terça-feira, 2 de maio de 2017

MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO DE CUNHO CERMONIAL





Colossenses 2.16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

1. Quanto ao COMER e BEBER, Paulo deixa claro sobre o FIM das proibições em Levíticos 11 e Deuteronômio 14, que eram proibições de sentidos simbólicos no Torá, ANTES do povo hebreu atravessar o Rio Jordão.


2. Quanto aos DIAS DE FESTAS, em cujos calendários constam sábados com referência aos dias das festas, que nem sempre ocorre especificamente no dia da semana chamado de sábado;

3. Quanto aos DIAS DA LUA NOVA que era a primeira LUA no mês oscilava entre 7 e 9 dias de duração e dependendo do INÍCIO dessa fase, dentro desse período havia UM SÁBADO e até DOIS SÁBADOS (por exemplo: Agosto 2015 consta DOIS SÁBADOS).

4. Ou seja, além dos sábados que constavam DENTRO do calendário das festas, ou da Lua Nova; Paulo ACRESCENTA ESPECIFICAMENTE o SÁBADO SEMANAL, deixando claro no enunciado: “OU DOS SÁBADOS”.



Colossenses 2.17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

Ou seja, todos os mandamentos que foram ordenados com exigências de SOLENIDADES, como: SINAL, SOMBRA, TIPO, FIGURA e semelhantes, mesmo sendo da LEI DE DEUS por ter sido ordenados por Deus em caráter temporário até o fim do Velho Conserto, JÁ CESSARAM.



Êxodo 20.9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,

Aqui não fala da semana fixa, mas da sequência de SEIS DIAS, antes do SÉTIMO, e não MENOS DIAS.

Se não trabalhar nos seis dias antecedentes ao sétimo, evidentemente que a Guarda do sétimo NÃO SERÁ VÁLIDA, e essa é uma das exigências para satisfazer a Lei da Guarda de Sábados.



Êxodo 20.10 - mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.

1. Não farás NENHUMA OBRA – Êxodo 16.23-29;

NEM os filhos, porque os filhos NÃO deixam de ser filhos nunca.

NEM os servos (empregados).

NEM o animal quer seja cão, vaca, boi, cavalo que estejam à serviço do que de diz guardador de sábado.

NEM os estrangeiros (os que prestam serviços para uso na casa de moradia e/ou de serviços, como: luz, água, telefone, internet, condutores de veículos e semelhantes).


Êxodo 20.11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.

Deus aqui NÃO está dizendo para LEMBRAR-SE do dia da Criação em ter mencionado a CONCLUSÃO da obra da Criação; porque na CONTEXTUALIZAÇÃO de Êxodo 20.8-11 mostra Êxodo 16-23-29; Deuteronômio 5.12-15  que se refere ao LEMBRAR-SE do mandamento que foi ordenado para o povo HEBREU LEMBRAR-SE do DIA da libertação da escravidão que sofria no Egito, e como OCORREU essa libertação, assim como, QUEM o libertou.

Santificou no SÉTIMO dia da Criação significa que Deus SEPAROU para a HUMANIDADE desfrutar de TODA A CRIAÇÃO.

Santificou no SÉTIMO dia (sábado) da peregrinação no deserto significou que Deus EXIGIU que o povo HEBREU separasse UM DIA EM SETE para refletir acerca da OBRA DA LIBERTAÇÃO e descansar FISICAMENTE da caminhada nesse DIA, que NÃO SIGNIFICOU CONCLUSÃO, porque sempre retornavam à caminhada.

Abençoou no SÉTIMO dia da Criação significa que Deus outorgou a DÁDIVA de toda a Criação para abençoar a HUMANIDADE.

Abençoou no SÉTIMO dia (sábado) da peregrinação no deserto significou que Deus outorgou essa DÁDIVA ao povo hebreu para ser abençoado em sua caminhada no deserto.


Na NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO, esse mandamento de guarda de um dia em sete pelos hebreus e muito menos pelos não judeus, JÁ CESSOU, conforme Paulo orienta nos seguintes textos transcritos no fim deste Estudo:

1 Tessalonicenses 2.9; 3.8; Colossenses 2.16, 17; Romanos 14.5, 6.



O cumprimento da lei e dos profetas

Mateus 5.17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim abrogar, mas cumprir.

Jesus aqui deixa claro que tudo que na Lei, Salmos e Profetas está escrito que Ele, como o Messias deveria cumprir e não destruir ou deixar de cumprir e nem abrogar, e assim Jesus CUMPRIU, logo esses mandamentos de características em rituais cerimoniais como Guarda de Sábado, JÁ CESSARAM.

Leiam os textos a seguir, transcritos no fim deste Estudo: Lucas 24.44; Mateus 3.3; 8.17; Lucas 4.17-21;

O Ministério da Justiça SUPLANTOU todos os MANDAMENTOS da LEI DE DEUS que foram ordenados em transitoriedade para o Velho Conserto em exigências de rituais e cerimonialismos como Guarda de Sábado, Circuncisão, Holocaustos, Expiações e semelhantes, por isso CESSARAM.




Mateus 5.18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido.

A Aliança de Deus com Abraão teve como SINAL, a Lei da Circuncisão e na Aliança de Deus com Moisés teve como SINAL, a Lei da Guarda de sábado (um dia na sequência de 7 dias) e, como era SINAL, deixou de existir, por isso esses mandamentos já cessaram.

Na NOVA ALIANÇA, a Aliança perfeita e eterna de Cristo, o SINAL da Circuncisão do corpo, passou a ser a realidade da circuncisão do Coração purificado em Cristo.

ASSIM COMO o SINAL da Guarda de Sábado (um dia em sete) passou a ser realidade no descanso em Cristo porque no SINAL do Velho Conserto (o corpo de Cristo ainda esta no sepulcro), mas o DESCANSO em Cristo, já ressuscitado, começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, que é o DIA DO SENHOR na Nova Aliança Apocalípse 1.10; Mateus 11.28.ss.




Mateus 5.19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.

Neste versículo Jesus cita os mandamentos citados por Ele nesse capítulo 5, onde NÃO consta o mandamento de guarda de Sábado.




Mateus 5.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Aqui Jesus em referência às suas orientações nas citações de mandamentos neste capítulo 5, exorta que o cumprimento dos mandamentos citados não se resume apenas no “não matar”, por exemplo, mas não matar por resultado de amor ao próximo.



Lucas 4.15 E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.

Os gentios visitavam as Sinagogas SEM IMPOSIÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PRESENÇA, mas os JUDEUS se reuniam nas Sinagogas POR OBRIGAÇÃO e por isso que Jesus ensinava nas Sinagogas acerca do Seu Ministério Messiânico profetizado, e NÃO ia à sinagoga dos judeus NEM para guardar sábado e NEM para observar e nem ensinar acerca da LEI.


Lucas 4.16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Jesus TINHA O COSTUME de ir à Sinagoga em dia de sábado porque os Judeus se reuniam em dia de sábado para guarda desse mandamento, como para ler a Lei; e Jesus nem guardava sábado e nem ensinava a Lei, mas acerca do Seu Ministério da Justiça profetizado na Lei, nos Salmos e Profetas.

Era COSTUME dos Judeus em se reunirem na Sinagoga em dia de sábado.

Nos dias de reunião no Templo Jesus também tinha o COSTUME de frequentar o templo para ensinar acerca do Seu Ministério da Reconciliação.



Lucas 4.17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Lucas 4.19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Os versículos acima COMPROVAM que Jesus ia à Sinagoga aos sábados, NÃO para guardar esse mandamento e nem ensinar a LEI, e sim para ensinar aos JUDEUS em suas Sinagogas acerca do Seu Ministério da Expiação profetizado nos símbolos da própria Lei, nos Salmos e Profetas.




Lucas 4.20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos NELE.

Nos momentos que Jesus pregava acerca do Seu Ministério Messiânico, os judeus estavam pasmos, comprovando que a Lei já estava enferma pela carne, e que Jesus veio SUBSTITUIR o Velho Conserto que os judeus defendiam pelo NOVO, VIVO, PERFEITO e ETERNO Conserto que Jesus estava inaugurando já no INÍCIO DO SEU MINISTÉRIO.



Lucas 4.21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Aqui Jesus comprova que o que estava profetizado na Lei por meio de SINAIS, SÍMBOLOS, TIPOS METÁFORAS nos sacrifícios, festas, guarda de sábado etc., ficava já CESSADOS logo no INÍCIO do Ministério da Graça de Jesus, comprovando a chegada do REINO DOS CÉUS, que os legalistas não conseguem entender, ficando submisso à velha Lei da Guarda de Sábados e alguns até na Circuncisão e Sacrifícios.



Isaías 66.22 Porque, como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

Esses céus novos e terra nova em nada se assemelham aos céus e terra onde vivemos


Isaías 66.23 E será que, desde uma Festa da Lua Nova até à outra e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

As luas são as quatro fases da Lua (Nova, Crescente, Cheia e Minguante), ou seja, as QUATRO FASES que levam 29 a 30 dias da PRIMEIRA LUA, a NOVA até a ÚLTIMA LUA, a MINGUANTE, que começam entre 16 e 20 do mês.

Evidentemente como o versículo deixa claro: “DESDE a festa de uma Lua Nova ATÉ a outra festa” passando pelas demais fases da LUA, NÃO ocorrendo INTERRUPÇÃO, ou seja, PERMANENTE, mostrando que a FESTA na Nova Terra e Céus será ETERNA.

Os dias da semana são sete dias (domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado), cuja semana começa no sábado.

Evidentemente como o versículo deixa claro: “DESDE um sábado ATÉ o outro sábado” passando pelos demais dias da semana, NÃO ocorrendo INTERRUPÇÃO, ou seja, PERMANENTE, mostrando que o DESCANSO na Nova Terra e Céus será ETERNO.

Na Nova Terra e Novos Céus, não haverá noite e o próprio Senhor será o SOL.

Apocalípse 21.25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.

Apocalípse 22.5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.

Mostra que NÃO tem espaço na NOVA ALIANÇA ETERNA EM JESUS CRISTO o Mandamento de Guarda de sábado Mosaico, o qual depende do sol, da lua e é interrompido a cada 7 dias por seis dias.


Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem.                                         João 7:22

NO SÁBADO era circuncidado um homem e por isto esse mandamento não entrou na NOVA ALIANÇA.  (Palavras de Jesus).


Ou não tendes lido na lei que, AOS SÁBADOS, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?    Mateus 12:5

Nos sábados os sacerdotes sacrificavam e por isto também que esse mandamento não entrou na NOVA ALIANÇA.  (Palavras de Jesus).






Apocalípse 12.17 - E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo.

Aqui, a mulher simboliza os fiéis de Israel na última parte da tribulação (cf. os 1260 dias, metade exata do período da tribulação).

(1) Durante a tribulação, esses fiéis de Israel, judeus tementes a Deus, opor-se-ão à religião do Anticristo.

Examinando com sinceridade as Escrituras, eles aceitam a verdade de que Jesus Cristo é o Messias (Deuteronômio 4.30,31; Zacarias 13.8,9 Leia no final deste Estudo).

São socorridos por Deus durante os últimos três anos e meio da tribulação, e Satanás não poderá vencê-los (ver vv. 13-16).

(2) Quem de Israel aceitar a religião do Anticristo e rejeitar a verdade bíblica do Messias será julgado e destruído nos dias da grande tribulação (ver Isaias 10.21-23; Ezequiel 11.17-21; 20.34-38; Zacarias 13.8,9 que transcreverei no final deste Estudo).


Como todos os estudiosos da Bíblia, sérios e tementes a Deus sabem que há MANDAMENTOS da LEI DE DEUS que foram ORDENADOS em TRANSITORIEDADE, como: Lei da Circuncisão como SINAL (Gênesis 17.10-13 Leia n final deste Estudo) (cuja ordenança de Deus começou no pacto entre Deus e Abraão), assim como a Ordenança por Deus da guarda de sábado foi SINAL entre Deus e o povo Hebreu por intermédio de Moisés (Ezequiel 20.12, 20). Leia ano final deste Estudo.

Como esses mandamentos da LEI DE DEUS, como: Guarda de sábado, Circuncisão, Holocaustos, Expiações e semelhantes que eram com normatizações de sacrifícios de animais (Mateus 12.5; João 7.22 cujas palavras de Jesus estão transcritas aqui neste Estudo) evidentemente os estudiosos sérios da Bíblia sabem que não são a esses mandamentos que está a referência (Mandamentos de Deus, mesmo porque quando cita o vocábulo: Mandamentos, a seguir fala: “e tem o TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO.



Apocalípse 14.12 - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Outra vez o termo MANDAMENTOS não se refere aos Mandamentos QUE eram de conotações cerimoniais como: Guarda de Sábado, circuncisão, Expiação, Holocaustos, porque esses MANDAMENTOS DE DEUS foram CESSADOS não continuando na NOVA ALIANÇA, mas cita a Fé em Jesus como base desses mandamentos de Deus, que pela Fé em Jesus Cristo NÃO TEM NADA A VER com Guarda de Sábado Mosaico.





Êxodo 16.23 - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: AMANHÃ É REPOUSO, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o; e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar ponde em guarda para vós até amanhã.

Observe que essa instrução foi dada no SEXTO DIA, para que obedecessem ao rigor de não FAZER NADA no SÉTIMO DIA.



Êxodo 16.24 - E guardaram-no até pela manhã, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem nele houve algum bicho.

Obedeceram e nada se estragou do que colheram no SEXTO DIA.


Êxodo 16.25 - Então, disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.

Aqui mostra que se fosse para colher no dia de sábado, certamente o Senhor providenciaria essa permissão.

Lembramos-nos dos Discípulos que COLHIAM espigas no DIA DE SÁBADO e, no entanto, Jesus não lhes repreendeu e foi duramente acusado pelos que defendiam a Lei, porque, realmente na Lei essa atitude em dia de sábado NÃO ERA PERMITIDA. 

Mas acontece que Jesus é o SENHOR do Sábado e estava mostrando o FIM desse mandamento de Guarda, JÁ NO INÍCIO DO SEU MINISTÉRIO DO REINO DOS CÉUS.



Êxodo 16.26 - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.

Aqui está clara a PROIBIÇÃO de colher alimentos pela LEI no dia de sábado, daí a ordem de trabalhar os SEIS dias, para não fazer NENHUM TIPO DE TRABALHO E NEM CARREGAR CARGAS EM DIA DE SÁBADO.


Êxodo 16.27 E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.

Na Lei do VELHO CONSERTO, Deus não apoiou que saíssem em dia de sábado para providenciar alimentos.

Essa proibição do Velho Conserto NÃO CONSTA no NOVO CONSERTO, daí esse MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO já ter sido CESSADO.


Êxodo 16.28 Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

Apesar de terem sido promulgados alguns mandamentos no Decálogo (Êxodo 20.8-11), esse mandamento de guarda de sábado foi ordenado já no deserto, ANTES de serem escritos nas tábuas, daí o surgimento do nome SÁBADO ao sétimo dia da sequência de sete.


Êxodo 16.29 Vede, visto que o SENHOR vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.

A ORDENANÇA da LEI era estar tudo JÁ PREPARADO no SEXTO DIA, daí a permissão de colher em DOBRO, para que os HEBREUS NÃO saíssem do seu lugar no SÉTIMO DIA.

Pela LEI nos demais DIAS (primeiro ao quinto) não era permitido colher em dobro, mas o que era necessário para aquele específico dia.

Essas são regras da LEI do Mandamento de Guarda de sábado, que os seguidores do Sabatismo NÃO OBEDECEM, já que se dizem cumpridores da LEI em mandamento JÁ CESSADO.


Mateus 5 – veja mais nesse link: 



Lucas .4.15 E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.

Fica claro na contextualização que Jesus não ensinava acerca da LEI, mas acerca do Seu Próprio e Independente Ministério da Justiça, que sempre foi SUPERIOR À LEI, portanto NEM estava guardando sábado.



Lucas 4.16  E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Fica aqui claríssimo que Jesus não estava na Sinagoga no Sábado para ler acerca da Lei, mas, sim, acerca do Seu Ministério Messiânico, conforme contextualização com os versículos deste Capítulo 4 de Lucas.


Lucas 4.17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

O objetivo de Jesus em ter o costume de ir à Sinagoga, que funcionada nos dias de sábados por causa desse mandamento, CLARAMENTE era para LER, não sobre a LEI, mas sobre SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO, mostrando o REINO DOS CÉUS através DELE, JESUS, mostrando a obra que veio para CONCLUIR em socorro da humanidade perdida.


Isaías 66.22,23 já analisado neste Estudo.





Deuteronômio 5.12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR, teu Deus.

Veja análise neste Estudo sobre Êxodo 16.23-29; e 20.8-11.


Deuteronômio 5.13 - Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.

Veja análise neste Estudo sobre Êxodo 16.23-29; e 20.8-11.


Deuteronômio 5.14 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;

Veja análise neste Estudo sobre Êxodo  16.23-29; e 20.8-11.


Deuteronômio 5.15 porque te lembrarás de que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Êxodo 20.8-11 nos leva na contextualização Bíblica para Deuteronômio 5.15 que informa o que lembrar no “LEMBRA-TE”:

1. De que esse povo HEBREU foi servo como escravo na Terra do Egito.

2. De que esse povo HEBREU foi libertado da escravidão que sofria na Terra do Egito.

3. De que esse povo HEBREU foi libertado da escravidão que sofria na Terra do Egito, PELA MÃO FORTE DE DEUS.

Mostra o texto que o MOTIVO do “LEMBRA-TE” foi PELO FATO do SENHOR ter LIBERTADO esse povo HEBREU da escravidão que sofria na Terra do Egito o que MOTIVOU A ORDENANÇA DA GUARDA DE UM DIA EM SETE, cujo SÉTIMO DIA recebeu o nome SÁBADO.




  1 Tessalonicenses 2.9 -   Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.


Aqui Paulo já deixa claro que o MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO JÁ ESTÁ ULTRAPASSADO.

Devemos sempre descansar no Senhor, NOS GUARDANDO em TODOS OS DIAS em santidade do Senhor.

O trabalhar nos dias de sábados não significa transgredir a Lei de Deus porque é dever de todos, enquanto trabalha, se resguardar em está na Lei do Caráter de Cristo, descansando no Senhor e levando resultado de seus trabalhos para o bem está de sua família.



  1 Tessalonicenses 3.8 –  porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor.

Havendo ou não necessidade de trabalhar em dias de sábados, é dever e responsabilidade trabalhar também nesse dia para suprir às necessidades da família, e agradar ao Senhor ficando firme NELE em santidade e temor.





Romanos 14.5 -  Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo.

Aqui Paulo deixa claro que para Deus NÃO há preferência de que DIA da semana a pessoa poderia separar para Ele, mas sim, que esse DIA, independentemente do DIA DA SEMANA, seja de santidade, temor e adoração ao Senhor, mesmo que a pessoa esteja exercendo alguma função secular, porque os verdadeiros adoradores adoram a Deus em Espírito e em Verdade, mesmo nos momentos mais difíceis de suas vidas.

O importante é está de CONSCIÊNCIA PURIFICADA PELO SANGUE DE JESUS e não se justificar através da Lei em mandamento JÁ CESSADO.



Romanos 14.6  - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. O que come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.

Paulo aqui deixa claro que DEUS não proíbe comer carne, mesmo que seja de porco, ou que esteja prezo a mandamento específico de guarda de um dia em 7, mas que a pessoa, quer coma ou dedique um ou mais dia mais especificamente ao Senhor, que o faça, - independentemente de Lei de mandamentos -, em Ações de Graças ao Senhor e não na satisfação da Lei no seu aspecto JÁ CESSADO, e que não fez parte dos ensinos de Jesus.

  Aqui Paulo mostra que é infantilidade querer julgar as pessoas por questão de guarda de sábado, mostrando que o fim desse Mandamento de Guarda, a pessoa tem liberdade de dedicar um dia ou mais para Deus de forma mas profunda, independentemente de ser um dia de sábado ou domingo.

  Deus não está preocupado que dia seja o a pessoa dedica mais profundamente a Deus, e independentemente de guarda de sábados, quaisquer dia dedicado ao Senhor Ele receberá, desde que a pessoa o faça com santidade. 

  De a mesma forma o comer, independe de ser carne ou não,  que o comer seja SEM glutonaria, gulodice e egoísmo, pois um coração contrito Deus se agrada. 

Os cuidados do corpo natural no seu todo, é responsabilidade específica no campo natural e não interfere no sentido espiritual.



Lucas 24.44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.

Em Lucas 23, antes da Ressurreição de Jesus, as mulheres naquela semana que o corpo de Jesus fora crucificado, confusas, caíram nos erros dos ensinos dos escribas de guardar sábado, contrariando o exemplo de Jesus porque estavam confusas ANTES da Ressurreição de Jesus:




Lucas 23.54 E era o Dia da Preparação, e amanhecia o sábado.

Nesse dia da Preparação da Páscoa, Jesus AINDA não houvera sido crucificado (João 19.14) porque Jesus só foi crucificado já no Dia da Páscoa (João 19.31, 33) e no dia seguinte já era o início dos Pães Asmos que começava na quinta feira como mandamento de guarda nos rigores do 4º mandamento do decálogo.

Aqui se trata sábado, dia anterior à festa da Páscoa e não do sábado que antecede o domingo, porque no sábado da semana, o corpo de Jesus JÁ estava sepultado há DOIS DIAS.

A Festa da Páscoa (14, quarta feira, de abibe) tinha a sequência de 7 dias dos Pães Asmos (de 15 a 22, de quinta até sábado, de abibe.

O SÁBADO SEMANAL TAMBÉM É CERIMONIAL

Levíticos 23.1 DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo:

Veja só: FALOU O SENHOR A MOISES (no MONTE).


Levíticos 23.2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:

Vejam: AS SOLENIDADES, que serão SANTAS CONVOCAÇÕES.


Levíticos 23.3 Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações


Seis dias trabalharas (Ex 20.8-11) e o SÉTIMO não fazer OBRA ALGUMA.

Seis dias + um = sete (SEMANAL).


SÁBADO DE DESCANSO = SANTA CONVOCAÇÃO (Não fazer NENHUMA OBRA).



Aqui, com todas as letras, mostra que a 4ª ordenança do Decálogo, ERA CERIMONIAL.

Do vers. 4 em diante ja fala das SOLENIDADES ANUAIS, IGUALMENTE CERIMONIAIS, onde, nelas, por força de SEUS CALENDÁRIOS, neles eram impostas ordenanças de descanso, de NADA FAZER, que eram os CHAMADOS SÁBADOS ESPECIAIS, ou seja, essas ordenanças ocorriam em uma quarta, quinta ou sexta feira; e, TAMBÉM, por força de seus calendários, também, caiam os sábados normais, que eram aqueles, cuja ordenança já existia, mas que era ordenada também no dia dessas SANTAS CONVOCAÇÕES ANUAIS, onde, incluía os SÁBADOS NORMAIS, ou seja, os sábados mesmos, que eram de 7 em 7 dias semanais.


E isto sem citar Deuteronômios 5.12-15 que falava que era para o povo HEBREU, LEMBRAR que de foram libertos da escravidão terrena do EGITO e, portanto, NÃO ERA PARA LEMBRAR-SE DO 7º DIA DA CRIAÇÃO.


Alias, o 7º dia da Criação foi citado por Deus por ocasião da Ordem em Ex 20 para lhes dizer que Deus CONCLUI o que começa E concluiu e chamou essa CONCLUSÃO de 7º dia, englobando todos os dias da criação - Gênesis 2.4. "e no DIA que Deus Criou..."


Outra que o adventismo ou finge ou não sabe, é que o povo tinha que caminhar, INSENSANTEMENTE, os 6 dias e SÓ PARAVAM no 7º para descansar, e Deus lhes providenciava alimento sobrenaturalmente e suas roupas e calçados, milagrosamente, não se gastavam.


A Páscoa

Levíticos 23.5 no mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do SENHOR;

Aqui corresponde ao dia 14 de abibe, uma quarta-feira.


Levíticos 23.6 e aos quinze dias deste mês é a Festa dos Asmos do SENHOR: sete dias comereis asmos;

Mostra que a Festa da Páscoa (um dia) tinha por sequência   a Festa dos Asmos do Senhor por mais SETE dias.


Levíticos 23.7 no PRIMEIRO DIA, tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis;

Aqui entendo que o PRIMEIRO DIA se refere do aos SETE DIAS dos Pães Asmos.

Assim sendo, já nessa quinta-feira, era o SÁBADO quarto mandamento sendo acionado por Deus nesse PRIMEIRO dia da séria de 7 dos Pães Asmos.

No sábado sequente à quarta feira, era o dia com as exigências do 4º mandamento.

Outro ponto de raciocínio mostrando que as mulheres não estavam na PREPARAÇÃO no dia que antecede o sábado, dia que antecede ao domingo, mas sim na quarta, dia 14 de abibe pela manhã, para o Sacrifício do Cordeiro Pascal nesse mesmo dia 14, que ANTECE o SÁBADO, ou seja, o PRIMEIRO dia da Festa dos Pães Asmos, dia 15 de abibe, QUINTA.

Jesus foi CRUCIFICADO na QUARTA, dia 14 de abibe que antecede ao DIA SANTO, a QUINTA, primeiro dia de série de SETE da festa dos Pães Asmos.


Levíticos 23.8 - mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; AO SÉTIMO DIA haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis.

Entendo que aqui mostra que o sétimo dia depois da quinta feira, 15 de abibe, quando iniciara os 7 dias dos Pães Asmos, mostra que no dia 22 de abibe, também quinta-feira, foi exigido o rigor do 4º mandamento do Decálogo.

Ou seja, dentro da FESTA DA PASCOA que estendeu por mais SETE DIAS como FESTA DOS PÃES ASMOS, o PRIMEIRO e o SÉTIMO desses SETE DIAS DOS PÃES ASMOS, foi com exigência do SÁBADO do 4º mandamento do DECÁLOGO, que ocorreram em DUAS QUINTAS.


Lucas 23.55 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia seguiram também e viram o sepulcro e como foi posto o seu corpo.

Entendo que aqui se refere à quarta-feira, um dia antes do sábado (quinta-feira) PRIMEIRO DIA DA FESTA DOS PÃES ASMOS.

Entendo também que o corpo de Jesus foi sepultado no fim da quarta feira, portanto, antes de começar o SÁBADO (QUINTA FEIRA) PRIMEIRO dia da FESTA DOS PÃES ASMOS, que foi continuidade da FESTA DA PÁSCOA.



(O Dia nos dias de JESUS foram contados à partir da 0h, como término de um e o início do outro.  Logo o Dia não era contado como início de um e fim de outro no por do Sol.)  Assim sendo, o corpo de Jesus ficou realmente 3 dias  no sepulcro, ou seja de 0h de quarta/quinta-feira foi sepultado: fazendo UM dia na quinta/sexta-feira; DOIS dias à 0 hora de sexta-feira/sábado e TRES dias à 0 hora de sábado/domingo, daí as mulheres muito de madrugada não mais encontrara o corpo de Jesus, que houvera ressuscitado).


Lucas 23.56 E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos e, no sábado, repousaram, conforme o mandamento.

Ainda na quarta-feira, antes da 0 hora, (- quando começava o SÁBADO (quinta-feira) da FESTAS DOS PÃES ASMOS de SETE DIAS, após a PÁSCOA que ocorrera na quarta-feira -) elas foram ver o corpo de Jesus, que fora crucificado na hora nona da quarta-feira (dia da Páscoa)  e depois  providenciaram os preparativos conforme Lucas 23.56, e repousaram segundo o mandamento e esse mandamento se tratava do SÁBADO, QUINTA-FEIRA, primeiro dia da FESTA DOS PÃES ASMOS e não do mandamento do Sábado que antecede o domingo, MESMO PORQUE NO SÁBADO, que antecede o DOMINGO específico da semana, o CORPO DE JESUS JÁ ESTAVA SEPULTADO HÁ QUASE TRÊS  DIAS).

A Preparação que as mulheres se esmeravam era com referência aos preparativos da Páscoa, e essa preparação, um dia antes do mandamento, estava se referindo a um dia fora do sábado que antecede o domingo porque se tratava da exigência sabática no PRIMEIRO dia dos Pães Asmos, que começou no dia 15 de abibe, que caiu no meio da semana, portanto um dia depois de 14 de abibe, dia da Festa da Páscoa.

Esses preparativos terminaram na parte da manhã do dia 14 de abibe, dia da Festa da Páscoa, e o cordeiro foi sacrificado na parte da tarde.(Êxodo 12.6)

Jesus, o Cordeiro Pascal foi crucificado na parte da tarde, tendo expirado na hora nona, 3 horas da tarde.

OUTRA REFLEXÃO que prova que o texto de Lucas 23.59 que a PREPARAÇÃO era para oferecer o CORDEIRO naquele dia da Páscoa, que antecedia ao SÁBADO (QUINTA FEIRA) do PRIMEIRO DIA DA SÉRIE DE SETE DA FESTA DOS PÃES ASMOS:

Se Jesus tivesse sido sepultado no momento em que a sexta-feira estava terminando no pôr do sol em que o sábado estava se iniciando – e se Ele ressuscitou logo após o por do sol no sábado, quando o domingo estava se  iniciando – este espaço de tempo seria de apenas uma noite e um dia, e NÃO três dias e três noites como Jesus dissera.

João menciona que Jesus foi crucificado na tarde de precedia “um grande dia especial ou “dia santo” e esse dia foi na QUINTA FEIRA, como o SÁBADO exigido conforme a ordenança do quarto mandamento do Decálogo”.

“E era dia da preparação antes da Páscoa (início da quarta), cerca de meio dia. Jesus disse:  Está consumado! Tendo dado esse brado da CONCLUSÃO DA OBRA DA EXPIAÇÃO, Jesus inclinou a cabeça e entregou o Espírito.   E era DIA DA PREPARAÇÃO, no DIA SEGUINTE deveria ser um SÁBADO ESPECIAL, ou seja, a    QUINTA FEIRA do primeiro dia da FESTA DOS PÃES ASMOS. (João 19.14, 30, 31.)

Esse Sábado Especial era o PRIMEIRO DIA DA PASCOA, que foi contado a partir do PRIMEIRO dia da Festa dos Pães Asmos, considerado como período estendido da FESTA DA PÁSCOA após morte do Cordeiro, PORTANTO não se tratando do SÁBADO COMUIM que precede o DOMINGO, porque era um dia de FESTA ESPECIAL.

Este Grande dia era o PRIMEIRO DOS PÃES ASMOS:  “No PRIMEIRO DIA (dos PÃES ASMOS) tereis uma SANTA CONVOCAÇÃO; NÃO FAREIS NENHUMA OBRA SEERVIL (ERA UM sábado especial “DE NENHUM TRABALHO”)- Levíticos 23.7. NÃO ERA um sábado que precede o domingo, mas era obervado como SÁBADO ESPECIAL.


Considerando a contagem pelo princípio judaico, vejamos:

O corpo de Jesus foi colocado na sepultura minutos antes do anoitecer de quarta-feira.  O PRIMEIRO DIA dos PÃES ASMOS começou no por do sol (que já era quinta-feira).

No por do sol daquela tarde, Jesus foi colocado na sepultura.   Agora era QUINTA FEIRA (na maneira bíblica judaica de se reconhecer os dias)  Para as nações ocidentais, ainda era a noite de QUARTA FEIRA.

O SÁBADO JUDAICO termina no fim da tarde DO SÁBADO, no POR DO SOL.  Em algum momento após o POR DO SOL, Jesus ressuscitou triunfalmente da sepultura, que era o PRIMEIRO DIA da semana.


Este era o DIA EXATO (PRIMEIRO DA SEMANA) em que a OFERTA DAS PRIMÍCIAS de um FEIXE de cereais deveria tornar-se uma oferta movida.

A FESTA DAS PRIMÍCIAS, que começa no PRIMEIRO DIA, logo após o SÉTIMO DIA da FESTA DOS PÃES ASMOS, comprova que Jesus realmente RESSUSCITOU NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA.

Portanto, A FESTA DAS PRIMÍCIAS é o quadro profético de Deus para a Ressurreição de Jesus.

Assim fica comprovado que as mulheres NÃO ESTAVAM GUARDANDO O MANDAMENTO DO SÁBADO QUE ENTECEDE AO DOMINGO, mas sim, o MANDAMENTO de guardar a QUINTA FEIRA, primeiro dia da FESTA DOS PÃES ASMOS, que foi o SÁBADO                                                  especial da FESTA DAS PRIMÍCIAS.




Lucas 24.45 Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Aqui, com contrário de Lucas 23, que foram fatos ANTES da Ressurreição de Jesus; EM Lucas 24.45 mostra os fatos DEPOIS da Ressurreição de Jesus.


Jesus morreu às 3 horas da tarde do dia 14 de abibe, quarta feira, e seu corpo tinha que ser sepultado antes do início de 15 de abibe, dia esse com exigência nos moldes do quarto mandamento do decálogo, embora não fosse o sábado que antecedesse o domingo.

14 de abibe foi o dia da Páscoa em que era sacrificado um cordeiro pascal à tarde, e faltava ainda dois dias para o sábado comum.

15 de abibe, começou a série de sete dias dos Pães Asmos, em que esse primeiro dia (quinta feira) foi com exigência de mandamento de guarda.

As mulheres estavam no preparativo da Páscoa, quanto tinha que sacrificar o cordeiro Pascal à tarde de 14 de abibe e nesse dia, Jesus também estava sendo sacrificado, tendo falecido às 3 horas da tarde do dia 14 de abibe (quarta-feira).

Logo, as mulheres NÃO estavam guardando o mandamento da guarda de sábado que antecede o domingo, como o adventismo ensina falsamente, mas o sábado especial do primeiro dia da festa dos Pães Asmos, com começo no dia 15 de abibe (quinta feira).

Pelo horário dos dias de Jesus, Ele foi sepultado antes da 0 hora de quinta feira, ou seja, já findando a quarta feira, que era dia da Pascoa.

0 dia – quarta para quinta.

1 dia – quinta para sexta.

2 dias – sexta para sábado.

3 dias – sábado para domingo.

▬☻ Logo, Jesus ressuscitou MUITO DE MADRUGADA, ainda antes do amanhecer de Domingo, ou seja, logo no INÍCIO DO PRIMEIRO DIA.


Considerando a contagem horário dos judeus:

0 dia: quarta para quinta, porque a quinta começa no por do sol de quarta.

1 dia: quinta para sexta, porque a sexta começa no por do sol de quinta.

2 dias: sexta para sábado, porque o sábado começa no por do sol da sexta.

3 dias sábado para domingo, porque a sexta começa no por do sol da sábado.

▬☻ Aqui pelo horário judaico, tempos que considerar que o domingo começara no sentido horário, 4 horas antes, e como o texto bíblico informa que Jesus ressuscitou muito de madrugada, entendemos que já passava da meia noite do domingo, que começara no por do sol, por volta  de 18 horas, já passando de sábado para domingo.

Ou seja, contando os dias do por do sol ou a partir da 0 hora, fica confirmado que o corpo de Jesus ficou TRÊS dias sepultados, tendo Sua ressurreição ocorrida no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, já de madrugada.




Ou seja, JESUS já Ressuscitado, abriu o ENTENDIMENTO tanto das mulheres a até mesmo dos seus demais seguidores, que embora confusos, não caíram no erro de não seguir o exemplo de Jesus, que não guardava sábado.



Lucas 24.46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;

Jesus cita as escrituras quanto aos Salmos, Lei e Profetas, que apresentaram profecias em relatos, símbolos e fatos apontando para o Descanso Real que só em Cristo podemos alcançar.





Mateus 3.1 E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.

O Bode Emissário foi enviado para o Deserto, Jesus veio enviado para o Deserto, que é esse mundo para levar sobre si nossos pecados.


Mateus 3.2 e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

Aqui o Profeta João Batista deixa claro que Jesus não veio para estar sob as LEIS ordenadas ao povo Hebreu, pois tratam de questões de simbologias em tipos, sinais, sombras e semelhantes para o hebreu natural obedecer.

Em se tratando da Pessoa de Jesus, como muitos teólogos entendem que Jesus teria se humanizado, mas não é verdade absoluta, porque se Jesus se humanizasse, Ele SE TORNARIA CARNE PECAMINOSA, mas ELE SE FEZ CARNE com essência PURA.

Como o Reino de Jesus não é da Terra, como Ele mesmo respondeu a Pilatos: “meu reino não é deste mundo” e João Batista deixa claro isso, quando afirma: “Porque é chegado o REINO DOS CÉUS”.).

Jesus, que veio do REINO DOS CÉUS, evidentemente estava na Obra Messiânica, nos trazendo, NELE, o REINO DOS CÉUS; portanto, NÃO ESTANDO SOB a Lei de Guardar sábados, de Oferecer Sacrifícios e semelhantes.






Mateus 3.3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Dentre outros ensinos desse texto de Isaías, mostra que o COSTUME de Jesus quando ia à Sinagoga que funcionava aos SÁBADOS, não era para guardar sábado e nem ensinar sobre a LEI, mas acerca do Seu Ministério da Justiça que Ele veio cumprir.

João Batista como Judeu que era, entendeu a mensagem de Jesus acerca do Seu Ministério da Expiação para cumprir a Justiça de Deus.



Mateus 8.17 - para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Aqui comprova que Jesus veio para cumprir a Lei, a não simplesmente anulá-la, porque tudo que Jesus veio realizar foi por fidelidade ao que consta acerca do Seu Ministério Messiânico nos Salmos, Lei e Profetas.



Lucas 4.17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

Jesus na Sinagoga em dia de Sábado, NÃO para ensinar acerca de Lei e nem guardar sábado, mas para despertar os Judeus acerca do Seu Ministério Messiânico que ELE veio para cumprir.


Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Aqui fica claro que Jesus NUNCA foi guiado pela Lei, mas pelo Espírito do Senhor que Ele já enviou para nos fazer entender a Mensagem da Salvação, nos convencer do Pecado, da Justiça e do Juízo.


Lucas 4.19 a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Embora Jesus realizasse milagres em libertar pessoas lhes dando vistas, curando os coxos, mas o motivo fundamental que Jesus veio para nos libertar da escravidão do pecado, livrando a quem NELE crer as opressão maligna e nos dar visão espiritual para vermos as maravilhas do Senhor.



Lucas 4.20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

Vemos que o propósito de Jesus em ir às Sinagogas que só funcionavam aos Sábados NÃO ERA para seguir a LEI e nem para guardar sábado, mas para ensinar acerca do Seu Ministério da Expiação que ELE veio cumprir. PORQUE Jesus cumprir a Lei da Graça de Deus para nos livrar da LEI DA CONDENAÇÃO.


Lucas 4.21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Aqui Jesus fala que Ele veio TRAZER o REINO DOS CÉUS, para fazer cessar todos os requisitos da Lei de Guarda de Sábado, de Circuncisão, de demais sacrifícios, fazendo essas LEI, da LEI DE DEUS, porque FORAM ORDENADAS POR DEUS, mas até que Jesus viesse nos trazer a Salvação Eterna pelo Seu Sacerdócio Perfeito e Eterno.



Gênesis  17.10 Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado.
Esse CONSERTO ABRAÂMICO, ou ALIANÇA COM ABRAÃO teve como SINAL a Lei da Circuncisão, conforme instruções neste capítulo.
Esse CONSERTO foi dado com a LEI DA CIRCUNCISÃO, que não foi invenção de Abraão, porque o mesmo a RECEBEU de Deus, portanto LEI DA LEI DE DEUS; que na ALIANÇA EM CRISTO, a NOVA ALIANÇA PERFEITA E ETERNA, não consta, portanto a Lei da Circuncisão do Prepúcio já CESSOU.


Gênesis 17.11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós.
Essa Lei da Circuncisão, que na DISPENSAÇÃO ABRAÂMICA foi exigida por Deus como SINAL (a Nação de Israel NÃO EXISTIA); se assemelha a Lei da Guarda de Sábado, na DISPENSAÇÃO MOSAICA (a Nação de Israel JÁ EXISTIA) com o povo Hebreu, foi exigida como SINAL (Ezequiel 20.12, 20).
Esses DOIS SINAIS, que eram apenas símbolos nessas ALIANÇAS, já CESSARAM, porque NÃO CONSTAM essas exigências na NOVA DISPENSAÇÃO, ou seja, A LEI DA GRAÇA = LEI DE CRISTO = NOVA ALIANÇA.


Gênesis 17.12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente.
Essa Lei da Circuncisão ENTROU na Lei Mosaica, que passou a ser intitulada como LEI DE MOISÉS porque MOISÉS recebeu de Deus as Instruções para repassá-las ao povo Hebreu, mas essa LEI não vigora na NOVA ALIANÇA, como NÃO VIGORA a Lei da Guarda de Sábados.


Genesis 17.13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo.
Todos os homens, desde o mais novo ao mais velho passaram a ter que passar pelo processo da Lei da Circuncisão, que foi ordenada com STATUS de CONCERTO PERPÉTUO, só que esse PERPÉTUO durou ATÉ O INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO.

As ofertas nos sábados, nas luas novas, na Páscoa e no dia das primícias

O título deixa claro quanto a citação: “nos sábados” porque nos sábados das festas já estão inclusos “nas Luas Novas, na Páscoa e nos dias das Primícias.


Números 28.9  Porém, no dia de sábado, dois cordeiros de um ano, sem mancha, e duas décimas de flor de farinha misturada com azeite, em oferta de manjares, com a sua libação;

Aqui fica claro que o mandamento de guarda de sábado tem exigências cerimoniais aponta as ofertas exigidas:  “no dia de sábado”.



Números 28.10 - holocausto é do sábado em cada sábado, além do holocausto contínuo e a sua libação.


Outro ponto claro de que o mandamento de guarda de sábado tem exigências cerimoniais:  “em cada sábado”


Análises por Jorge Pereira Chaves/Luzia

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