Lição 1 – Carta aos Efésios – Saudação aos Destinatários
5 de Abril de 2020
► As análises com este sinal (►) identificam as postagens do irmão Jorge P. Chaves.
Texto Áureo
“A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.” (Ef. 1.2)
►Há uma enorme diferença entre ser chamado de JUSTO pela JUSTIÇA de Cristo: Noé, Jó, Abraão, ..mesmo no AT quanto à promessa de Deus cumprida em Cristo; e ser o O JUSTO na ESSÊNCIA que JUSTIFICA.
► Uma pessoa chamada de Justa por ser JUSTIFICADA não tem capacidade de justificar ninguém; enquanto que Jesus, o JUSTO pode JUSTIFICAR.
► O fato de Abraão ter achado Graça em Deus não significa que ele pudesse conceder essa Graça a alguém, mas ele crendo em Deus na esperança da promessa da Expiação, foi beneficiado por essa Graça; enquanto que somente JESUS Cristo, que pode conceder Sua Graça a todos que NELE crerem.
► A Graça que Abraão e outros justificados por Jesus de serem chamados de justos por Deus; mostra que ninguém JUSTO por ser JUSTIFICADO por Deus pode se livrar e nem a ninguém livrar da escravidão do pecado. SOMENTE o JUSTO, NOSSO SALVADOR JESUS, que pode. - Romanos 6.15-18.
► O período da Graça nos dias de Abraão não foi plena porque Jesus ainda não havia consumado a Obra da Expiação. -Romanos 4.1-3, 9-23; 5.21; 6.15-18.
► A Graça no plena veio em Cristo que consumou a Obra da Expiação, ressuscitando no terceiro dia. Romanos 5.2, 15-17, 20
Verdade Prática
A Epístola aos Efésios revela o propósito eterno de Deus para a Igreja de Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda-At 9.3-5 A conversão de Saulo no caminho de Damasco
► Paulo estava indo para Damasco para levar presos todos os cristãos, e considerava os discípulos como seguidores de SEITA.
► No caminho Jesus se revelou a ele e ele o aceitou como seu salvador.
► Paulo reconheceu o Senhorio de Jesus Cristo.
Terça – At 19.1-3 A visita de Paulo a Éfeso por ocasião da terceira viagem missionária.
► Nessa terceira viagem de Paulo de Corinto, ele prega em Éfeso
► Paulo prega acerca da sua experiência com o Espírito Santo, que se trata da experiência espiritual após a conversão àquelas pessoas que ainda não estavam inteiradas da descida do Espírito Santos enviado por Jesus, e creram na pregação de Paulo, embora tivesse sido batizados no Batismo de João que foi implantado no período do Ministério de Jesus antes da Sua morte, ressurreição e ascensão, que foi quando enviou o espírito Santo.
► O Batismo em nome de Jesus no vers. 4 e 5 significa quanto a promessa do Ministério Messiânico que Jesus realizou. Logo, o Batismo em Nome de Jesus para arrependimento foi antes do início da Obra Messiânica de Jesus e permaneceu nos dias de Paulo e até hoje como sinal de arrependimento, que é o Batismo por imersão nas águas considerando o de fora para dentro, mas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme Jesus ensinou, tem que ocorrer de DENTRO para fora.
► Quem batiza somente em nome de Jesus está descumprindo o que Jesus ensinou quanto ao Batismo que é em nome do Pai, de Jesus (Filho) e do Espírito Santo. - Verso 6, assim sendo, a real conversão é de DENTRO para FORA por atuação do Espírito Santo.
► Jesus, em Sua aparição na Galiléia - Mateus 28.16-20 -, já havia dito que o Batismo deveria ser em nome do PAI, do FILHO e do Espírito Santo - verso 5.
Quarta-At 19.5-7 O encontro de Paulo com os doze discípulos em Éfeso
► Veja análise de terça.
► Versículo 7: Eram uns doze discípulos, ou seja, eram discípulos dos discípulos de Jesus. João 6.65-71
Quinta-At 19.8 Paulo prega durante três meses na sinagoga de Éfeso
► Paulo por 3 meses pregou na sinagoga aos sábados, mostrando que não estava indo na Sinagoga para guardar sábado e nem para confabular sobre a Lei e sim para pregar o Evangelho da Graça ao qual havia se convertido pela atuação do Espírito Santo e, por fim pregaram por 2 anos - versos 9, 10.
► Em Atos 17.1-14 Paulo prega por 3 sábados em Tessalônica e Beréia acerca do Ministério de Jesus Cristo e da Sua Ressurreição. Logo não ia nesse lugar para guardar sábado e sim para pregar o Evangelho de Jesus Cristo.
► Jesus também tinha o costume de ir aos sábados na sinagoga, só que para pregar acerca do Seu Ministério Messiânico e não para guardar sábado e nem falar sobre a Lei - Lucas 4.14-21 - Isaías 61.
Sexta-At 20.28-31 Paulo admoesta a igreja e lembra dos três anos de ministério em Éfeso
► Paulo por esses três anos sofreu pela Igreja e estava constantemente admoestando os irmãos de Éfeso para crescerem na fé em comunhão com Deus ao mesmo tempo que preparava bispos para o substituírem no tempo., pois sabia que após sua partida os lobos enganadores iriam se aproximar para roubar a fé deles e que vigiassem.
► Paulo, mesmo com sofrimentos e perseguições, se sacrificava pela Igreja do Senhor sob sua responsabilidade.
Sábado – At 28.30 A prisão domiciliar do apóstolo, em Roma, serviu para que ele escrevesse a Epístola aos Efésios
► 28.22 - Os líderes romanos, por perseguição dos judeus a Paulo; chamou de sentido de seita quanto aos ensinos de Paulo, que tanta revolta provocou nos judeus a ponto de o acusar sem provas.
► 28.23 - Paulo era constantemente assediado para negar a Fé em Cristo, mas nunca se entregou, mesmo sob perseguições até a morte.
► 30,31 - Paulo, mesmo sob pressão severa para desistir da fé em Cristo, pelo contrário, mais apregoava o Poder de Deus na Pregação persistente do Evangelho de Jesus Cristo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Efésios 1.1,2; Atos 19.1-7;
Efésios 1
1 – Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus :
►""" Apóstolo é uma pessoa que foi comissionada, isto é, enviada por alguém. A palavra “apóstolo” traduz o grego apostolos, que significa “mensageiro” ou “enviado”. O grego apostolos deriva do verbo apostellein, que significa “enviar”, “remeter”, ou num sentido mais específico, “enviar com propósito particular”."""
► ""João Batista foi o profeta que preparou o caminho para o ministério do Senhor Jesus; o último entre todos que anunciaram a vinda do Messias. Por isso ele é chamado de “arauto do Messias”.""
► “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e apóstolo 'aquele que é enviado'. Os apóstolos necessariamente são discípulos, mas nem todos os discípulos são reconhecidos como apóstolos.
► ""Ser discípulo de Jesus é aprender de Jesus e ser seu imitador. No tempo de Jesus, um discípulo era um aluno que estava aprendendo a ser como seu professor. Jesus mandou fazer discípulos de todas as nações.""
►""O que faz um discípulo de Jesus?
☼ Ama Jesus – o discípulo tem um relacionamento pessoal com Jesus; seu amor por Jesus o leva a querer obedecer e aprender dele – João 14:21
☼ Aprende de Jesus – o discípulo é um estudante: estuda a Bíblia, ora e tenta ouvir o que Jesus lhe quer dizer; o Espírito Santo ensina o discípulo pessoalmente quando estuda a Palavra de Deus – João 14:26
☼ Imita Jesus – o objetivo do discípulo é se tornar cada vez mais como Jesus, nosso maior exemplo; isso significa deixar o pecado e tentar fazer sempre o bem – Efésios 5:1-2
☼ Obedece e segue Jesus – o discípulo põe em prática o que aprendeu, porque quer agradar Jesus; o discípulo vai onde Jesus manda ir; isso às vezes é difícil e exige sacrifício – Lucas 14:27
☼ Fala sobre Jesus – o discípulo de Jesus faz mais discípulos de Jesus; ele quer que outros conheçam Jesus e descubram como é bom ser seu discípulo – Mateus 28:19-20
☼ Convive com outros discípulos – a igreja é uma turma onde os discípulos aprendem e crescem juntos; ir à igreja é essencial na formação do discípulo – Hebreus 10:25"" etc.
► O Discípulo está sempre aprendendo com o Senhor e nesse aprendizado constante o mesmo é enviado para apregoar as Boas Novas de Salvação e é sempre o DISCÍPULO-APÓSTOLO.
☼ “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, . . . ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” — Mateus 28:19, 20.
2 – A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Atos 19
1 – E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
► O apóstolo Paulo sempre estava atento para ensinar o que ele sempre aprendeu com Jesus.
2 – disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
► O Batismo no Espírito Santo e o momento que a pessoa se converte de dentro para fora, é o Nascer de Novo, quando o Espírito Santo concede sabedoria e ciência sobre os dons naturais
► O Batismo por imersão nas águas e um testemunho (confissão) externo de arrependimento diante de todos e diante da Igreja, com responsabilidade de dar fruto do arrependimento ocorrido no Batismo no Espírito Santo acima citado no decorrer da vida cristã.
► O Batismo com o Espírito Santo e com fogo é o revestimento de poder que Deus dá a cada um segundo sua vontade quanto aos dons sobrenaturais. Lucas 24.49; Atos 2.1-18; Joel 2.28.
3 – Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
4 – Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 – E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
► Comentado. Este versículo faz referência aos versículos 3 e 4.
6 – E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. - Atos 1.1-11; 2.1-18; Joel 2.28
7 – Estes eram, ao todo, uns doze varões.
► Ou seja, eram bem mais que 12. Ver também João 6.62-68.↓
HINOS SUGERIDOS: 1, 250, 530 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar o propósito divino na Epístola aos Efésios.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I – Apresentar a autoria e a data da Epístola;
II – Identificar para quem foi dirigida a Epístola aos Efésios;
III- Explicar o propósito da escrita e a mensagem contida na Epístola.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Mais um trimestre se inicia e com ele o grande desafio deformar irmãos e irmãs no ensino das Sagradas Escrituras. Esse é um ministério glorioso e, por isso, devemos levá-lo adiante com muita seriedade, temor e sacralidade. Deus conta conosco, os professores da Escola Dominical, para evangelizarmos enquanto ensinamos.
O assunto deste trimestre é a Carta aos Efésios. Nela, estudaremos gloriosas doutrinas e orientações pastorais para a vida prática de nossos alunos.
Nesta oportunidade, apresente o comentarista do trimestre: pastor Douglas Baptista, presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB, líder da Assembleia de Deus Missão – DF, doutor em Teologia e licenciado em Filosofia.
Que o Senhor ilumine o seu ministério e lhe use com graça em sua classe. Bom trimestre e boa aula!
INTRODUÇÃO
A Epístola aos Efésios é denominada de “a coroa dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha das epístolas”. Nela, o propósito eterno de Deus para a Igreja está revelado por meio de Cristo Jesus.
Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios e as principais abordagens doutrinárias da Epístola. Durante esse estudo, o conteúdo da Epístola deve nos levar à adoração a Deus e ao aperfeiçoamento de nossa vida cristã.
PONTO CENTRAL
Em Efésios Jesus Cristo é a cabeça; a Igreja, o seu corpo.
I – AUTORIA E DATA
1. Autoria. Conforme o costume da época, o autor inicia a carta declarando sua identidade: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo” (1.1a).
O livro de Atos menciona que ele se chamava Saulo (nome hebraico), mas que também era conhecido como Paulo (At 13.9). Em hebraico “Saulo” significa “solicitado”, provavelmente uma homenagem a “Saul”, o primeiro Rei de Israel que pertencia à mesma tribo do apóstolo (At 13.21; Fp 3.5). Já Paulo significa “pequeno”, era o seu nome romano (At 22.25).
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2. A assinatura apostólica. Nas treze cartas de sua autoria o Apóstolo se identifica como Paulo, nunca como Saulo. Provavelmente por considerar o nome mais apropriado para evangelizar o mundo gentílico (Rm 11.13). Outro detalhe relevante é a reivindicação de sua autoridade apostólica com a ressalva “pela vontade de Deus”(Ef 1.1), isto é, não escolhido por homens (Gl 1.1).
3. Uma epístola da prisão. A Epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma. Ele se identifica como “o prisioneiro de Jesus Cristo” (3.1), “o preso do Senhor” (4.1) e o “embaixador em cadeias” (6.20). Isso indica que era uma carta enviada do cárcere. Por essa razão, ela integra o rol das Epístolas da Prisão redigidas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom.↓
4. Data. De acordo com Atos, após realizar três viagens missionárias e implantar igrejas na região do Mediterrâneo, Paulo esteve em prisão domiciliar por cerca de dois anos (At 28.30), entre 60 e 62 d.C. aproximadamente. A partir dessa premissa, a data provável da redação da Epístola aos Efésios ocorreu por volta de 61 e 62 d.C., tendo Tíquico como o seu portador (6.21).↓
SÍNTESE DO TÓPICO I
0 apóstolo Paulo é o autor da Carta aos Efésios e sua data de autoria se dá por volta dos anos 61-62 d.C., durante sua prisão em Roma.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A primeira lição deste trimestre tem por objetivo apresentar a Epístola aos Efésios de forma panorâmica. Por isso, ao expô-la, apresente os grandes pontos da epístola conforme eles estão organizados no material didático: Autoria e data; a questão de quem são os efésios, o contexto sociocultural da cidade e a inserção da igreja nela; e, finalmente, o porquê de o apóstolo escrever a carta para os crentes efésios.
Para ajudá-lo na exposição desta lição, esteja acompanhado de um bom Comentário Bíblico ou uma boa Introdução ao Estudo do Novo Testamento. A Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, também é uma boa ferramenta para a exposição dos assuntos que serão tratados aqui. Por último, sugerimos que você apresente aos alunos o esboço da Epístola, conforme quadro abaixo:
ESBOÇO DA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
PARTE 1 – Gloriosas Declarações Teológicas a Respeito da Redenção (capítulos 1—3)
1) Saudação (1.1,2)
2) A Preeminência de Cristo Jesus na Redenção (1.3-14)
3) A Oração Apostólica pelo Esclarecimento Espiritual dos Crentes (1.15-23)
4) Os Resultados da Redenção em Cristo (2.1-3.13)
5) A Oração Apostólica pelo Esclarecimento Espiritual dos Crentes (3.14-21)
PARTE 2 – Instruções Práticas para a Igreja e para os Crentes (capítulos 4-6)
1) Implementando o Propósito de Deus (4.1-16)
2) Reproduzindo a Vida de Cristo nos Crentes (4.17 – 5.21)
3) Aplicando a Autoridade de Cristo aos Relacionamentos do Lar (5.22 – 6.9)
4) Estar Capacitado e Equipado para a Batalha Espiritual (6.10-20) 5) Conclusão (6.21-24)
II – DESTINATÁRIOS
1. A cidade de Éfeso. Fundada por volta de 1050 a.C., tornou-se num centro político, comercial e religioso da Ásia Menor, atual país da Turquia. Era uma cidade litorânea, cujo porto desaguava no mar Egeu.↓
Sua rua principal era pavimentada em mármore com colunas trabalhadas em ambos os lados. Era considerada uma metrópole com cerca de 500 mil habitantes. Tinha o maior anfiteatro do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores. Próximo dali ficava o estádio com a pista de corridas e a arena onde ocorriam as lutas entre animais selvagens, como também entre homens e animais.
2. A religiosidade em Éfeso. A cidade abrigava o templo de Ártemis (Diana – a deusa da fertilidade),↓ construído em mármore. A economia da cidade dependia dos milhares de turistas que a visitavam. Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29).
3. A igreja de Éfeso. Paulo evangelizou a cidade e seus arredores durante três anos (At 20.31). Quando chegou a Éfeso, o Apóstolo encontrou uns doze discípulos, os quais batizou nas águas e conduziu a receber o batismo no Espírito Santo (At 19.5-7). Em seguida evangelizou os judeus na sinagoga por um espaço de três meses (At 19.8). E como alguns judeus resistiram ao Evangelho, voltou-se para os gentios pregando num salão alugado na escola de Tirano (At 19.9).↓
Em Éfeso, Deus usou Paulo poderosamente e a igreja crescia, pois até os lenços e aventais do apóstolo foram usados para curar os enfermos e expulsar demônios (At 19.12). Grandes líderes da igreja também passaram por Éfeso: Apoio ministrou ali e foi instruído por Priscila e Áquila (At 18.24-28); Timóteo também foi designado para pastorear na cidade (1 Tm 1.3); e segundo Irineu (130-202 d.C.), bispo grego do primeiro século, o apóstolo João também liderou a igreja.
4. A saudação epistolar. A saudação é a mais breve dentre todos os escritos de Paulo. Ele se dirige “aos santos e fiéis em Cristo Jesus” (1.1), isto é, aqueles que foram separados e consagrados para ser a propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9).↓ Paulo os cumprimenta com as palavras “graça e paz” (1.2), uma expressão que lembra o favor gratuito e imerecido de Deus. Quanto aos destinatários, a maioria dos intérpretes considera que a Epístola era uma carta circular destinada aos cristãos de maioria gentílica das muitas igrejas da Ásia, provenientes de Éfeso, a metrópole mais importante daquela região.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A Epístola é considerada uma carta circular dirigida às igrejas da Ásia, a começar pela cidade de Éfeso, o centro político, comercial e religioso da época.
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
“A CIDADE DE ÉFESO
Situada em uma baía interior (hoje em dia coberta de lodo), a cidade se ligava, através de um canal estreito do Rio Cyster, ao mar Egeu, a uma distância aproximada de 3 milhas (4.8 quilômetros). A cidade ostentava impressionantes monumentos cívicos, incluindo-se entre eles o proeminente templo de Artemis (Diana), uma das sete maravilhas do mundo antigo. As moedas da cidade orgulhosamente exibiam o ‘slogan’ Neokoros, isto é, ‘guardiã do templo’. Paulo pregou a grandes multidões nessa cidade. Os artesãos se queixavam de que ele havia influenciado um grande número de pessoas em Éfeso e em praticamente toda a província da Ásia (At 19.26). Em um dos eventos mais dramáticos registrados no Novo Testamento, o apóstolo conseguiu desvencilhar-se de uma grande multidão no teatro. Essa estrutura, localizada na ladeira do monte Pion, no final do ‘Caminho da Arcádia’, podia acomodar 25.000 pessoas sentadas” (ARRINGTON, French L; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.387).
III – PROPÓSITO E MENSAGEM
1. O propósito. Aparentemente a Epístola não aborda nenhum problema específico como em outras de Paulo. Porém, nos capítulos iniciais da Carta percebemos algumas ênfases que sinalizam a solução de certas questões. Por exemplo, havia novos convertidos que vinham do mundo helénico e praticavam religiões de mistérios e magia, mas que agora se reuniam com os santos de Éfeso. Não por acaso, o apóstolo Paulo mostra àqueles crentes que Cristo está no controle do universo inteiro (1.20-22).
Também é possível perceber outro tipo de ênfase do apóstolo. 0 passado daqueles cristãos era marcado pela imoralidade e bebedeiras, mas uma vez salvos pela graça, eles deveriam adotar um novo estilo de vida em Cristo (2.1-10).↓
Destaca-se ainda uma preocupação com a unidade e a paz entre judeus e gentios cristãos, enfatizadas pelo plano universal da redenção para ambos (2.11-18).
Sob essas premissas, então, podemos considerar que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas necessidades da igreja numa perspectiva pastoral. Por isso a Carta é apontada por estudiosos como o tratado teológico sobre a Igreja, o Corpo de Cristo.
2. A mensagem. A mensagem de Efésios gira em torno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça (1.22; 4.15; 5.23); a Igreja, o corpo (1.23; 4.12; 5.30). Assim, podemos classificar os desdobramentos desses assuntos nos seguintes eixos temáticos:
(1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa Jesus Cristo (1.3-5);
(2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da experiência de salvação (1.13,14);
(3) a reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo (2.16);
(4) a revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo (3.5);
(5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito (4.3,30; 5.9,18,19; 6.18); os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo (5.21 – 6.20). Portanto, a Epístola contém uma combinação de doutrina, fé e prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do que se espera que a Igreja faça.↓
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SÍNTESE DO TÓPICO III
A abordagem da carta gira em torno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça; a Igreja, seu corpo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Não deixe de mencionar a questão do Espírito Santo na Carta aos Efésios, por isso, leve em conta o seguinte fragmento textual:
”O Ministério do Espírito Santo em Efésios
Embora os temas mais importantes em Efésios sejam Cristo, a igreja e o plano eterno de Deus para redenção, é o Espírito Santo e o seu papel em relação ao crente e à Igreja, como presença poderosa de Deus, que faz de nós o povo de Deus e corpo de Cristo na terra. Em relação à proeminência do Espírito Santo em Efésios, Gordon Fee comenta (732): ‘Existem raros aspectos da vida cristã em que o Espírito Santo não assume o papel principal, e são raros os aspectos sobre o papel do Espírito que não tenham sido mencionados nessa carta’.
Em Efésios 1.13, o Espírito Santo é chamado (lit.) de o Espírito Santo da promessa’, cuja importante promessa divina é um sinal de que os últimos dias já chegaram (Jl 2.28-32; At 2.16-21). Jesus promete batizar seus discípulos com o (ou no) Espírito Santo (At 1.5), assim como João Batista havia pregado (Mc 1.8; Jo 1.33) e nesse contexto refere-se ao Espírito como aquEle que o Pai havia prometido (Lc 24.49; At 1.4). […] Além disso, em Efésios, o Espírito Santo é descrito como a marca ou o selo da propriedade de Deus (1.13), a primeira parte da herança do crente através de Cristo (1.14), ‘o Espírito de sabedoria e revelação’ (1.17), aquEle que capacita o crente a ter intimidade com o Pai (2.18), aquEle pelo qual Deus habita na Igreja (2.22), o revelador do mistério de Cristo (3.4,5) e a pessoa que fortalece os crentes em seu íntimo (3.16)”↓ (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p.389).
CONCLUSÃO
A Epístola revela um elaborado resumo da salvação e suas implicações para a vida cristã. Seu conteúdo recorda o favor imerecido que recebemos gratuitamente da parte de Deus. Suas exortações nos impelem a viver em santidade e, alicerçados em Cristo – a cabeça da Igreja (1.22), a batalhar contra as forças das trevas.
► Satanás sempre trabalha para nos IMPEDIR (ATRAPALHAR) de viver a plena Vida Cristã; MAS o ESPÍRITO SANTO nos IMPELE (IMPULSIONA) nos capacitando para ter VIVER PLENAMENTE A VIDA CRISTÃ.↓
PARA REFLETIR
A respeito de “Carta aos Efésios -Saudação aos Destinatários” responda:
• Como o apóstolo se identifica nas treze cartas de sua autoria?
Nas treze cartas de sua autoria o Apóstolo se identifica como Paulo, nunca como Saulo.
• Em que período a Epístola foi escrita?
A epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma.
• Qual era a maior fonte de renda da cidade de Éfeso?
Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29).
• Cite alguns líderes importantes que passaram pela igreja de Éfeso.
Apoio, Priscila e Áquila, Timóteo, apóstolo João.
• O que podemos considerar em relação a algumas intenções do autor?
Podemos considerar que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender as múltiplas necessidades da igreja numa perspectiva pastoral.
fonte: cpad
A M É M
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