Celso Monteiro, adventista, se dirigindo a mim: "Irmão Jorge Pereira Chaves Chaves A BÍBLIA APRESENTA 70 RAZÕES BOAS RAZÕES P GUARDARMOS O SÁBADO E MUITÍSSIMOS VERSOS BÍBLICOS ESTÃO NO NOVO TESTAMENTO VEJAMOS."
► Analiso essas supostas razões.
PORQUE DEVO GUARDAR O SÁBADO (pergunta com resposta do adventista, que analiso biblicamente)
1. PORQUE FOI ESCRITO PELO PRÓPRIO DEDO DE DEUS. GÊNESIS 31:18
► Gênesis 31.18 em nada tem a ver com a resposta. Talvez quisesse citar Êxodo 31.12-18.
► Êxodo 31.1-18, principalmente nos versículos 12.18, deixa claro que foi MANDAMENTO ordenado por Deus diretamente e somente para o povo Hebreu e não para outras nações.
2. PORQUE O SÁBADO FOI ABENÇOADO POR DEUS. GÊNESIS 2:3 (+ DESCANSO E SANTIFICAÇÃO)
☼ Gn.2.1 Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
► Se reportando ao capítulo 1 de Gênesis.
☼ Gn.2.2 E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
► O texto NÃO diz que Deus acabou NO DIA SEXTO, e sim "NO DIA SÉTIMO"; portanto mostrando que Deus concluiu somente NO DIA SÉTIMO a Obra da Criação.
☼ Gn.2.3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.
► No dia sétimo Deus CONCLUIU a Obra da Criação e a destinou (separou, santificou) para a humanidade.
► Ninguém que leva dias para concluir a construção de um edifício comemora apenas o acabamento e, assim, LÓGICO que comemora a CONCLUSÃO da edificação desde seu início até a conclusão para desfrutar de toda a OBRA REALIZADA.
.
☼ Gn.2.4 Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.
► "Estas são as origens dos céus e da terra" ou seja, NO DIA não significa DIAS SEPARADOS, e sim O TODO DO TEMPO DA CRIAÇÃO desde o início
► Não foi o SÁBADO, (nome do sétimo dia da série de 7 em Êxodo 16). Foi o SÉTIMO DIA, que engloba toda criação conforme Gênesis 2.4, que fala no DIA no SINGULAR, ou seja, Deus SANTIFICOU, (DESTINOU) toda a Criação abençoando a humanidade para dele desfrutar.
► O sentido do verbo DESCANSOU significa que Deus CONCLUIU TODA A OBRA e a outorgou para a humanidade desfrutar e não somente de um dia separadamente, mas de todos os dias e respectivas criações nesses dias.
► Gênesis 2.3 em nada tem a ver com Êxodo 20.11, porque não houve sentido de mandamento e nem Deus era esse nome de sábado, como não deu nome aos demais dias.
► Êxodo 20.11 não contextualiza com Gênesis 2.3 e sim com Deuteronômio 5.12-15 e Êxodo 16.23.29, que comprova que o lembrar era para LEMBRAR de que esse povo Hebreu fora liberto pela mão forte de Deus da Escravidão que sofria na Terra do Egito.
► Alguns egípcios desejaram sair com o povo de Israel, só que esses Egípcios não estavam sob escravidão.
3. PORQUE TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR DEUS. JOÃO 1:3.
☼ João 1.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
► O texto apresentado confirma que Jesus É DEUS CRIADOR
► Evidentemente que TODAS as coisas foram feitas por Deus, inclusive além do DIA que hoje chamados de sábado (sem sentido de mandamento) como os demais dias e de toda a Criação.
4. O SÁBADO FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM E NÃO O HOMEM POR CAUSA DO SÁBADO. MARCOS 2:27
► Aqui o Senhor está deixando claro que a Criação do sábado (que era o caso da contestação dos judeus, por isso Jesus citou o dia chamado de sábado); assim como os demais dias e criações em geral foram por causa do homem e assim o Senhor Jesus deixa claro que o homem é SUPERIOR aos DIAS porque os dias foram criados por causa do plano de Deus em benefício do homem (humanidade); assim também o mandamento de guarda de um dia em 7 foi instituído por causa das transgressões do povo de Israel e não para os demais povos ter que guardar sábado, mostrando que o mandamento de guarda de sábado era inferior às transgressões de Israel, daí ter sido apenas um SINAL, até que Jesus viesse para estabelecer Sua Lei SOBRE as transgressões de Israel, porque a Lei de Deus em Cristo é SUPERIOR ÀS TRANSGRESSÕES DE ISRAEL e de todos os povos, dai o SINAL ter cessado, E AGORA estamos no DIA DO SENHOR em Jesus Cristo, superior ao mandamento de guarda de sábado, que no Velho Conserto era INFERIOR às transgressões de Israel, ou seja, não era capaz de purificar e nem conservar alguma suposta pureza do e no povo.
5. PORQUE DEUS DETERMINOU QUE NOS LEMBRÁSSEMOS DO SÁBADO PARA SANTIFICÁ-LO. ÊXODO 20:8-10
► Esse lembrar significa lembrar da LIBERTAÇÃO TERRENA desse povo Hebreu pela Mão Forte do Senhor - Deuteronômio 5.12-15. Não foi ordenado pela LEMBRAR da Criação coisa nenhuma.
6. PORQUE O SÁBADO É O SINAL DO PODER CRIADOR DE DEUS. ÊXODO 20:11
► O Adventismo gosta de contextualizar esse versículo com Gênesis 2.3, mas erra em se negar a contextualizar com Êxodo 16.23-29 e Deuteronômio 5.12-15, que deixa claro do porque, quando e para que foi instituído o Mandamento de Guarda de um dia em 7 em cerca de 1450 a.C, quando o povo HEBREU já estava no deserto após ter atravessado o Mar Vermelho, e ainda não tinha atravessado o Rio Jordão.
☼ Dt.5.15 porque TE LEMBRARÁS que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
7. PORQUE O SÁBADO JÁ EXISTIA ANTES DAS LEIS SEREM DADAS NO MONTE SINAI. ÊXODO 16:4, 22, 23, 27-29
► Mostra o texto apresentado que a Lei de Guarda de Sábado NUNCA existiu desde Genesis 2.3.
► Êxodo 15 22-29 tem umas exigências que o adventismo se nega em aceitar, mas caindo nas falsas interpretações da coitada da Ellen Goud.
▬ Colher alimentos somente para um dia, do primeiro ao quinto dia da semana.
▬ Colher alimentos em DOBRO no sexto dia para dois dias, ou seja, para o sexto e para o SÉTIMO.
▬ Não sair no SÉTIMO DIA para colher alimentos porque tinha a permissão de colher em dobro no sexto dia. Portanto NÃO CARREGAR CARGA nesse dia sétimo (Jeremias 17).
▬ Não sair de casa para colher alimentos. (nem para comprar).
▬ Não cozinhar alimento no sétimo dia, porque tudo tinha que estar preparado no sexto dia.
8. PORQUE O NOME DO SENHOR PERMANECE PARA SEMPRE. SALMOS 135:13
► O salmista deixa claro que sua adoração ao Senhor era todos os dias, agradecendo pelas suas obras da criação e não somente agradecendo o sétimo dia e sim de TODA A CRIAÇÃO DO SENHOR DEUS.
9. PORQUE A OBRA DA CRIAÇÃO DEVERÁ PARA SEMPRE SER LEMBRADA. SALMOS 111:2-4
► Evidentemente que NUNCA, nem um só dia, devemos esquecer das Obras de Deus, porque a cada manhã temos que agradecer ao Senhor por tudo que tem feito por nós, e não esperar para adorar e agradecer a Deus p pelas suas obras e sempre, em todos os dias DESCANSAR NO SENHOR. (Salmos 89.11; 102.25; 103.22, Apocalípse 4.11);
10. PORQUE O SÁBADO É UM SINAL ENTRE DEUS E O HOMEM. EZEQUIEL 20:12, 20
► Ezequiel 20.12,20 menciona o sábado em referência ao MANDAMENTO de guarda de um dia em sete, ou seja, que esse DIA sob mandamento era apenas SINAL, porque a realidade do DESCANSO no Senhor começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, que João Evangelista em Apocalípse 1.10 informou ser O DIA DO SENHOR até os dias de hoje para os que estão em Cristo pela Sua Graça.
► Contextualize com Êxodo 16.23-29 e com Jeremias 17.22: Jeremias 17.22 nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais
11. O SÁBADO SERÁ UM SINAL PARA SEMPRE. ÊXODO 31:17
► Sim um SINAL para sempre no sentido de PERPÉTUO como foi com referência à Circuncisão e Estatutos sobre sacrifícios, sendo que esse PERPÉTUO foi ATÉ o dia que Jesus começou o Seu Ministério da Justiça, com Ele nos revelando o REINO DOS CÉUS.
► Êxodo, embora citado pelo adventista para justificar guarda de sábado, negam a verdade de Êxodo 31.12-18, onde deixa claro que esse mandamento NÃO FOI PARA AS OUTRAS NAÇÕES e sim para o povo JUDEU, que foi o pacto entre Deus e o povo Hebreu através de Moisés.
12. PORQUE ATÉ OS REMIDOS LEMBRARÃO O DIVINO PODER CRIADOR. APOCALIPSE 4:11
► Claro que nunca podemos ignorar as obras do nosso Criador. Porém quanto ao mandamento de Guarda de sábado mosaico, que na Velha Aliança foi apenas mandamento como SINAL, que era interrompido de 6 em 6 dias e dependia dos movimentos de rotação e translação da terra, em nada será lembrado quando estivermos em Glória com o Senhor, porque o SÁBADO, conforma Isaías 66, metaforicamente, será de uma lua nova até a outra (abrangendo as demais luas) e de um sábado até o outro abrangendo todos os dias.
► Contextualize com Salmos Salmos 89.11; 102.25; 103.22 111.2,4;
► Não dependerá da existência de sol e nem de lua, porque o próprio Deus será metaforicamente nosso Sol e ali NÃO haverá nem dia e nem noite, portanto ININTERRUPTO em Glória com o Senhor.
► Querer comparar o mandamento de guarda mosaico com o sábado na Glória do Senhor é simplesmente utópico e ridículo, porque esse mandamento de guarda teve sua vigência de cerca de 1450 a.C até o início do Ministério Messiânico de Jesus em cerca de 29 aD.
► O Sábado para os Cristãos começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, dia da Ressurreição de Jesus, o início do DIA DO SENHOR na NOVA ALIANÇA - Apocalípse 1.10.
13. PORQUE NA NOVA TERRA IREMOS ADORAR A DEUS TODOS OS DIAS ESPECIALMENTE NO SÁBADO. ISAÍAS 66:22-23
► Na Nova Terra NÃO HAVERÁ nem dia e nem noite e o DIA DO SENHOR na Nova Aliança na Nova Terra continuará em ININTERRUPTIBILIDADE, não como SINAL que era na VELHA ALIANÇA, mas a REALIDADE DA NOVA ALIANÇA.
► Fica claro que o texto informa: DESDE a festa a Lua Nova ATÉ a outra festa, estando nesse periodo as demais luas; ASSIM COMO: DESDE um sábado ATÉ o outro, estando NESSE PERÍODO os demais dias, bem diferente da guarda do sábado mosaico que era de 7 em 7 dias, com interrupção a cada 6 dias..
14. PORQUE DEUS DEVE SER VERDADEIRAMENTE ADORADO. JOÃO 4:16
☼ O texto apresentado não tem nada a ver com o que o desatento adventista afirma, e talvez queira se referi a 1 João 4.16.
► Ora, Deus deve ser VERDADEIRAMENTE adorado em TODO TEMPO de nossa vida e não apenas um dia em 7 de um mandamento cessado.
► "Os verdadeiros adoradores adoram a Deus em espírito e em verdade."
15. PORQUE JESUS DEU O EXEMPLO DE OBSERVÂNCIA DO SÁBADO. LUCAS 4:16 (NA IGREJA); GÊNESIS 2:3 (DESCANSO)
► Em Lucas 4 deixa claro que o Costume de Jesus em ir na Sinagoga em Dias de Sábados era porque a Sinagoga abria apenas nos dias de sábados para guarda do mesmo e, assim Jesus não ia nos outros dias; porém Jesus ia lá, não para pregar sobre a Lei e muito menos para guardar sábado, e sim seu objetivo de ir na Sinagoga nesse dia de sábado era para pregar acerca do Seu Ministério Messiânico e foi lhe dado o Livro do Profeta Messiânico Isaías para que Jesus lesse lá na Sinagoga.
► Gênesis 2.3 não fala em descanso no sentido de cansaço e fadiga, e sim no descanso no sentido de conclusão da Criação por Deus, mesmo porque Deus CONTINUOU TRABALHANDO, como o próprio Jesus esclareceu, quando criticado no dia de sábado, respondeu: "Eu trabalho e meu Pai trabalha também.".
16. JESUS FAZIA ATOS DE MISERICÓRDIA NO SÁBADO. MATEUS 12:12
► Jesus realizava atos de Misericórdia em TODOS OS DIAS e não somente em dias de sábados, inclusive para tirar uma ovelha da fala DÁ TRABALHO.
17. PORQUE O DIA DA PREPARAÇÃO SERIA NO SEXTO DIA. LUCAS 23:54; ÊXODO 16:22,23
► O adventismo se equivoca, porque o chamado sábado de descanso do dia da Páscoa foi na quarta feira, porque na quinta começava a festa dos Pães Asmos e por causa desse sábado da Páscoa que elas preparavam as especiarias.
► Apenas algumas mulheres se preocuparam em preparar especiarias, enquanto que as demais não e nem mesmo os demais seguidores de Cristo e estavam tristes e cabisbaixo porque Jesus fora crucificado.
► Porém em Lucas 24, já ressuscitado, Jesus ABRE o ENTENDIMENTO dessas mulheres e demais seguidores seus e nunca mais elas guardaram sábados.
► O sábado da semana que o adventismo ensina errado, foi 2 dias depois do sábado da Páscoa, e nesse sábado da semana o corpo de Jesus já estava sepultado havia 2 dias.
► Êxodo 16 .23-29 tem a PROIBIÇÃO de sair para colher alimentos assim como cozer alimento no sétimo dia, o que os adventistas sabatistas NÃO OBEDECEM.
18. PORQUE O FILHO DO HOMEM É SENHOR ATÉ DO SÁBADO. MATEUS 12:8
► Jesus respondeu em referência ao sábado, PORQUE estava sendo criticado por causa do dia de sábado, e, claro que a resposta de Jesus teria que ter referência ao sábado e não a outro dia, porque seria sem lógica se, sendo arguido quanto ao sábado, desconversasse e respondesse que de outro dia Ele é Senhor.
► Claro que Jesus é SENHOR de todos os dias, inclusive do sábado (tanto quando DIA, tanto quanto a Mandamento de guarda). Jesus é Senhor de toda a CRIAÇÃO e não somente de uma dia que o adventismo ensina, querendo limitar o Senhorio de Jesus Cristo, que já fazem em aceitar os ensinos da coitada da Ellen.
19. É LÍCITO FAZER O BEM NO SÁBADO. LUCAS 6:9
► É LÍCITO fazer o bem em todos os dias E NÃO esperar para fazer bem somente em dia de sábado na tentativa de justificar mandamento na Nova Aliança, o que Jesus não fez porque Jesus não estava nem ai para mandamento de guarda de sábado.
20. JESUS FAZIA MILAGRES NO SÁBADO. JOÃO 9:16
► Jesus FAZIA milagres em TODOS OS DIAS e não esperava sábado para fazer milagres, não caracterizando que Jesus estaria guardando sábado..
21. PORQUE O SÁBADO É O DIA QUE ANTECEDE IMEDIATAMENTE AO PRIMEIRO DIA DA SEMANA LOGO ELE É O SÉTIMO DIA. MATEUS 28:1; ÊXODO 20:10
► Interessando, o sábado (sétimo dia) antecede o primeiro dia.
► Pelos fatos o sábado como SINAL da Velha Aliança antecedia ao SÁBADO PERMANENTE E REAL da Nova Aliança.
► No sábado (dia do Senhor como Sinal) na Velha Aliança, o corpo de Jesus estava morto no sepulcro e corpo morto não pode está sob lei de guarda de sábado. Mas no DIA DO SENHOR seguinte, que começou no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, Jesus já estava ressuscitado, dando início ao DIA DO SENHOR, o sábado para o Cristão, que tem descanso real em Cristo, Dia do Senhor este que começou em cerca de 30 aD e permanece ININTERRUPTO até nossos dias E CONTINUARÁ para sempre - Apocalípse 1.10.
22. OS SEGUIDORES DE CRISTO REPOUSARAM NO SÁBADO DEPOIS DA CRUCIFICAÇÃO. LUCAS 23:56
► Em Lucas 24 mostra Jesus, já ressuscitado, lhes abrindo o entendimento, PORQUE em Lucas 23 o corpo de Jesus ainda estava morto, daí o erro de insegurança dessas mulheres em voltar ao AIO da Lei.
► Os seguidores de Cristo, NÃO, apenas umas equivocadas mulheres que estavam passadas por causa da morte de Jesus que nem havia ressuscitado.
► Elas repousaram do por do sol da quinta feira até o por do sol da sexta, o sábado da festa da Páscoa que começou no por do sol de quarta feira, porque na quinta já estava começando a festa dos Pães Asmos.
▬ Jesus foi crucificado na hora nona da quarta feira, porque no porque no por do sol desse dia começava a quinta, que era o sábado da festa da Páscoa.
▬ Jesus foi sepultado antes do por do sol de quarta para quinta. (Considerando o início da quinta no por do sol da quarta é chamado de sábado da festa, e assim sendo o termino da quarta no por do sol pode ser chamada de sexta da festa da Páscoa)
▬ O corpo de Jesus completou 1 dia sepultado no por do sol da quinta para sexta feira.
▬ O corpo de Jesus completou 2 dias sepultado no por do sol de sexta para sábado.
▬ O corpo de Jesus completou 3 dias sepultado no por do sol de sábado para domingo.
▬ Jesus ressuscita na madrugada de domingo entre 3,30h e 5:00 horas da manhã porque teria sido sepultado na quarta para quinta entre 13;30 e 17:00 horas da tarde.
► Assim somente alguns mulheres que se preocuparam com o preparo das especiarias e as demais não e nem os demais seguidores de Jesus estavam com essa preocupação do mandamento, isso em Lucas 23 antes de Jesus ressuscitar, só que em Lucas 24 Jesus já ressuscitado lhe abre o entendimento, informando que era necessário que se CUMPRISSE NELE o que consta na LEI, nos SALMOS e PROFETAS, daí as palavras de Jesus em Mateus 5.17,18.
23. PAULO E BARNABÉ FORAM À SINAGOGA NO DIA DE SÁBADO. ATOS 13:14
► Paulo e Barnabé, não tinham o costume de ir nas sinagogas aos sábados para guarda de sábado e nem para ler a lei, mesmo porque a Sinagoga abria somente aos sábado para guarda do mesmo e, sendo assim, o motivo da ida de Paulo até a Sinagoga era para pregar acerca da Ressurreição e para dar seu testemunho de ter se convertido ao Evangelho de Jesus Cristo.
► Logo, não ia na sinagoga para guardar sábado coisa nenhuma.
24. OS JUDEUS E GENTIOS REUNIAM-SE NA SINAGOGA NOS DIAS DE SÁBADO. ATOS 13:42
► Os judeus se reunião na Sinagoga para ler a Lei e guardar sábados, assim como alguns estrangeiros que havia se convertido ao JUDAÍSMO, que era os JUDAIZANTES.
► Ocorre que alguns dos judeus e judaizantes se aceitaram e creram na mensagem de Paulo, aceitando o Evangelho que Paulo pregava e, por isso rogavam para que Paulo voltasse no próximo sábado para continuar pregando acerca da ressurreição de Jesus, das Boas Novas de Salvação em Cristo, assim como para continuar dando seu testemunho de conversão a Cristo.
25. O SÁBADO É O DIA DE ORAÇÃO. ATOS 16:13
► Paulo não se reunia para orar somente em dias de sábados, em outros dias também fazia o mesmo.
► Eu e os irmãos da igreja que congrego também nos reunimos para orar aos sábados em consagração e não significa que deixemos de nos reunir para orar em outros dias também, porque a Palavra de Deus é clara em seu mandamento: "Orai sem cessar", Orai, Vigiai e Olhai" etc.
26. SÃO JOÃO FOI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR. APOCALIPSE 1:10
► Interessante que João Evangelista identificou como DIA DO SENHOR o Dia que Jesus se revelou a ele já ressuscitado no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, mostrando que o DIA DO SENHOR começou em cerca de 30 a.D e permanece até os dias de hoje para os cristãos, sem interrupção alguma e se entenderá no Novo Céu e Nova Terra para todo o sempre.
► No DIA DO SENHOR do sinal da Velha Aliança, o corpo de Jesus estava ainda sepultado e corpo morto não descansa e nem está em cumprimento da Lei de guarda de Sábado, portanto cessado esse mandamento.
27. NÃO PODEMOS DESVIAR-NOS DO SÁBADO. ISAÍAS 58:13
►O Adventismo oculta o versículo 14 onde mostra ordens rigorosas a serem obedecidas para, ai sim, poderem chegar ao deleite do versículo 13, conforme o mandamento da Velha Aliança, só que já estamos na Nova Aliança onde NÃO EXISTE ESSE MANDAMENTO.
► Exigências de Isaías 58.13:
☼ Is. 58.13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras,
▬ Não desviar o pé do rigor da lei de Guarda de Sábado.
▬ Não fazer a própria vontade nesse dia.
▬ Não chamar o sábado DELEITOSO justamente por causa do rigor da lei, cujo cumprimento deve ser em AFLIÇÃO DA ALMA porque exigia sacrifícios:
☼ E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e nos sábados, e em todas as solenidades da casa de Israel; ele fará a expiação pelo pecado, e a oferta de manjares, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.
Ezequiel 45:17
► NOS SÁBADOS, significa os de 7 em 7 dias fora das festas
► NAS FESTAS, incluem os sábados do calendário das festas
▬ observem que tanto nos sábados da semana, quanto nos das festas TINHA QUE HAVER OS HOLOCAUSTOS, portanto SOLENIDADES CERIMONIAIS EM RITUAIS.
28. CRISTO NÃO VEIO DESTRUIR A LEI. MATEUS 5:17
29. PORQUE A LEI É ETERNA. MATEUS 5:18
30. PORQUE NÃO PODEMOS QUEBRAR OS MANDAMENTOS. MATEUS 5:19
► A citação de Jesus nesse versículo vem se conformar em Lucas 24 onde Jesus fala que veio cumprir o que consta na LEI, nos PROFETAS e nos SALMOS acerca desses pontos da Lei que ELE VEIO CUMPRIR, portanto já cumpridos e cessados.
☼ E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. Lucas 24:44
► Dai entendermos que em Mateus 5.17, 18, Jesus SE REFERE à LEI DE DEUS no sentido dos CERIMONIALISMOS E RITUAIS que todos os judeus pecadores tinham que obedecer; no entanto Jesus NÃO obedeceu nos moldes dos judeus pecadores e sim, OFERECEU-A-SI MESMO em Expiação, como Cordeiro de Deus imaculado, sendo PROPICIAÇÃO pelos nossos pecados, comprovando que Jesus ascendeu ao Céu em cerca de 30 AD após TER ACABADO a Obra da Expiação e está lá na Sua Morada POR SANTUÁRIO - Isaías 8.14.
► Como a Lei de Guarda e Sábado foi mandamento de exigências cerimoniais, como Jesus deixou claro em suas respostas aos seus opositores, informou que aos sábados os sacerdotes ofereciam sacrifícios e homem era circuncidado, deixando assim claro que esse mandamento foi ordenado com exigências cerimoniais.
► Leia Levíticos 23.1-3 e continue lendo do 4 em diante, assim como Ezequiel 46.1-13, assim como Êxodo 31 .12-18 mostrando que esse mandamento de Guarda de Sábado foi exclusivamente para os HEBREUS e para os judaizantes.
► Toda a Lei de Deus é eterno no sentido de que foi O Deus Eterno que as ordenou.
► O Adventismo precisa aprender a não generalizar deixando a entender que não seria Lei de Deus a Lei da Circuncisão, dos Holocaustos, da Expiação, das Festas etc. pois a Bíblia informa que foram ordenadas por Deus ao povo hebreu através de Moisés.
► Só que essas Leis foram ordenadas em TRANSITORIEDADE em sentido PERPÉTUO até que Jesus viesse para por fim a esses mandamentos dessas leis.
► Nunca foi permitido quebrar a Lei de Deus, mesmo as Leis: do Holocaustos, que veio desde os dias de Noé, Lei da Circuncisão que veio desde os dias de Abraão, Lei da Expiação que veio desde os dias logo após o pecado do casal no Éden.
► Enquanto essas Leis estavam em vigência NÃO SE PODIA QUEBRAR SEUS MANDAMENTOS.
► Já cessaram a e exemplo do mandamento de Guarda de Sábado que foi ordenado como SOLENIDADES tanto quanto as festas e os sábados dessas festas de Israel.
31. PORQUE O HOMEM CUIDARÁ EM MUDAR A LEI. DANIEL 7:25
► Os homens insensatos tem sempre a mania de querer interpretar a Lei de Deus de forma equivocada em heresias.
► Nos dias de hoje, em plena Nova Aliança, cuidam considerar como válido o mandamento de guarda de sábado já cessado. Assim como os Judeus do Judaísmo o fazem com a Lei da Circuncisão e só não continuam oferecendo sacrifícios de animais porque alegam não ter Templo ainda:
► Apelam para textos isolados onde encontrem os vocábulos: Preceitos, Lei de Deus, Mandamentos, Ordenanças, mesmo escritos por Paulo, João, Tito, Timóteo, que nunca ensinaram e nem guardaram sábados, mas acintosamente forçam interpretações como se nessas afirmações estaria inserido o mandamento de guarda de sábado e alegam que seria "mandamento moral" pelo fato de está escrito em pedras antropologicamente pelo Dedo de Deus e desprezam as leis que foram ordenadas pela BOCA DE DEUS.
32. SOMOS SERVOS DE DEUS POR ISSO DEVEMOS OBEDECÊ-LO. ROMANOS 6:16
► O fato de sermos servos de Deus não nos dá o direito de deturpar suas leis e nem em teimar tentar cumprir Mandamento Cessado como o de Guarda de Sábado, porque essa teimosia afronta o Senhor Jesus em não reconhecer Seu Ministério da Nova Aliança, chamado por Paulo como a Lei de Cristo.
33. PORQUE SE GUARDAMOS OUTRO DIA NÃO ESTAMOS DE ACORDO COM CRISTO E SIM COM OS HOMENS. MATEUS 15:9
► Não é esse o ensino da Palavra de Deus quanto à afirmação do adventismo:
☼ Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. Hebreus 3:13
► Cristo NÃO mandou ninguém guardar sábado. Mandou sim que nos resguardássemos do mal e do pecado.
► Mentem ao usar o nome do Senhor Jesus em vão ao afirmarem que Jesus teria ensinado a guarda de Sábado, quando na verdade o QUEBRANTOU quando mandou o coxo que curara carregar a cama - João 5 (o que foi proibido em Jeremias 17) e defendeu seus discípulos de colher milhos (quando em Êxodo 16.23-29 pela lei era proibido).
34. SE TEMOS CERTEZA QUEM É DEUS PORQUE NÃO SEGUI-LO? I REIS 18:21
► Devemos seguir a Deus por meio de Jesus Cristo e não colocando uma guarda de sábado cessado como uma espécie de garantia de comunhão com Deus, o que é afronta ao princípio da Graça em Cristo.
35. PORQUE AS ESCRITURAS NÃO PODEM SER MUDADAS. DANIEL 6:8
► Claro. Nem Cristo veio mudar as escrituras, por isso cumpriu toda a Lei que apontava para Seu Ministério Messiânico, conforme Ele deixou claro em Mateus 5.17,18, que não veio abolir, mas cumprir em seu próprio corpo as exigências da LEI.
► Todas as promessas de Deus que depende exclusivamente de Sua Vontade, Ele cumpre e não fica para trás um til se quer.
► Só que Daniel 6.8 nada tem a ver com as escrituras como afirmado em MEDIOCRIDADE pelo adventista:
☼ Dn.6.8 Agora, pois, ó rei, confirma o edito e assina a escritura, para que não seja mudada, conforme a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.
☼ Dn.6.9 Por esta causa, o rei Dario assinou esta escritura e edito.
36. DEUS É O AUTOR DA LEI. ÊXODO 20:3
► Evidentemente que Deus é o AUTOR de toda a Lei, inclusive da Lei da Circuncisão, dos Holocaustos, da Expiação, dos Alimentos, da Guarda de Sábado, que que Deus estabeleceu o dia de cessação dessas leis por causa do Ministério da Expiação concluso em Cristo.
☼ Êx.20.3 Não terás outros deuses diante de mim.
► O adventismo tem uma deusa chamada Ellen e segue seus ensinos mesmo que sejam em interpretações erradas, corruptas e contradizentes em sofismas malignos.
► Na Sede Internacional do Adventismo existem estátuas em tamanho normal da Ellen e outros tipos de idolatria.
37. PORQUE O 4º MANDAMENTO MOSTRA AUTORIDADE DO DOMÍNIO DO AUTOR DA LEI. ÊXODO 20:8-11
► Evidentemente que Deus é sobre a Lei que Ele mesmo estabeleceu, umas com tempos definidos até que Jesus viesse e como Ele já veio e concluiu o Ministério da Expiação, a Lei do Mandamento de Guarda de Sábado e outros semelhantes já cessaram.
► Deve ser contextualizado em Êxodo 16 .23-29 e Deuteronômio 5.12-15 e não com Gênesis 2.3.
38. SERÃO SALVOS OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS E TEM A FÉ DE JESUS. APOCALIPSE 14:12
► Guardar mandamentos se refere aos mandamentos como resultado de lisura moral no caráter de Cristo e não se apegando a mandamentos já cessados como o de Guarda de Sábado, Circuncisão, Holocaustos e outros, que embora da LEI DE DEUS, porem já CESSADOS porque Deus estabeleceu tempo de vigências a esses mandamentos de exigências cerimoniais até que Jesus viesse para COMPLETAR a Obra da Expiação, estabelecendo o Ministério da Justiça.
39. PORQUE SATANÁS ESTÁ TENTANDO O POVO A NÃO GUARDAR OS MANDAMENTOS. APOCALIPSE 12:17
► Satanás até gosta que teimem em guardar mandamentos cessados como Guarda de Sábado, Circuncisão, Holocaustos, Expiação e outros porque ele sabe que esses mandamento não estão na Nova Aliança de Cristo e fica feliz com os que tentam os cumprir como se o Ministério da Graça em Cristo não teria sido suficiente. Como satanás gosta disso!.
► Enquanto satanás induz as pessoas a não guardaram os mandamentos existentes da Nova Aliança em Cristo, esse mesmo espírito do engano induz muitos insensatos a supostamente guardarem mandamentos INEXISTENTES na Nova Aliança, como Guarda de sábado e semelhantes, como se a obra expiatória de Jesus não tivesse sido concluída.
40. PORQUE O SÁBADO FOI FEITO. MARCOS 2:27
► O sábado (dia), tanto do domingo (dia), segunda (dia) foram feitos por causa do homem, assim como o mandamento de guarda de um dia em 7 (chamado de sábado) foi ordenado por causa de Israel, o qual já CESSOU.
41. CRISTO GUARDOU O SÁBADO. JOÃO 15:10
► O versículo apontado NÃO CONFIRMA essa afirmação do Adventista, mesmo porque Jesus NUNCA guardou e nem ensinou guarda de sábado.
► Jesus aqui apresenta uma sequência: Que Ele veio para guardar os mandamentos do Pai e esses mandamentos se referem à Lei que estabelecia holocaustos, expiações e guarda de sábado com solenidades de expiação, holocausto e circuncisão para os judeus pecadores) e assim, Jesus veio E CUMPRIU a Lei para a qual Ele veio para cumprir em Seu Ministério e o fez, conforme deixou claro em Mateus 5.17,18 e Lucas 24 quando disse que na Lei está escrito DELE e era necessário que Ele padecessem para nos resgatar da maldição da lei.
► E Jesus deixou claro que os mandamentos que estava ordenando aos seus seguidores eram OS SEUS, ou seja os da NOVA ALIANÇA, onde não consta mandamento de guarda de sábado.
42. DEVEMOS ANDAR COMO CRISTO ANDOU. I JOÃO 2:6, 5:3; I PEDRO 2:21; JOÃO 13:15-17, 15:10
☼ 1 João 2.6 - Jesus NÃO andou guardando sábado e nem oferecendo sacrifícios de animais, assim como nunca ensinou guarda de sábado e fazendo o bem EM TODOS OS DIAS a quem creu NELE.
☼ 1 João 5.3 - A expressão CARIDADE de Deus é JESUS (João 3.16) e os mandamento de Jesus NÃO SÃO PESADOS, por isso devemos guardar os mandamentos deixados por Jesus na Nova Aliança.
☼ 1 Pedro 2.21 - Jesus levou EM SEU CORPO nossos pecados e assim ANDOU em OBEDIÊNCIA à LEI DE DEUS nos seus simbolismos para os cumprir, e isso Jesus deixou claro em Lucas 24 quando disse que na LEI, nos SALMOS e PROFETAS está escrito DELE, ou seja, da Obra Expiatória que veio realizar.
► Jesus Não guardar sábados e nem oferecia animais em sacrifícios e nenhuma espécie de ofertas, que era exigência aos judeus pecadores.
☼ João 13.15-17 - Jesus fala do SEU MINISTÉRIO que veio para cumprir a fim de resgatar da maldição da lei os que NELE crerem.
☼ João 15.10 - Aqui fica claro que Jesus veio guardar (cumprir) os mandamentos da Lei de Deus, que eram os mandamentos com exigências de rituais e cerimonialismos, porém NUNCA guardando sábado e nem oferecendo animais em sacrifícios, porque Ele foi SACRIFÍCIO POR NÓS. Jesus disse que, após ter cumprido as exigências de Lei quanto aos mandamentos do Pai, deixou claro que AGORA, todos devem obedecer e seguir SEUS (DE JESUS) MANDAMENTOS.
► Cristo não andou guardando sábado, não andou oferecendo animais para e expiação e holocaustos, não andou oferecendo ofertas pelo pecado, pelo contrário nos proporcionou o REAL DESCANSO, ofereceu-se a SI MESMO como expiação pelos nossos pecados, levando nossos pecados (punições) sobre Si.
► Jesus andou curando, perdoando, amando, pregando Seu Evangelho e Ministério, ensinando a vontade de Deus que os judeus sabatistas rejeitaram, se colocando por SANTUÁRIO em Propiciação pelos nossos pecados.
43. PORQUE CRISTO É O MESMO. HEBREUS 13-8
► Jesus É o mesmo ontem, hoje e eternamente, mostrando assim a DEIDADE DE JESUS CRISTO.
44. SERÃO CASTIGADOS OS QUE NÃO GUARDAM O SÁBADO. JEREMIAS 17:27
► Jeremias deixa claro que uma das PREVARICAÇÕES DO POVO JUDEU era justamente teimar em carregar cargas no dia de sábado, o que era PROIBIDO e essa proibição Jesus quebrantou quando mandou o coxo que curara, CARREGAR SUA CAMA, mesmo que fosse levinha como uma pena.
► Uma das exigências de guardar sábados na Lei era NÃO CARREGAR CARGAS e é o que mais os adventistas sabatistas fazem:
☼ Jr.17.21 Assim diz o SENHOR: Guardai a vossa alma e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;
☼ Jr.17.22 nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.
► O Adventismo inventou outra modalidade de Guardar Sábado, mas tem que ser: "COMO EU (DEUS) ORDENEI A VOSSOS PAIS." (FALADO AOS FILHOS DE ISRAEL e não aos filhos de outras nações).
45. DEUS FICA IRADO QUANDO PROFANAMOS O SÁBADO. NEEMIAS 13:17-18
► Evidentemente que o rigor do mandamento de Guarda de Sábado era punido até com morte por apedrejamento enquanto esse mandamento estava vigente nos dias do Velho Concerto às Israel e se entendeu aos seus filhos, e teve fim no Ministério de Jesus.
► Sorte dos adventistas que profanam o sábado em mentiras de cumprimentos, porque se esse mandamento estivesse em vigor, seriam os primeiros a sofrerem a ira de Deus no rigor da Lei da Guarda de sábado.
► Observem o versículo 19 que é contextualizado com Ezequiel 46.1 em diante, quando a porta do oriene abria somente em dia de sábado para as solenidades do mandamento do dia de sábado e das festas de Israel em seus sábados.
☼ Ne.13.19 Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.
► Por causa da prevaricação do povo quanto à guarda de sábado, Neemias impede essa guarda que por causa da hipocrisia desse povo judeu; porque o mandamento ordena que para guarda de sábado e suas respectivas solenidades, a porta do Oriente se manteria aberta e ficava fechada somente nos 6 dias. Ezequias 46.1 em diante.
46. A LEI DE DEUS É VERDADEIRA. NEEMIAS 9:13-14
► Nunca A Lei de Deus deixou de ser verdadeira, passando pela lei dos Holocaustos até a Lei da Nova Aliança em Cristo, onde não consta nenhum mandamento do velho concerto que foram ordenados com exigências de solenidades, como o de Guarda de sábados.
☼ Ne.9.13 E sobre o monte de Sinai desceste, e falaste com eles desde os céus, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
►Aqui fica COMPROVADO que Deus, no Monte Sinai, tendo descido desde os céus não ordenou apenas o Decálogo, acrescentando Estatutos, Juízos e mandamentos bons; porque de Deus é impossível vir mandamentos ruins.
☼ Ne.9.14 E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, e estatutos, e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
► É esclarecido que o santo sábado (nome do sétimo dia do mandamento), não foi além de guardar, tinha que ser cumprida solenidades em preceitos, porque para cumprir a Guarda de sábado, tinha que obedecer os preceitos e estatutos.
47. BEM AVENTURADO É O HOMEM QUE SE GUARDA DE PROFANAR O SÁBADO. ISAÍAS 56:1,2,6,7
☼ Is.56.1 Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, a manifestar-se.
► Aqui a salvação por vir já veio em Jesus Cristo que exerceu o Ministério da Justiça.
☼ Is.56.2 Bem-aventurado o homem que fizer isso, e o filho do homem que lançar mão disso, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.
► Como o mandamento da guarda de sábado estava ainda vigente, os judeus tinham que continuar obedecendo o RIGOR desse mandamento, e não bastava só guardar, mas tinha que ser em santidade sem desejar mal ao próximo.
☼ Is.56.3 E não fale o filho do estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: De todo me apartará o SENHOR do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.
► Estrangeiros aqui se refere ao que se chegou ao Senhor, se convertendo à Lei de Israel, tendo com primeiro procedimento ter que passar pelo processo da circuncisão e só ai passar a ser submetido à toda a Lei de Israel do Velho Concerto passando a ser eunuco de Israel..
☼ Is.56.6 E aos filhos dos estrangeiros que se chegarem ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto,
► Aqui fala dos estrangeiros que preferiram a Lei de Israel, se convertendo ao JUDAÍSMO, daí serem os conhecidos JUDAIZANTES que deixaram suas culturas religiosas de suas nações e passaram a estar sob a Lei de Israel do Velho Concerto que ainda estava em vigência.
► Quando Paulo ia na Sinagoga aos sábados para pregar acerca do Evangelho de Jesus Cristo, muitos dos judeus de nacionalidade e judeus naturalizados (estrangeiros convertidos ao judaísmo) aceitaram a mensagem de Paulo e se converteram ao Cristianismo, passando a ser conhecidos como os PROSÉLITOS.
► O mandamento da Guarda de Sábado foi ordenança SOMENTE para ISRAEL (Êxodo 16.23-29; 20.2, 8-11, 22-24; 31.12-18; Deuteronômio 5.12.15; 2 Crônicas 2.4.
Is.56.7 também os levarei ao meu santo monte e os festejarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.
► Aqui nessa admoestação o mandamento de guarda de sábado ainda estava vigente, visto que o Novo Concerto nem ainda tinha começado e, consequentemente, Cristo ainda não tinha vindo para executar a obra da Expiação em Seu Próprio Corpo e Ministério. Ver Isaías 56.6.
48. DEUS NOS ENVIA UMA MENSAGEM COM RELAÇÃO AO SÁBADO. ISAÍAS 58:13-14
► A mensagem de Deus no versículo 13 é de rigorosidade que os sabatistas tem que obedecer para então entrar na mensagem do versículo 14. Mas como não obedecem, a bagunça doutrinária continua porque é mandamento já cessado.
☼ Is.58.13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras,
▬ Não desviar o pé do sábado, ou seja, seguir o rigor da Lei da Guarda de Sábado.
▬ Não fazer a própria vontade.
▬ Não se fazer cumpridor da Lei da Guarda de Sábado em deleite sem reconhecer o rigor dessa lei.
▬ Não falar as próprias palavras.
49. MUITOS ENSINADORES PROFANAM A LEI. EZEQUIEL 22:26
► Guardar sábado no velho concerto era agradável ao Senhor, desde que sem hipocrisia.
► Guardar sábado no Novo Concerto NÃO é agradável ao Senhor porque esse mandamento já foi cessado por causa do Ministério de Jesus.
► A Lei de Deus nos seus pontos ainda vigentes são para serem cumpridas.
► Quanto à Lei de Deus nos seus pontos já cessados porque foram ordenanças de periodicidade determinada até que Jesus viesse, essas já foram cessadas e, assim, guardar sábado em plena Nova Aliança é PROFANAR A LEI DE CRISTO, A NOVA ALIANÇA.
50. DEUS ESTÁ ENVIANDO UMA MENSAGEM AO MUNDO PARA DESVIAR O HOMEM DO CULTO FALSO PARA O CULTO VERDADEIRO. APOCALIPSE 14:7-10
► O texto acima apresentado pelo sabatista em suposta razão para guarda de sábado se refere ao Juízo de Deus sobre toda a Terra, conforme revelação por Jesus Cristo a João Evangelista na Ilha de Patmos.
► Se refere à visão do Cordeiro em Relação aos Sete Selos e as Sete Trombetas (6.1—11.19), em nada tendo referência ao mandamento de Guarda de Sábado, aliás, MANDAMENTO JÁ CESSADO, conforme esclarecimentos aqui mesmo nesta exposição.
► O culto falso se baseia em idolatria com as estátuas da Ellen, com seus ensinos em detrimento da Verdade Bíblica, da Sabolatria (em teimar guardar mandamento já cessado), da profanação da mensagem salvítica de Jesus, dividindo a eficácia da Graça de Jesus com suposto cumprimento da Lei de guarda de sábado. E por ai vai afundando no pântano das heresias.
51. DEUS APRESENTOU RAZÕES PARA QUE O POVO DE ISRAEL GUARDASSE O SÁBADO. DEUTERONÔMIO 5:15
► Muito bem colocado, razões para o POVO DE ISRAEL e o motivo principal foi para LEMBRAR que foi liberto pela Mão Forte de Deus da escravidão que sofria na Terra do Egito.
☼ Dt 5.15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado.
► Assim esclarecido conclui-se que o mandamento de Guarda de Sábado NÃO é para LEMBRAR do sétimo dia da Criação de Gênesis 2.3.
52. A NOSSA FÉ EM DEUS NÃO ANULA A LEI. ROMANOS 3:31
► Evidentemente que ninguém pode ser irresponsável de achar que porque tenha fé em Deus vá viver de forma irresponsável.
►O Não matar, Não roubar, Não adulterar, Não desejar mal ao próximo, Não xingar, Não julgar, Honrar os Pais, não perseguir, não explorar o próximo, não desejar mal ao próximo, ser honesto com o patrão, se honesto em geral, não ser soberbo, não ser orgulhoso e muitos outros mandamentos devem ser ausentes da vida do Cristãos e lutar contra esses erros pela Graça de Deus, porque a obediência a esses e outros requisitos semelhantes deve ser resultado de temor a Deus de dentro para fora.
► Não justifica fé em Deus e ficar teimando em cumprir mandamento cessado, mentindo que o mesmo ainda seja elencado na Lei de Deus na Nova Aliança, como o Guardar Sábado e nesse caso, ocorre o contrário, ou seja, a desobediência e desconsideração à obra Expiatória concluída por Jesus na Cruz.
53. OS QUE AMAM A LEI TERÃO PAZ. SALMOS 119:165
► Claro que os que AMAM a LEI DE DEUS tem prazer em a obedecer.
► Que fique a instrução de nem todos os MANDAMENTOS da Lei de Deus foram RATIFICADOS na Nova Aliança e dentre esses mandamentos da LEI DE DEUS que cessaram, por ter sido ordenados com exigências de solenidades, constam: Mandamento de Guarda de Sábado, Mandamento da Circuncisão, Mandamento da Expiação, Mandamento dos Holocaustos, Mandamento das Festas e semelhantes e, evidentemente as pessoas e dogmas que teimam em dar validade a mandamento cessado, NÃO AMAM os Mandamentos que Cristo nos deixou.
54. DEUS DÁ UMA GARANTIA AOS QUE OBSERVAM OS SEUS MANDAMENTOS. ISAÍAS 48:18
► A garantia de Deus são para os que observam os mandamentos de Deus em Cristo e não os mandamentos cessados por Cristo na consumação do Seu Ministério Messiânico porque a Lei nos seus mandamentos de cerimonialismos em solenidades já cessaram e os que teimam em guardar mandamentos cessados, claro que não observam os mandamentos de Deus em Cristo.
► O texto de Isaías 48 é dirigido ESPECIFICAMENTE ao povo de ISRAEL e assim mesmo enquanto estava em vigência o Velho Concerto Mosaico, só que hoje estamos no NOVO CONCERTO, o de Cristo, onde não consta a ordenança de Guarda de sábado.
55. QUEM OBEDECE AO SENHOR TEM BOM ENTENDIMENTO. SALMOS 111:10
►Claro que os que obedecem ao Senhor quanto aos mandamentos NÃO CESSADOS e como resultante de coração convertido em caráter Cristão, esses sim tem bom entendimento, porque os que obedecem pelo fato da lei exigir, apenas o fazem por lei e não por misericórdia e adoração ao Senhor.
► Quem tem BOM ENTENDIMENTO segue os ensinos de Paulo, que não ensinou Guardar Sábados, e sim orientou que havendo necessidade a aconselha as pessoas trabalharem DIA E NOITE para não ser pesado ao próximo e que esse mandamento de guarda de sábado, que do calendário das festas, que os de periodicidade semanal, por serem solenidades JÁ CESSOU, porque significou apenas SINAL, FIGURA, porque o CORPO é de CRISTO - Colossenses 2.16,17.
56. BEM AVENTURADO O HOMEM QUE TEM PRAZER NA LEI DO SENHOR. SALMO 1:1,2; ROMANOS 7:22
► Claro que, mesmo estando sob a Graça, as atitudes de obediência a Deus tem maior teor de responsabilidade pelo fato de que a obediência deve ser resultado de verdadeiro sentimento de gratidão e amor a Deu se ao próximo.
► Teimar em tentar cumprir mandamentos cessados como Guarda de sábado, na verdade está infringindo a Lei de Deus que estabeleceu esses mandamentos cessados com rigor de solenidade por tempo determinado até a realização da Obra de Jesus, e como o Ministério de Jesus já foi cumprido, então os supostos cumpridos de leis cessadas, embora se digam que o fazem com prazer, mesmo sabendo que não obedecem o rigor da lei do mandamento de guarda de sábado, essas pessoas causam DESPRAZER no próprio Deus.
☼ Salmo 1.1,2 - Davi, como tipo de Cristo, em contextualização dos seus salmos, nunca se preocupou com o Mandamento de Guarda de Sábados. ☼ Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi e de Belém, da aldeia de onde era Davi? João 7:42, ou seja, Jesus NÃO VEIO DA DESCENDÊNCIA LEVÍTICA.
☼ Mt.12.3 Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
► Jesus deixa claro que o Rei Davi NÃO ESTAVA SOB A LEI LEVÍTICA e muito menos ter que Guardar Sábados, justamente por ser TIPO DE CRISTO em genealogia, assim como nem seus súditos.
☼ Mt.12.4 Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
► Pela Lei ERA PROIBIDO que Davi comesse os pães de proposição, no entanto, Jesus aqui o JUSTIFICOU.
☼ Mt.12.5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa?
► Jesus aqui conforma que o Mandamento de guarda de sábado, o sábado semanal inclusive, foi ordenança com NORMAS e ESTATUTOS com exigências de CERIMONIALISMO por ser mandamento de ações de SOLENIDADES.
☼ Romanos 7.22 - Contextualizando os ensinos de Paulo, evidentemente ELE não está se referindo às LEIS da LEI DE DEUS com ritos cerimoniais como: Guardar Sábado, Circuncisão, Holocaustos, Expiação, Festas e semelhantes porque Paulo teve ENTENDIMENTO que essas LEIS já cessaram, e sim a LEI DE DEUS através de Cristo no Novo Concerto e não à Lei de Deus através do Velho Concerto.
57. OS MANDAMENTOS DE DEUS NÃO SÃO PESADOS. I JOÃO 5:3
► Nenhum dos mandamentos de Deus são pesados porque o próprio Jesus deixou claro isso quando disse; "Vinde a mim todos vós que ESTAIS CANSADOS (da alma), e OPRIMIDOS (prezo pelo pecado) eu vos ALIVIAREI (tirarei a carga do pecado de sua vida). Tomai (aceitai) sobre vós MEU JUGO (MANDAMENTOS QUE NÃO SÃO PESADOS), porque o MEU JUGO É SUAVE e o MEU FARDO É LEVE". Mateus 11.28 em diante.
► Jesus obedeceu os mandamentos do Pai que foi a realização do Seu Ministério Messiânico e deixou a responsabilidade para Seus seguidores OBEDECEREM SEUS MANDAMENTOS.
58. QUEM NÃO GUARDA OS MANDAMENTOS É MENTIROSO. I JOÃO 2:4
► Quem diz não matar e odeia seu próximo é mentiroso
► Lei de Cristo: Não odiar (não está no Decálogo).
► Quem diz que não adultera, mas deseja a mulher do seu próximo, adultera.
► Guardar os mandamentos de Deus em Cristo significa obedecer os mandamentos de Cristo com coração puro e verdadeiro diante do Senhor; onde NÃO CONSTA O MANDAMENTO CESSADO DE GUARDA DE SÁBADO.
► Dizer que guarda mandamentos cessados é MENTIROSO da mesma forma, PORQUE não agrada a Deus porque nega a essência da Graça de Deus que veio fazer cessar, por cumprimento em Cristo, de todos os mandamentos com exigências de cerimonialismo como o de Guarda de Sábado.
► Atentem em exposições anteriores e posteriores.
59. DEUS CONSIDERA BEM AVENTURADO O QUE ANDA NO CAMINHO DO SENHOR. SALMO 119:1
► Andar no caminho do Senhor significa seguir ao Senhor Jesus que deixou claro que ELE é: O Caminho, A Verdade e A Vida e ninguém vai ao Pai a não ser por Jesus - João 14.6.
60. PORQUE A LEI É IMUTÁVEL. JOÃO 3:16; I CORÍNTIOS 15:3; ECLESIASTES 12:13-14
► Claro que a Lei é imutável até seu cumprimento e, assim Jesus veio CUMPRIR todas as exigências da lei, que é a expressão do Amor de Deus, dando-se a si mesmo em MORTE VICÁRIA, cumprindo a Lei nos seus quesitos de exigências simbólicas que os judeus pecadores tinham que obedecer, oferecendo sacrifícios, mas Jesus SE FEZ SACRIFÍCIO POR TODOS, cumprindo a LEI e não a abolindo. Mateus 5.17.18 e por esses esses mandamentos com solenidades simbólicas como Guarda de sábado já cessou.
☼ João 3.16 - Jesus é a expressão do Amor de Deus cumprido para nos resgatar da maldição da Lei, que serviu de AIO até que Jesus realizar o Ministério da Justiça, nos trazendo o Reino dos céus.
☼ 1 Coríntios 15.3 - Aqui Paulo narra sobre a Ressurreição de Jesus aos seus irmãos, reunido no Primeiro dia da Semana, mostrando que Deus cumpre Sua Promessa, daí Jesus ter vindo e disse que veio cumprir a Lei do Pai, como Cordeiro de Deus Pascal, sendo Propiciação por causa dos nossos pecados e hoje estar POR SANTUÁRIO na sua Morada para onde foi em 30 aD, após ter CONCLUÍDO a OBRA DA EXPIAÇÃO e não em 22.10.1844 como mente a seita insinuando que Jesus NÃO TERIA ACABADO A OBRA DA EXPIAÇÃO..
☼ Eclesiastes 12.13,14 - . No versículo 13 fala que cumprir os mandamentos da Lei de Deus para TODOS OS HOMENS, não se refere aos termos do VELHO CONCERTO MOSAICO, o qual não foi para todo os homens ter que cumprir nos seus pontos da LEI COM EXIGÊNCIAS DE SOLENIDADES, como Guarda de sábado, porque foi ordenança EXCLUSIVAMENTE PARA O POVO DE ISRAEL - Êxodo 31.12-18. O Versículo 14 deixa claro que o que está ENCOBERTO aos homens, Deus trará a Juízo, porque para Deus NADA ESTÁ ENCOBERTO, daí Deus não precisar de investigar nada para fazer Justiça e Juízo.
61. PORQUE A LEI É SANTA, JUSTA E BOA. ROMANOS 7:12
► Toda a Lei de Deus é Santa, Justa e Boa e aqui Paulo não tira nenhuma, incluindo nessa afirmativa também todas os mandamentos de exigências de cerimonialismos como: Guarda de Sábado, Circuncisão, Expiação, Holocaustos e semelhantes, embora já tenham cessados.
► Mente a seita de que somente o Decálogo seria composição da Lei santa, justa e Boa, quando a bem da verdade, TODAS AS LEIS (sem exceção) não podem ser desconsideradas como Santa, Justa e Boa.
► Os mandamentos da LEI DE DEUS não cessados, evidentemente também são santos, justos e bons PORQUE foi da vontade de Deus que estabelece os mandamentos.
62. PORQUE A GUARDA DA LEI É UMA PROVA DE AMOR PARA COM JESUS. JOÃO 14:15; 15:10; I JOÃO 2:5, 5:2
►A obediência à Lei deixada por Jesus só é ato de amor a Deus em Jesus Cristo, se for obedecida de coração puro e inteira gratidão de fé.
► As leis de Deus ordenadas com exigências de solenidades cerimoniais como Guarda de Sábado, Circuncisão, Holocaustos, Expiação e semelhantes, em havendo teimosia em se dizer cumpridor da Lei de Deus desses mandamentos cessados significa falta de amor ao Senhor Jesus, não levando em conta a Obra por Ele executada em Seu Próprio e Corpo e Ministério para resgate da maldiação e do Aio da Lei.
☼ João 14.15 - Jesus aqui fala DOS SEUS MANDAMENTOS, que não consta Guarda de sábado e outros semelhantes com exigências de SOLENIDADES.
☼ João 15.10 - Jesus aqui deixa claro que Ele veio cumprir os mandamentos do PAI com referências à Lei nos seus aspectos proféticos de exigências de sacrifícios, daí Jesus falar sobre isso em Mateus 5.17-19, porque o mandamento de guarda de sábado tinhas as exigências de SOLENIDADES de CERIMONIALISMOS E RITUAIS, conforme exposto em minha exposição aqui. E Logo a seguir Jesus já fala dos SEUS MANDAMENTOS, que não consta o mandamento de Guarda de Sábado, daí o mandamento de Guarda de Sábado NÃO EXISTIR NO NOVO TESTAMENTO, embora interpretem asneiras se utilizando de Lucas 23 (quando o corpo de Jesus estava morto e não havia ressuscitado, mas omitem Lucas 24, onde Jesus, já ressuscitado lhes ABRE O ENTENDIMENTO. Citam também em DESONESTIDADE TEOLÓGICA usando do vocábulo COSTUME com referência a Jesus (Lucas 4.6) e Paulo (Atos 17.2) DESCONTEXTUALIZANDO do CONTEXTO, que deixa claro que nem Jesus e nem Paulo ia na SINAGOGA aos SÁBADOS para guardar sábado COISA NENHUMA, mas iam lá para apregoar as Boas Novas de Salvação do Reino dos Céus, por isso foram perseguidos pelos judeus, sabatistas fanáticos.
☼ 1 João 2.5 - O versículo 2 deixa claro que são os MANDAMENTOS DE JESUS, porque Ele é a propiciação pelos nossos pecados; PORTANTO o versículo 5 claramente se refere aos MANDAMENTOS DA NOVA ALIANÇA, onde NÃO EXISTE o mandamento de Guarda de Sábado.
☼ 1 João 5.2 - O versículo 1 aponta para Jesus Cristo e quem crer em Jesus é NASCIDO DE DEUS. O versículo 2 fala "seus mandamentos" em referência clara aos mandamentos de Jesus, no qual NÃO EXISTE A ORDENANÇA DE GUARDA DE SÁBADOS. Ou seja "quando amamos a Deus, E guardamos SEUS MANDAMENTOS.(de Jesus).
☼ Tg.2.1 Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
► Aqui fala da Fé integral em Jesus Cristo e não a dividindo com mandamento cessado de Guarda de Sábado.
☼ Tg.2.2 Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com vestes preciosas, e entrar também algum pobre com sórdida vestimenta,
► Lei de Jesus: NÃO fazer acepção de pessoas (não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.3 e atentardes para o que traz a veste preciosa e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui, num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé ou assenta-te abaixo do meu estrado,
► Lei de Jesus: NÃO se deixar levar pela aparência (não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.4 porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?
► Lei de Jesus: NÃO ser hipócrita (não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.5 Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?
► Lei de Jesus: NÃO agir segundo os preceitos humanos, e sim no Caráter de Cristo (Não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.6 Mas vós desonrastes o pobre. Porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais?
► Leis de Jesus: NÃO desonrar o pobre e NEM honrar o rico soberbo, opressor e corrupto. (Não constam no Decálogo).
☼ Tg.2.7 Porventura, não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
► Lei de Jesus: NÃO dá mau e nem mal testemunho, ou seja, não ser escândalo para os infiéis (não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.8 Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
► Lei de Jesus REAL: Amar o próximo como a ti mesmo (Não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.9 Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois redargüidos pela lei como transgressores.
► Ver versículo 2. NÃO fazer acepção de pessoas.
☼ Tg.2.10 Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.
► Não se refere aos mandamentos da LEI CESSADA, como Guarda de Sábado e semelhantes com exigências de cerimonialismos e rituais em suas solenidades.
☼ Tg.2.11 Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois, não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
► Não matar, Não adulterar, Não roubar, Não furtar - Essas leis EXISTIRAM antes do Decálogo, entraram no Decálogo e foram CONFIRMADA na Nova Aliança por Jesus.
☼ Tg.2.12 Assim falai e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
► Lei de Cristo: Sim, sim. Não, não. O que passa disso é de procedência maligna (não consta no Decálogo).
☼ Tg.2.13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo.
► Lei de Cristo: Lei da Misericórdia de dentro para fora. (Não consta no Decálogo).
63. PORQUE SE GUARDAMOS TODOS E TROPEÇAMOS EM UM SÓ NOS TORNAMOS CULPADO DE TODOS. TIAGO 2:10-12.
► Comentado acima no item 62.
► O não guardar sábado significa desobediência à Lei que Jesus deixou, visto que esse mandamento Ele nunca ensinou e nunca guardou, mesmo quando ia na sinagoga aos sábados para pregar aos judeus acerca do Seu Ministério Messiânico; descaracterizando, assim de que Ele estaria na Sinagoga aos Sábados para ler a Lei ou guardar sábado, quando na verdade Ele ia para pregar a todos acerca da Sua Obra Expiatória.
64. PORQUE O APÓSTOLO PAULO PREGAVA NA SINAGOGA NO SÁBADO. ATOS 18:4
► O adventismo interpreta mal a atitude de Paulo. Vejamos:
▬ Paulo, convertido a Cristo, mudou o motivo do seu costume de ir na Sinagoga aos Sábados, ou seja, passou a ir para pregar aos judeus o Evangelho de Jesus Cristo, Sua Ressurreição e seu próprio Testemunho de como teve o encontro com Jesus Cristo, a, por isso NÃO IA À SINAGOGA AOS SÁBADOS PARA GUARDAR SÁBADO COISA NENHUMA.
▬ Jesus também com seu costume de ir às sinagogas aos sábados não era para ler a Lei e nem para guardar sábados, e sim para pregar acerca do Seu Ministério Messiânico, anunciando o Reino dos Céus - Lucas 4.
☼ Atos 18.4 - E todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos.
► Interessante considerar que se Paulo fosse para pregar a Lei, NÃO PRECISARIA convencer os Judeus QUE JÁ VIVIAM E CONHECIAM A LEI. SÓ QUE alguns desses judeus naturais e gregos (os judaizantes) que se converteram a Judaísmo) foram CONVENCIDOS e creram na VERDADE que Paulo pregou e assim se converteram ao CRISTIANISMO, sendo agora, esses judeus de nascimento e os gregos(gentios) de naturalização (convencidos ao Judaísmo) AGORA, PROSÉLITOS, ou seja, CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO por causa da pregação de Paulo que não ia na sinagoga para guarda sábado coisa nenhuma.
65. PORQUE O SÁBADO HOJE É VÁLIDO. I JOÃO 2:7
► 1 João 2.7 - ver exposição no item 62.
► João Evangelista em seus ensinos NUNCA ensinou Guarda de Sábado e o fato de citar o vocábulo MANDAMENTO, não está inserindo Guarda de Sábados, mesmo porque esse mandamento foi ordenado com exigências de solenidades cerimoniais, tanto quanto os sábados das festas de Israel.
► Jesus deixou claro em respostas aos judeus sabatistas que o criticavam por realizar as obras nos dias de sábados, dizendo: "aos sábados os sacerdotes sacrificavam e um homem era circuncidado". Ler também Levíticos 23.1-3 e de 4 em diante, assim como Ezequiel 46.1 em diante.
66. PORQUE DEUS NÃO MUDA. MALAQUIAS 3:6
► Deus não muda, mas estabelece Leis de periodicidade definida, que são aquelas de exigências em solenidades de cerimonialismos e rituais como: Guarda de sábado Judaico (Levíticos 23, Ezequiel 46.1 em diante), Circuncisão, Holocaustos, Expiação e semelhantes que foram Leis da LEI DE DEUS passadas a Moisés por Deus para o mesmo as repassar para o povo Hebreu.
☼ Ezequiel 46.1 Assim diz o Senhor JEOVÁ: A porta do átrio interior, que olha para o oriente, estará fechada durante os seis dias, que são de trabalho; mas, no dia de sábado, ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá.
► A porta do átrio interior, que olha para o oriente ficava fechada por 6 dias, só ABRINDO aos sábados e dia de lua nova para cumprimento das SOLENIDADES nos seus cerimonialismos e rituais que o mandamento exigia.
► Veja contextualização do texto:
☼ Ez.46.2 E o príncipe entrará pelo caminho do vestíbulo da porta, por fora, e permanecerá junto da ombreira da porta; e os sacerdotes prepararão o seu holocausto e os seus sacrifícios pacíficos, e ele se prostrará no umbral da porta e sairá; mas a porta não se fechará até à tarde.
► Esse texto pode ser contextualizado com Daniel 8.14 em referência às 2300 tardes e manhãs.
► Nos sábados havia solenidades de holocaustos, mostrando a exigência de cerimonialismos nesse mandamento em estatuto exigido ainda quando Moisés estava no Monte Sinai. - Êxodo 20.
☼ Ez.46.3 E o povo da terra se prostrará à entrada da mesma porta, nos sábados e nas luas novas, diante do SENHOR.
► Assim sendo NOS SÁBADOS e nas luas novas haviam os CERIMONIALISMOS em SOLENIDADES, conformando o que consta em Levíticos 23 apontando para o sentido de SOLENIDADE do mandamento de guarda de sábado, das festas e das luas novas.
☼ Ez.46.4 E o holocausto, que o príncipe oferecer ao SENHOR, serão, no dia de sábado, seis cordeiros sem mancha e um carneiro sem mancha.
► No DIA DO SÁBADO os cordeiros eram sacrificados.
☼ Ez.46.5 E a oferta de manjares será um efa pelo carneiro; e, pelo cordeiro, a oferta de manjares será o que puder dar; e de azeite um him para cada efa.
► As solenidades do mandamento de guarda de sábado, que seja quanto ao semanal como os das festas de Israel e das Luas novas tinham suas peculiaridades de sacrifícios de animais.
67. PORQUE É O SINAL DE DEUS COM O SEU POVO (SINAL = SELO DE DEUS, VER ROMANOS 4:11). EZEQUIEL 20:12
► Sinal significa que aponta para o real, logo sinal ainda não é realidade mas aponta para a realidade e, assim sendo, o sábado (mandamento de Guarda) foi sinal do Velho Concerto como Dia do Senhor, apontando para a realidade do DIA DO SENHOR no Novo Concerto, o qual teve INÍCIO em cerca de 30 ad com a ressurreição do Senhor que se revelou a João Evangelista que reconheceu a realidade do DIA DO SENHOR na Nova Aliança, porque no SINAL da Velha Aliança, no Sétimo Dia o corpo de Jesus ainda estava morto no sepulcro.
► O vocábulo SÁBADO é o nome dado ao SÉTIMO dia da instituição da ordenança de Guarda de Sábado desde Êxodo 16, confirmado nas Pedras em Êxodo 20.8-11 em cerca de 1450 a.C..
68. PORQUE É O SINAL DOS QUE TERÃO A VIDA ETERNA. MATEUS 19:16-19
► O mandamento de Guarda de Sábado foi apenas sinal do Velho Concerto.
►A realidade do Novo Concerto é o Descanso em Cristo, Sábado para o Cristão por causa da ressurreição de Jesus, dando início ao Sábado que hoje vivemos em Cristo Mateus 11.28 em diante.
☼ Mateus 19.16-19 - O Jovem rico tinha convicção de que agradava a Deus cumprindo todos os mandamentos da Lei do Velho Concerto, que era de FORA para DENTRO e não de DENTRO para fora.
► Vejam que interessante que os adventistas não conseguem ou não querem entender:
▬ O jovem CUMPRIA todos os mandamentos.
▬ Quando Jesus, conhecendo seu coração, lhe propôs misericórdia para com os pobres o mesmo saiu da presença de Jesus.
▬ Os mandamentos que Jesus citara ele disse ou pensava que cumpria.
▬ Jesus não citou o mandamento de guarda de Sábado porque o moço estava diante de Jesus que veio trazer o Novo Concerto que não consta a Guarda de Sábado, MESMO PORQUE, Jesus veio para cumprir os CERIMONIALISMOS exigidos nas normas e estatutos desse mandamento, conforme já comprovo aqui nessa exposição e após cumprimento desses cerimonialismo em Seu próprio corpo, Jesus chama a todos para DESCANSO NELE.
► Aos sábados havia solenidades de holocaustos e circuncisão de pessoa.
▬ Jesus não citou o mandamento de não se encurvar a imagens, e nem ter outros deuses diante de si, porque, ALÉM do jovem rico ter dito que CUMPRIA todos os mandamentos, O MESMO estava diante do Senhor, Deus que se fez carne.
▬ Jesus também citou mandamento que não consta no Decálogo, como Amar o próximo como a si mesmo e não dar falso testemunho.
69. PORQUE O SÁBADO FOI FEITO POR DEUS. ÊXODO 31:18
► Os versículos de Êxodo 31-12.18 deixa claro que o mandamento de Guarda de Sábado, sinal no Velho Concerto, foi ordenança especificamente dirigida ao povo Hebreu.
► TODOS OS DIAS (sem sentido de mandamento mosaico) foram, claramente FEITOS por Deus, assim como toda a Criação nos respectivos dias relacionados em Gênesis 1 e em Gênesis 2.1-4 deixa claro que esses 7 dias foram considerados por Deus COMO O DIA E NÃO OS DIAS, confirmando assim que o sétimo dia significa TODOS OS DIAS CRIADOS E AS CRIAÇÕES NESSES DIAS para a HUMANIDADE DESFRUTAR e em nada tem a ver com Êxodo 20.11.
70. PORQUE JESUS SALVARÁ OS OBEDIENTES. HEBREUS 5:9
☼ Hebreus 5.9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,
► Jesus CONSUMOU CONCLUINDO A OBRA DA EXPIAÇÃO, que NÃO está inacabada.
► Mente a SEITA que Jesus não teria acabado a obra da expiação e que por isso, no fim das 2300 tardes e manhas de Daniel 14 (contagem MAL INTERPRETADA) de que Jesus voltaria em 22.10.1844. Jesus não veio conforme profetizara os líderes do adventismo ANTES, mas como foram desapontados em suas próprias falcatruas dogmáticas, inventarem para os insensatos acreditarem, que Jesus, em teria vindo, mas se dirigido ao Santuário que seria existente no céu para ACABAR a INACABADA obra da Expiação.
► A verdade bíblica mostra que Jesus CONSUMOU a obra a da Expiação como Ele mesmo BRADOU: "ESTÁ CONSUMADO."
► Em cerca de 30 aD Jesus foi assunto à Sua Morada Celestial, não tendo que entrar em SANTUÁRIO nenhum, PORQUE em Isaías 8.14 mostra que Jesus está POR SANTUÁRIO na Sua Glória desde cerca de 30 aD e não desde 20.10.1844, não havendo lógica alguma no bom senso de que Ele teria vindo e depois voltado para o Santuário, como se Jesus viesse dar uma passada aqui na Terra e isto para justificarem erros em suas contagens cheias de técnicas humanas em sofismas, mas que não alcança a realidade bíblica.
► Os desobedientes da Lei deixada por Cristo, que teimam em guardar mandamento cessado como Guarda de sábado, ainda estão perdidos, porque a Lei de Cristo, a Nova Aliança tem mandamentos susuficientes para viver em gratidão e temor ao Senhor Jesus.
Esclarecimentos por Jorge P . Chaves - Assembléia de Deus Tradicional da CGADB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário