domingo, 12 de agosto de 2012

3) SOBRE SÁBADOS, BODE AZAZEL, ...


▬► Se você quiser procurar uma determinada palavra, é só ver a ferramenta própria em localizar, buscar.

▬►  Por exemplo: Bode Emissário, Azazel, Sétimo Dia, ....



Leiam com atenção, conferindo com a Bíblia em contextualização, não fazendo como o Adventismo do Sétimo Dia que descontextualiza os fatos e, em generalizações de vocábulos, como lei, mandamento, etc. criam sofismas, que ilude as pessoas que não prestam atenção aos acontecimentos bíblicos no seu tempo estabelecido pelo próprio Deus.



COMECEMOS:


Guarda de sábados no Velho Concerto = CERIMONIALISM

▬► Quanto à Guarda de sábados:


No Velho Conserto, em todos os sábados, HAVIA VARIAS ESPÉCIES DE CERIMONIALISMO E RITUAIS, pois nem todos os CERIMONIALISMO TINHA QUE HAVER MORTE DE ANIMAIS.
.
.
► 2Cr 8:13 - E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, NOS SÁBADOS e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.


► Eze 45:17 - E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de alimentos, e as libações, nas festas, e nas luas novas, e NOS SÁBADOS, em todas as solenidades da casa de Israel. Ele preparará a oferta pelo pecado, e a oferta de alimentos, e o holocausto, e os sacrifícios pacíficos, para fazer expiação pela casa de Israel.


▬► EVIDENTEMENTE QUE A GUARDA DOS SÁBADOS ERA DE CARACTERÍSTICAS CERIMONIAIS COM RITUALISMOS DIVERSOS E, SENDO ASSIM, FICOU SEPULTADO COM O SACERDÓCIO LEVÍTICO DO VELHO CONCERTO.
.
.
▬► AGORA ESTAMOS NO NOVO CONCERTO PELO SANGUE DO SENHOR JESUS CRISTO E NESTE CONCERTO NÃO HÁ NENHUMA ORIENTAÇÃO DE GUARDA DE SÁBADOS, NEM DE LUAS NOVAS E NEM DE FESTAS DE ISRAEL.

SEM PATRIOTISMO, SE ENCONDEM NA LEI SECULAR.

► É só lê a Bíblia no sentido do seu todo.

Leia com reflexão inteligente o que escrevo e principalmente o teor bíblico.

► Lei Mosaica - V. CONCERTO, CONSAGRADA POR SANGUE DE ANIMAIS.


▬ Heb 9:19 - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos SEGUNDO A LEI, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes (DE ANIMAIS), com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo LIVRO (DA LEI = VELHA ALIANÇA) como todo o povo,


► LEI DE CRISTO - N. CONCERTO, PELO SANGUE DE JESUS CRISTO


▬ Heb 12:24 - E a Jesus, o Mediador de uma NOVA ALIANÇA, e ao SANGUE (DE JESUS) da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

▬ Heb 13:11 - Porque os corpos dos ANIMAIS, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial.

▬ Heb 13:12 - E por isso também Jesus, para santificar o povo PELO SEU PRÓPRIO SANGUE, padeceu fora da porta.

▬ Heb 13:20 - Ora, o Deus de paz, que PELO SANGUE DA ALIANÇA ETERNA tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,

▬► Portanto NÃO estamos mais sob a ordenança do SÁBADO de cerca de 24 horas da VELHA ALIANÇA, que foi consagrado por SANGUE DE ANIMAIS>

▬► Estamos, sim, no SÁBADO que já dura séculos e quase dois milênios da NOVA ALIANÇA, que foi CONSAGRADO PELO SANGUE DE JESUS CRISTO EM SACRIFÍCIO PERFEITO, COMPLETO E ETERNO.

▬▬► Só quem não se submete ao raciocínio alheio, não usando sua própria reflexão, que pensa que, supostamente, estejamos guardando um dia chamado de domingo, que é um simples dia de carca de 24 horas tal como é um dia chamado de sábado.

► O SÁBADO DO CRISTÃO NÃO É DE NENHUM CALENDÁRIO, QUE SEJA JUDAICO RELIGIOSO, JUDAICO CIVIL, JULIANO OU GREGORIANO,
MAS ESTAMOS NO CALENDÁRIO DA FIDELIDADE DE DEUS, POR INTERMÉDIO DE JESUS CRISTO E SEU NOVO TESTAMENTO.

☼ Luc 22:20 - Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o NOVO TESTAMENTO NO MEU SANGUE, que é derramado por vós.



Jorge P. Chaves 

GUARDA DE SÁBADO É PARA LEMBRAR A LIBERTAÇÃO

A ordenança de guarda de sábado NÃO é para LEMBRAR DA CRIAÇÃO, mas, sim, PARA LEMBRAR ao povo HEBREU, que FORAM LIBERTOS DA ESCRAVIDÃO do EGITO:


Deut. 5.12 Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.

13 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.

14 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;

15 Porque te LEMBRARÁS QUE FOSTE SERVO NA TERRA DO EGITO , e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.



E mais, quem disse que JESUS QUEBRANTAVA O SÁBADO, não foram os JUDEUS, mas o próprio EVANGELISTA JOÃO, portanto Jesus não veio para guardar sábado, Sua Criação, pois não há lógica alguma o CRIADOR ter que se sugmeter à uma ordenança, que era ESPECIFICAMENTE para o povo HEBREU, pois foi o povo hebreu que foi libertado da Escravidão do Egito e, JESUS É O LIBERTADOR.

Jo 5.18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, PORQUE NÃO SÓ QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

► Os judeus acusavam, mas JOÃO EVANGELISTA afirmou que JESUS QUEBRANTAVA O SÁBADO, sim, pois essa ordenança não envolvia Jesus e nem as demais 9 ordenanças do Decálogo, também não tem lógica elas serem dirigidas a Jesus, mas foram dirigidas ao povo judeu.

Não há lógica dizer para Jesus, o PRÓPRIO DEUS, NÃO TER OUTRO DEUS DIANTE DE SI.

Não tem lógica dizer para o Criador do sábado ter que guardar sábados, sua criação.

A presença de Jesus já nos mostrava o Sábado Real em Jesus, pois no AT era apenas SINAL, FIGURA e SOMBRA. - Ex 20.20, Cl 2.16,17.

.


Everaldo e demais adventistas

 ► Jorge Chaves


► Quer dizer que você acha que a Biblia se contradiz ou é o adventismo que não respeita a contextualização bíblica?

► Ex 20.8.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

► Se o adventismo respeitasse a pontuação gramatical, não veria conflito algum.

► O ponto-e-vírgula, em uma de suas funções, mostra mudança, ainda que dentro da contextualização, do sentido para parte A com a parte B.


►Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; (parte A, terminada com ";"


► (parte B, começa com ";") ;portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.


► Depois deste ponto-e-vírgula, mostra que o sábado que o Senhor abençoôu aqui é o 7º dia da sequência de 7 da caminhada do povo, que, em Ex 16 chamou de sábado.

▬► Se fosse para ser chamado de sábado o 7º dia da Criação, estaria, já lá em Gênesis o nome sábado.

► A parte A, mostra um sentido e a parte B mostra OUTRO sentido, dentro do mesmo contexto.



Jorge P. Chaves 


2) Everaldo e demais da mesma fé ► Jorge Chaves

PERGUNTA do Adventista: - Jorge P. Chaves, na sua errônea pseudo-concepção, o Sábado, o quarto mandamento do Decálogo é memorial de quê?


► Sábado é MEMORIAL


► Escrito que relata fatos memoráveis.

→ Como o sétimo dia da Criação NUNCA recebeu o nome da sábado por ocasião da Criação, não podem chamar o sábado judaico de memorial da Criação.


► Mas como em Ex 16, na sequência de 7 dias, o sétimo passou a ser chamado de sábado; assim, de forma DIRETA, Dt 5.12-15 o relato para a guarda deste sábado é para o POVO HEBREU LEMBRAR.

► O máximo que a guarda de sábado pode ser chamado de MEMORIAL, só se for quanto ao relato da libertação dos hebreus da escravidão terrena do Egito.


► A citação da Criação, se fosse o caso de MEMORIAL, essa ORDENANÇA já haveria desde aquela época, O QUE NÃO HOUVE.

▬► Sainda daqui é utopia doutrinária para chamar a ordenança de Guarda de sábado da LEI MORAL, e é o que também está ERRADO, pois TODA A LEI DE DEU É MORAL, COM ou SEM exigências de cerimonialismos.



Jorge P. Chaves 

Nem com Dicionário acertam. 

► Jorge Chaves


► Um dicionário teológico, preparado pelo teólogo Dr. Charles Buck, afirma:

► “Sábado, na língua Hebraica, significa ‘cessar’, e é o sétimo dia da semana… e devemos confessar que não há lei alguma, no Novo Testamento, com relação ao primeiro dia.” — P. 403, art. “O Sábado”.

► Por etimologia e semântica, o sábado passou a significar "cessar" e, sendo assim, entendemos que Jesus "Cessou" consumando a Obra da Expiação na Cruz, trazendo, agora sim, o Sábado Cristo, ou seja, com Sua Ressurreição mostrou o coroamento de Sua Obra Expiatória e, pelo significado na língua hebraica, Jesus cessou a sua obra de Expiação, mostrando que a ordenança de guarda de sábado judaico, nunca cessava coisa alguma, pois tinham que sempre está repetindo as mesmas cerimônias de 7 em 7 dias.

► Mas agora, na NOVA ALIANÇA, não é mais SINAL, como em Ez 20.20, mas o REAL descanso em Cristo. 
- Mt 11.27-30.


► O sabatismo confunde o sétimo dia da criação, que foi a CESSAÇÃO/CONCLUSÃO da CRIAÇÃO com o sétimo dia da caminhada no deserto, que NUNCA era CESSAÇÃO/CONCLUSÃO, porque sempre tinham que continuar, até que viessa a PLENINUDE DO TEMPO em JESUS CRISTO.

► Se valem ma má interpretação no fato de Deus citar Ex 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

► Não sei se uma pessoa inteligente com um pouco de escolaridade conhece o significado da pontuação gramatical (";"), que significa mudança de pensamento e sentido do assunto dentro de uima mesma oração.

► Obserse que depois do ";" está o "; portanto ...

► Poderão alegar que o ";" se refere a uma respiração depois de frase longa sem vírgula, mas que não é o caso, porque tem uma "," antes de ", o mar" e outra antes de ", ao sétimo dia".

► Logo, prevalece a primeira regra gramatical.

► Mudança de assunto e pensamento para expressar um outro pensamento de exemplo e foi o que Deus fez para mostrar seu poder e fidelidade.



Jorge P. Chaves 

O sabatismo é muito fraco. 

► Jorge Chaves


► O sabatismo por ter dogma muito fraco, engana somente a crentes fracos, decepcionados com a própria fé, doentes e de pouca ou nenhuma inteligência espiritual e isso tudo porque não estudam a Palavra de Deus de forma adequada e, quando se encontram com essa situação, são presas fáceis do oportunismo das heresias.



► Se valem ma má interpretação no fato de Deus citar

☼ Ex 20.11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

► Não sei se uma pessoa inteligente com um pouco de escolaridade conhece o significado da pontuação gramatical (";"), que significa mudança de pensamento e sentido do assunto dentro de uima mesma oração.

► Obserse que depois do ";" (ponto e vírgula) está o "; portanto ..."

► Poderão alegar que o ";" (ponto e vírgula) se refere a uma respiração depois de frase longa sem vírgula, mas que não é o caso neste versículo, porque tem uma ","(vírgula) antes de ", o mar" e outra antes de ", ao sétimo dia...".

► Logo, prevalece a primeira regra gramatical no texto citado.

► Mudança de assunto e pensamento para expressar um outro pensamento de exemplo e foi o que Deus fez para mostrar seu poder e fidelidade.


▬ ► Minha próxima análise será a citação pelo sabatismo da Igreja Presbiteriana, ou seja, se agarram nas afirmações das várias denominações para sobreviverem com suas defesas.

► Sabemos que o sabatismo acaba se, um dia, se conscientisassem que não precisam mais guardar sábados.


► Mesmo porque a LEI DE DEUS, que em todos os seus aspectos É MORAL, tem em seu elenco pontos de SUA LEI, os DE EXIGÊNCIAS cerimoniais, que são Guardas de sábados, oblações, abluções, expiações, holocaustos, festas e semelhantes CESSARAM, e é a essa peculiaridade da LEI DE DEUS que Jesus disse que não ab rogar, MAS CUMPRIR, porque é NELE que todos os requisitos do Santuario terrestre se CUMPRIU, daí JESUS SER O NOSSO SANTUÁRIO NO CEU - Is 8.14SS.



Jorge P. Chaves 

O Adventista Everaldo e demais pensam que Adão guardou 7º dia


Adão foi criado no 6º dia e não teve tempo de viver 7 dias, pois o 7º dia ocorreu no 2º dia de existência de Adão, que mal tinha começado a trabalhar.

A ordenança, vindo muitíssimos anos depois, era para trabalhar SEIS dias e não apenas 2.

Se a ordenança fosse para Adão, o adventismo com essa hermenêutica tola, estaria dizendo que o próprio Deus teria errado em ordenar que Adão guardasse o 7º dia, quando o mesmo estava AINDA no 2º dia de vida.


Jorge P. Chaves 


+ MAIS MOTIVO PARA NÃO SER SABATISTA.


Porque a Lei Mosaica era o Ministério da Morte e não é inteligente querer ficar sob o Ministério da Morte.

Porque quero está sob o MINISTÉRIO DA VIDA e não quero, nem transgredir e nem ignorar a essência da LEI DE CRISTO.


☼ 2 Co 3. 1 PORVENTURA começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?

2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

3 Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;

5 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,

6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.

10 Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.

11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.


Ricardo, esclareço que. 

► Jorge Chaves


justificativa do Adventista Ricardo com este sinal ☻:

► Com este sinal, minhas respostas:

☻Eu apenas demonstrei o quanto os 10 
mandamentos estão recheados de amor a Deus e ao próximo. O tema era o amor.

► Certo, mas saiba que NENHUM quesito da LEI MORAL DE DEUS, - inclusive aquelas que exigiam cerimonialismos como Circuncisão, holocaustos, festas, guardas de sábados - , estavam sem o CONTEÚDO ESSENCIAL DO AMOR DE DEUS, ou seja DEUS SEMPRE MANIFESTOU O SEU AMOR em suas EXIGÊNCIAS.

► Mas esses quesitos da LEI MORAL DE DEUS cessaram com a manifestação do AMOR DE DEUS em Jesus Cristo, conforma Gl 4.4 e Jo 3.16.


☻Sei que existem não-adventistas que seguem pelo menos 9 dos 10, bem melhor que muitos adventistas.

► Os mandamentos de Deus ANTES do advento de Cristo, eram bem mais que 10, RESUMIDOS em 10 na Lei Mosaica, mas somam-se a esses os MANDAMENTOS da LEI DE CRISTO.

► Mesmo porque, nós Cristãos, GUARDAMOS O SÁBADO dentro dos trâmites da nova Aliança e não sob a Velha Aliança.

► Na Nova, o sentido real do "Sábado", que começou em cerca de 30 aD com a ressurreição de Cristo, e que já está para chegar a 2000 anos.

► Na Velha, o sentido era simbólico e literal, que era de 7 em 7 dias e sob o sol e a lua.

► Na Nova Aliança o nosso Sábado está sob o Sol da Justiça em Cristo.

Assim como existem nao-adventistas fieis, tambem existem adventistas fieis, assim como existem bons medicos e pessimos medicos, advogados, etc.



Jorge P. Chaves 


Esclarecendo ao Adventista Ricado 

► Jorge Chaves


☻ Estou aqui para demonstrar o amor contido na lei, to nem ai com quem aceita ou rejeita essa lei, o meu negocio é com os 10 mandamentos. E irei defender essa lei com todas as minha forças, sem usar ela para julgar os outros.

► Nós também defendemos a Lei de Deus, só que sob o cumprimento das promessas do próprio Deus em Seu Filho Jesus Cristo, e não sob a égide do sentido do Velho Conserto que foi substituido pelo NOVO CONCERTO.

► O próprio dogma adventista tem em seu conteúdo acusações de juizos contra os que não guardam sábados, como se essa guarda fosse o ponto crucial dos mandamentos de Deus.

► A doutrina do sabatismo não tem consistência bíblica na Nova Aliança, pois NUNCA foi ensinada, nem por Jesus, antes da crucificação, e muito menos DEPOIS.

► A nossa fé tem que, acima de tudo, está firmada no sentido da Nova Aliança da Lei de Cristo, seguindo os ensinamentos de Jesus, inclusive em Mt 5.
______________


JESUS QUEBRANTOU A LEI DO SÁBADO SIM.


João 5.8 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

9 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.

17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

→ Aqui Jesus estava justificando o DIREITO do homem trabalhar e ele, Jesus, também estava TRABALHANDO, ASSIM como o Pai estava trabalhando.


18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.


► Portanto, o SIMPLÓRIO e MENTIROSO dogma do sabatismo informa, para justificar guarda de sábado na Nova Aliçança, que JESUS estavia sendo censurado por ter CURADO no sábado; MAS não é nada disso, POIS foi porque ele mandou o homem que curara, TOMAR seu leito e andar, carregando-o.


E, assim conforme Jeremias


Jr 17.24 Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o Senhor, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade NO DIA DE SÁBADO, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma,


→ CERIMONIALISMO na ordenança de guarda de sábados.


25 Então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.

26 E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de alimentos, e incenso, trazendo também sacrifícios de louvores à casa do Senhor.

► Cerimonialismo no DIA DE SÁBADO.


27 Mas, se não me ouvirdes, PARA SANTIFICARDES O DIA DE SÁBADO, e para NÃO TRAZERDES CARGA ALGUMA, quando entrardes pelas portas de Jerusalém NO DIA DE SÁBADO, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.


Examinem

► REFUTANDO AS 300 "RAZÕES" APRESENTADAS POR UMA ADVENTISTA EQUIVOCADA, AS QUAIS REFUTEI COM FACILIDADE:

m=31042768&tid=2581738761194357512&kw=30
0+


 ▬ Aqui responto a falta de ética do Adventista Azenilto:


Citar teólogos alheios é ANTIÉTICO


► Vamos para a Bíblia:



Hebreus 8.1          ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,


Jesus NÃO é o SUMO SACERDOTE no sentido da LEI DO SACERDÓCIO LEVÍTICO, pois nem da linhagem levítica era.

Jesus realizou o seu PRÓPRIO SACERDÓCIO.


2          Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

O tabernáculo terrestre era APENAS uma ALEGORIA, Jesus, o CELESTIAL, é verdadeiro - Is 8.14.


3          Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.

Pela LEI, o sumo sacerdote tinha que oferecer dons e sacrifícios.



Jesus OFERECEU Sua própria Vida, o Seu Sangue. CONCLUINDO A OBRA DA EXPIAÇÃO




4          Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,

Jesus NUNCA foi sacerdote pela LEI DADA A MOISÉS




Jorge P. Chaves 

Continuando com Hebreus 8






5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.


Na mesma proporção, a ordenança de guarda de sábados, era APENAS UMA SOMBRA DAS COISAS FUTURAS,juntamente com outros requisitos DA LEI = Cl 2.16.17

Ou seja, TODO O TORAH dado a Moisés, era apenas TRANSITÓRIO e SOMBRA das coisas celestial, COMO a ORDENANÇA, não o sábado, mas sua guarda.


6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

O Ministério da LEI dada a Moisés era excelente, mas somente enquanto dourou, MAS AGORA, estamos no MINISTÉRIO ETERNO, IMENSAMENTE MAIS EXCELENTE, pois umas das ordenanças do Ministério revelado a Moisés, com PRÉ-REQUISITOS, era a Guarda de sábados.



Jorge P. Chaves 

Continuando com Hebreus, capítulo 8



Hebreus 8.7          Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.





Aqui o escrito se reporta ao que está escrito no livro de Crônicas e Jeremias.

Mostra que o CONCERTO MOSAICO, o VELHO não era IRREPREENSÍVEL,dai essa profícia, tanto em símbolos como Crônicas, quanto em mensagem revelada a Jeremias, SE CUMPRE em JESUS CRISTO, que nos trouxe o NOVO E ETERNO CONCERTO, com a essência da LEI DE CRISTO por SEU PRÓPRIO SACERDÓCIO. 2 Cr 8.13; 2 Cr 31.13; 


8          Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

Profecia Jr. 31.31 (2 Cr 26.31); Hb 8.8, 13; 12.24; esses textos e outros mostra que, dentre as ordenanças de cerimonialismos estava,não o sábado em si, mas ORDENANÇA DE GUARDA.

Mostram os textos bíblicos que a LEI MORAL DE DEUS foi chamada de LEI DE MOISÉS por ser dada a Moisés. 



Ainda Hebreus 8

Hb 8.9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.


Aqui mostra que a ALIANÇA QUE DEUS deu a Moisés no monte SINAI, NÃO PERMANECERAM, dai ser REPREENSÍVEL, TRANSITÓIA E IMPERFEITA, dando LUGAR A NOVA ALIANÇA ETERNA EM JESUS.



A LEI MOAL DE DEUS, que foi dada a Moisés, foi como forma de SOMBRAS, ALEGORIAS, SIMBOLOS, FIGURAS e que foam apresentadas no LIVRO CONSAGRADO ao Sacerdócio Levítico por sangue de animais e, dentro desse LIVRO, estava as várias ORDENANÇAS, inclusive a de GUADAS DE SÁBADOS.


Heb 9:19 - Porque, havendo MOISES anunciado a todo o povo TODOS os mandamentos segundo a LEI, tomou o SANGUE bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo LIVRO como todo o povo,


Entende-se, ENTÃO, que o ensino do sabatismo, ainda que não percebam isso os seus fieis, NÃO estão sob o PODER DO SANGUE DE JESUS, O Ministério da Perdão e da Vida, MAS, ainda sob o sangue de animais, do Ministério da Condenação e da Morte



Jorge P. Chaves 

ANALISE DE HEBREUS 8 Continuando:




► Hb 8.10          Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;



Aqui em referência ao cumprimento de Jr 3.31 na plenitude dos tempos - Gl 4.4.


11          E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

Assim como na Lei Moral de Deus dada a Moisés no Sinai as seguintes REGULAMENTAÇÕES, Deus mandou o povo ensinar ao povo, para conhecerem a mensagem das promessas de Deus no futuro; AGORA o escritor de Hebreus se reporta à profecias através de sombras, alegorias e semelhantes, como CLARAMENTE no ANTIGO CONCERTO, chama a ordenança de guarda de sábados, como SINAL e Paulo esclarece detalhas mostrando que era sombra e figura das coisas futuras - Cl 2.16,178.

Na Nova Aliança, a da Graça em Cristo, a responsabilidade é ainda bem maior.


12          Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

Aqui o senhor mostra a sua tolerância até que essas alegorias, símbolos, sombras, sinais e figuras se cumprissem no próprio Senhor Jesus, que está no céu COMO O NOSSO SANTUÁRIO - Is 8.14




Jorge P. Chaves 

Concluindo Hebreus 8


Hebreus 8.13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.




Não somos nós que dizemos que a LEI FOI CESSADA por força de CUMPRIMENTO em Cristo.



Desonestamente dizem que nos dizemos que a LEI FORA ABOLIDA, mas na VERDADE, querem esconder que , essa LEI foi CESSADA por força do CUMPRIMENTO por e no próprio Jesus.


Ora, envelheceu e acabou por força de substituição pela NOVA ALIANÇA ETERNA.

Portanto, o que o legalismo nega, mas essa LEI QUE ELES DEFENDEM. ACABOU


No decorer da contextualização, não foi somente ALGUNS QUESITOS dos ASPECTOS da LEI MORAL DE DEUS, dada a MOISÉS e sua respectiva regulamentação no decorrer do TORAH, que fora CESSADA com o Advento de Jesus Cristo, pois a Lei de Sacrificar animais, as festas de Israel, a Lei da Circucisão, a Lei da GUARDA de sábados, DENTRE OUTROS MANDAMENTOS DA LEI MORAL DE DEUS, CESSARAM por força de terem sidos cumpridos na PECULIARIDADE DO MINISTÉRIO DE JESUS, o Reino dos Céus que os legalistas rejeitaram.


Outra confusão que os legalista fazem é SEPARAR o sentido de ORDENANÇA DE GUARDA, e se justificam com o DIA especificamente chamado de sábado.




Jorge P. Chaves 

Sobre um CD com a voz do CID MOREIRA



O Cid Moreira, se por CACHÊ ou não, tenho minhas dúvidas, leu que Jesus disse que o sábado não é somente para o povo judeu, para para o homem.



Ora, claro que foi para o homem, assim como o sol, a lua, o mar, os alimentos, etc.


► O que ele não percebe é que Jesus respondeu especificamente citando o sábado, pois era censuado por agir em dias de sábado, e, assim como Jesus não era DISSIMULADO, respondeu dentro do que lhe fora perguntado, sem fugir do assunto.

► Da mesma forma Paulo quando foi responder sobre CIRCUNCISÃO. Ou seja, NÃO FUGIU do assunto temático.



▬► MOSTRANDO ERROS DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO


☻ Com este sinal são as postagens do Azenilto Brito:

► Com este sinal sou eu analisando as postagens dele:

☻Se alguém tomar da Bíblia isoladamente textos tais como Mat. 19:17; 25:36-45; Rom. 2:13; Fil. 2:12; 1 Tim. 4:16, Tia. 2:24 também pode alegar que A BÍBLIA ENSINA SALVAÇÃO POR OBEDIÊNCIA A MANDAMENTOS, ESFORÇO PRÓPRIO, PRÁTICA DE OBRAS E CUIDADO COM A DOUTRINA.



▬ ► Em Mateus, 19.1-17-30, vemos pontos interessantes na RESPOSTA DE JESUS ao moço:



► → 1. Jesus NÃO citou a ordenança DE NÃO TER OUTRO DEUS DIANTE DE SI ao moço, PORQUE, o moço JUSTAMENTE, se dirigiu ao DEUS ÚNICO E VERDADEIRO.

► → 2. Jesus NÃO citou a ordenança DE NÃO FAZER e NEM SE ENCURVAR DIANTE DE IMAGENS ao moço, PORQUE, o moço JUSTAMENTE se dirigiu ao DEUS ÚNICO, REAL E VERDADEIRO.

► → 3. Jesus NÃO citou a ordenança DE GUARDAR SÁBADO ao moço, PORQUE, o moço JÁ ESTAVA DIANTE DO SENHOR E CRIADOR DO SÁBADO.


▬► Quanto aos itens 1 e 2, Jesus os cita em outros momentos do seu ensino, mas NUNCA, em NENHUM MOMENTO, manda alguém guardar sábados e, muito menos o exige e isto ANTES da Crucificação e DEPOIS, nem aos discípulos aparece em dia de sábado e nem em nenhuma sinagoga.

▬► Da mesma forma que Jesus NUNCA exigiu, mesmo antes da Crucificação, a irem sacrificar, circuncidar e outros MANDAMENTOS DA LEI MORAL DE DEUS, semelhantes à guarda de sábados.

▬► Mas os demais mandamentos da LEI MORAL DE DEUS, que em seus preceitos, leis, ordenanças, mandamentos, NÃO REQUERIA nenhum sacrifício de cerimonialismo ou rituais, com ou sem derramamamento de sangue dos seus fiéiis.

▬► Esses mandamentos sem exigências para serem considerados cumpridos, estão no ELENCO DA LEI DE CRISTO.


__________



A 4ª ORDENANÇA DE GUARDA DE UM DIA EM 7, CHAMADO EM EX 16 DE SÁBADO, NUNCA APARECEU NOS ENSINOS DE JESUS


Luc 16:13 - Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir aDeus e a Mamom.


Mc 12.29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás,pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e
de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.



► Não há NENHUMA orientação dogmática de Jesus para que tenha que haver GUARDA DE SÁBADO em seus ensinos, mesmo porque era uma ORDENANÇA entre Deus e o povo Judeu.




► Sabemos também que TODOS OS DIAS foram feitos POR CAUSA DO HOMEM e não o HOMEM POR CAUSA DOS DIAS.


► INFORMAMOS aos limitados no entendimento da revelação Divina, que na NOVA ALIANÇA não são APENAS 10 ou 9 mandamentos, mas muito mais, PRINCIPALMENTE 2 que norteia os  os demais MANDAMENTOS DA LEI DE CRISTO.
________

► MOSTRANDO ERROS DO ADVENTISTA AZENILTO BRITO:


Quanto à postagem do Azenito Brito ☻


► Com este sinal, respondo:

☻ Se alguém tomar da Bíblia isoladamente textos tais como Mat. 19:17; 25:36-45; Rom. 2:13; Fil. 2:12; 1 Tim. 4:16, Tia. 2:24 também pode alegar que A BÍBLIA ENSINA SALVAÇÃO POR OBEDIÊNCIA A MANDAMENTOS, ESFORÇO PRÓPRIO, PRÁTICA DE OBRAS E CUIDADO COM A DOUTRINA.



► Mateus 19, já analizado.


► Mat. 25.36-45:

► → No capítulo de 25 de Mateus nada tem a ver com Ordenança de Guardas ou não de Sábados - Equívoco do Azenito.


► Rm 2.13 - considerando a contextualização ANTES do vers. 13, percebemos que Paulo ensina quanto às questões morais e, em nenhum momento ele usa a Lei se referindo à guarda de sábados, mas, ADIANTE, ele usa a Lei no ponto de vista da Lei da Circuncisão, pois antes ele houvera citado o mandamento de não adulterar, que é totalmente moral.

► Analisemos:  

► Rm 2.23 
Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?

► Aqui, inclusive no Capítulo inteiro, nenhuma menção faz sobre a Ordenança da Guarda de sábados.


24 
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.

► Aqui fala do mau exemplo dos Judeus, pois a Lei era para eles, mas davam mau exemplo aos GENTIOS.

25  
Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em circuncisão.

► Aqui Paulo ESPECIFICA a LEI a que se refere na sua exposição, pois a Circuncisão era aceita se os judeus, rlalmente, guardassem a Lei, mas os defensores da Circuncisão na Nova Aliança se respaldam erradamente nos dizeres de Paulo; ASSIM, como os sabatistas se respaldam da citação genérica do vocábulo Lei, também para justificaram a Guarda de Sábados, como fazem os judeus com a aplicação da Circuncisão, mesmo nos dias de hoje.


26´ 
Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão?


► Paulo aqui mostra a CONTRADIÇÃO dos defensores da Circuncisão, como que dizendo que o faziam por estarem na obediência à Lei; 



ASSIM, da mesma forma os sabatistas, dizem guardar o sábado por "estarem" em obediência a Cristo.  Ou seja, DUAS contradições de se obrigarem e obrigarem as pessoas a se submeterem às Ordenanças CESSADAS, as quais NÃO constam na NOVA ALIANÇA.


27 
a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei?

► Aqui Paulo esclarece que o não se circuncidar, estando no Temor do Senhor não é necessária; assim como na CONTEXTUALIZAÇÃO dos seus ensinos nas Epístolas, esclarece que o Não Guardar sábados, estando no Temor do Senhor em Cristo, TAMBÉM NÃO mais é necessário, desde que esteja no AMOR DE CRISTO.


28 
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.

► Paulo fala que o fato de estar circuncidado, não impede que esteja na Graça de Cristo; assim como o NÃO CIRCUNCIDADO, não tem nenhuma obrigatoriedade de passar por esse processo externo da LEI, pois não o impede de está na Graça já com o coração circuncidado.


► Na Contextualização dos ENSINOS de Paulo em suas EPÍSTOLAS, ele também ensina que o fato de Não guardar sábados, não impede que a pessoa esteja na Graça de Cristo; ASSIM COMO o que outrora se justificava por guardar sábados, mostra que também não estaão impedidos de entrarem na Graça já com o Coração DESCANSADO e SANTIFICADO pelo Sangue de Cristo.



29 
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.

► Aqui mostra que, estando outrora circuncidado ou não, NÃO impede que usufrua dos benefícios da Graça de Deus em Cristo, ficando livre dessa ordenança.


► Assim como mostra em seus ensinos em todas as suas instruções em todas as suas EPÍSTOLAS que, estando OUTRORA sob a ORDENANÇA de Guada de sábados ou não.  NÃO impede que usufrua dos benefícios da Graça de Deus em Cristo, ficando livre dessa ordenança.


► Com este sinal são as minhas análises.


☻ Com este sinal a posição do Azenilto Brito


☻ Se alguém tomar da Bíblia isoladamente textos tais como Mat. 19:17; 25:36-45; Rom. 2:13; Fil. 2:12; 1 Tim. 4:16, Tia. 2:24 também pode alegar que A BÍBLIA ENSINA SALVAÇÃO POR OBEDIÊNCIA A MANDAMENTOS, ESFORÇO PRÓPRIO, PRÁTICA DE OBRAS E CUIDADO COM A DOUTRINA.



► Mt 19.17; 25.36-45 e Rm 2.13, já analisados de forma contextualizada por mim.

► Fp 2.12 - Nada a ver com a questão de guarda ou não de sábados, pois Paulon na contextualizção deste capítulo fala de responsabilidades do seu povo, assim como as dele com referência à idoneidade, temor e adoração na Obra de Deus EM CRISTO.

► Mais um equívoco do Azenito.


► 1 Tm 4.16 - Nada a ver com a suposta apogélica do Azenito, pois Paulo fala no decorrer do capítulo sobre a postura que todo CRISTÃO deve ter e, embora não tenha citado em nenhum momento o vocábulo LEI, porém, pelas sua exposição, se refere Á LEI DE CRISTO, no CARÁTER DE CRISTO, orientando o povo a permanecer fiel em Cristo e segundo os SEUS MANDAMENTOS.


► Tg 2.24 - Tiago não está dizendo que seriamos JUSTIFICADOS pelas obras da Lei, pois muitas pessoas, sem fé adequada ao Senhor, tem suas obras de benefícios ao próximo e podemos citar o dogma Espírita e, no entanto, com tantas obras, não estão justificados apesar disso.

► Tiago está falando que todos que se dizem de Cristo, devem realizar as obras como fruto dessa fé perfeita em Deus por Jesus Cristo.

► Outro esclarecimento da fé é que a mesma NÃO SALVA, e por exemplo vemos tantas pessoas que tem fé, mas não querem se submeter ao CARÁTER DE CRISTO.

► Mais ainda, Tiago não está se referindo, TÃO SOMENTE às benevolências de cunho natural, mas sim, o fruto do Espírito, o qual só pode ocorrer em que tem a FÉ PERFEITA EM DEUS.

► Assim como a fé sem a devida obediência ao CARÁTER DE CRISTO não justica ninguém, da mesma forma, a obra da obediência à Lei, sem a devida FÉ PERFEITA EM CRISTO, também da nada adianta.

► Oferecer Sacrifícios, guardar sábados, se submeter à circuncisão, dizendo-se CUMPRIDOR DA LEI MORAL DE DEUS, estará em CONTRADIÇÃO com o sentido da FÉ PERFEITA EM DEUS, que é SOMENTE POR MEIO DOS MÉRITOS DE JESUS CRISTO.

► Dizerem que fazem isso POR ESTAREM EM CRISTO, é, no MÍNIMO, CONTRADIÇÃO, que fere a ESSÊNCIA BÍBLICA do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA JÁ EFETUADO POR JESUS CRISTO.

► Engana-se a si mesmo e aos iludidos Adventistas do Sétimo Dia.
___


► Com este sinal analiso erros do adventista Azenilto Brito. 


☻ Com este sinal são as postagens do Adventista




☻Primeiro, que o Sr. Chaves afirma que a guarda do sábado não tem nada a ver com o ato da criação, com o que ele contradiz o que ensina a Bíblia de Estudo Pentecostal, que dá uma excelente explicação a respeito, na sua análise de Gên. 2:3:



☻ O princípio de um dia sagrado de repouso foi instituído antes da lei judaica. "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" (Gn 2.3). Isto indica que o propósito divino é que um dia, em sete, fosse uma fonte de bênção para toda a humanidade e não apenas para a raça judaica. O propósito espiritual de um dia de descanso em sete é benéfico ao cristão.

► Aqui mesmo comprova a CONVENIÊNCIA do Azenilto em descontextualizar suas citação, o que acho ANTIÉTICO.

► Agora vejam o mesmo assunto tratado de forma TRANSPARENTE pela Bíblia de Estudo Pentecostal:

► Ex 20.8 LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO. 

► O dia do Senhor no AT era o sétimo dia da semana. Santificar aquele dia importava em separá-lo como um dia diferente dos demais, cessando o labor para descansar, servir a Deus e concentrar-se nas coisas respeitantes à eternidade, à vida espiritual e à glória de Deus (vv. 9-11; Gn 2.2,3). 

► (1) A observância do dia do Senhor por Israel era um sinal de que ele (Povo Hebreu) pertencia a Deus (31.13). 

► (2) Lembrava-lhes o seu livramento da escravidão do Egito (Dt 5.15;). 

► Portanto, não se referia a lembrar do 7º dia da Criação, mas DO LIVRAMENTO DA ESCRAVIDÃO DO EGITO.


► Neemias  13.17 PROFANANDO O DIA DE SÁBADO. 

► O povo de Deus permitiu aqui que seus interesses comerciais e a busca de coisas materiais destruíssem sua obediência ao mandamento de Deus, no tocante ao dia de descanso.

► Os crentes do NT devem sempre tomar cuidado contra a tentação de deixar que a busca de riquezas e sucesso suplante seu desejo de honrar e adorar a Deus, como Ele estabeleceu. 

► Devemos buscar "primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça"


► Is 58.13 O SÁBADO. Deus ordenou desde a época da criação que um dia em sete seja reservado como santo a Ele (v. 13), i.e., um dia para o povo de Deus cessar suas próprias atividades cotidianas e dedicar-se ao repouso físico e à renovação espiritual 

► NÃO fala em dia fixo, mas UM DIA EM 7, daí o 7º dia da sequência de 7 ter sido chamado de sábado em Ex 16..

► Ez 20.12 MEUS SÁBADOS. O propósito da observância por Israel dos sábados semanais e anuais era lembrar ao povo que este fora separado como povo santo, para manifestar diante do mundo a justiça e a glória de Deus (ver Êx 31.13-17; Lv 23.32).

► Em Cristo fomos libertados e declarados santos, pois somos povo separado em Cristo - 1 Pe 2.1ss; 


► Pelas exposições da Bíblia de Estudos Penecostais, o nome sábado foi dado para 0 7º dia da sequência de 7 e não a um dia fixo.

► Não é errado, na Nova Aliança, considerar o 1º dia da semana como dia de dedicação para consagrar a Deus, considerando-se como o 7º dia na sequência de 7 e isto SEM conotação legalista, pois na CONTEXTUALIZAÇÃO DA NOVA ALIANÇA, estamos no 7º dia, nãos mais sob sol ou lua, mas sob a GRAÇA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.



Jorge P. Chaves 




► Analisando as explições do Azenilto, que chamam de professor.




☻O princípio de um dia sagrado de repouso foi instituído antes da lei judaica. "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" (Gn 2.3).



►  Entendemos isto, mas NUNCA foi ordenança para nenhnum dos antepassados de Moisés e nem a certa altura da vida de Moisés.

► O sentido de um dia em 7, o 7º ficou chamado de sábado e essa ordenança era punitiva, obrigatória e com consequência drásticas, embora, fosse dado, essa ordenança, após a saída do do Egito, conforme Ex 16.23 e Dt 5.12.

► A diferença está na conotação e não no 7º dia em si, pois o 7º dia da criação foi antes do pecado e Deus não se cansa e nem se fadiga, mas, ao tempo estabelecido por Deus, a cada 7 dia da caminhada no Deserto, pois, essa ordenança veio e o povo estava sob a condenação do pecado.

► Hoje quem está em Cristo, NÃO está sob a condenação do pecado.

► Não há erro algum  em separar um dia em 7, ou dois ou três ou mais, para dedicação ao Senhor, em consagração e santificação, mas NUNCA como forma dogmática de legalismo em se dizer cumpridor da Lei por estar guardando um dia em 7 mas sob o Sentimento de Responsabilidade Critã na Graça do Senhor Jesus Cristo.


 ☻Isto indica que o propósito divino é que um dia, 
em sete, fosse uma fonte de bênção para toda a humanidade e não apenas 
para a raça judaica. O propósito espiritual de um dia de descanso em 
sete é benéfico ao cristão.

►Certo, pois a orientação ORIGINAL em Ex 16 e Dt. 5 era UM dia em SETE, ou seja, o SÉTIMO dessa sequência que Deus deu o nome de SÁBADO e não o 7º dia da Criação.

► Hoje, na graça, NÃO dependemos de está separando um dia em SETE, pois essa necessidade de cunho especifico no campo horizontal, POIS no campo Espiritual (vertical) sempre estamos DESCANSADOS e SANTIFICADOS em CRISTO.



☻No AT esse dia era visto como uma cessação do labor e ao mesmo tempo um dia dedicado a Deus; um período para se conhecer melhor a Deus e adorá-lo; uma oportunidade para dedicar-se em casa e em público às coisas de Deus (Nm 28.9; Lv 24.8).

► Correto, isto no campo da VIGÊNCIA da Lei Temporária de Deus dada a Moisés, mas a ordenança de guarda NÃO ESTÁ MAIS EM VIGÊNCIA NA NOVA ALIANÇA.


 ☻Assim como o sábado era um sinal do concerto de Israel como povo de Deus (Êx 31.16,17), o dia de adoração do cristão (o domingo) é um sinal de que este pertence a Cristo. 

► Considerando esta sua explicação, vejo flexibilidade no seu posicionamento explicativo, pois tanto considera o sábado quanto o domingo como um sinal.

► Assim sendo não vejo o porque da IMPOSIÇÃO dogmática do sabatismo em colocar como REGRA específica a Guarda de sábados para poder fazer parte da membresia, pois esse dia não tem caráter obrigatório na Nova Aliança em Cristo.

► Consideramos que, de nossa parte, como seguidores de Deus em Cristo, certamente, é de responsabilidade de cada um buscar o Reino de Deus e a Sua Justiça, independentemente de TER por obrigação guardar sábado, domingo ou outro qualquer.



☻Jesus nunca ab-rogou o princípio de um dia de descanso para o homem. O que Ele reprovou foi o abuso dos líderes judaicos quanto à guarda do sábado (Mt. 12.1-8; Lc 13.10-17; 14.1-6). . . . Jesus indica que o dia de descanso semanal foi dado por Deus para o bem-estar espiritual e físico do homem (Mc 2.27)



► Mais ainda, Azenito, Jesus acrescentou mais dias para semrpe estarmos muito preocupados em está no Seu Ministério e esta instrução os seus discípulos tambem a nós repassou. - Lc  28.20; 19.47; At 2.46;  5.42; Rm 14.5; Hb 3.13; etc.




Jorge P. Chaves 





☻O que estou dizendo é que SE ALGUÉM TOMAR ISOLADAMENTE, FORA DE CONTEXTO, as passagens referidas (e ele gasta um tempão analisando-as à luz do contexto,



► Entendi sim, Azenilto.

► Achei por bem colocar as coisas mais claras, porque seria imaturo para nós, criarmos conceitos de um só pondo do texto, quando há outros pontos que dá mais amplitude para entendermos determinados textos.


 ☻o que NÃO É o que estou referindo) poderá tirar conclusões erradas e entender que ensinam, a) que a salvação é por guardar mandamentos; b) por praticar boas obras; c) por esforço pessoal; d) por ter cuidado da doutrina.

► Entendi e achei por bem explanar as NUANCES dos sentidos dos textos relatados por Tiago, pois se não prestarmos a devida atenção na contextualização da exposição do autor, poderíamos cair em contradição com a verdade, e assim levando outras pessoas a ficarem confundidas com as aparentes contradições do autor.

► Para podermos entender o que o autor quer dizer, primeiramente, temos que ver qual o caráter de sua mensagem, quem o inspira e o que ele quer expor em cada linha de sua exposição.


☻Tanto tempo perdido para uma questão tão fácil de entender.

► Não há tempo perdido, quando há edificação e mais clareza na Exegese com base, que gera a hermenêutica correta e homilética exposta com base bíblica.



☻E eu apontei a esse problema por causa da citação DESONESTAMENTE PINÇADA do seu contexto da Sra. White,

► Eu sei e você sabemos também, que há pontos tão claros, que, mesmo não precisando de comprovação na contextualização, o bom senso manda que o façamos, ou seja, devemos checar as informações por mais claras que sejam.



 ☻enquanto IGNORAM outras de suas citações, além do que OFICIALMENTE estabelece o documento confessional "Nisto Cremos", da IASD, especialmente os artigos 9, 10 e 19.

► Tenho o Conflito dos Seculos e O Desejado de Todas as Nações, os quais leio.

► Se quizer mandar algum artigo exposto por você acima para meu email jorgeajkl@oi.com.br, receberei com prazer.



Jorge P. Chaves 








☻Esse consenso (segundo documentos confessionais de luteranos, batistas, metodistas, presbiterianos, congregacionais, anglicanos, nenhum deles desautorizado, desqualificado, descartado) é o seguinte:

► Não acho de bom senso se basear em outras denominações, senão na Bíblia Sagrada, e pior, você descontextualiza o que copia dos estudos de denominações não adventistas.


☻Os Dez Mandamentos seguem sendo normativos aos cristãos em todos os seus preceitos, como Lei Moral de Deus, no que se contrasta com as leis Cerimonial e Civil, estas duas não mais aplicáveis à Igreja. E o princípio do dia de repouso foi estabelecido na criação do mundo.

► Sem dúvidas que todos os Mandamentos dados por Deus, SEMPRE foram normativos de ética divina para a vida das pessoas em todos os tempos, e ao tempo estabelecido pelo próprio Deus, mas acontece que há os que já cessaram com o início do Ministério da Justiça por Cristo, na Expiação acabada e, sendo assim as ordenanças de Guardas de Sábados, de Luas Novas, de Festas, Lei da Expiação, etc, que não se pode negar que eram da LEI MORAL DE DEUS, em Cristo, CESSARAM, pois foi cumprida no Ministério da Misericórdia, conforme Jesus declarou em Mt 5.16.17.


☻Os pentecostais mais recentemente vieram a público confirmando essa postura (que é o CONSENSO do pensamento DE SÉCULOS das várias Igrejas-mãe da cristandade protestante--Luterana, Presbiteriana, Batista, Metodista, Congregacional, Anglicana) em obras das editoras Betânia (como pelo autor Harold Brokke) e CPAD.

► Acho confissão de dificuldade de defender a própria fé por seus proprios meios, a usar de fontes estranhas ao adventismo sabatista, que nem guardam sábados, verificando-se ai, falta de caráter dos expositores adventistas do Sétimo Dia, principalmente, descontextualizando pontos desses estudos.


☻Ou seja, o domingo é MANDAMENTO, sim senhor, segundo demonstra o pesquisador presbiteriano (e calvinista) Gunnar Vingren Lima Ferreira. Ele não aceita essa tese de que o preceito do sábado foi abolido, pois NÃO FOI. Apenas o domingo entra no lugar do sábado, mas como MANDAMENTO, pois do contrário haveria contradição do pensamento clássico dos cristãos de que os DEZ MANDAMENTOS (não NOVE) são a Lei Moral de Deus, ainda válida e vigente para a Igreja.

► Por falta de argumento pessoal e da própria denominação, se utiliza de princípos das outras denominações, que não guardam sábados e nem instrui essa guarda, e muito menos os usa em obrigatoriedade legalista.


► Claro que a Assembléia de Deus da CGADB não tem domingo como guarda, pois muitos cristãos, inclusive pastores, trabalham em dias de domingo, mas o legalismo do sabatismo, obriga seus seguidores a Guardar sábados, sob pena de perdição, ou seja, colocam medo nas pessoas.

 ► Veja o Azenilto REFUTANDO-SE A SI MESMO:
  ☻"""Assim como o sábado era um sinal do concerto de Israel como povo de Deus(Êx 31.16,17), o dia de adoração do cristão (o domingo) é um sinal de que este pertence a Cristo."""




☻O problema é PROVAR que o domingo tomou o lugar do sábado, continuando a ser o 4o. Mandamento da Lei Moral de Deus. Isso o Sr. G. V. Lima Ferreira no final de seu longo estudo em 6 segmentos admite que não pode ser provado biblicamente, assim como também não se pode provar o batismo infantil.


► O Azenito confunde o dogma Católico com o Cristianismo em Geral.

► Não sei se faz isso por dificuldade de discernimento, ou se o faz por CONVENIÊNCIA.

► Nós Cristãos, no real sentido da Palavra de Seguidores de Cristo, NUNCA dissemos que o 4º mandamento tenha sido passado de sábado para domingo.

► Sempre afirmamos que esse mandamento NÃO FAZ PARTE DO ELENCO DA LEI DE CRISTO, e não faz mesmo, pois se fizesse parte, JESUS RESSUSCITARIA no SÁBADO, e não iria à casa dos seus específicos Discipulos; mas Jesus RESSUSCITOU no PRIMEIRO DIA DA SEMANA e NUNCA apareceu aos judeus na Sinagoga em dia de sábado.

► Jesus, ao ser Assunto ao Céu, declarou que os discípulos ficassem em Jerusalém até que do Alto fossem REVESTIDOS de PODER, o que ocorreu no dia da FESTA DE PENTECOSTAIS, não em um dia de sábado, pois NÃO ERA COMEMORADA em dia de SÁBADO, mas no Domingo, apos do 49º dia das Festas  das Semanas, que terminava em um sábado. 

► Mesmo assim nem Jesus e nenhum dos seus discípulos instituiu ORDENANÇA para guarda do Domingo e muito menos de Sábado e nem de dia NENHUM.

► Não há NENHUM registro no NT de ordenança de guarda de dias, pois o Senhor revelou a Paulo QUE TODOS OS DIAS SÃO IGUAIS.



☻Aliás, o Sr. G. V. Lima Ferreira sem hesitação chama de HERÉTICOS os tais defensores do "dispensacionalismo", os que pregam essas teses de "lei abolida" e dianenhumismo/diaqualquerismo/tododiaísm
o.

► Nós NÃO pregamos ABOLIÇÃO DA LEI, mas a CESSAÇÃO por força do CUMPRIMENTO por JESUS CRISTO.


► A Velha Aliança, onde consta o 4º mandamento CESSOU e NÃO foi ratificado na NOVA ALIANÇA, que a que vivemos em Crito:



► ▬► Heb 8:13 - Dizendo NOVA ALIANÇA, envelheceu a primeira (A VELHA ACABOU). Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está deacabar (PORTANTO, ACABOU.





Jorge P. Chaves 




► A Velha Aliança, onde consta o 4º mandamento CESSOU e NÃO foi ratificado na NOVA ALIANÇA, que é a que vivemos em Cristo:




▬► Heb 8:13 - Dizendo NOVA ALIANÇA, envelheceu a primeira (A VELHA ACABOU). Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar (PORTANTO, ACABOU.
______


► Analisando resposta do Azenilto

► Com este sinal são as posições doutrinárias do Azenilto Brito:

☻Primeiro, que eu cito a Bíblia de Estudo Pentecostal analisando Gên. 2:3 e o Sr. Chaves simplesmente NÃO SABE O QUE DIZER A RESPEITO, daí desvia o sentido do que é tratado lá.



► Errou, meu caro, pois coloquei como contextualização outros pontos sobre o assunto exposto na Bíblia de Estudo Pentecostal; pois você colocou um ponto em descontextualização para defender sua tese com o chapéu alheio, e lhe mostrei que o chapel alheio é maior que o da sua "cabeça/tese"



☻Vejam como é CLARÍSSIMA a declaração da Bíblia de Estudo Pentecostal

☻O princípio de um dia sagrado de repouso foi instituído antes da lei judaica. "E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou" (Gn 2.3)

► Você NÃO me refuta, APENAS repete o versículo isolado, fora da contextualização bíblica, assim como repete as mesmas postagens já analisadas por mim, que não refutou.


☻Aí é dito que foi INSTITUÍDO, INSTITUÍDO, INSTITUÍDO, antes da lei judaica, e o Sr. Chaves parece que não entende o que significa INSTITUÍDO. Gente, ele precisa de vez em quando consultar um bom dicionário. . .



► Para correr do assunto, explora o aspecto secular da gramática.


► INSTITUIDO, do PARTICÍPIO, derivado do verbo transitivo direto, que significa: Dar começo a; estabelecer; criar. Ou seja:  Começado, estabelecido, criado.

► Mas seja um pouco mais ÉTICO e coloque a contextualização da minha afirmação, pois da maneira que você colocou, ENGANA os que não acompanham o debate.

► Azenilto, antes de me censurar, estude!!!

Nenhum comentário: