretar;
Na voz passiva – Hb 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas


2.   KRINÕ – Avaliar, estimar, julgar, significa  ir à lei, e é usado na voz média em Mt 5.40 (pleitear); 1 Co 6.1,6.

  Mateus 5.40 – E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;


  1 Aos Coríntios 6.1 – OUSA algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

6 – Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.



NOTA:  Em 1 Co 6.7, terdes demandas” é tradução da expressão ECHÕ KRIMATA, ter processos.

☻ 1 aos Coríntios 6.7 - Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?


3.   PARANOMEÕ – Transgredir a lei, (formado de PARA, contrário a, e NOMOS), é usado no particípio presente em At 23.3, e traduzido por: CONTRA A LEI, literalmente, transgredindo a lei.


A LEI, ADJETIVOS.


1.   NOMIKOS denota relacionamento com a lei, descreve; em 1 Tm 3.9, é traduzido ACERCA DA LEI, descrevendo debates – Doutor da Lei.
 1 A TIMÓTEO 3.9 – Guardando o mistério da fé numa consciência pura



2.   ENNOMOS:

a.    Legal, lícito, legítimo, literalmente NA LEI (formado do EN, EM, e NOMOS, (Reler item A. LEI, SUBSTATIVO transcrito, em baixo); continuando: ou estritamente, o que está dentro do alcance da lei, é encontrado em At 19.39, acerca dos tribunais legais em Éfeso;


 Atos 19.39 - Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.


Quanto ao item 2, ler no início desta exposição, e, depois, continuar recapitulando o Estudo:

A. LEI, SUBSTANTIVO


NÕMOS, cognato de NEMÕ, "dividir, distribuir"; por conseguinte, "uso, costume", e, portanto, "lei, lei prescrita por costume ou por estatuto"; a palavra ETHOS, "costume" foi retida para designar "lei", não escrita, enquanto que o termo NOMOS tornou-se o nome estabelecido pra apontar "lei" decretada por estado e estabelecida como padrão para administração da justiça.

► CONTINANDO sobre ENNOMOS:

b.   Sob a lei, EM RELAÇÃO A CRISTO – 1 Co 9.21, onde é contrastado como ANOMOS (veja número 3, mais adiante); a palavra conforme foi usada pelo apóstolo Paulo, NÃO SUGERE meramente a condição de estar debaixo da lei, mas a intimidade de uma relação estabelecida na lealdade de uma vontade dedicada ao Mestre Jesus.



3      ☻ 1 Aos Coríntios 9.21 - Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei


3.  ANOMOS – Sem Lei (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, veja acima (A. LEI, SUBSTANTIVO) e tem este significado em 1 Co 9.21 (acima transcrito).



              LEI, ADVÉRBIO

ANOMÕS (com o TIL) A forma adverbial de ENNOMOS (sem TIL, iniciando com E), item 3 acima, é usado em Rm 2.12, onde SEM LEI PECARAM, significa a ausência de alguma lei especificamente revelada, como a lei do Sinai, sem lei também perecerão pressupõe que a ausência da tal lei não evitará seu destino; aqui não está em vista a LEI da consciência.

☻ Romanos 2.12 – Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS VARIAÇÕES DO VOCÁBULO “NOMOS”

NOMODIDASKALOS – Professor da Lei (formados de NOMOS, Lei e o DIDASKALOS: professor, mestre – em alusão aos mestres da lei mosaica, é usado no mesmo sentido de Lucas 2.46 e Lc 5.17; atos 5.34; também alude àqueles que andavam entre os CRISTÃOS professando serem instrutores da Lei – 1 Tm 1.7.

☻ Lucas 2.46 – E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.


☻ Lucas 5.17 – E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.


☻ Atos 5.34 – Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos.


☻ 1 Tm 1.7 – Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.


PARANOMIA – Violação da lei, transgressão, infração (formado de PARA, ao contrário de, e NOMOS, lei) é encontrado em 2 Pe 2.16 –
Em 1º Jo 3.4 (primeira parte), o verbo POIEÕ, fazer, com o termo ANOMIA, ilegalidade, é traduzido por comete iniquidade; na segunda parte, onde ocorre só ANOMIA, é traduzido por iniquidade.
☻ 1º João 3.4 – Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.



A frase SOB A LEI é, literalmente, NA LEI, e não é igual ao ADJETIVO ENNOMOS, mas são duas palavras distintas.

Mais informações:

NOMOTHETEÕ -  Ordenar por lei, dar força de lei a, decretar (formado de NOMOS, lei, e TITHEMI, por).
É usado na voz passiva e traduzido em Hb 8.6 por “CONSEGUINTE”;
Em Hb 7.11, usado no intransitivo, é traduzido por “RECEBEU A LEI”;

☻ Hebreus 8.6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.


☻ Hebreus 7.11 – De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?



NOMISMA – Primariamente “aquilo que é estabelecido por costume (nomos:  costume, lei.), por conseguinte, a moeda corrente de um Estado,meio circulante, é encontrado em Mt 22.19, moeda (do tributo).

☻ Mateus 22.19 – Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.


► Quando Jesus falou:  “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” estava mostrando um dos sentidos de NOMOS, ou seja, costume, lei.


OIKONOMIA significa primeiramente “a administração de uma casa ou dos assuntos dom´sticos (formado de OIKOS, casa, e NOMOS, lei); portanto, o gerenciamento ou administração da propriedade de outros, e, daí MORDOMIA – Lu 16.2-4.

☻ Lucas 16.2 – E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo
3 – E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.
4 – Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas



OIKONOMOS – Literalmente, “aquele que governa uma casa” (formado por OIKO, casa e NOMOS, lei) ocorre em Gl 4.2, denota um criado superior responsável pela administração interna da família, a direção de outros criados e o cuidado de menores de idade.

☻ Aos Gálatas 4.2 – Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.



ANOMIA – Literalmente: Iniquidade (formado de A, elemento de negação, e NOMOS, lei), é usado de certo modo a indicar que significa que é ilegalidade ou maldade, perversidade.

A tradução habitual no Novo Testamento é “iniquidade, que significa literalmente INJUSTIÇA.

Ocorre muito frequentemente na Septuaginta, sobretudo nos Salmos, onde é encontrado cerca de 70 vezes.

É usado acerca de:
► INIQUIDADE GERAL; Mt 7.23; 13.41; 23.28; 24.12; Rm 6.19, 2 Co 6.14; 2 Ts 2.3; 2.7 (injustiça); Tt 2.14; Hb 1.9; 1 Jo 3.4.

☻ Mateus 7.23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.


☻ Mateus 13.41 – Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade


☻ Mateus 23.28 – Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.


☻ Mateus 24.12 – E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.


☻ Aos Romanos 6.19 – Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.


☻ 2 Aos Coríntios 6.12 – Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;


☻ 2 Aos Tessalonicenses 2.3 - Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

7 – Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;


☻ Tito 2.14 – O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.


☻Hebreus 1.9 – Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.


☻ 1 Jo 3.4 – Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade



► ANOMIA no plural, acerca de atos ou manifestações de maldade – Rm 4.7; Hb 10.17; alguns manuscritos inferiores tem em Hb 8.12, em lugar da palavra HAMARTIA.

☻ Romanos 4.7 – Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.


☻ Hebreus 10.17 – E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.


☻ Hebreus 8.12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.





► O Mandamento de guarda de sábado, quer  sejam os de dentro das festas anuais e os semanais, são de cunho cerimonial - JÁ CESSADO.  


  • Amigo meu expert em sábado pode te ensinar melhor do que eu!
    Jorge Pereira, estou aqui conversando com o Melquisedec, ele tem algumas dúvidas quanto a guardar o sábado, ele acha que devemos, então, como vc entende muito mais do que eu sobre o assunto, sugeri que pudesse ajudá-lo a esclarecer!
    Quando estiver com tempo pra isso, claro! Agradeço a ajuda irmão!

  • Alexander Pereira
    Acho que ele saiu agora, mais tarde vai voltar, vou inclusive deixar aqui alguns argumentos para que ele leia!

  • Alexander Pereira
    O Sábado faz parte de um concerto ou pacto entre Deus e o povo israelita:

    ► Exatamente, ESPECIFICAMENTE o mandamento de guarda de sábado foi dado como UM SINAL entre Deus e o povo hebreu.


    “Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério” (Ex.31:16).

    ► Mandamento de guarda de sábado dado ao povo de Israel e suas gerações, ou seja, não foi dado a nenhuma outra nação, língua, raça, povo, mas o mandamento de Guarda de Sábado foi ordenado EXCLUSIVAMENTE PARA O POVO HEBREU.

    ► A citação da criação por Deus que deu essa ordem PORQUE ELE É O CRIADOR, e portanto, o mandamento não foi para lembrar da CRIAÇÃO.

    ► Se fosse Deus teria dito:  "portanto, é para LEMBRAR DA CRIAÇÃO, mas não disse isso, o LEMBRAR ficou claro em Dt 5.12-15, que era para LEMBRAR de que foram libertos da escravidão que sofriam no Egito, ou seja, os HEBREUS.


    “Lembra-te (povo hebreu) de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado” (Dt. 5:15).

    ► O próprio fato histórico já mostra que o mandamento de ordenança de guarda foi para os hebreus, pois somente esse povo que foi tirado da escravidão que sofria no Egito.

    ► Essa turma de deturpadores podem até dizer que alguns no meio do povo de Israel, quiseram participar desse livramento, e, sendo assim se sujeitavam às mesmas ordenanças que o povo de Israel.

    ► Não significa que o livramento e as ordenanças tenham sido direcionadas aos estrangeiros; e, MUITO MENOS às suas nações de origem.


    • – Antes do concerto do Sinai Deus não ordenou a ninguém que guardasse o Sábado: 

    ► Esse mandamento de guarda de sábado foi ordenado em cerca de 1450 a.C, e não na Criação.

    ► Em cerca dos anos 30 a.D esse mandamento deixou de ter significado, ois Jesus trouxe novas mensagens na NOVA ALIANÇA.



    “E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida” (Gn.3:17);

    ► Aqui, ANTES de entrar o pecado no mundo através da raça humana, o único mandamento que Deus dera ao casal era:  "Não comer do fruto da Árvore da Ciência", mas a desobediência começou por Eva por causa da negligência de Adão.

    ► Mesmo nesse NÃO houve nenhum mandamento de guardar sábados, como ANTES não havia.



     “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”Gl.3:10);

    ► O guardar sábado é OBRA DA LEI que cessou.

    ► Agora estamos na OBRA DA FÉ, que começou pelo Senhor Jesus.

    ► Quem continua se justificando  ou querendo se conservar em justificação pelas obras da Lei, como Paulo diz acima:  Permanecem debaixo da maldição da LEI.

    ► E se negarem a Graça e se justificarem pela obra de Lei, TERÃO QUE VIVER POR  ELA.



     “Guardais dias(no caso o Sábado), e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gl.4:10-11, parêntesis nosso); “ concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm.3:28).

    ► Na Aliança de Graça, não estamos mais sob mandamento de guarda de dia sentido da Lei,  porque estamos livres de ter que guardar sábados, que era SINAL entre Deus e o povo hebreu.

    ► Podemos, sim, dedicar a Deus um dia específico, ou até mais, porém sem comprometimento com a Lei, mas na Graça e voluntariamente, não tendo que ser um dia de sábado. 

    ► Como não estamos nas OBRAS DA LEI, então vivemos nas OBRAS DA FÉ, que significa estarmos sob a responsabilidade de exercer o Amor de Deus em nossos corações, purificados pela Palavra de Jesus.


    • – Jesus Cristo foi a última pessoa que teve obrigação de guardar a Lei e o Sábado: 

    “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5; Rm. 10:4).

    ► O fato de Jesus ter nascido debaixo da Lei, não significou que Ele tivesse que executar a Lei como um judeu qualquer, pois Jesus nunca entrou no templo para sacrificar em nenhum de seus itens, como não tinha que guardar sábados.

    ► Podem alegar os adventistas e sabatismo em geral que Jesus fora circuncidado para cumprir a Lei de Moisés.  

    ► Então vejamos:

    ☻ Jesus nascida de 8 dias e, portanto, foi levado pelos seus pais (de consideração).

    ☻ Jesus não tinha ainda começado  Seu Ministério, mesmo porque, com 12 anos já estava pregando

    ☻ O Ministério de Jesus começou oficialmente quando João informou:  Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o batismo no Rio Jordão.

    ► Jesus NUNCA teve que guardar sábados, mesmo porque ELE é o ORDENADOR desse mandamento aos judeus pecadores.

    ► Jesus não veio para guardar sábado, veio para fazer possível o real descanso, que no sábado era apenas como SINAL, mas Jesus veio trazer o sentido REAL, PLENO e PERMANENTE.


    • – O Sábado faz parte da lei e esta foi por Cristo abolida totalmente: 

    ► O mandamento de guarda de sábado fez parte da Lei de Deus por intermédio de Moisés.

    ► Na Nova Aliança, a Lei de Deus que veio por meio de Jesus, sendo identificada por Paulo como a LEI DE CRISTO, não tem em seu elenco nenhum mandamento da guarda de dias.


    “… e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”(Cl.2:14); 

    ► Aqui mostra os MANDAMENTOS DE DEUS, os quais, de cunho representativo por sinal, tipo, figura, sombra, símbolo CESSARAM por causa da EFETIVAÇÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA POR JESUS CRISTO.


    “mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto (a Lei), permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele (a Lei e tudo o que nela está incluído, no nosso caso o Sábado) abolido” (II Cor.3:14).

    ► Ler a bíblia, mesmo que muitas vezes e até com as técnicas ensinadas por muito, mas SEM ENTENDIMENTO E SEM DISCERNIMENTO, em nada adianta para compreender a mensagem de Deus em Cristo.

    ► Não entender os sentidos das simbologias bíblicas do AT, reveladas em Cristo no NT, é debalde dizer que tem fé, se estiver ainda se baseando nas simbologias, dentre elas o SINAL ordenado por Deus da Guarda de Sábados, que era ENTRE Deus e o Povo Hebreu.



    Os sabadólatras, para imporem a obrigatoriedade da guarda do Sábado, argumentos infundados estabelecendo uma distinção entre a Lei Moral e Lei Cerimonial, Lei de Deus e Lei de Moisés, dizendo que a Lei Moral ou lei de Deus se restringe aos 10 mandamentos e continuará para sempre, e que a Lei de Moisés ou Lei cerimonial abrange o Pentateuco escrito por Moisés e foi abolida. Essa distinção é imprópria e inescriturística.

    ► O pessoal seguidor do Adventismo e sabatismo em geral alegam que não obrigam nada, mas fazem pior, ou seja, inculcam na mente e no coração das pessoas o complexo de que, guardando sábados estariam cumprindo a Lei de Deus, e se não puderem guardar, e até mesmo por não conseguirem aceitar essa tese, mesmo assim, esse complexo passa a ser de medo de, na dúvida, estariam desobedecendo a Lei, de Deus.

    ► Esse mandamento de guarda de sábado foi ordenado em cerca de 1450 a.C, quando o povo HEBREU já estava no Deserto após ter atravessado o Mar Vermelho, e que era, PARA LEMBRAR de que foi (esse povo) LIBERTO da Escravidão que sofriam no Egito pela Mão Forte de Deus, portanto ENTRE Deus e especificamente o povo HEBREU - Dt 5.12-15.

    ► Esse mandamento de guarda de sábado, já estava LIBERADO por Jesus, mesmo já NO INÍCIO do Seu Ministério, pois nunca o guardou, nem ensinou e nem exigiu de ninguém sua guarda, muito menos dos seus seguidores.

    ► Com a Ressurreição de Jesus, esse Mandamento de guarda de sábado, caducou de vez, ou seja, por volta de 30 a.D, com a Ressurreição de Jesus, começou o DIA DO SENHOR, ou seja, no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, com a Ressurreição de Jesus; e, se Jesus não vier antes, por volta de 2030 a.D esse SÁBADO CRISTÃO estará durando 2000 anos.

    ► Em  Apo 1:10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
    ► Assim sendo, esse DIA DO SENHOR, começado no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, foi justamente o Dia em que Jesus, já Ressuscitado, apareceu a João na Ilha de Patmos
    ► Confirma-se na contextualização dos 40 dias que Jesus ainda ficou aqui na terra, já Ressuscitado, que NUNCA apareceu a ninguém em DIA DE SÁBADO e nem em SINAGOGA ALGUMA.

    ► Se o DIA DO SENHOR de Apocalipse 1.10 fosse sábado, embora Jesus nunca apareceu nesse dia após Ressuscitado; ENTÃO Jesus teria que esperar 7 dias para aparece a João, mesmo já aparecendo aos demais discípulos no mesmo dia da Ressurreição, o PRIMEIRO DIA DA SEMANA.



    - “E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés” (Ne.8:1).
    ► Esse LIVRO DE MOISÉS, foi justamente o livro consagrado por sangue de animais no Velho Conserto, mas ocorre que JÁ ESTAMOS NO NOVO CONSERTO, a LEI DE CRISTO. 
    Heb 9:19 - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,


     Observe a expressão “o livro da Lei de Moisés”. Este mesmo livro, denominado de “Lei de Moisés” é, a seguir, assim chamado: “E leram no livro, na Lei de Deus; e declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse”; “E acharam escrito na Lei que o Senhor ordenará, pelo ministério de Moisés, …”(Ne.8:8; 8:14)

    ► O termo Livro de Moisés, foi pelo fato de Deus ter revelado a ele as leis, estatutos, preceitos, mandamentos, ordenanças, juízos, mesmo porque MOISÉS NÃO INVENTOU E NEM ACRESCENTOU NADA AO QUE DEUS LHE ORDENAVA para passar ao Povo.

    ► No Pentateuco consta várias frases semelhantes a essas:  E disse o Senhor a Moisés; E falou o Senhor a Moisés, Assim disse o Senhor, etc.

    ► Esse LIVRO que se refere ESPECIFICAMENTE às leis, estatutos, juízos, preceitos, mandamentos, ordenanças, que foram dados como sentido de sinais, sombras, tipos, figuras, símbolos, mostrou a TRANSITORIEDADE da Lei nesses pontos, que serviam de AIO, até que o Eterno Senhor viesse na Plenitude do cumprimento, e assim foi, Jesus já veio e esses pontos da LEI DE DEUS, QUE É MORAL EM SI MESMA, como o de Guarda de sábado, CESSARAM.



    Vejamos:
    - “Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá”(Mc.7:10).

    ► Esse preceito da LEI DE DEUS, não tem sentido de simbologia nenhum, portanto EXISTIU ANTES DO DECÁLOGO e assim, foi CONFIRMADO NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.


     Ora, nós sabemos pôr Êx. 20:12 que se trata do quinto mandamento, e, no entanto se diz que “Moisés disse”.
    - “Não vos deu Moisés a lei? No entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?” (Jo. 7:19).

    ► A nomenclatura LEI DE MOISÉS, não significa que tenha sido ele que inventou, MAS, SIM, Deus o escolheu para ser o intermediador entre Deus e o Povo Hebreu.

    ► O próprio Jesus em Jo 7.19, informou que os judeus não estavam cumprindo a Lei de Moisés, conforme acima esclarecido, ou seja, que Deus, pela Sua Boca, revelou a Moisés.

    ► O mandamento NÃO MATAR, consta na Nova Aliança, porque era SEM SENTIDO SIMBÓLICO, e existe desde antes do Decálogo.


    Onde a Lei proíbe o homicídio?

    ► Como o mandamento de NÃO MATAR existe desde antes do Decálogo e foi confirmado na Lei de Cristo, evidentemente, a Lei de Deus proíbe.



    Em Êx. 20:13, dentro dos dez mandamentos. O decálogo é chamado por Jesus de Lei de Moisés.

    ► Exatamente, embora não tenha sido Moisés que tenha ordenado o Decálogo.

    ► O Adventismo e sabatismo em geral  se apega em dizer que somente o Decálogo tenha sido dado por Deus e inventaram a tese da LEI MORAL, como se a Lei de Deus no seu todo não tivesse esse PLENO SENTIDO DE MORAL.

    ► Alegam que o que não consta no Decálogo, seria a LEI DE MOISÉS, quando na verdade, os demais mandamentos, preceitos, leis, que não estão no Decálogo, foram dados por Deus a Moisés, inclusive nas frases:  E disse Deus a Moisés, Falou Deus a Moisés; Assim disse o Senhor, entre outras.



    O apóstolo Paulo chama o decálogo de Lei; “… pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera” (Rm.7:7). Para o apóstolo Lei mosaica e decálogo eram a mesma coisa.

    ► O não cobiçar é uma lei que existiu desde ANTES do Decálogo, a qual foi ordenada SEM SENTIDO DE SIMBOLISMO NENHUM e, assim sendo CONSTA NA NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO.



    Essa divisão da lei em duas é artificial, sem qualquer apoio bíblico, mas fundamental para impor a guarda do Sábado na doutrina Adventista.

    ► Para os que tem revelação divina, como Moisés, Paulo, Tiago e outros como nós cristãos, sabemos que, a Lei  escrita pelo Dedo de Deus, ou ORDENADA pela SUA BOCA, tem  O REAL SENTIDO DA REVELAÇÃO DO CARÁTER E DA VONTADE DE DEUS.

    ► A criação foi ordenada pela BOCA DE DEUS.

    ► O homem foi criado pelas MÃOS DE DEUS.

    ► O firmamento anuncia as OBRAS DE SUAS MÃOS.

    ► O adventismo e sabatismo em geral mistura fatos, frases, palavras, tempo, personagens e fazem uma miscelânea absurda, que somente os ignorantes na Palavra de Deus, embora a estudem, só que o fazem de forma incapaz não conseguindo discernir com entendimentos os sentidos bíblicos em cada Ato Divino.

    ► Não sabem discernir a LEI DE DEUS nos aspectos IMPORTANTÍSSIMOS, principalmente nos seguintes pontos:

    ☻ a) Leis, preceitos, ordenanças, mandamentos, que foram dados COM simbologias em SINAIS, TIPOS, FIGURAS, SÍMBOLOS, METÁFORAS; e assim sendo essas características da Lei de Deus, que é Moral em si  mesma, foram dadas por um tempo, ou seja eram transitórias; e assim, NÃO CONSTAM NA NOVA ALIANÇA e dentre esses sinais, está o de guarda de sábado,LOGO, cessaram.

    ☻ b) Leis, preceitos, ordenanças, mandamentos, que foram dados SEM simbologias em SINAIS, TIPIOS, FIGURAS, SÍMBOLOS, METÁFORAS, e assim sendo, sem essas caractarísticas da lei de Deus, que é Moral em si mesma, existiam ANTES do Decálogo, não eram transitórias, e, assim, CONSTAM  NA NOVA ALIANÇA, e dentre essas leis estão o não matar, não roubar, e semelhantes, que CONSTAM NA NOVA ALIANÇA.



    • – Estamos em um novo concerto muito melhor, fazendo-se necessário à mudança da Lei:

    ► A Própria Palavra de Deus confirma que estamos NO NOVO CONSERTO, A NOVA ALIANÇA:

    ☻ Heb 8.8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

    → Aqui não se refere à Aliança com Abraão, mesmo porque a Nação de Israel nem existia ainda no tempo de Abraão.

    → Se refere à Aliança feita com o Israel, através de Moisés.

    ☻ 9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

    → Aqui está CONFIRMANDO que a Velha Aliança se referia ao povo de Israel e não aos tempos de Abraão.

    → Mostra que o povo de Israel NÃO PERMANECEU NA ALIANÇA feita por  intermédio de Moisés.

    ☻ 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

    → Aqui mostra que, como era vigente a Aliança feita através de Moisés com  o Povo Hebreu, aponta para  NOVA ALIANÇA que veio por Jesus Cristo.

    ☻ 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

    → Aqui mostra que a ALIANÇA com Israel, feita através de Moisés, NÃO foi suficiente para o povo conhecer a Deus, fato que veio ocorrer somente a NOVA ALIANÇA através de Jesus Cristo, a que os CRISTÃOS estão vivenciando.

    ☻12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

    → Aqui mostra a TOLERÂNCIA de Deus com o povo de Israel; ATÉ que fosse revelada a Nova Aliança através de Cristo, mostrando a Graça e a Misericórdia plena para, não com com o Povo de Israel, mas para TODOS os povos, raças, nações e línguas de toda a Terra.

    → A Aliança com Moisés foi transitória e limitada ao povo de Israel, enquanto que a Aliança com Jesus é UNIVERSAL, PLENA, ETERNA e PERFEITA.

    ☻ 13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

    → Aqui mostra o ENVELHECIMENTO e FIM da Aliança de Deus feita ao povo Hebreu, através de Moisés
    ► Os versículos 1 a 7 deste livro, comprova o FIM da Velha Aliança feita entre Deus e o povo Hebreu, através de Moisés, e que a Nova Aliança, entre Deus e toda a Humanidade, a identifica com Misericórdia de Deus Manifestada em Jesus Cristo, a qual é PERFEITA, ETERNA expressão da GRAÇA DE DEUS.


    “Mas agora alcançou ele (Jesus) ministério tanto mais excelente quanto é mediador de um melhor pacto (aliança ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas” (Hb. 8:6).

    ► Paulo nunca, em seus escritos desfez da Velha Aliança, tanto que a reconheceu como GLORIOSA, PURA, SANTA e BOA.

    ► Agora Paulo reconhece a EXCELÊNCIA DA SUPERIORIDADE DA NOVA ALIANÇA, outorgada por Jesus Cristo, mostrando o CUMPRIMENTO das Promessas de Deus nos Salmos, Lei e Profetas.



    Faz-se, aqui, necessário uma explicação sobre o nosso novo concerto e a mudança da Lei.(Hb 7.12)

    ► O adventismo do  sétimo dia e sabatismo em geral usa o chavão da verdade de que Deus é IMUTÁVEL, que sabemos que é; mas não conseguem, ou não querem entender, que Deus estabeleceu leis transitórias, como é o caso do VELHO CONSERTO em determinadas peculiaridades mostradas como representatividades simbólicas como SINAL, SOMBRA, FIGURA, SÍMBOLO, que nesses casos, cumpridas em e por Jesus Cristo - Mateus 5.17,18, as mesmas CESSARAM, como é o caso do Mandamento de Guarda de Sábado, foi esclarecido ser como SINAL (Ex 20.20) e para LEMBRAR ao povo Hebreu da LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO que sofria no Egito(Dt 5.12-15).

    Heb 7:12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei


     → Foi o próprio Cristo que instituiu a nova aliança (Mt.26:28) trazendo assim uma nova concepção da vida espiritual que Deus quer que tenhamos. (Hb 7.12)

    ► Mateus 26.28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados

    ► De fato, porque a Velha Aliança Transitória, imperfeita porque era executada por pessoas humanas, consagrada por sangue de animal (Hb 9.19, era também limitada do povo hebreu (Ex 31.17; Lv 26.46; ).



    Isso foi tão profundo que os judeus não entenderam e nem aceitaram. A lei dizia: “olho por olho, e dente por dente”. Jesus disse: “não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mt.5:38-39).

    ► Aqui mostra que a Lei se tornou enferma por causa da carne, mesmo porque fora dado como PRÉ-GRAÇA.

    ► A Lei fora dada se baseando em sinais, sombras, tipos, simbologias, figuras, etc, e foi consagrada por sangue de animais no Sacerdócio Levítico.

    ► A Lei mostrava o homem em atitudes de FORA para DENTRO.

    ►  A Lei precisava de um Santuário em Alegorias diversas, que sobreviviam por  rituais feitos por homens, apresentando continuamente sangue de animais em consagrações.

    ► Esse SANTUÁRIO ALEGÓRICO da LEI e todas as execuções alegóricas em simbologias várias, não tem mais valor NENHUM em nossos Dias, quando estamos em PLENA NOVA ALIANÇA em Cristo.

    ►A Graça mostra o homem arrependido e purificado pelo sangue de Jesus, em atitudes de DENTRO para FORA.

    ► A Graça, a Nova Aliança, a Lei de Cristo, foi consagrada pelo próprio Sangue de Jesus, em Seu próprio Sacerdócio.

    ► A GRAÇA foi manifestada em Jesus Cristo, trazendo salvação a TODOS os homens.

    ► A GRAÇA apresentou seu PRÓPRIO SANTUÁRIO, ORIGINAL, VERDADEIRO, PERFEITO, que é o Próprio Jesus Cristo (Isaias 8.14), oferecido pelo SEU PRÓPRIO SANGUE e EXECUTADO por Ele mesmo, o PERFEITO e JUSTO SENHOR.

    ► O SANTUÁRIO VERDADEIRO DO VERDADEIRO CORDEIRO, JESUS, permanece PARA SEMPRE no Céu, ou seja, JESUS ESTÁ POR NOSSO SANTUÁRIO NO CÉU (Isaias 8.14) em SUA MORADA para onde ELE voltou em cerca de 30 a.D. e nem em 22.10.1844, como mente o sabatismo em geral.

    ☻ Mateus 5.38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente

    → A Lei dizia Olho por Olho, e Dente por Dente.

    →  A Graça diz:  Amai vossos inimigos.

    ☻ Mateus 5.39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

    → A Lei aponta, cobra e pune.

    → A Graça mostra o Amor que deve prevalecer, e para conseguir esse fruto do Espírito, é preciso que esteja despido da Lei e revestido da Graça de Deus.



    A mudança que foi feita não exclui nem um til da lei (Mt.5:18), mas uma concepção mais profunda da mesma. Isso nem os Judeus e muito menos os Adventistas entendem.
    ☻ Mateus 5.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

    → Aqui mostra, em referência do versículo 17, que Jesus está dizendo que Deus vela pela Sua Palavra para a cumprir, e é isto que Jesus está falando, ou seja, que Ele, em cumprimento as promessas de Deus de enviar o Salvador (Gn 3.15, inclusive nas Lei, Salmos e Profetas) veio cumprir a Lei, fazendo cessar os sentidos simbólicos da lei, como Sinal, Sombra, Tipo, Figura e semelhantes, fazendo os Cessar e, como exemplo cessaram os mandamentos de guarda de sábados, Circuncisão e semelhantes.

    ► O Adventismo e sabatismo em geral, com suas generalidades de exposições heréticas,misturam as várias citações do vocábulo Lei, como se  Deus não se dispusesse em fazer mudança na Lei, conforme esclarecido em Hb 7.12 nos seus pontos transitórios, que eram específicos da Velha Aliança ENTRE Deus e o povo Hebreu.

    ☻Hb 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei

    ► Agora estamos no SACERDÓCIO DE CRISTO; que fez cessar todas LEIS que eram apresentadas como SINAL, SOMBRA, TIPO, FIGURA, etc.

    ► O mandamento de Guarda de sábado era SINAL (Ez 20.20), e sendo assim de CUNHO CERIMONIAL;

    Mat 12:5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficamsem culpa?

    ☻ Joa 7:22 - Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), nosábado circuncidais um homem.
    ☻ Joa 7:23 - Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?



    Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser guardado e santificado (Ex.20:8), mas no novo pacto isso muda e o que tem que ser guardado e santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete.

    ☻ eX 20.8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar

    → Não manda lembrar do Sétimo dia da Criação.   MANDA lembrar do SÁBADO.

    ► E vejam o que ERA PARA LEMBRAR NO DIA DE SÁBADO:

    → Para LEMBRAR do dia que foi (o povo hebreu), LIBERTO da escravidão que sofriam no Egito, PELA MÃO FORTE DE DEUS - Dt 5.12-15.



    Isso é pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do Sábado (Mc.2:27-28).

    ► Os versículos mencionados MOSTRAM que o HOMEM é SUPERIOR ao Dia de Sábado, assim como SUPERIOR À TODA CRIAÇÃO, pois Jesus esclareceu que o SÁBADO, e toda a CRIAÇÃO, foram feitos POR CAUSA DO HOMEM.

    ► Jesus, por causa da SUA AUTORIDADE, como é o CRIADOR do Sábado  dos céus e da terra (Versículo 28 e Gn 2.4) mostrou que, com a SUA VINDA a esse mundo para realizar a OBRA DA EXPIAÇÃO, ou seja, cumprir com todos os sentidos da LEI que eram simbolizados por meio de SINAL, sombra, tipo, símbolo, figura; logo no início do Seu Ministério da Justiça, já estava LIBERANDO os judeus e seus seguidores, de não precisarem mais guardar sábados, nem Circuncidar, nem oferecer expiações e nem holocaustos.

    ► Evidentemente que Jesus não veio para cumprir, FORA DO SEU CORPO e de Seu Especial Sacerdócio, nenhum item da Lei dada aos judeus, como Guarda de sábados, Lei da Expiação, Lei dos Holocaustos, Leis dos Sacrifícios para vários fins, etc., pois esses mandamentos foram dados ao povo de Israel com sentido de simbologias, como SINAL, sombra, tipo, figura e semelhantes e, portanto cessaram por força do cumprimento dessas leis por Cristo - Mateus 5.17,18.



    Todos os dias para os cristãos têm que ser santo e especial, pois em qualquer um desses dias Jesus pode voltar (Mc.13:32).

    ☻ Marc 13.32 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
    33 Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
    34 É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse.
    35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
    36 Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.
    37 E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.

    ► O texto acima mostra que O Senhor vem buscar SOMENTE OS SANTOS, e evidentemente, devem vigiar em TODOS OS DIAS, os santificando, sendo santificado pelo Senhor para a Sua Vinda para buscar seu povo Zeloso e de Boas Obras (as obras da fé) - e NÃO SOMENTE EM DIAS DE SÁBADOS.

    ► O interessante que o Senhor avisou para que os que o esperam, orem para que sua vinda não ocorra em um dia de sábado ou na estação do inverno, justamente pela incapacidade do mandamento de guarda de sábado, que foi dado apenas como SINAL no Velho Conserto, e no Inverno, quando há ocorre situações de negligência por causa do frio.

    ☻ Mat 24:20 - orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    → Porque, APÓS o arrebatamento dos Santos, ocorrerá a Grande Tribulação como nunca houve e nem haverá, e se o guardar sábado fosse mandamento válido na Lei de Cristo, evidentemente esses guardadores de sábados estariam em comunhão com o Senhor, e assim preparados para subir com Cristo,  e não ficariam na Grande Tribulação que há de vir sobre o MUNDO INTEIRO.

    ☻ Mat 25:31 - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
      
    ► Como o Senhor vem para buscar SOMENTE os SANTOS, e se o mandamento de guarda de sábado estivesse importância de comunhão com Deus dentro do Ministério de Cristo, EVIDENTEMENTE, que Ele alertaria aos guardadores de sábados, que orassem para que Ele viesse nesse Dia, se propício  fosse.



    A nova concepção do Sábado é muito mais profunda do que qualquer sabatista possa querer explicar, pois muitas são as mudanças na visão dessa lei da guarda do Sábado.
    → Esse mandamento começou em cerca de 1450 a.C (Ex 16.23-29: Dt 5.12-15 e cessou desde o início do Ministério de Jesus, sendo CESSADO totalmente com a Ressurreição de Jesus em cerca de 30 a.D.

    ► A essência do mandamento de guarda de sábado.o da LEI, era para LEMBRAR do livramento da escravidão terrena, e foi dado apenas como SINAL, e o foi ENTRE Deus e o povo Hebreu - Dt 5.12-15.

    ► Enquanto que a Essência do SÁBADO no sentido da Graça é para SEMPRE LEMBRARMOS do livramento que Jesus nos  livrou da escravidão do pecado, nos fazendo Seus Filhos

    → Esse SÁBADO CRISTÃO, o DA GRAÇA, começou oficialmente no dia da Ressurreição de Jesus no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, em cerca de 30 a.D e se Jesus não vier antes,  em cerca de 2030 a.D, completará 2000 anos.



    Em Hebreus (capítulo 4) Jesus é o próprio Sábado e é claro que o Senhor reina em todos os dias. Para a Igreja o Sábado, que era o dia da santificação, tornou-se todos os dias.

    ► Hebreus 4.9 mostra que ainda há um repouso, ou seja, se reportando ao repouso que Josué não pode dar dentro do princípio da Lei do Mandamento de guarda de sábados (vers. 1-8); nesse versículo 9,  Paulo deixa claro que o REPOUSO PLENO E ETERNO só é possível para quem está sob az Graça do Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ☻ Hb 4.8 -Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia
    → Neste versículo Paulo mostra que se o Sétimo Dia do Mandamento de guarda de sábado estivesse em evidência no Ministério de Jesus Cristo, Paulo afirma:  "NÃO FALARIA DEPOIS DISSO DE OUTRO DIA".
    ► E esse OUTRO DIA é o DIA DO SENHOR, informado na Revelação a João na Ilha de Patmos (Ap 1.10), que  foi o DIA da Ressurreição de Jesus, aparecendo a João nesse dia, e assim começa o no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, o DIA DO SENHOR, que começou em cerca de 30 a.D, nos qual estamos, os Cristãos, vivendo nos dias de hoje, esperando Jesus vir para a PLENITUDE DESSE REPOUSO, quando não mais estaremos nesse corpo, MAS em corpo imortal, incorruptível e glorioso para sempre com o Senhor.



     É uma pena que os sabadólatras consagrem apenas um dia para o Senhor, pois A IGREJA DE CRISTO CONSAGRA TODOS OS DIAS PARA O SEU SENHOR.

    ► Como os Cristãos estão no SÁBADO, sem o mandamento do Velho Conserto, LOGO estão em Cristo, que nos dá o DESCANSO, A SANTIFICAÇÃO, O REPOUSO sem a Lei, o qual começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, e em TODOS OS DIAS, o Cristão está no SÁBADO DO SENHOR, reconhecendo a PLENA GRAÇA da NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.


    Explica o seguinte o Dr. G. Archer sobre essa problemática: “…a verdadeira questão é se a ordem sobre o sétimo dia, o Sábado do Senhor, foi transferida (Hb.7:12), no NT, para o primeiro dia da semana, o Domingo, que a igreja em geral honra como o dia do Senhor. De fato, ele é também conhecido como Sábado cristão. O âmago ou cerne da pregação apostólica ao mundo gentio e judaico, a partir do pentecostes era a ressurreição de Jesus (At.2:32).

    ► A postagem acima não afirma que os cristãos consideram o PRIMEIRO DIA DA SEMANA como Dia especial no sentido de dogma ou legalismo, MAS ESPECIAL, porque  foi nesse PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Jesus Ressuscitou, inaugurando o SÁBADO que os Cristãos vivem em TODOS OS DIAS em adoração e santificação do Senhor.

    ► A base da fé Cristã É A RESSURREIÇÃO DE JESUS, pois se a mesma não houvesse ocorrido seria vã a nossa fé (1 Co 15.14)


    ► Hb 7.12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

    → O Adventismo do Sétimo Dia e Sabatismo em geral, usam da verdade de que Deus não muda, se utilizando de sofismas; pois vejam que o texto acima fala em MUDANÇA DA LEI, ou seja, não estamos mas nos princípios da Lei do Velho Conserto, consagrada por sangue de animais; MAS, SIM, no SACERDÓCIO DE CRISTO, consagrado pelo SEU PRÓPRIO SANGUE, no qual fez cessar os sentidos da lei nos pontos de SINAL, como era o de guarda de sábado, PORTANTO CESSADO.

    ► Jesus com o Seu Ministério Concluído na Cruz e confirmado na Sua Ressurreição, nos trouxe SEUS MANDAMENTOS - At  2.32; Jo 15.10.



    . O sacrifício expiatório eficaz de Jesus e sua vitória sobre a maldição da morte introduziu uma nova época ou dispensação da Igreja (Ef.1:10). 

    ► Jesus CONCLUIU, ACABOU a OBRA EXPIATÓRIA de UMA VEZ POR TODAS -Hb 9.26-28.

    ► Trouxe NOVO TESTAMENTO - Hb 9.15. pela morte de Cristo, pelo seu Próprio Sangue. Hb 9.14,15.
    ► O Testamento da Lei ocorria por morte de sangue de Animais. Hb 9.18.

    ☻ Ef 1.10 - De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

    → Assim, congregamos em Cristo na DISPENSAÇÃO da GRAÇA, a PLENITUDE DOS TEMPOS.

    → Não nos congregamos em torno da Lei, muito menos de guarda de sábado, mandamento ULTRAPASSADO do Sacerdócio Levítico, consagrado por sangue de animais, de cunho cerimonial, porque nesse dia era um homem circuncidado, assim como os sacerdotes sacrificavam nesse dia, além de ser SOLENIDADE, tanto quanto os sábados que ocorriam dentro das festas anuais.


    Assim como a ceia do Senhor(I Cor.11:23-34) substituiu a Páscoa (Mt.26:17-30; Lc.22:7-23), na antiga aliança – “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento (novo concerto, pacto, aliança)”.

    ► Jesus morreu dentro dos preparativos da FESTA DA PÁSCOA, e o Sábado era o sábado da festa da Páscoa.

    ► A Pascoa era para o povo lembrar do DIA que saíram do Egito para a Liberdade.

    ► O mandamento de guarda de sábado era para LEMBRAR de que foram LIBERTOS da Escravidão que sofriam no Egito pela Mão Forte de Deus.

    ► A Santa Ceia, que substituiu a comemoração da Páscoa era para LEMBRAR do Sacrifício de Jesus na Cruz,  pois está escrito "Fazei isso em MEMÓRIA DE MIM."
    Exo 34:25 - Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa dapáscoa ficará da noite para a manhã.
    Mat 26:17 - E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?
    Luc 2:41 - Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
    Joa 13:1 - ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.


    ☻ Luc  22.15 E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
    16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
    17 E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;
    18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
    19 E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
    20 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.


    A morte de Cristo substituiu o sacrifício de animais no altar (Jo.19:30, Cf. Lv.), o sacerdócio arônico (Êx.28) foi substituído pelo sacerdócio supremo de Jesus “segundo a ordem de Melquisedeque”(Hb.7) e fez com que cada crente se torna-se um sacerdote (Ap.1:5). Também o quarto mandamento, dentre os dez, que pelo menos em parte tinha natureza cerimonial (Cl.2:16-17), deveria ser substituído por outro símbolo, mais apropriado à nova dispensação – O DOMINGO “Dia do Senhor”. (Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, pág. 125)

    ☻ Com a conclusão do Ministério de Jesus, todas as leis de características cerimoniais, que eram identificadas nas simbologias de SINAL, SOMBRA, TIPO, FIGURA e semelhantes, foram CESSADAS; dentre esses mandamentos de sinais simbólicos estão os CESSADOS mandamentos de guarda de Sábado, e outros sentidos figurativos do Velho Conserto.

    ☻ Essas mandamentos do Velho Conserto, do Livro, onde estão os mandamentos do Torah, foram consagrados por meio do Sacerdócio Arônico, Levítico, por sangue de animais, portanto essas LEIS da Lei de Deus, que é MORAL em si mesma, CESSARAM com o Advento do Messias, Jesus, que estabeleceu no Novo Sacerdócio pelo Seu Próprio Sangue.
    ☻ Hebreus 7 nos fala, DIRETAMENTE, passando por cima da Lei do Velho Conserto, o cumprimento da Aliança com Abraão, já em Cristo, que nos fez seus sacerdotes, nação santa, povo adquirido:

    1Pe 2:9 - Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

    ► Col 2.16,17 deixa claro quanto às simbologias do Velho Conserto, que serviram de SINAL, SOMBRA, FIGURA, pois o CORPO É DE CRISTO, que muitos pensam que esse corpo estaria significando a Igreja no sentido de EXECUÇÃO do cumprimento da Lei nos seus aspectos de REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS, como é o caso de guarda de sábado.

    ► Observamos, então que, para a Igreja ser o Corpo de Cristo, Ele a Cabeça da IGREJA, PRIMEIRAMENTE Ele PELO SEU PRÓPRIO CORPO e MINISTÉRIO, cumpriu todos as exigências da LEI, SALMOS e PROFETAS, no que diz respeito à LEI DE DEUS nos pontos de representações simbólicas, COMO FOI O CASO de Guarda de sábado, que foi dado na SIMBOLOGIA DE SINAL, de CUNHO CERIMONIAL, já comprovado aqui, portanto já CESSADO.

    ► Jesus, pelo Seu Próprio Corpo e Sangue, no Seu Ministério, COMPROU a IGREJA, a tornando SEU CORPO e Ele a Cabeça da Igreja (1 Pe 2.9).

    ► Col 2.16 esclarece que TODOS os mandamentos de Guarda, tanto os inclusos nas festas anuais, como os do sétimo dia da semana, eram apenas sombras, sinais e figuras, e em Levítico 23, mostra que todos os SÁBADOS de mandamento, eram SOLENIDADES igualmente, e, senso assim esses MANDAMENTOS CESSARAM.

    ▬▬▬► Que Deus ilumine as pessoas vitimadas pelos ensinos falsos, com aparências de verdadeiros, do Adventismo do Sétimo Dia e sabatismo em Geral.
rio, sem que precise, mesmo com a desculpa de que já seja salvo, se justificar pelas obras da Lei, pois, vivendo pela Graça de Cristo, que nos concedeu a Nova Aliança e a Lei de Deus revelada na Lei de Cristo, evidentemente pela Graça sois salvos, mediante a Fé e isto não vem do ser humano, religião, filosofia, denominação; mas sim, de Deus.

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