quarta-feira, 5 de junho de 2013

▬▬> SABADOLATRIA NO ADVENTISMO E SABATISMO EM GERAL

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=32147971&tid=5842936388184020365&na=3&nst=51&nid=32147971-5842936388184020365-5853344416517297325


AFIRMAÇÕES DE UM ADVENTISTA QUE, EM SEU MEIO, É CHAMADO DE PROFESSOR, E PIOR, CITANDO A BÍBLIA PARA DEFENDER ESSE DISPARATE

▬▬ LINK DESTE BROGGER:

http://jpchaves.blogspot.com/2013/06/comprovando-sabolatria-pelos-adventistas.html?token=IBgpVj8BAAA.waFaxOAIps1Co9goZgIcsQ.EA1hFwtP-DZcoxLiPtQ75g&postId=694842115087321774&type=POST

☻, ▬, ► Estes sinais identificam minhas análises
:

10 RAZÕES POR QUE O SÁBADO (NÃO) É O MANDAMENTO 
MAIS IMPORTANTE DO DECÁLOGO 
(ASSIM COMO NÃO ESTÁ VIGENTE NA NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO)


.1o. - Por ser originário de antes do ingresso do pecado no mundo. 

Percebemos pelas Escrituras haver só duas instituições que antecedem o ingresso do pecado em nosso planeta: o sábado e o casamento. Não admira o empenho de Satanás em corromper ambas estas instituições que odeia particularmente: o sábado através de falsas teologias que o descartam ou alteram o seu significado, e o casamento, através de toda essa avalanche de separações, divórcios, referências negativas através da mídia (rádio, TV, músicas, filmes), e mais modernamente os casamentos de pessoas do mesmo sexo.

☻ Não somente o SÁBADO, identificado como DIA, assim como os demais DIAS, identificados como DOMINGO, SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA, SEXTA-FEIRA.


☻ O MANDAMENTO de guarda de um DIA em SETE, que NUNCA existiu na ocasião da Criação, assim como deixou de existir, oficialmente, esse mandamento, por ocasião da Ressurreição de Jesus, que nos trouxe o NOVO TEMPO, ou seja, A NOVA ALIANÇA.


☻ O casamento é Instituição fundada por Deus na Criação do casal, que tem que ser por duas pessoas, uma masculina e a outra feminina, e assim mesmo sob o Caráter de Deus.


☻ O Azenilto, seguindo o ensino SABOLÁTRICO do Sábado pelo Adventismo do Sétimo Dia, apela para comparações, que em nada atenua a Heresia defendida pelo Adventismo Elenista que ele segue.



☻ O Casamento e a INSTITUIÇÃO, independentemente, de VELHO ou NOVO CONSERTO, de VELHA ou NOVA ALIANÇA.




2o. - Por ter sido "santificado" por Deus e dever ser "santificado" pelo homem.

Deus mesmo deu o exemplo de descansar, abençoar e santificar o primeiro sábado (Gên. 2:2, 3). Sendo Ele inteiramente bendito e santo, não precisaria de abençoar e santificar nada para Si. Se o fez foi "por causa do homem" (Mar. 2:27). Ligado diretamente à Criação do mundo, o mandamento começa ordenando, "lembra-te do dia do sábado para o santificar". O descanso vem após a ordem de santificação. A razão de se dever santificar o 7o. dia, e não outro qualquer, segundo conveniências humanas, é clara: "Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou" (Êxo. 20:11).

☻ O Descansar, abençoar, santificar no Sétimo Dia da Criação, NÃO TEM NENHUMA CONOTAÇÃO com Mandamento de Guarda.


☻ Esse mandamento de guarda de um dia em 7, quando o SÉTIMO DIA FOI CHAMADO DE SÁBADO, começou em 1450 a.C (com a libertação do povo hebreu) - Ex 16.23; Dt 5.12-15; e terminou em cerca de 30 a.D com a Ressurreição de Jesus.


☻ Gn 2.2,3 não informa MANDAMENTO nenhum de guarda; enquanto Gn 2.4 mostra que ao SÉTIMO DIA, engloba TODA A CRIAÇÃO, quando informa que "NO DIA QUE O SENHOR DEUS CRIOU OS TERRA E OS CÉUS".


☻ Mc 2.27,28 mostra, justamente, que, não somente o sábado, os outros dias também, além de toda a criação, FORAM CRIADOS POR CAUSA DO HOMEM. 


☻ Assim como o MANDAMENTO DE GUARDA DE UM DIA EM 7, foi ordenança dada por causa da libertação do povo hebreu, ou seja, para LEMBRAR dessa libertação pela mão forte de Deus.


☻ Assim sendo, como Jesus é SUPERIOR à Criação, evidentemente também é superior  ao mandamento  de guarda de sábado; e ASSIM, declarou que o homem é superior  ao sábado e demais dias da criação, ASSIM COMO superior ao mandamento de guarda de sábado.


☻ Assim sendo, Jesus mostrou que o homem não estava, na SUA GESTÃO submisso à guarda de sábados.


☻ O interessante  do "LEMBRA DO DIA DE SÁBADO PARA SANTIFICAR" não se refere ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO, mas sim, que esse MANDAMENTO DE GUARDA, ERA, ESPECIALMENTE  para LEMBRAR de que foi, o povo  Hebreu, LIBERTO pela Mão Forte de Deus, da escravidão que estavam sofrendo  na terra do Egito e isso fica claro em Ex 16.23 e Dt 5.12-15, que o adventismo  DESCONTEXTUALIZA da narração da libertação do povo hebreu, não incluindo nenhum  outro povo, raça, língua ou nação.



☻ Ex 20.10 - Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

► Vejam que a ordenança de guarda dos sábado, veio  depois de um PONTO E VÍRGULA, ou seja, não demonstrando que esse mandamento viesse desde os dias da Criação.

► Mostra que o Sábado aqui, que foi dado por mandamento, em nada comprova que o Sétimo dia da Criação teria  sido por mandamento.

► O Sétimo dia da Criação não ocorreu por causa de alguma libertação de algum povo, mesmo porque Adão tinha apenas UM DIA de vida.

► O Sétimo dia, chamado de sábado ,a sequência de 7, foi MANDAMENTO por causa da LIBERTAÇÃO do povo hebreu da escravidão, e era para LEMBRAR, não dá Criação, mas da  libertação desse povo - Dt 5.12-15.

► A citação de Deus da Criação em nada valida a interpretação adventista de que esse  mandamento tenha sido  dado para lembrar da criação, mesmo porque a Criação não ocorreu com nenhum  mandamento.

► A ordem foi TRABALHAR 6 dias e não menos.

► Os filhos, servos, estrangeiros, também tinham que trabalhar os SEIS dias; e nem esses, e nem o´Próprio poderiam trabalhar no SÉTIMO e muito menos explorar alguns, impondo-lhes que tivessem que trabalhar  no sétimo dia, E NEM SE APROVEITAR DOS QUE ESTIVESSEM  TRABALHANDO NO SÉTIMO DIA, desfrutando e usufruindo  dos serviços desses nesse dia de sábado.


☻ Ex 20.11 - Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

► Aqui mostra que, ASSIM como Deus descansou(concluiu) e santificou  (separou/destinou) Sua obra da Criação para o homem desfrutar; DESTA mesma forma, Deus que que o POVO HEBREU, descanse (depois de concluir os 6 dias de trabalho) e santifique (separe/destine) para Deus um dia em 7.

☻ Portanto, o adventismo faz uma tremenda confusão com o texto, não respeitando nem a ordem gramatical,  da pontuação e nem o sentido da orientação de Deus ao povo Hebreu.


☻ Se negam, e fingem não entender o que consta em Ex 16.23; Dt 5.12.15.






3o. - Por estar no coração da lei e destacar o seu aspecto vertical e horizontal. 
O mandamento do sábado fica bem no coração da lei, solenemente proferida por Deus ao povo junto ao Sinai ("e nada acrescentou"--Deu. 5:22). Foi depois escrita pelo próprio Deus nas tábuas de pedra. E é praticamente o único que trata dos seus dois aspectos básicos: a perspectiva vertical e a horizontal.

☻ Nem numericamente fica no centro do Decálogo, pois é o 4º na sequência de 10.


☻ Dizer que o mandamento de guarda de sábado seja o coração da lei; é um absurdo teológico, querendo dizer o adventismo na pessoa do seu professor sabatino Azenilto, que esse mandamento seria mais importante do que não matar, não roubar, etc.


☻ No entendimento da inteligência espiritual, entendemos pela CONTEXTUALIZAÇÃO BÍBLICA, que o mandamento de guarda de sábado, como NÃO existia antes da edição do Decálogo, o mesmo FOI ACRESCENTADO e não RATIFICADO.


☻ Logo, também NÃO FOI CONFIRMADO NA NOVA ALIANÇA, A LEI DE CRISTO.


☻ Os demais mandamentos do DECÁLOGO, como EXISTIAM ANTES da Edição do Decálogo, FOI RATIFICADO nas 2 tábuas de pedra, e, CONFIRMADOS na NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO.


☻ Esclarecemos aos mal informados adventistas e sabatismo em geral, que os Cristãos, não estão apenas sob NOVE MANDAMENTOS, mas, com muito maio responsabilidade moral, também sob mandamentos, constantes no Torah, que não fizeram parte do Decálogo; assim como sob NOVOS MANDAMENTOS da NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO.

(Podemos citar exemplos em Mateus 5, capítulo esse ANALISADO NESTE BROGGER.

☻ Dt 5.12-15 mostrou o quando, o porque e o para quê foi instituído o Mandamento de guarda de um dia em 7, por volta de 1450 a.C - Veja também Ex 16.


► Dt 5.22, o nada acrescentou, se refere às 2ªs Tábuas de Pedra, porque as 1ªs foram quebradas por Moisés por causa da idolatria do povo de Israel quanto ao Bezerro de Ouro; LOGO, não está se referindo aos demais mandamentos no Torah, que valiam, tanto quanto os do decálogo, VISTO que foram dados por Deus pela Sua Vontade e Caráter por meio de Sua Própria Boca, diretamente à Moisés, para esse repassar para o Povo.


☻ Esse questão de horizontal e vertical se aplica a TODOS OS MANDAMENTOS dados por Deus ao Povo Hebreu, sendo o DECÁLOGO parte da LEI DE DEUS, que é MORAL EM SI MESMA.







Do ponto de vista da perspectiva vertical ("amar a Deus sobre todas as coisas"), se é para "santificar" o sétimo dia, isso significa dedicar a Deus tal dia para um relacionamento mais íntimo da alma com o Criador, sem os embaraços de preocupações seculares. Na perspectiva horizontal ("amar ao próximo como a si mesmo"), o 4o. mandamento concede repouso aos servidores de um crente--"nem o teu servo, nem a tua serva. . .", e até os animais são beneficiados, em benfazejo ato de misericórdia--"nem o teu boi, nem o teu jumento. . ."

☻ Quem ama a Deus não mata, não rouba, não adora outros deuses, não adultera, e semelhantes, que SÃO mandamentos CONFIRMADOS na Nova Aliança, a Lei de Cristo, enquanto que o mandamento de guarda de sábado, ficou para trás.


☻ Separar um SÓ DIA PARA Deus e negligenciar da vida de santidade nos demais, é profanar a Lei de Cristo, não reconhecendo a ABRANGÊNCIA DO MINISTÉRIO DE JESUS, pois, na Nova Aliança a ORDEM e ser santo em TODA MANEIRA DE VIVER.


☻ Esse mandamento de guarda de SÁBADO nunca existiu ANTES do DECÁLOGO, e deixou de ser ordenado desde o INÍCIO do Ministério de Jesus, e sendo TOTALMENTE banido no DIA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO, quando, ai, sim, começou o DIA DO SENHOR, o SÁBADO Cristão da Nova Aliança, que teve início em um PRIMEIRO DIA DA SEMANA, e já está para chegar, se Jesus não vier antes, a 2000 anos.


☻ Quando o Adventismo ensina que no sábado tem-se repouso, como acima explicado pelo adventista Azenilto Brito, abre mão do REPOUSO PLENO, que só em Jesus é possível - Mateus 11.28.ss.


☻ O Adventismo cita os 'NENS" como se respeitassem os rigores do mandamento de guarda de sábados, não se preocupando com os que trabalham em dias de sábados, inclusive os animais, conforme por ele exposto; ao mesmo tempo desfrutando, descaradamente, dos benefícios dos que tem que trabalhar no sétimo dia da semana.


☻ Os sofismas teóricos tão bem elaborados, até bloqueia os raciocínios das pessoas simplórias, quer sejam cultas ou não.





4o. - Por ter sido escolhido para ser sinal entre Deus e Seu povo.

☻ Não foi somente o sábado que foi dado como sinal, que era apenas uma figura, aguardando o cumprimento da realidade, para perder sentido.

☻ Vejam alguns outros exemplos que foram dados como SINAL:


► Lc 11.30 Pois, assim como Jonas foi um SINAL para os ninivitas, o Filho do homem também o será para esta geração.


→ Jonas foi UM SINAL.



► Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que creem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles; Romanos 4:11


→ A Circuncisão também foi dada como UM SINAL.


► Depois apanhe uma panela de ferro, coloque-a como muro de ferro entre você e a cidade e ponha-se de frente para ela. Ela estará cercada, e você a sitiará. Isto será um sinal para a nação de Israel. 

Ezequiel 4:3


→ Uma panela de ferro também foi dada como UM SINAL para a Nação de Israel.


☻ É impressionante como pessoas inteligentes se deixam levar por raciocínios tão PRIMÁRIOS, que são colocados nas explicações sofismáticas pelos iludidos ensinadores do Adventismo do Sétimo Dia.


☻ Cumpre-se a mensagem bíblica, ou seja, enganam e são enganados pela sutilidade malígna:


► Em seus lábios não há palavra confiável; a mente deles só trama destruição. A garganta é um túmulo aberto; com a língua enganam sutilmente. Salmos 5:9


► Meu povo é oprimido por uma criança; mulheres dominam sobre ele. Meu povo, os seus guias o enganam e o desviam do caminho. Isaías 3:12

► Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos. Romanos 16:18

 Contudo, os perversos e impostores irão de mal a pior, ENGANANDO E SENDO ENGANADOS. 2 Timóteo 3:13





Dentre todas as regras, o sábado serve de sinal entre Deus e Seus filhos desde o Êxodo, fato que o Senhor confirma milênios depois ao profeta Ezequiel (ver Êxo. 31:17; Eze. 20:12, 20). Não existe qualquer indicação de que tal sinal tenha sido deixado de lado ou substituído por outro na passagem do Velho para o Novo Concerto (ver Heb. 8:6-10, cf. Jer. 31:31-33). Os batistas confirmam esse aspecto na sua "Declaração Doutrinária", Tópico XV, "O Dia do Senhor", em documento da Convenção Batista Nacional, ao constar do rodapé o texto de Êxo. 31:14-17. Também a Bíblia de Estudo Pentecostal, da CPAD, faz o mesmo no seu comentário sobre Gên. 2:3, confirmando ser o dia de repouso cristão o “sinal” entre Deus e os Seus filhos.


☻ Certamente o sábado foi dado como sinal, assim como outros sinais foram dados, e, assim esses sinais tiveram seus significados para mostrar, profeticamente, os acontecimentos futuros, quando os mesmos PERDERIAM seus sentidos, LOGO, não há mais sentido na Nova Aliança, a Lei de Cristo, esses sinais, sombras, figuras, símbolos, tipos, pois os cumprimentos no Ministério da Justiça por Cristo, apontam que a REALIDADE, O ANTÍTIPO é Jesus Cristo pela realização do Sua Obra Expiatória, CONCLUÍDA NA CRUZ - ", ... mas o CORPO É DE CRISTO" Cl 2.16,17.



☻ Assim sendo, os cristãos não vivem dos SINAIS relacionados no VELHO CONSERTO, que era TRANSITÓRIO e IMPERFEITO.


► eX 31.14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.


→ Aqui mostra o rigor da Lei de guarda de sábado, a ponto de condenar à morte, os que não os cumprisse adequadamente.


→ Aqui proíbe, TERMINANTEMENTE, que no sábado NÃO PODE FAZER COISA ALGUMA, sob pena de punição severa.


→ Nem sair para colher alimento e nem cozinha no sábado podia - Ex 16.




► Ex 31.15 - Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.


→ A ORDEM foi de TER que trabalhar SEIS DIAS e não menos.


→ No SÉTIMO DIA, o rigor da Lei era NÃO FAZER NENHUM TRABALHO, sob pena de morte para quem descumpria ou não guardasse adequadamente.    ERA PAR ANÃO FAZER NADA MESMO, nem carregar carga.




► Ex 31.16 - Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua

→ Aqui fala CLARAMENTE que o mandamento de Guarda de Sábado, foi dado ESPECIFICAMENTE aos filhos de Israel, e não a nenhum outro povo, raça, tribo ou nação.


→ Assim mesmo, nem os judeus de hoje tem que guardar sábado nenhum, porque essa Aliança de Deus com os Hebreus já cessou, ESTABELECENDO Deus a Nova Aliança, extensiva a TODA A HUMANIDADE.


→ Agora observem, juntamente com a Lei da Circuncisão, que essa guarda de sábado RECEBEU o STATUS DE PERPÉTUA, só que esse PERPÉTUA, foi ATÉ o DIA QUE JESUS CONSUMOU A NOVA ALIANÇA, a qual que está VALENDO.



☻ Gn 17.7 E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

→ Assim sendo, tanto a Lei de Guarda de Sábados e a Lei da Circuncisão, embora dada como de STATUS DE PERPÉTUAS, já cessaram por força da Autoridade do Ministério de Jesus Cristo, que já concluiu a OBRA DA EXPIAÇÃO.


►  Ex 31.17. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.


→ Aqui mostra que, além de ser apenas SINAL no Velho Conserto, também era ENTRE Deu e os filhos de Israel; E NÃO entre Deus e todas as nações da terra.



☻ Ez 20.12 .E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.


→ Observem:  "E também lhes DEI os meus sábados"    Ora, como os DIAS já existiam desde os tempos da Criação, os quais JÁ TINHAM SIDO DADOS AOS HOMENS universalmente estendido)  desde Adão.   Então verifica-se que o texto NÃO está se referindo ao SÉTIMO DIA DA CRIAÇÃO; mas, SIM, confirmando o nome de Sábado, ao Sétimo dia no Deserto, da sequencia normal de 7 dias seguidos - Ex 16.23-26.


→ Aqui, lendo a contextualização do Capítulo 20 de Ezequiel, se reportando ao Pentateuco, conforma-se que esse mandamento de guarda do sétimo dia da série de 7 dias seguidos, chamado de sábado em Ex 16.23-26, esclarece o texto bíblico que foi dado, POR DEUS, especificamente ao Povo Hebreu, e não a outros povos, raças, tribos ou nações.


→ Não é o mandamento de guarda de sábados que santifica, mas o Senhor, pois vejam:  "; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.



☻Ex 20.20. E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.

→ Aqui o mandamento manda OS HEBREUS, separar o SÉTIMO DIA, da sequência de 7, ao Senhor.


→ Mostra que foi um SINAL entre Deus e o povo HEBREU.


→ Jesus é o MEDIADOR entre Deus e a HUMANIDADE.


→ Os objetivos de Deus do mandamento de guarda de sábado, entre ele e o povo HEBREU, eram:


→ a) Para que soubesse o Senhor é Senhor dos Hebreus naquele conserto.


→ b) Para que soubesse que o Senhor que os santifica.


→ c) Para LEMBRAREM que foram libertos da Escravidão que sofriam no Egito, pela MÃO FORTE DO SENHOR.


→ d) Para santificarem ao Senhor, O Adorando, e ao mesmo tempo, descansando de seus trabalhos.


→ etc. 




☻ Hb 8.6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.


→ Moisés foi MEDIADOR do Velho Conserto, no qual os seguidores do Adventismo ainda estão se submetendo.      

→ JESUS É O MEDIADOR do Novo Conserto, sob o qual estão os Cristãos, seguidores de Cristo.



☻ Hb 8.6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.


→ Moisés foi MEDIADOR do Velho Cons erto, no qual os seguidores do Adventismo ainda estão se submetendo.      

→ JESUS É O MEDIADOR do Novo Conserto, sob o qual estão os Cristãos, seguidores de Cristo.



☻ HB 8.7. Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.

→ Aqui mostra que o VELHO CONSERTO, entre Deus e o povo hebreu, por intermediação de Moisés, NÃO FOI IRREPREENSÍVEL. (Sob esse Velho Conserto, o adventismo coloca seus seguidores)

→ Aqui mostra a NECESSIDADE de ter havido o NOVO CONSERTO, entre Deus e a Humanidade, para Redenção, por intermediação do Senhor Jesus, portanto IRREPREENSÍVEL. (Sob esse Novo Conserto, Jesus coloca seus seguidores).


☻ Hb 8.8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
                       
 → O Escritor aos Hebreus, -  se reportando aos tempos do Velho Conserto  estabelecido por Deus, através de Moisés, com o povo Hebreu,  - já fala da Nova Aliança.

→ Aqui  já fala acerca do Novo Conserto, que já aconteceu, estabelecido por Deus, através de Jesus.                                                          


☻ Hb 8.9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

→ Aqui esclarece que a referência que o escritor aos hebreus faz, é exatamente do Conserto de Deus com o povo hebreu, através de Moisés, mostrando a SUPERIORIDADE da Nova Aliança, que Deus fez com a Humanidade, através de Jesus.


→ Aqui mostra que o povo HEBREU prevaricou com referência às responsabilidades do Velho Conserto, o qual foi constatado, pelo próprio Deus, como transitório, imperfeito e limitado.


→ Deus deixou de atentar para o Povo que estava sob a Lei do Velho Conserto, justamente por causa da imperfeição do Conserto com o povo hebreu, por meio de Moisés.


→ Como nos informa a contextualização do capítulo, Deus, em Cristo, veio estabelecer a NOVA ALIANÇA, eterna, perfeita, que significa revelações de Deus por meio da LEI DE CRISTO.



☻ hb 8.10. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

→ Mostra a CESSAÇÃO da Aliança feita com os Hebreus através de Moisés.


→ Mostra a profecia e o cumprimento da Nova Aliança feita com a Humanidade através de Jesus Cisto.


→ Mostra que a Lei do Velho Conserto, o máximo que podia fazer era ser percebida pelo entendimento de fora para Dentro.


→ Mostra a SUPERIORIDADE da Lei do Novo Conserto, que podia PURIFICAR o entendimento de dentro para Fora.


→ O Velho Conserto foi RESTRITO ao povo Hebreu.


→ O Novo Conserto é abrangente para toda a humanidade.



☻ Jeremias 31.31-33 em conotação com Hebreus 8.6-10.



► Jer 31.31..Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.


→ O escritor aos Hebreus se reporta a este texto, mostrando o fim do Velho Conserto com o povo Hebreu, com mediação de Moisés  e a Instituição do Novo Conserto através de Jesus Cristo.



► Jer 31.32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.


→ Mostra que a Velha Aliança feita com o povo Hebreu, através de Moisés, ERA REPREENSÍVEL, portanto, IMPERFEITA e TRANSITÓRIA.


→ Mostra que Deus, em Cristo, cumpriu a Profecia de enviar o Redentor, e assim, Jesus, por meio do Seu Próprio Corpo, sendo por Santuário no céu (Is 8.14); estabeleceu a NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO, cujo MEDIADOR é o próprio Jesus.



► Jer 31.33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.




→ Aqui mostra que a Velha Aliança com os Hebreus através da Mediação de Moisés, era LIMITADA ao povo Hebreu, assim como TRANSITÓRIA e IMPERFEITA.

→ Sob essa VELHA ALIANÇA se encontra os seguidores do Adventismo do Sétimo Dia e isto por que preferem vive sob a LEI, e pior, se agarrando ao Mandamento de Guarda de Sábado, que não consta na NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO.

→ A Nova Aliança, a Lei de Cristo é ABRANGENTE à toda humanidade cujas pessoas, se quiserem crer, podem receber o perdão de seus pecados, PORQUE a Aliança de Cristo, a Nova, é de cunho Misericordioso, que está pronto a perdoar e purificar as consciências pelo poder do Seu Sangue.

→ SOB a Nova Aliança, a Lei de Cristo, ESTÃO os Cristãos seguidores de Cristo; cujos mandamentos são mais profundos, nela RATIFICADOS NOVE MANDAMENTOS DO DECÁLOGO, e incluídos outros do Pentateuco, que não se encontravam nas Tábuas do Decálogo, além de outros, ordenados por Jesus, conforme podemos ver alguns exemplos em Mateus 5. (Análise neste BLOGGER).

► Hebreus 8 também está analisado neste BLOGGER. - http://jpchaves.blogspot.com.br/2013/06/hebreus-8-analise-por-jorge-p-chaves.html






5o. - Por Jesus tê-lo destacado como estabelecido "por causa do homem".

O sábado foi feito para servir ao melhor interesse de descanso físico, mental e refrigério espiritual de todos os homens (Mar. 2:27). Ademais, Cristo tanto Se preocupou em preservar o sábado como foi pretendido que teve vários atritos com a liderança judaica, não quanto a SE deviam guardá-lo, nem QUANDO fazê-lo, e sim COMO observar "o dia do Senhor" no seu devido espírito. Ele Se empenhou por corrigir as distorções daqueles líderes para com o mandamento porque era zeloso pelas coisas de Deus. Ele mesmo identificou-Se como "Senhor do sábado" (Mat. 12:8).



► Todos os dias foram feitos para servirmos ao Senhor.

► Não se serve ao Senhor somente em um dia de sábados.



☻ Atos 2.46. E, perseverando unânimes TODOS OS DIAS no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

► O Sábado, nome dado ao 7º dia da série de 7, por causa do mandamento de guarda - Ex 16.23-26, foi chamado de DIA DO SENHOR, somente no período do Velho Conserto feito ENTRE Deus e  o Povo Hebreu, através de Moisés.

► O DIA DO SENHOR do NOVO CONSERTO, a LEI DE CRISTO, começou em cerca de 30 a.D por ocasião da Ressurreição de Jesus Cristo no Primeiro dia; estando esse DIA DO SENHOR, que não é um dia de cerca de 24 horas, nem de 7 em 7 dias, e nem dependente dos movimentos solares e lunares; POIS BEM, esse DIA DO SENHOR, o SÁBADO CRISTÃO, se Jesus não vier antes, poderá fazer 2000 anos em cerca de 2030 do nosso calendário.
► Jesus NUNCA se preocupou com a Lei de Guarda de Sábado, pois ELe sabia muito bem os rigores da Lei desse mandamento de Guarda.

► Se Jesus estivesse preocupado em conservar esse mandamento de guarda de sábado, teria, naturalmente, ensinado, exigido e guardado.


► Tanto é que Jesus não se preocupava em manter o povo SUBMISSO à esse mandamento de Guarda de sábado, que, em Marcos 2.27, esclareceu que o sábado e demais dias da criação, foram feitos POR CAUSA do homem, pois, se não fosse para o homem habitar, Deus não teria feito, pois o homem é Glória da Sua Criação.


► Logo, Jesus esclareceu que Ele, como Senhor do Sábado (Mt 12.8),  e o autor do Mandamento de Guarda desse dia, informou que o homem É SUPERIOR ao Sábado, tanto como DIA, quanto como MANDAMENTO.






6o. - Por Jesus ter-Se declarado "Senhor do sábado", não para desqualificar o mandamento.

Em Mateus 12:8 Cristo declara-Se "Senhor do sábado" em debate com os líderes judaicos. Ele o faz, não para desqualificar o mandamento, apesar de alguns ensinarem a aberração teológica de que Jesus fazia uma "campanha" anti-sabática, quando Ele mesmo, como Criador (João 1:3; Heb. 1:2) estabeleceu o princípio. Não faria sentido algum Ele buscar diminuir a importância daquilo que Ele mesmo estabeleceu "por causa do homem", além do problema sério de que se estivesse estabelecendo "graus de violabilidade do mandamento", como certo "teólogo" dispensacionalista ensina, teria que ser considerado "o mínimo no reino dos céus", à luz de Suas próprias palavras em Mateus 5:19.

☻ Quanto a Mateus 12.8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor; Fica a clareza de que Jesus NÃO ESTAVA SOB o mandamento de Guarda de sábado, e nem sob o sábado enquanto Dia.


☻ Não NENHUMA LÓGICA a tese do Adventismo do Sétimo Dia em afirmar que Jesus guardava Sábado; sendo Ele o Senhor, tanto do sábado enquanto mandamento, como o sábado como dia em si.


☻ Quem estava sob mandamento de guarda de sábados e de demais leis da Lei de eus que é MORAL EM SI MESMA, como:  Lei da Expiação, Lei do Holocaustos, e semelhantes, porque eram sinais, sombras, figuras, símbolos tanto quanto a o mandamento de Guarda de Sabados (Ez 20.20.).


☻ O Sr. Azenilto MENTE quando diz que nós, não guardadores de sábado, teríamos dito que Jesus, segundo afirmação do desonesto Azenilto:  "fazia uma "campanha" anti-sabática".


☻ Afirmamos que Jesus quebrantou o sábado, inclusive quando mandou o coxo curado por Ele carregar a cama, assim como NÃO REPREENDEU seus discípulos quando colhiam expigas.


☻ Em Ex 16-23-29; Jer 17; etc. está a ORDENANÇA da Lei de colher alimentos em dias de sábado, assim como não carregar carga NENHUMA.



☻ Em Jo 1.3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.


→ Aqui NÃO está falando sobre LEI, mas de Jesus, o CRIADOR e que tudo É POR ELE, PARA ELE. porque ELE É DEUS, que não deixou de ser Deus, por se revelar, por Sua vontade em Carne, para ficar sujeito às nossas dores, e assumir nossas culpas para nos livrar da condenação eterna.



☻ HB 1.2 - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.


→ O Azenilto já iludido pelo dogma adventista, agora quer iludir outros, citando textos que, em nada tem a ver com a Lei.



☻ Hb 1.3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;


→ Ou seja, Jesus, Deus Todo Poderoso é quem sustenta toda a criação, mas mesmo assim, desceu da Sua Glória, se fez carne, para nos Remir de todos os Pecados.


→ Portanto, o texto apresentado pelo adventista, em nada ajuda para sua justificativa de guarda de sábados nos dias de Hoje, os Dias da Nova Aliança, a Lei de Cristo.



☻ Mateus 5.19, etc. já explicado aqui:  http://jpchaves.blogspot.com.br/2013/06/mateus-5-analises-por-jorge-p-chaves.html



☻ Jesus NÃO VEIO desqualificar nenhum item de SUA LEI, e nem de SUA CRIAÇÃO.


☻ Ele veio, sim, nos resgatar da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, assumindo um corpo em carne, para passar pelo processo da punição do pecado, porém sem pecado, em MORTE VICÁRIA.



☻ 2Co 5:21 - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.



☻ Heb 4:15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.


☻  Gal 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
☻  Gal 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.





Jamais iria Jesus diminuir o valor de qualquer mandamento da lei de Deus, "ainda que dos menores". O sábado, de fato, confirma-se como o mais importante da lei. Cristo declarou-Se "Senhor do sábado" porque tinha autoridade para definir o modo de observá-lo, diante das distorções dos líderes judaicos e sua constante pergunta a Ele, ". . .com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou, quem é o que te deu esta autoridade?" (Luc. 20:2). Eles não corrompiam só o sentido do 4o. mandamento, como também o 5o. e a prática do dizimar (ver Mar. 7:9ss e Mat. 23:23). 

☻ Jesus NÃO VEIO para diminuir mandamento algum, pelo contrário, REALÇOU, executando, com a Autoridade do Seu Ministério da Justiça, em Seu próprio corpo, fez cessar todos os requisitos da Lei de Deus que eram revelados como SINAL, SOMBRA, FIGURAS, SÍMBOLOS, que, assim, devido cumprimento, CESSARAM.


☻ Jesus veio mostrar que não era mais preciso guardar sábados e nenhum outro dia por lei, pois Ele veio para SUBSTITUIR o Velho Conserto, e ESTABELECER o NOVO CONSERTO, no qual esses sinais, como o de guarda de sábado, CESSARAM.


☻ Jesus o Senhor do Sábado, tanto como mandamento de guarda, como dia em si, além de por LÓGICA, não os ter guardado, porque tanto é SENHOR, como CRIADOR; também LIBEROU os judeus e, principalmente seus seguidores, de ter que guardar sábados.


☻ Lucas 20.2 - E falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou, quem é que te deu esta autoridade?


→ Aqui trata-se da pergunta dos judeus abusados, e Jesus não lhes respondeu, mesmo porque não souberam responder a Jesus, quanto à base dessa pergunta.


→ O adventismo do sétimo dia usa dessa mesma tese abusiva em querer nos condenar por não guardarmos sábados na VISÃO EQUIVOCADA DELES, tanto quanto era desses judeus na época de Jesus.



☻ Marcos 7. Mostra Jesus condenando as defesas de tradições dos judeus em continuarem no rigos da Lei, rejeitando a Graça que estava diante de seus olhos, e consequentemente se agarrando ao Velho Conserto da Letra e rejeitando o NOVO CONSERTO DA GRAÇA, que Jesus estava lhes propondo.


☻ Do vers. 9 em diante, vemos o diálogo em que Jesus cita alguns mandamentos da lei, os quais, não tem nenhuma conotação profética acerca do Ministério de Jesus, CONFIRMANDO, assim esses mandamentos na Nova Aliança a Lei de Cristo.


☻ Aliás, em nenhum dos DIÁLOGOS que Jesus teve com seus debatedores, em NENHUM DELES Jesus citou o mandamento de Guarda de Sábados.


☻ Isso mesmo, Jesus não citou porque o mandamento de guarda de sábado, foi DADO, como SINAL em cerca de 1450 a.C, especificamente aos Judeus, quando já estavam no Deserto -  Ez 20.20; Ex 16.23-29; Dt 5.12-15


☻ Quanto a Mateus 23.23, é mostrado que Jesus NÃO estabeleceu a Lei de dar Dízimo, como não invalidou esse ato de dar dízimo, DESDE que fosse cumprindo com sentimento de Misericórdia.


☻ Jesus estava afirmando que o mais importante da Lei, que inquiria as pessoas a dá dízimo é o Juízo, a Misericórdia e a Fé; NÃO CITANDO A GUARDA DE SÁBADO como alguma coisa importante no Seu Ministério.




Pode-se dizer que assim como Jesus expulsou os cambistas do Templo, Ele expulsou do sábado as falsas concepções a seu respeito e as regras humanas que lhe foram acrescentadas.


☻ Dizer que Jesus expulsou os cambista do Templo, que nem era na Sinagoga, onde os judeus se reuniam para guardar sábados; querendo afirmar, estupidamente, que "por assim dizer, Ele expulsou do sábado as falsas concepções"; se afigura uma cara de pau de um elemento que apenas quer inventar justificativas para defender uma mentira; tal qual Ellen e seus parceiros fizerem com a criação da doutrina do santuário celestial e juizo investigativo, quando não mais tinham o que falar das suas besterias proféticas; e enganaram a tantos pacóvios.


☻ Essa postagem acima do insensato Azenilto Brito, realmente só CONVENCE as pessoas com entendimento de crianças, as néscias.

☻ Lucas 24.25 - ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!

☻ Romanos 1.31 - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;


☻ Romanos 2.20 - Instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei;


☻ Efésios 5.15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

7o. - Por ter recebido tratamento especial em Hebreus e ser indicado como ainda necessário. 

Em Hebreus, enquanto as cerimônias e o seu sentido prefigurativo do sacrifício de Cristo são detalhadamente discutidos nos capítulos 7 a 10, o sábado recebe tratamento muito especial nos capítulos 3 e 4. Simboliza o descanso espiritual que se obtém em Cristo (e o da Nova Terra). Embora Israel haja falhado coletivamente em obter tal descanso, dentro de Israel os heróis, citados no cap. 11, encontraram esse descanso espiritual, e nem por isso deixaram o sábado de lado. 


☻ É necessário que se observe o quando e em que dias ocorreram, no Velho Concerto, essas execuções dessas cerimônias.


☻ O próprio Senhor Jesus Cristo nos forneceu informações inquestionáveis de que o Mandamento de Guarda de sábado foi dado com Cunho Cerimonial:


► Jo 7.22 - Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (não que fosse de Moisés, mas dos pais), no sábado circuncidais um homem.


► Mt 12.5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?


► 1 Crônicas 23.31 - E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor;


→ Não há como tentar separar os SÁBADOS da semana dos SÁBADOS das solenidades, que ocorriam, como exemplo em uma QUINTA FEIRA.


→ Como Paulo esclareceu em Cl 2.16,17, mostrando que tanto os sábados que ocorriam no calendário das festas, quanto aos sábados da semana; se reportando a 1 Crônicas 23.31; DA MESMA FORMA, Jesus mostra em suas citações, que o Mandamento de Sábados, SINAL, foi dado com responsabilidade de CUNHO CERIMONIAL, portanto, MANDAMENTO CESSADO; mais, foi mandamento ENTRE Deus e os filhos de Israel NATURAL..


► Hebreus 7. (64 d.C)  do versículo 1 ao 10, fala de Melquisedeque,  Sumo Sacerdote, figura ou tipo de Cristo, assim como sobre Dízimo.


► Hebreus 7.11-19, fala do Sacerdócio de Cristo, mostrando que a perfeição NÃO veio pelo Sacerdócio Levítico, que a Lei mostrada a Moisés (Lei de Moisés) COISA NENHUMA aperfeiçoou.  E que o Sacerdócio de Cristo, em Seu Próprio Ministério e Corpo, veio nos trazer a NOVA ALIANÇA, a LEI DE CRISTO, na qual NÃO CONSTA O MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADOS, DE FESTAS, DE LUA NOVA, etc.


► Hebreus 7.20-28, já informa sobre o FIM do Velho Conserto, que era CONSAGRADO por sangue de animais (Hb 9.18-20), mostrando a fragilidade do Velho Conserto (Mosaico), e o  INÍCIO do Novo, Perfeito e Eterno Conserto em Cristo que COMPLETOU; CONCLUIU, ACABOU a OBRA DA EXPIAÇÃO (Hb 7.27).


► Hebreus 8.1-5 mostra Cristo o Nosso SUMO SACERDOTE, (por SANTUÁRIO NO CÉU - Isaías 8.14), TABERNÁCULO NO MEIO DO SEU POVO (Ap 21.3); mostra que tudo do Velho Conserto Mosaico, consagrado por Sangue de Animais no Sacerdócio Levítico, mostrando que todo tipo de Sacrifícios oferecidos nesse Sacerdócio Levítico que servia de  SOMBRA, SINAL, FIGURA, TIPO; MAS Cristo é o ANTÍTIPO com Seu Sacerdócio Perfeito, e É assim que Jesus está na Morada, ou seja, POR SANTUÁRIO, porque pelo Seu Ministério da Expiação, fez CADUCAR todo tipo de SOMBRA do Sacerdócio Levítico, como Guarda de Sábado (SINAL) e semelhantes, por isso CADUCARAM.


► Hebreus 8.6-13 mostra Cristo o Mediador do Novo Conserto, entre nós e Deus; enquanto que no Velho Conserto, o Mediador entre Deus e o povo Hebreu, era Moisés.
► No Velho Conserto a orientação era se reunir aos sábados para lembrar da Pascoa(Livramento),  e Ler a Lei nos sábados para LEMBRAREM do Livramento da Escravidão que esse povo Hebreu sofria no Egito.


► ENQUANTO QUE o NOVO CONSERTO, a orientação É o que consta dos versículos 10-13 sobre a essência da Nova Aliança, da qual SEMPRE DEVEMOS LEMBRAR, que é o MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO.


→ OBSERVEM que no versículo 9, fala do que tinham que LEMBRAR no Velho Conserto no Mandamento de Guarda de Sábados.


▬► Mais reflexões sobre Hebreus 8.

http://jpchaves.blogspot.com.br/2013/06/hebreus-8-analise-por-jorge-p-chaves.html



► Hebreus 9.1-15, fala do CONTRASTE entre a LEI do Velho Conserto (por intermediação de Moisés), e a LEI DO NOVO CONSERTO por MEDIAÇÃO de Jesus Cristo, pois em JESUS CRISTO, não estamos sob as orientações do VELHO PACTO, NÓS CRISTÃOS estamos sob o NOVO PACTO, o NOVO, PERFEITO, PURO E ETERNO CONSERTO.


► Hebreus 9.16-28 mostra que estamos nos fatos do NOVO TESTAMENTO, NOVO CONSERTO, NOVO PACTO, NOVO CONVÊNIO, que É em Cristo Jesus; e somente os que estão no NOVO CONSERTO, sem o mandamento de Guarda de sábados, que receberão a HERANÇA ETERNA (verso 15).


▬► Veja mais reflexões sobre Hebreus 9





► Hebreus 10.1-18 mostra particularidades do VELHO CONSERTO, se tratando do Mosaico, informando sobre holocaustos, expiações, os quais não foram aceitos por Deus, mas vindo o NOVO CONSERTO, o Sacrifício de Cristo foi ACEITO por Deus para nossa, dos Cristãos, Salvação Eterna, mostrando aqui também que CRISTO de uma SÓ VEZ, realizou, completou, terminou, acabou a Obra da Expiação.


► Para crer fundamentalmente na Nova Aliança, somente pela fé e não pelos entendimentos naturais, como muitos tentam encontrar a verdade por meio de obras da Lei e seus ensinos, que fazem deturpando a Palavra de Deus, não agradando a Deus, pois não vivem por fé, conforme orientação em Hebreus 10.19-25.


► Hebreus 10.16-31 já mostra as consequências com referência a:


→ 1. Fala das pessoas que, depois de ter conhecimento da verdade, endurece o coração e volta para o jugo da Lei, e pior, sem  capacidade de obedecer à Lei para a qual volta ou escolhe para justificação pelas obras da Lei.


→ 2. Por rejeitarem a plena obra da Verdade em Cristo, e caírem de baseando em seus próprios entendimentos naturais.


→ 3. Ao rejeitarem o Sacrifício de Cristo, se fiando na Lei, se colocam sob as punições da Lei.


→ 4. Mesmo se baseando na Lei, ficam sem o consolo do Espírito Santo, e, assim, não conseguem preencher o vazio de seus corações, antes ficam sob a ira de Deus.


→ 5. Ao se basearem na Lei como justificativas de OBRAS DA LEI, pela LEI são punidos, pois se baseiam no IMPOSSÍVEL de justificação, e, fora da Graça, não a recebendo com EXCLUSIVIDADE, ficam sem a Misericórdia de Deus, não pela vontade de Deus, mas pela escolha de fé na suposição religiosa do dogma que defendem.


→ 6. Ignoram e rejeitam a Graça, embora se digam nela no campo filosófico/religioso, mas sem a Fé Real, e assim, infelizmente, pisam no Filho de Deus, não crendo no Milagre da Graça que Ele veio nos outorgar pelo Seu próprio Sangue em CONCLUSÃO do Ministério da Expiação.


→ 7. Deus PROMETE VINGANÇA para os que rejeitam SUA MISERICÓRDIA, e, deturpando a Verdade de Cristo, ensinam caminhos de Heresias, e que o fim é o TORMENTO ETERNO PARA TODO O SEMPRE - Ap 20.20.


→ 8. HORRENDA coisa é CAIR NAS MÃOS DO DEUS VIVO em referência às consequências quanto aos versículos 26-31.


☻ Hebreus 10.32-39, já mostra as RECOMPENSAS dos que recebem em seus corações e não se afastam da fé em Cristo; mas vivendo-a em seu dia-a-dia:


► Os que suportas as afrontas por aceitarem a mensagem da Cruz.


► Foram vituperados, humilhados por amor de Cristo.


► Os que tiveram compaixão.


► Os que não perderam a alegria em seus corações em Cristo, mesmo quando roubados.

► Os que não recuaram da confiança em Cristo, mas perseveraram firmes no Senhor.


▬► Vivendo pela fé, já em Cristo, recebemos hoje e na eternidade receberemos a PLENITUDE do Grande e avultado Galardão em Cristo.




☻ Esclarecemos Hebreus 3 e 4  Mostram a MAIOR glória de Cristo, do que de Moisés


☻ Relatam nestes capítulos as peculiaridades da Lei de Moisés (de Deus revelada a Moisés e as Peculiaridades da Lei de Cristo, a Nova Aliança.


☻ Mostra a INCREDULIDADE do povo Hebreu, mostrando, também a TOLERÂNCIA DE DEUS, até que viesse Jesus, o SUMO SACERDOTE, para, antes, ser o MESSIAS, em SUBSTITUIÇÃO AO SACERDÓCIO LEVÍTICO.


► Hebreus 3.11, NÃO se refere ao REPOUSO do Mandamento de Guarda de Sábado, mas o REPOUSO em CRISTO.


→ O repouso, ou mandamento de guarda de sábado foi especificamente dado como SINAL (Ez 20.20), não procedendo a informação no cabeçalho deste item, em suposição do Adventista Azenilto Brito.


► Fica claro que o Mandamento de Guarda de Sábado foi dado para Lembrar do LIVRAMENTO que o povo Hebreu sofria no Egito, inclusive, nesses dias de sábados do Mandamento de guarda, a ordem era comemorar também a Páscoa, que significava o Livramento desse Povo.   LOGO, foi mandamento dado ESPECIFICAMENTE par ao Povo Hebreu.


► Esse mandamento de Guarda de Sábado, SIM, SIMBOLIZAVA o Descanso Espiritual, como também animais SIMBOLIZAVAM o Cordeiro de Deus, assim como vários outros mandamentos FORAM dados como REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS.


► Não significa, PORTANTO, que o mandamento de guarda de sábado, fosse de características de DESCANSO ESPIRITUAL, assim como os Cordeiros, dados como SINAL, não significou o PRÓPRIO JESUS.


► Assim sendo, esses mandamentos, inclusive de Guarda de Sábados, CADUCARAM, pois o sentido de Descanso ESPIRITUAL só em Jesus, o Cordeiro (não um animal) de Deus, que veio para nos conceder o real descanso - Mt 28.11.ss.



► Hebreus 11, citado de forma inadequada pelo Adventista Azenilto Brito, também nada tem a ver com mandamento de guarda de sábados, pois os heróis da fé mostraram sua esperança fundamentada no Ministério de Jesus Cristo prometido.


► Não consta que todos os personagens mencionados em Hebreus 11, como Abraão e outros, estivessem vivendo a guarda de sábados.


►Evidentemente, que, os que vivenciaram os dias da vigência do Mandamento de Guarda de sábados, os guardaram, mas isto ANTES DO INÍCIO DO MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO, tanto é que morreram na Esperança.


► Assim sendo, quando Jesus prometeu ao ladrão convertido, que naquele dia estariam com Jesus no PARAÍSO, essa promessa foi crida por Abraão e os demais de hebreus 11, os quais foram levados para o PARAÍSO, justamente com o último que morreu nessa esperança, antes da morte de Cristo.


☻Hb 11.1 -  ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.


☻ Hb 11.2 - Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.


☻ Interessante observar que em nenhum lugar em Hebreus orienta guarda de sábados, e nem em Hebreus 11, mostra alguém guardando sábados pela fé.






O salmista disse que se deleitava em cumprir a lei divina que conservava no coração (Sal. 40:8), o que certamente incluía o mandamento do sábado. E vale notar que em todos os dois capítulos 3 e 4 de Hebreus, enquanto a palavra grega para descanso é katapausin, no vs. 4:9 o autor emprega um termo especial, usado só esta vez em toda a Bíblia, sabbatismos, ao lembrar, como indica nota de rodapé em muitas versões bíblicas: "Resta um descanso sabático para o povo de Deus". Ou, como traduziu o erudito G. Lamsa, de fontes originais aramaicas, "resta uma guarda do sábado para o povo de Deus". 


☻ A afirmativa de que "certamente" a conservação da guarda de sábado estaria na afirmação de Davi quando falava em cumprir a LEI DIVINA, o Adventista se precipitou, visto que, a LEI DIVINA foi revelada em várias ocasiões e em vários aspectos dessa revelação, como:  Lei da Expiação, Lei da Circuncisão, Lei dos Holocaustos, Lei do Guarda de Sábado e outros semelhantes.


☻ Assim sendo, sabemos que Davi NÃO estava confirmando esses itens da LEI DIVINA, que eram de CUNHO CERIMONIAL.

☻ Quando Jesus falou quem em dia de Sábado, conforme contextualização de Lucas 6.1-6, mostra que Davi não estava sob ordenança de guarda de sábados, mesmo porque Jesus veio da Linhagem de Davi e não da Linhagem Levítica e no versículo 5 acrescentou que É SENHOR DO SÁBADO.



☻ Esclarecemos Hebreus 3 e 4  Mostram a MAIOR glória de Cristo, do que de Moisés


☻ Relatam nestes capítulos as peculiaridades da Lei de Moisés (de Deus revelada a Moisés e as Peculiaridades da Lei de Cristo, a Nova Aliança.


☻ Mostra a INCREDULIDADE do povo Hebreu, mostrando, também a TOLERÂNCIA DE DEUS, até que viesse Jesus, o SUMO SACERDOTE, para, antes, ser o MESSIAS, em SUBSTITUIÇÃO AO SACERDÓCIO LEVÍTICO.


► Hebreus 3.11, NÃO se refere ao REPOUSO do Mandamento de Guarda de Sábado, mas o REPOUSO em CRISTO.


→ O repouso, ou mandamento de guarda de sábado foi especificamente dado como SINAL (Ez 20.20), não procedendo a informação no cabeçalho deste item, em suposição do Adventista Azenilto Brito.


► Fica claro que o Mandamento de Guarda de Sábado foi dado para Lembrar do LIVRAMENTO que o povo Hebreu sofria no Egito, inclusive, nesses dias de sábados do Mandamento de guarda, a ordem era comemorar também a Páscoa, que significava o Livramento desse Povo.   LOGO, foi mandamento dado ESPECIFICAMENTE par ao Povo Hebreu.


► Esse mandamento de Guarda de Sábado, SIM, SIMBOLIZAVA o Descanso Espiritual, como também animais SIMBOLIZAVAM o Cordeiro de Deus, assim como vários outros mandamentos FORAM dados como REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS.


► Não significa, PORTANTO, que o mandamento de guarda de sábado, fosse de características de DESCANSO ESPIRITUAL, assim como os Cordeiros, dados como SINAL, não significou o PRÓPRIO JESUS.


► Assim sendo, esses mandamentos, inclusive de Guarda de Sábados, CADUCARAM, pois o sentido de Descanso ESPIRITUAL só em Jesus, o Cordeiro (não um animal) de Deus, que veio para nos conceder o real descanso - Mt 28.11.ss.


► Quanto a Hebreus 4.9,10, mostra nos versículos anteriores que Josué NÃO pode dar o Descanso, que só em Jesus PODE SER ALCANÇADO.

►  katapausin, KATAPAUSIS, no grego clássico denota "que faz cessar" ou "que põe para descansar;  no NT, "descanso, repouso"; é usado acerca de:

→ a) O descanso de Deus (At 7.49; Hb 3.11.18; 4.1,3,5,11)

→ b) Uma declaração geral, aplicável a Deus e aos homens (Hb 4.10)


► ANESIS, que se enquadra no Sentido da NOVA ALIANÇA de maneira mas clara, DEIXANDO para trás o sentido do mandamento na Velha Aliança.

→ O significado é ALÍVIO de cargas, o que era próprio do sentido da Guarda de sábado no Velho Conserto, que ordenava que essa guarda tinha que ser COM AFLIÇÃO.

→ Tem sentido de "descanso, repouso", sendo encontrado em 2 Co 2.13,14; 7.5,6; 2 Ts 1.7.

→ Esse alívio já começou com a obra e o convite de Jesus em Mateus 11.28-30, o qual alcançaremos na PLENITUDE quando estivermos com o Senhor na Nova Terra e Novos Céus - Ap 21.




► sabbatismos, "guarda de sábado" é usado em Hebreus 4.9, "repouso" (cognato de SABBATIZÕ, "guardar sábado" usado em Ex 16.30; SENDO que esse verbo NÃO É ENCONTRADO no NT.


→ Aqui a "guarda de sábado" é o perpétuo "descanso" do sábado A SER DESFRUTADO ININTERRUPTAMENTE pelos CRISTÃOS na sua COMUNHÃO com PAI e o FILHO, em CONTRASTE, ao CONTRÁRIO do Mandamento do Velho Conserto semanal sob a LEI.


→ Pelo fato de esse "descanso" sabático ser o "DESCANSO" do próprio Deus (Hb 4.10), SEU PLENO GOZO AINDA É FUTURO, embora os Cristãos já estejam nele agora ainda nesta terra e no atual corpo humano, mas em Cristo é garantia de DESCANSO em REPOUSO ininterruptamente.


▬► Assm, estamos observando o DESPREPARO no uso do grego, por parte dos que se intitulam teólogos da RELIGIÃO ADVENTISTA e SABATISMO em Geral.


▬► Isso se deve ao fato de não alcançarem o entendimento com discernimento do PLANO DA REDENÇÃO, cuja OBRA DA EXPIAÇÃO já foi CONCLUÍDA POR JESUS CRISTO.







O autor de Hebreus quis demonstrar que embora utilizasse a metáfora do sábado para ilustrar o descanso espiritual, ele quis evitar qualquer ambiguidade deixando claro que o sábado semanal não cessou, com a falha sistemática do povo de Israel em alcançar o descanso espiritual que Deus lhe propunha. Prosseguia o povo de Deus tendo o descanso do sábado como um pequeno modelo desse descanso em Cristo.

☻ Se o mandamento da Lei de guarda de sábado PUDESSE proporcionar DESCANSO ESPIRITUAL, JESUS não teria vindo para nos dar o REAL DESCANSO ESPIRITUAL, conforme Mateus 11.28-30.

☻ Se guarda de sábado fosse capaz de dar Descanso Espiritual, os guardadores da lei estariam descansando em Cristo, mas confundem descanso físico/natural com o espiritual. - Lucas 18.18-24.

☻ O mandamento de guarda de sábados no Velho conserto foi dado ao povo de Israel especificamente - Dt 5.12-15, 31.13.

☻ Ex 20.8 manda LEMBRAR do SÁBADO e NÃO da CRIAÇÃO.

→ O mandamento de guarda de sábado, esse MANDA o povo Hebreu para LEMBRAR de que foi liberto da escravidão que sofriam no Egito, mandamento esse dado em cerca de 1450 a.C, quando esse povo já estava no Deserto, após travessia do Mar Vermelho.

☻ ORA o adventismo reconhece que o mandamento de guarda de sábado do VELHO CONSERTO, era apenas MODELO, SINAL e, portanto, o DESCANSO em Cristo É A REALIDADE que nos concede o SÁBADO constante, o qual começou em cerca de 30 a.D e perdura até os dias de hoje, Sábado, Dia do Senhor esse, que COMEÇOU no primeiro dia da Semana, que aqui, fará 2000 anos em 2030, se Jesus não voltar antes.




8o. - Por ser indicado como memorial também da redenção.

Ao repetir os termos da lei divina ao povo, Moisés ressaltou que o sábado, indicado no original da lei dada no Sinai, tendo o caráter de memorial da Criação, era também memorial da Redenção. Lembrava ao povo o livramento da escravidão do Egito, onde não tinham o privilégio de dedicar tal dia ao Senhor (Deu. 5:15). Assim, o sábado é tanto memorial da Criação quanto da Redenção. Simboliza perfeitamente que aqueles que foram livrados do Egito do pecado agora têm também o privilégio de observar o sábado para dedicá-lo ao Senhor e obter descanso físico, mental e refigério espiritual, algo que não praticavam quando prisioneiros do pecado, definido nas Escrituras como "transgressão da lei" (1 João 3:4)

► O Adventismo se apega pelo termo MEMORIAL dado ao mandamento de guarda de sábado para o considerar permanente, mas essa afirmação é relaativa, visto que encontramos outros memoriais, que também já cessaram:

☻ Ex 12.14 mostra que o mandamento de guarda de sábado era solenidade, como fica claro em Levíticos 23, de cunho cerimonial como as demais solenidades.

☻ Ex 13 mostra que a PÁSCOA foi dada  POR MEMORIAL.

☻ Nm 16.39,40 mostra que a cerimônia nos incensários de metal foram POR MEMORIAL.

☻ É errado afirmar que os hebreus não teriam guardado sábados por estarem em escravidão no EGITO, visto que o MANDAMENTO de guarda FOI ORDENADO em Ex 16-23-29, quando nessa data, cerca de 1450 a.C, o SÉTIMO DIA na sequência de 7 dias, recebeu o nome de Sábado.

► A citação de 1 Jo 3.4, se apegando ao vocábulo LEI no versículo, demonstra ignorância espiritual, visto que a LEI DE DEUS foi revelada, em tempos e peculiaridades diferentes, como as leis:  Lei do Holocausto, Lei da Expiação, Lei das Festas, da Guarda de Sábados e semelhantes, pois essas Leis não podem ser transgredidas, JUSTAMENTE por NÃO CONSTAREM EM VALIDADE NA NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO.

► OS PONTOS da LEI DE DEUS, MORAL EM SI MESMA, que NÃO TINHA cunho simbólico, como sombra, figura, tipo, símbolo, sinal, como não matar, não roubar, não adulterar, não ter outro deus diante de si e semelhantes, esses pontos PERMANECEM na NOVA ALIANÇA, LEI DE CRISTO.

► OS PONTOS da LEI DE DEUS, MORAL EM SI MESMA, que TINHAM CUNHO SIMBÓLICO, como SOMBRA, TIPO, FIGURA, SÍMBOLO, SINAL QUE O CASO DE GUARDA DE SÁBADO, e outras como Circuncisão, Holocaustos, que embora fosse da LEI DE DEUS, eram transitórias e, por isso CESSARAM, por isso não constam na Lei de Cristo, a Nova Aliança.








9o. - Por ser indicativo de disposição em servir fielmente ao "Senhor do sábado".

É fato que quem se dispõe a observar fielmente o sábado denota um espírito de submissão a tudo que o Senhor determina em Sua lei. Dificilmente um assassino, ladrão, adúltero contumaz iria dispor-se a seguir tal princípio. Tais indivíduos não revelam consideração para com outras regras bíblicas até mais fáceis de acatar, muito menos se sujeitariam a algo que se constitui numa restrição tida por inconveniente e penosa--reservar tempo para Deus regularmente, num dia contrário ao costume social, buscando respeitar Sua lei integralmente para associar-se semanalmente na igreja a outros adoradores de mesma visão.

☻ Quando se fala em LEI, MANDAMENTOS, PRECEITOS, ORDENANÇAS, tem-se que ter o cuidado a que pontos da LEI DE DEUS esteja se referindo, para não cometer heresias contra a verdade.

☻ Não há como considerar que os pontos revelados da Lei de Deus em suas várias peculiaridades, não fosse SANTA, PURA e BOA, pois foram dadas por Deus em conformidade com a necessidades da humanidade, e muitos pontos da Lei revelada por Deus eram transitórios, como Guarda de Sábados, Fazer Festas, Comemorar Lua Nova, Circuncisão, Holocaustos e semelhantes, pois esses aspectos revelados da LEI DE DEUS, já CESSARAM por causa da REALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DE JESUS CRISTO.

☻ Não Matar,  não mentir, não levantar falso contra o próximo, não caluniar, não ter outro deus diante de si, não adulterar, não confeccionar estátuas para reverenciar, etc. esses pontos da LEI DE DEUS permanecem e estão na LEI DE CRISTO, A NOVA ALIANÇA.





10o. - Por prosseguir na Nova Terra como princípio perpétuo.

Por fim, dentre todos os mandamentos, o do sábado é o único mencionado como sendo respeitado plenamente pelos salvos na Nova Terra "em que habita a justiça" (2 Ped. 3:13). Ali os remidos terão regularmente duas reuniões--uma mensal, quando da lua nova (possivelmente de caráter social), e uma semanal, aos sábados, para adorarem ao Senhor (Isa. 66:22, 23). 

☻ 2 Pe 3.13 - Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

→ Na contextualização do capítulo, em nenhum momento fala de Lei e nem de sábado.

► Sabemos que o mandamento de guarda de sábado, NÃO mostra JUSTIÇA nenhuma da parte do homem, mas ao entrarmos na JUSTIÇA DE DEUS EM CRISTO, podemos entender que nosso DESCANSO é ETERNO NO SENHOR, pois Ele tem nos prometido habitar com Ele nos NOVOS CEUS e NOVA TERRA, onde habita a Justiça.

► Jesus é a nossa Justiça, que veio cumprir o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA para nossa REDENÇÃO.


☻ Isaias 66.22 - Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.

→ Se já existem Céus e Terra atualmente, deixa claro o texto que será destruída - 2 Pe 3.7

→ Evidentemente que Deus FARÁ Novos Céus e Nova Terra, onde habita a Justiça Divina.



☻ Isaias 66.23 - E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

→ Aqui mostra que os sentidos simbólicos na Lei revelada Moisés, QUE SOFRIA INTERRUPÇÕES entre as Luas, pois era somente Festa na Lua Nova; ASSIM como havia INTERRUPÇÕES entre os sábados, pois era somente em um DIA o descanso físico, e, sendo assim:

→ Não haverá na NOVA TERRA e NOVOS CÉUS, festas de Luas Novas e nem Descansos desses sábados, pois LÁ a Festa é PERMANENTE, independentemente de LUAS e o DESCANSO será PERMANENTE, independentemente de DIAS.

► Isaias 66.23 mostra a SUPERAÇÃO aos aspectos simbólicos da Festa da Lua Nova e do Mandamento de guarda de sábados:

→ 1. De uma Lua Nova até a outra Lua Nova, mostra INTERRUPÇÃO, abrangendo todas as demais LUAS, mostrando, ainda,  a CESSAÇÃO dessa LEI DA LUA NOVA.

→ 2. De um SÁBADO até o outro SÁBADO, mostra INTERRUPÇÃO, abrangendo todos os demais DIAS, mostrando, ainda, a CESSAÇÃO desse Mandamento de Guarda de sábados.



☻ Isaias 66.24 - Eles sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e eles serão um horror para toda a carne.

→ Aqui mostra a manifestação da JUSTIÇA DE DEUS EM JUÍZO contra os impios, em favor dos salvos, que com Cristo estarão nesse momento JULGANDO O MUNDO ÍMPIO, não por JUSTIÇA DOS SALVOS, mas por estarem SOB A JUSTIÇA DE JESUS CRISTO.

→ Mostra também, ao mesmo tempo, a manifestação de JUSTIÇA DE DEUS, em Misericórdia para os que o aceitaram como Senhor e Salvador Eterno, não trocando a Sua GRAÇA pelas OBRAS DA LEI.

▬► Portanto, na NOVA TERRA não haverá o mandamento de guarda de sábados, pois TODOS estarão sob o GOVERNO DE CRISTO, e nesse PERÍODO não haverá sentido nenhum para a existência do mandamento de guarda de sábado, mesmo porque na NOVA TERRA e NOVOS CÉUS, não haverá NOITE, nem SOL

→ Ap 21.1 - Não haverá mar, pois tudo sera NOVO.

→ Ap 21.3 - Mostra o Tabernáculo de Deus, Cristo, no meio do seu povo.

→ Ap 21.4 - Não haverá choro, nem planto e nem dor.

→ Ap 21.23 - Não precisará de sol, nem de Lua, pois o Cordeiro de Deus (Jesus) a alumiará.

→ Ap 21.25 - Não haverá noite.

▬► Assim sendo, NÃO HÁ LÓGICA NENHUMA guarda de sábado nessa Cidade, pois essa mandamento era interrompido por 6 dias, O QUAL depende do sol e da lua para poder ser cumprido.

▬► Evidentemente que o SENTIDO do DIA DO SENHOR, o Sábado que o Cristão Guarda, é o que hoje vivemos em Cristo, independentemente do sol, da lua e não é de 7 em 7 dias, e que COMEÇOU no PRIMEIRO DIA DA SEMANA, com a Ressurreição do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o qual vem nos buscar, e aí, estaremos com o Senhor para TODO O SEMPRE em corpo incorruptível, imortal e glorioso.




Ora, se o sábado é instituição que se confirma desde o mundo recém criado e se estende ao longo das eras eternas do mundo recriado, por que não o observaremos hoje também, sendo que Paulo deixa claro que a fé não veio anular a lei, e sim confirmá-la (Rom. 3:31¬)?   

☻ Evidentemente que A FÉ não anula a Lei, mas vamos analisar direitinho a que Lei Paulo está se referindo, à que não está e o sentido no que está implícito em sua afirmação.   Vamos ao texto primeiro:



► Rm 3.19 - Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,


→ A Lei, aos que vivem nela, já diz que todos sejam culpáveis perante Deus.


→ Logo, aos que vivem na Lei, são ainda CULPÁVEIS PERANTE DEUS.




► Rm 3.20 -  visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.


→ Paulo esclarece que NINGUÉM é justificados por OBRAS DA LEI.


→ Esclarece que a LEI leva ao pleno conhecimento do pecado, embora, em nada justifica, mesmo os que se dizem cumpridores dessa LEI.


► Evidentemente que NÃO está se referindo aos pontos da LEI DE DEUS, como a Lei da Circuncisão, a Lei de guarda de sábados, a Lei dos Holocaustos, a Lei da Expiação, a Lei das Festas, da Lua Nova e semelhantes, todas de cunho CERIMONIAL, essas CESSARAM.




► Rm 3.21 - Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;


→ Aqui mostra que JESUS veio sem ter que se submeter à LEI de ter que oferecer sacrifícios, de oferecer holocaustos, de guardar sábados, e semelhantes, pois esses requisitos da Lei foram CUMPRIDOS no decorrer do Seu Próprio e Independente Ministério da Justiça em seu próprio Corpo.


→ Dai o termo "sem lei", porque essas exigências da Lei de Deus, Moral em si mesma, como guarda de sábados, holocaustos, expiações por meios cerimoniais em sacrifícios, que eram oferecidos em dias de sábados, não eram pontos da lei de Deus que tinha que ser executados por Jesus, pois essas exigências eram para JUDEUS PECADORES e não para o JUSTO, que em SEU PRÓPRIO MINISTÉRIO e CORPO, DEU-SE A SI MESMO por nossos pecados.


► Esclarecimentos de Jesus de que o mandamento de guarda de sábado TEM CUNHO CERIMONIAL;


☻ Mateus 12:5 - Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:

☻ 
João 7:22 - Pelo motivo de que Moisés vos deu a circuncisão (se bem que ela não vem dele, mas dos patriarcas), no sábado circuncidais um homem.


☻ João 7:23 - E, se o homem pode ser circuncidado em dia de sábado, para que a lei de Moisés não seja violada, por que vos indignais contra mim, pelo fato de eu ter curado, num sábado, ao todo, um homem?




► Rm 3.22 - justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que crêem; porque não há distinção,


→ Aqui mostra que a Graça não é somente para os Judeus, mas para todos os homens; e foi por isso que Jesus de DOIS povos, fez UM SÓ, ou seja, havia a separação do povo judeus e de povos que não eram judeus.


→ Hoje, conforme João 3.15-26, todos, sem exceção de povos, línguas, raças ou nações, tem que se decidir em crer ou não crer na mensagem de Salvação por Jesus Cristo.



► Rm 3.23 - pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,


→ Aqui, com referência à LEI DE DEUS, mostra que TODOS pecaram e estão destituídos da Glória de Deus, ou seja, precisam crer e obedecer a essência da Lei de Cristo na Nova Aliança, a nós trazida por Jesus Cristo,


→ Não adianta alguém dizer que cumpre a Lei de Deus por estarem em Cristo; porque, para estar em Cristo tem que aprender a obedecer a LEI DE CRISTO, a NOVA ALIANÇA, que é resultado da OBRA DA FÉ, e não OBRA DA LEI de guarda de sábados.




► Rm 3.24 - sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus


→ Mostra que a Justificação é somente pela Graça de Jesus Cristo, que, não sendo nós merecedores, deu Sua Vida em Morte Vicária.


→ Jesus executou o PLANO DA REDENÇÃO, concluindo em Seu Ministério da Justiça a OBRA DA EXPIAÇÃO em nosso lugar.




► Rm 3.25 - a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

► A Lei da Guarda de sábado foi mandamento consagrado por sangue de animais, por intermediação de Moisés no Sacerdócio Levítico, quando consagrou o Livro da Lei.


→ Os itens da Lei de Deus, Moral em si mesma, como guarda de sábado, circuncisão, holocaustos, expiação e semelhantes eram aceitar por Deus, embora fossem executadas pior homens fracos e pecadores; mas Deus TOLEROU até que Jesus viesse para nos conceder o Ministério Perfeito da Justiça.


→ Tendo Jesus CONCLUÍDO o Ministério da Justiça no Seu Próprio Corpo e Sangue, esses mandamentos CESSARAM.





► Rm 3.26 - tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.


→ Hoje estamos sob o Ministério da Justiça de Cristo em nossas vidas, descansando no Senhor, sendo aliviado (livre da carga do AIO da Lei) por Jesus, que justifica aqueles que tem exclusivamente em Jesus, não apelando para justificação na Lei, mesmo que for para, supostamente, para conservar a Salvação.


→ Somente em Cristo somos justificados e essa justificação só é conservada na Obediência ao Caráter de Cristo, e não nas OBRAS DA LEI, como guarda de sábados e semelhantes.





► Rm 3.27 - Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé


→ A vaidade, a arrogância, a soberba, o orgulho, que são da jactância não pode ser excluída pela LEI e nem pelas ORAS DA LEI.


→ Pelo contrário, somente pela LEI DA FÉ, e essa LEI DA FÉ e a LEI DE CRISTO, a NOVA ALIANÇA.


☻ 1 Coríntios 9:21 - Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.



► Rm 3.28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.


→ A Graça INDEPENDE da OBRA DA LEI, pois os Cristãos são justificados pela FÉ em Cristo.


→ É debalde guardar sábado e se justificar em dizer que o guarda em suposição de que esteja sob a LEI DE CRISTO; PORQUE esse mandamento NÃO ESTÁ NA LEI DE CRISTO.





► Rm 3.29 - É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,


→ Por isso Jesus veio para todos, não somente para os judeus, também por toda a humanidade.


→ Por isso Jesus veio SEM LEI, (Rm 3.21) pois ELE não estava sob a Lei de ter que guardar sábados, oferecer sacrifícios e semelhantes, pois não precisava guardar sábado e nem oferecer animais em sacrifícios, pois Ele mesmo se fez nosso descanso e cordeiro de Deus que nos livra de todo pecado, nos aliviando das nossas culpas, tirando-as de nós, tomando sobre SI.






► Rm 3.30 - visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.


→ Aqui Paulo explica que mesmo os que já tinham passado pelo processo da Lei da Circuncisão, estava livre dessa Lei, mas que teria que ter o coração circuncidado para fazer parte do povo de Deus.


→ Quando Deus fez Aliança com Abraão sobre a Circuncisão,que foi ordenada com status de PERPÉTUA, os machos, a partir daquele dia, inclusive o próprio Abraão, tinham que ser circuncidado fisicamente para poder fazer parte do povo da Promessa.


→ Devemos entende que, na ocasião, Israel AINDA NÃO EXISTIA, pois Deus, em Abraão lhe prometeu que dele ia fazer uma Grande Nação, e somente os que fosse circuncidado poderia fazer parte dessa nação prometida, cujo nome de Israel foi revelado quando Deus mudou o nome de Jacó para Israel.


→ A Lei da Circuncisão entrou na Lei ordenada por Deus a Moisés, e assim, mesmo os estrangeiros que quisessem obedecer a Lei dada exclusivamente a Israel, voluntariamente, tinha que passar pelo processo da Circuncisão; embora essa Lei NÃO FOSSE EXIGIDA DOS OUTROS POVOS, RAÇAS, LÍNGUAS OU NAÇÕES.


→ Hoje, para fazer parte do POVO DE DEUS, em CRISTO, tem que se tornar CRISTÃO na expressão bíblica da LEI DE CRISTO, tendo o coração circuncidado, arrependido, se tornando NOVA CRIATURA em JESUS CRISTO.


► A circuncisão nos dias de hoje é questão de medicina, higiene e cuidados naturais, não tendo mais nenhuma conotação de fé.


► A Guarda de sábado, hoje, se tornou uma questão natural, cujo descanso é possível em todos os dias, inclusive nos horários noturnos e de folga do trabalho; SEM NENHUMA CONOTAÇÃO RELIGIOSA e nenhum efeito para salvação.  


► As religiões que colocam a Circuncisão e/ou guarda de sábados como cumprimento da Lei de Deus, está cometendo um grave erro teológico, pois esses mandamentos não mais são exigidos após a A CONCLUSÃO DA OBRA EXPIATÓRIA DE JESUS.






► Rm 3.31 - Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. 


→ Nem Deus e nem o próprio Jesus agiram para ANULAR A LEI, visto que Jesus veio justamente para cumprir em Seu Ministério da Expiação, Justiça, Verdade e Vida.


→ O próprio Jesus falou que NÃO VEIO AB ROGAR a LEI, pois dEle estava Escrito que as exigências dessa Lei, Ele veio REALIZAR em SEU MINISTÉRIO por EXCELÊNCIA.


→ Jesus não precisou guardar sábados, não precisou oferecer sacrifícios, nem em holocaustos e nem em expiação por meio de ofertas de animais, que eram sacrificados nos sábados para expiação de culpa.- Lucas 23.44-ss; Mt 5.17,18.


→ Fez MUITO MAIS, ofereceu-se a SI MESMO, se colocando como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, para quem crer, Ele purifica com o Seu Sangue.


→ Jesus nos trouxe o VERDADEIRO descanso, nos livrando da carga do pecado - Mateus 11.28-30.



► LOGO, confirmamos a LEI, ou seja, reconhecemos que a LEI DE DEUS, mesmo nos pontos de exigências cerimoniais como circuncisão, expiação, guarda de sábados, holocaustos; são PURAS, SANTAS e BOAS, e que todos devemos entender que nem um til da lei. Deus deixou da cumprir.

► Temos que ter discernimento de saber os pontos da Lei de Deus, Moral em Si mesma, que foram dadas COMO TRANSITÓRIAS, que são as de cunho simbólico cerimoniais , como o MANDAMENTO DE GUARDA DE SÁBADO, que não consta na Nova Aliança; E AQUELES que foram ordenados, mas SEM CUNHO CERIMONIAL, como NÃO MATAR, que consta na Nova Aliança.










CONCLUSÃO: Indiscutivelmente, o sábado é o mais importante mandamento do Decálogo. Quem discordar disso que nos prove o contrário indicando, então, qual seria tal mandamento.

► O MANDAMENTO mais importante do Decálogo são:  Não terás outro deus diante de si; Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão: e depois vem os outros, como resultado da obediência a esses dois.


► O mandamento MENOS importante do Decálogo é o 4º, MESMO porque Jesus NUNCA DEU ENFASE A ESSE MANDAMENTO, nem ANTES da SUA CRUCIFICAÇÃO e muito menos DEPOIS da SUA RESSURREIÇÃO, e nem é ensinado pelos seus seguidores como Paulo, Pedro, João, Tiago, Mateus, João e outros.




Obs.: Uma objeção comum a este estudo é de que Jesus indicou que o mandamento mais importante da lei de Deus seria qualquer das duas regras da "regra áurea"--amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si memo.

☻ Justamente os DOIS MANDAMENTOS VITAIS de Deus, NÃO ESTÃO NO DECÁLOGO, mas estão no TEOR DO DECÁLOGO e confirmado no NOVO TESTAMENTO.


☻ Por idolatrarem o Sábado, e que estão afastados de Deus, inclusive por venerarem a estátua da Ellen na Sede Internacional do Adventismo do Sétimo Dia.


► Eis o mandamento que transgridem, invalidando os demais:


► Ex 20.4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.


► Ex 20.5 - Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem







Mas esses mandamentos são meramente um sumário dos 10 Mandamentos, não uma regra diferente. Tais princípios são o próprio Decálogo em seu duplo núcleo--o da relação vertical, homem-Deus, e horizontal, homem-homem.

☻ O Decálogo que É um sumário do PENTATEUCO.


☻ No Pentateuco consta os REGULAMENTOS do DECÁLOGO, como estatutos, juízos, mandamentos, preceitos.


☻ Todos os mandamentos TEM que ter sentido VERTICAL, pois é impossível dizer que não mata, mas odeia seu irmão, e assim sucessivamente.


☻ O que ocorre é que há mandamentos que são executados entre uma pessoa e o seu próximo e outros, entre Deus e si mesmo, mas todos os mandamentos, quando cumpridos, só terá valor, se passar pelo aspecto vertical.


☻ Evidentemente que os mandamentos da pessoa com seu próximo, independentemente de ser cristão ou não, certamente, obedecidos, beneficiará horizontalmente as pessoas, mesmo que não seja feito em temor a Deus, mas por questões sociológicas da boa vizinhança.


☻ O guardar sábado NÃO é um mandamento para DEUS, mas para A PESSOA EM SI MESMA, pois foi para lembrar do dia em que e pessoa, no caso o povo hebreu, foi libertado pela mão forte de Deus e foi mandamento entre Deus e o povo Hebreu - Dt 5.12-15; Ex 31.13.



► Veja Isaías 58.13.14. as exigências do sábado:


☻ Isaias 58.13 - Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs


→ NÃO pode desviar o pé de profanar o sábado.


→ NÃO pode cuidar dos próprios interesses.


→ NÃO pode chamar o sábado de deleitoso, conforme Levítico (Levítico 23.32)


→ NÃO seguir o próprio caminho se quiser honrar o Senhor nesse dia.


→ NÃO pode fazer a própria vontade.


→ NÃO pode falar palavras vãs.



► Se os seguidores do Adventismo do Sétimo Dia e Sabatismo em geral achar impossível cumprir o rigor do mandamento; então  tenho um conselho:  ACEITEM JESUS COMO SENHOR E SALVADOR, pois na Aliança de Cristo, esse MANDAMENTO NÃO É EXIGIDO; mas se preferem está na LEI, que vivam POR ELA, assim o Apóstolo Paulo avisou.



☻ Isaias 58.14 - então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.


→ Somente DEPOIS que obedecer as questões colocadas no versículo 13, cumprindo à risca, que poderá DELEITAR NO SENHOR, como recompensa que vem do Senhor.



☻ Galatas 2:16 - sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.



 3:18 - Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.


→ Mostra que A HERANÇA NÃO PROVÉM DA LEI.





*****



+ PLÁGIOS DA IGREJA ADVENTISTASe você tem sinceridade e verdadeiro temor a Deus, evidentemente, aceitará o Ministério da Justiça efetuado por Cristo na Cruz do Calvário, sem que precise, mesmo com a desculpa de que já seja salvo, se justificar pelas obras da Lei, pois, vivendo pela Graça de Cristo, que nos concedeu a Nova Aliança e a Lei de Deus revelada na Lei de Cristo, evidentemente pela Graça sois salvos, mediante a Fé e isto não vem do ser humano, religião, filosofia, denominação; mas sim, de Deus.




Nenhum comentário: